Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Marcos.Santos 01/02/2022

Após quase abandonar esse livro, enfim finalizei. Não que o livro seja ruim, longe disso, mas algumas partes são monótonas e técnicas até demais, o que leva a um cansaço na leitura. Por exemplo, em Solaris, não passei por essa mesma canseira, pq o livro é conciso, trata daquilo que é importante para o enredo da história. Aqui, muitas vezes, quase me vir lendo um livro de ciências, e não de ficção científica. Os pontos fortes aqui, são a escrita perfeita do escritor e o carisma do personagem principal. O enredo de sobrevivência em Marte tbm são peças chaves para a conclusão da leitura.

Myllene Felix 06/02/2022

Melhor livro lido de 2021
[Estranho pensar que eu sempre resenho tudo que leio e exatamente o melhor do ano, deixei de resenhar. Haha
Isso aconteceu, pq terminei no meio das provas e achei que ele merecia uma resenha decente, agora se passou tanto tempo que talvez eu não consiga mais fazer jus a grande obra que é, mas vou tentar.]

Não tenho palavras pra descrever a genialidade do autor, chega a ser espantosa. Logo corri pra ler mais sobre ele e tentar entender como ele tem tanto conhecimento sobre tantos assuntos, foi um show de aprendizado isso aqui.
Como tive a oportunidade de cursar disciplinas de fisica, quimica, matematica, biologia na faculdade, consegui acompanhar muito bem a leitura, não sei se qualquer pessoa vai alcançar os raciocínios, pq tem muita coisa especifica a nivel de ensino superior, mas acredito que lendo com calma seja possível, o Andy foi bem didático.
Eu me deliciei nessa narrativa como se estivesse comendo um bolo, não li tudo de uma vez, todo dia lia um trecho na maior calma e muitas vezes joguei no google pra enxergar as reações químicas, eu mergulhei no universo. Em certo momento acabei devorando, claro, mas inicialmente fui apreciando com pequenas doses diárias e foi uma leitura perfeita.
A narrativa é envolvente e o autor domina o conteúdo cientifico. O protagonista tem um lado muito divertido e cativante, não tem como não torcer por ele. Uma obra impecável, escrita por um gênio. Sem mais.
Todo meu respeito a esse grande autor, quero ler tudo dele e vou pregar a palavra a todos que surgirem na minha frente. Gratidão imensa.

Ps: forte candidato a ser meu livro favorito da vida, mas ainda estou confusa a respeito.

Giu. 09/02/2022

Perdido em Marte.
Livro recheado de ciência, humor e referência de cultura pop, pra quem gosta de sci-fi "hardcore" é uma ótima leitura.

Eu particularmente fiquei fascinado pela narrativa, gostei demais como o escritor conseguiu criar problemas inteligentes e resolvê-los no decorrer do livro (problemas de engenharia e sobrevivência com bastante base técnica).

Muitos momentos tensos e engraçados ao mesmo tempo. Recomendo muitíssimo.

Cortina 09/02/2022

Muito bom, recomendo a leitura a todos Consegue envolver o leitor e você não vê a hora de terminar o livro.

Thamires.Tecila 14/02/2022

No começo me incomodou um pouco os detalhes mais técnicos, mas em dado momento passei a me importar com o Watney e sua história e a parte mais teórica foi ficando em segundo plano.
Estava com esse livro parado há bastante tempo, com preguiça pra ler, por isso parti pro audiobook e foi uma ótima decisão!

Babi 16/02/2022

Esperava mais.
Dei 2 estrelas e meia pq eu realmente esperava mais desse livro. A partir do capítulo 21 eu fiz leitura dinâmica, pois não aguentava mais a história. É um livro muito técnico, que traz detalhes de coisas que, sinceramente, eu não quero saber. Provavelmente pessoas que gostam de entender mais a fundo as partes técnicas, vão gostar do livro, mas pra mim nao funcionou. Outra coisa que me irritou foi o fato de ter umas piadinhas muito fora de hora. Estamos falando de uma pessoa que ficou sozinha em Marte, o que tem de engraçado nisso? Deveria ter muito mais conteúdo sobre o psicológico e o emocional do astronauta. Acho que teria sido bem mais emocionante.
Mais um ponto que me desanimou muito: várias vezes (principalmente nos capítulos que se passam na Terra) existem alguns personagens que dão uma de "Prof. Roteiro". Isso é: acontecem diálogos que jamais aconteceriam naturalmente na vida real, mas que existem no livro simplesmente para explicar algo do roteiro para quem está lendo e, eu acho que existem formas mais inteligentes de contextualizar o leitor.

Gabriela.Jeronymo 16/02/2022

Não é o meu estilo que gosto de leitura...
No geral eu achei um livro bem legal, mas por não ser o estilo de livros que eu costumo ler, achei um pouquinho cansativo, muito explicativo.
Não entendo muito sobre o assunto, o que fez com que eu pulasse várias partes das explicações para mim terminar de ler.
Mas pra quem gosta, tenho certeza que vão amar.

Dijair Antonino 20/02/2022

Início e fim muito bons, já o meio...
Um livro com uma história bem legal. Porém, algumas partes achei muito técnicas e descritivas demais. O início e o fim são empolgantes, mas o meio do livro é muito monótono. Se o autor queria mostrar como Mark Watney se sentia sozinho em Marte, ele conseguiu. Mas no geral o saldo é positivo.

Lucas1429 23/02/2022

Muito detalhista mas vale pelo contexto da História
O autor detalha bastante a parte técnica, é interessante até a metade do livro mas depois de um tempo perde um pouco o interesse, fica parecendo que o autor está querendo se "gabar" pelo nível de conhecimento que tem pelo assunto.

A história vale a pena pelo contexto e pelo capítulo final vale a pena a jornada.

Quem gosta da temática é um prato cheio, vários detalhes nerds e techno bubles.

lari 28/02/2022

achei um livro bom e interessante, vc sempre quer saber como aquilo vai acabar, porém não é meu estilo fav.

Fabio 01/03/2022

O que falar de Andy Weir?
Depois que terminei este livro, senti um vazio, e sabia, já antecipadamente, que durante muito tempo, não haveria tão cedo, um livro, que preencheria o vazio de terminar um livro incrível como este, pior, logo após outro livro ainda mais incrível do mesmo escritor. Devoradores de Estrelas, ainda é melhor. Parece o possível, mas é.

Badu 23/03/2022

O melhor diário adolescente pertence a um homem adulto
Eu tenho uma teoria que, se um filme é bom, o livro é muito melhor. ?Perdido em Marte? é a primeira obra literária que eu li que confirma minha teoria.
Nos primeiros capítulos, você já tem uma ideia de como esse livro é fantástico. A maior parte da história é basicamente contada pelo personagem principal por meio de registros no Diário de Bordo da missão. É um grande diário adolescente escrito por um homem adulto ?abandonado? em Marte, o que deixa as coisas melhores.
A escrita em primeira pessoa deixa a leitura leve e é divertido, porque o personagem se expressa livremente ao relatar sua situação infeliz ? mas ele tem um humor fantástico e um lado extremamente otimista para balancear as coisas.
Me senti um pouco burra lendo, porque tem uns problemas matemáticos e explicações sobre reações químicas que os personagens relatam, mas nada muito extremo. Só pra mostrar que os personagens são inteligentes para caramba.
A parte que não gostei do livro é a quantidade de sessões em diversos capítulos, o que fez a história parecer uma fanfic mal escrita onde a pessoa fica alternando o ponto de vista dos personagens. Mas eu entendo o motivo do autor, afinal, ele tinha que mostrar o que estava ao mesmo tempo acontecendo em três lugares diferentes. Então ele tá perdoado, mas os ?º°°? dividindo as sessões eram irritantes.
Por fim, super recomendo! Entrou, definitivamente, para a minha lista de livros favoritos e merece todo o amor que tem.
Aliás, acredito que Mark Damon nasceu para interpretar Mark Watney

Ryan Oliveira Dos Santos 25/03/2022

Uma ficção científica que irá lhe deixar em alguns momentos com suas emoções a flor da pele. Mas em outros instantes, você estará pedindo para pular de capítulo, por conta de seus prolixos em algumas cenas.
Perdido em marte tem um protagonista bem humorado para situações horríveis ( que são bem presentes no livro ). O livro tambem conta com saídas de situações explêndidas e palpáveis.
Por ser uma ficção científica com bastante ciência, a obra dá uma aula nessa matéria para o leitor, mas em alguns momentos, sentimos que esta aula necessitava ser um pouco resumida.