Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Ryan Oliveira Dos Santos 25/03/2022

Uma ficção científica que irá lhe deixar em alguns momentos com suas emoções a flor da pele. Mas em outros instantes, você estará pedindo para pular de capítulo, por conta de seus prolixos em algumas cenas.
Perdido em marte tem um protagonista bem humorado para situações horríveis ( que são bem presentes no livro ). O livro tambem conta com saídas de situações explêndidas e palpáveis.
Por ser uma ficção científica com bastante ciência, a obra dá uma aula nessa matéria para o leitor, mas em alguns momentos, sentimos que esta aula necessitava ser um pouco resumida.

Mah Mac Dowell 26/03/2022

Eu amo esse filme, o que me levou a querer ler o livro. Fiquei com um pouco de receio de ler justamente por ter assistido ao filme tantas vezes.
O livro já começa com o protagonista, Mark, fazendo o ?diário? da estadia em Marte, depois de ter sido abandonado. Achei legal que o personagem dá algumas explicações minuciosas sobre a missão, com várias curiosidades muito legais (principalmente para quem gosta do assunto, como eu), que são omitidas no filme. E com razão, vez que não daria para explicar todos os detalhes expostos no livro.
Em contrapartida, há tantos detalhes de ciência (física, biologia e química) ao longo do livro, que algumas partes ficam chatas e cansativas, porque não dá para entender grande parte. Acredito que só quem trabalha na área vai entender tudo. São muitos números e elementos, que sinceramente, para mim, eram irrelevantes à história.
O ponto alto é o bom humor e positivismo do Mark. Impossível não simpatizar ou torcer por ele.
O autor soube narrar com a mesma emoção que encontramos no filme. No fim, inclusive, achei o filme bem fiel ao livro com a alteração de poucos detalhes.
No fim, gostei muito. Minha primeira experiência com o Autor e quero ler os outros livros dele também.
Indico ??

Alessandro 30/03/2022

Ter visto filme estragou a experiência
Da pra ver que é um bom livro, mas não funcionou pra mim. Em vários momentos achei enfadonho os muitos detalhes. O fato de ter visto o filme e saber o final com certeza atrapalhou. A partir de determinado ponto não me importava mais. Só queria que terminasse.

Lora 13/04/2022

O autor detalha bastante a parte técnica (particularmente gostei).
O livro te prende, porque sempre deixa na expectativa do que vai acontecer a cada momento.
A história não é tão pesada emocionalmente, pois o protagonista quase sempre é mostrado de forma mais brincalhona ou prática, sem falar muito de traumas e surtos por estar em uma situação extremamente desgastante.
Livro muito interessante e indico a quem gostar ficção-científica.

Alan.Simao 25/04/2022

Definitivamente um dos melhores livros que eu já li. A forma inteligente como o Mark resolve os problemas, e seu jeito descontraído e esperançoso são incríveis.

Paulo Freitas 29/04/2022

O astronauta Mark Watney é enviado a uma missão para Marte, mas após uma severa tempestade, ele é dado como morto, abandonado pelos colegas e acorda sozinho no planeta inóspito com escassos suprimentos e sem saber como reencontrar os companheiros ou retornar à Terra. Ele inicia então uma dura luta pela própria sobrevivência, utilizando de todo o seu conhecimento científico para fazer contato e retornar para casa.

Gaab '-' 04/05/2022

A ficção científica neste livro é boa, porém o personagem principal(Mark Watney) parece levemente que não tem sentimentos, o homem não tem medos ou surtos por estar sozinho em Marte... senti um pouco de falta do fator humano... ele certos momentos parece um robo kkk sabe tudo e faz tudo... mas no fundo entendo isso, ele foi escolhido por ser bom para qualquer dificuldade e também ter sido treinado pela Nasa...

A parte dos cálculos, física, química, dados em geral é incrível e as soluções encontradas nos mostram como seguirá o desenrolar da história...

Um livro muito voltado para um público específico fã de ficção científica "do espaço" e sobrevivência... se você faz parte dele recomendo...

Julia.Roloff 23/05/2022

Você já se sentiu sozinho?
A história acompanha Mark Watney, um astronauta que foi deixado em Marte. Sozinho.
E isso é tudo que você precisa saber.
—----------
Andy Weir é o rei das gambiarras! Com o conhecimento desse autor, garanto que ele consegue montar uma bomba caseira usando uma batata e uns fios.
Perdido em Marte é um livro que prende, uma leitura rápida e dinâmica que conseguiu me manter presa em todo o livro.
Mark, o protagonista, é genuinamente engraçado. Um cara positivo e meio maluco que faz a gente torcer por ele como se fosse nosso conhecido.
Esse livro me envolveu tão bem que eu chorei?! Sério, um bom escritor faz loucuras com o coração dos leitores.
Recomendo mil vezes, é divertido, traz reflexões, é uma história ótima para conhecer.

Paulo 17/06/2022

Perdido, mas não em Marte
O livro é interessante, muito bacana.
Algumas partes conseguiram me prender bem mais que outras. Perceptível quando você ou lê 15 ou lê 75 páginas de cada vez.
O conceito é muito bom, o protagonista é legal e faz com que a gente se apegue a ele e queira que todos os seus planos deem certo, apesar de sabermos que nem tudo são flores para alguém em Marte desenvolvendo milhões de gambiarras e fazendo de tudo para sobreviver o máximo possível.
A grande quantidade de termos técnicos foi um pouco ?alguém me ajuda?. Tem muita sigla, muito número, alguns nomes estranhos, que embora o autor os explique bem, fiquei um pouco perdido em algumas partes.
O livro é bem fofo, vale a pena.
Ares 4?

GustavoDC 23/06/2022

Uma agradável releitura!
Foi uma boa releitura. Pude relembrar as partes as quais eu tinha já esquecido.
Não tem como você não se envolver e torcer pelo regate do astronauta M. Watney!
Ao longo da história, eu ri, torci e fiquei apreensivo com as situações que Watney passava em Marte.
Os únicos pontos que me desagradaram um pouco foram pelo excesso de dados envolvendo matemática e química durante algumas passagens na história para explicar alguns procedimentos que o astronauta estava fazendo.
Estou entre dar 4.5 ou 5.0, mas vou optar por 5 estrelas, visto que tanto na minha primeira leitura há 7 anos como a dessa vez, eu curti bastante as aventuras de Watney em Marte!
Nota 5.0 em 5.0 estrelas.

Estante.dabru 08/07/2022

Perdido em Marte
Li uma resenha onde dizia que foram usados muitos temos técnicos e realmente, fiquei com cara de paisagem em muitos momentos. Mas no geral eu gostei bastante do livro, assim como gostei da adaptação.

Mark, eu te amo ?

ArtCavalcante 11/07/2022

Sci-Fi inteligente com um humor surpreendente! Mas o livro é melhor do que o filme?
A cada página que eu lia, me surpreendia cada vez mais com as peripécias e engenhocas que o personagem principal fazia pra salvar sua vida e se entreter, afinal, é difícil quando se é o único ser humano de um planeta!

O astronauta Mark Watney ficou preso em Marte desde que uma tempestade de areia mais forte do que o esperado surge, e a tripulação da Ares 3 se vê obrigada a cancelar sua missão. Watney sofre um sério acidente e desaparece na poeira da tempestade; a tripulação vai embora crendo que o amigo está morto. Nosso herói acorda no outro dia com um corte horrível e sozinho em um deserto frio e vermelho; sem comunicação, ferido e dotado de apenas seus conhecimento acadêmicos, ele decide embarcar em um luta quase impossível por sua sobrevivência.

Fiquei impressionado com a inteligência, a tranquilidade em meio ao caos e o humor inabalável de Mark! Ele passou por MUITAS coisas que qualquer um que estivesse lendo aquilo diria "não, meu jovem.. agora você vai morrer mesmo, não tem como sair dessa", mas aí ele tira um ideia que por mais perigosa ou idiota que seja, funciona! Ou quase sempre funciona. O sabido é Engenheiro Mecânico e Botânico, ou seja, fazer gambiarra e plantar coisas é com ele mesmo; se tinha uma pessoa que poderia sobreviver ali, essa pessoa é Mark Watney.

A obra tem muitos termos técnicos. Eu confesso que no começo precisei ter um pouco mais de paciência pra ler e entender, já que é preciso ser explicado todo o contexto "NASA - espaço - tecnologia", mas não se preocupe, depois tudo se torna muito natural e tranquilo. A riqueza de detalhes e a originalidade são incríveis! Se você gosta de ficção científica intrigante e bem humorada, Perdido em Marte é perfeito pra você.

Agora, sobre a produção pra as telonas (não se preocupe, não vai ter spoilers): Eu li o livro pra depois assistir o filme, e sem dúvida essa é a melhor forma pra se fazer com qualquer obra. E é claro, encontrei várias coisas que não se encaixavam muito bem.

Primeiramente, a personalidade de vários personagens era completamente diferente; um dos mais gritantes foi Teddy Sanders (administrador da NASA na ficção), no livro ele é extremamente organizado, quase que com TOC por organização, além de apresentar um ar mais tranquilo e "certinho", apesar dele possuir o cargo mais alto na NASA, ele era na medida do possível, bem educado e quase gentil, sem perder a autoridade; no filme ele é um pouco desleixado, autoritário demais, chega a ser arrogante algumas vezes. Além dele, tiveram outros personagens bastante deformados, uns mais que outros; são eles: Mindy Park, Annie Montrose, Mitch Henderson e Beth Johanssen. Não vou me estender muito, apenas grave esses nomes na hora de assistir o filme e compare com o livro. Entretanto, teve três personagens que, na minha opinião, conseguiram ser melhores que os do livro, não estou dizendo que no exemplar eles são ruins, mas no filme eles são mais explorados; são eles: Rich Purnell, Melissa Lewis e Rick Martinez; mas sem dúvida quem se destacou mais foi Rich, ele me surpreendeu sendo mais engraçado e indiferente do que era o original.

Outra coisa: Tem muitas partes e detalhes no filme (mas MUITAS meeesmo), que você só entende se tiver lido antes; dentre eles, alguns acontecimentos importantes que não foram levados em conta, mas isso já era de ser esperado, é difícil um adaptação ser totalmente fiel. Mas sério, foi muito interessante, parece que o diretor fez aquilo, justamente, pra não ser entendido simplesmente assistindo. Inclusive, o final do filme é diferente! mas não é um "diferente" ruim ou que exclua o outro, é mais como um complemento. Não vou entrar muito em detalhes, se não eu estragaria tudo! kkkkkk, maaaas, eu posso disser que tanto a obra escrita, como a cinematográfica, são indispensáveis entre si. O livro sempre será melhor, mas isso não tira a importância do filme.

Espero ter ajudado e boa leitura! ;]

Cida Zientarski 15/07/2022

Perdido em Marte (+13)
"Os piores momentos da vida são precedidos por pequenas observações."

Durante a terceira viagem feita a Marte pela NASA, conhecida como Ares 3, os tripulantes foram obrigados a desistir da missão, no sol 6, por conta de uma ventania muito forte. Em quanto se direcionavam para VAM, que os levaria de volta para o Hermes (nave que viajaria para a Terra), Mark Watney foi atingido por uma antena de transmissão e acabou se perdendo de seus colegas, os mesmos acreditaram que ele havia morrido e partiram sem ele.

Devido a vários ocorridos estranhos, como o próprio Mark fala em seu diário de bordo, ele não morreu. Quando acordou, percebeu que estava sozinho e que a partir daí teria que aprender a viver em Marte, esperando um dia ser resgatado pela tripulação da Ares 4, que voltaria a Marte dali 4 anos.

Ele ficou sem conexão nenhuma com a Terra, pois a Atena que transmitia o sinal foi a mesma que quase o matou. As coisas que restaram para Mark foi o Hab, local onde todos os tripulantes dormiam e se alimentavam e os 2 veículos espaciais. Como a missão foi abortada em sol 6 e a previsão era que a missão durasse 30 sois, sobrou muita comida e água, mas não o suficiente para 4 anos. A partir dos recursos que restaram, das suas 2 formações (Botânico e Engenheiro), e da sua astucia, ele conseguiu produzir mais comida e fazer água. Mas tarde conseguiu contato com a NASA, a qual desenvolveu vários planos para tirá-lo desta situação.

site: https://tecnoblog.net/meiobit/327223/perdido-em-marte-the-martian-review-quase-sem-spoilers/

CosmicRii 17/07/2022

Uou
Pessoalmente, esse livro ganhou nota máxima para mim, não sou um crítico assíduo, mas posso falar que essa leitura é magnífica.
Ver o protagonista Mark Watney superar todas as adversidades que o planeta vermelho poderia propiciar em sua estadia é uma experiência repleta de emoções. Tudo que poderia dar certo e errado aconteceram e é isso que torna todo o caminho nessa leitura interessante, ao menos foi assim para mim. Para aqueles que gostam de livros baseados no espaço, é uma leitura ótima e para os curiosos que viram o filme e estão procurando o livro, eu só tenho uma coisa a dizer, vale muito a pena. Parece outra história contada no mesmo ambiente, afinal, muitos dos problemas que o protagonista enfrenta no livro, sequer são retratados no filme, tornando a leitura tão rica e cheia de detalhes que você pode até se perder em algumas explicações.
Enfim, se você curte o gênero, 100% recomendo, se você está se aventurando, 100% recomendo também.
Para aqueles que iniciarem a leitura, espero que se divirtam assim como eu, e para aqueles que não irão ler esse obra, espero que dêem uma chance futuramente.