Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Taestt 05/02/2023

Foi uma surpresa.
Quando era criança, eu assistia ao filme sem saber que sequer existia o livro, justo eu que mantenho hábito de leitura desde pequena. Mas para minha surpresa, em um amigo secreto ganhei essa obra de arte e estou muito ansiosa para ler o restante dos livros.

Yoshida 09/10/2021

Tão bom...
Foi a leitura mais prazerosa do ano até agora. A forma como esse livro me envolveu do início ao fim, fazendo com que eu me apagasse aos personagens com extrema facilidade, foi algo que me surpreendeu e muito.
O filme fez parte da minha infância, e agora, após anos, decidi que leria. Sinto como se tivesse sido transportada àquela época. Saudades, aliás.
Enfim, Coração de Tinta é o tipo de livro que as palavras impressionam e cativam. De fato, uma obra feita para aquecer nossos corações.

Caroline 18/02/2023

Mágico
Esse livro é maravilhoso, você consegue entrar na leitura, parece que os personagens tem vida e que a qualquer momento podem sair do livro

Beh Garcia 05/02/2023

Apaixonada pela trilogia completa
Assisti ao filme primeiro e foi amor à primeira vista, quando descobri que eram baseadas em livros, me apaixonei ainda mais pela trilogia, personagens bem estruturados e que cativam, um mundo de magia onde ler é um dos poderem mais valiosos

Beca 15/09/2015

Trecho do livro
"Ela tinha razão. O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados." ... "As palavras são imortais... a não ser que venha alguem e ponha fogo nelas."
Ka Santana | @brevidadeliteraria 16/09/2015minha estante
Meu amorzinho esse livro, e a triologia Mundo de Tinta. ?

raonypimentel 08/01/2023minha estante
O livro é recheado de ótimas citações, especialmente sobre a literatura, ponto positivo

Ay 23/11/2021

Mundo dos livros
Sem palavras para o quão bom esse livro é. Tudo nesse livro é diferente, envolvente e especial. Sou suspeita pra falar de quão necessário esse livro é!! (Inclusive, o filme é tudo isso e mais um pouco também).

O enredo, os personagens, os capítulos, as gravuras, tudo me cativou bastante. O livro é um verdadeiro paradoxo, porque dentro dele ele fala sobre um livro com o mesmo título ?coração de tinta? e é aí que a trama se torna boa..

Todos os personagens são bem construídos, bem detalhados, TODOS são muito bem escritos e nenhum fica de fora, amei como ela conseguiu deixar lacunas a serem preenchidas nos demais livros. Ah e meu personagem preferido? Dedo Empoeirado, claro. (Depois do Mo haha)

Além de ter VÁRIAS referências literárias ?

Gosta de fantasia?? Esse é o livro ideal pra você ler!!

gabi. 31/12/2021

Tinha muita curiosidade em ler a trilogia de Coração de Tinta, porém li apenas o primeiro e não dei continuidade. Achei a história um pouco arrastada e não me cativou ao ponto de querer ler os três livros em sequência. Quem sabe para a meta de leitura de 2022 eu termine?

Ana 23/02/2023

Quando eu assisti Coração de Tinta há um tempo atrás, eu não fazia ideia de que ele era uma adaptação deste livro maravilhoso. Quando fiquei sabendo da existência da obra, quis logo ler, já que gostei muito o filme (os fãs do livro que me perdoem, pelo o que eu sei, o filme não é tão amado assim...). É claro que aconteceu como a maioria das vezes: se o filme é bom, o livro é mil vezes melhor.

Meggie é uma garota de 12 anos que tem uma baita sorte: foi criada junto de um monte de livros (o sonho de todos nós, não é mesmo?). Seu pai, Mo, que é restaurador, reforma livros tão bem que é considerado uma espécie de médico: ele consegue recuperar até aquele livro de mil anos, todo mofado e com a capa mais desleixada do mundo. Por tê-los por perto o tempo inteiro, Meggie acabou se tornando uma ávida leitora.

Em uma noite chuvosa, Meggie não consegue dormir. A única coisa em que consegue pensar, naquela noite, é o porquê de seu pai nunca ter lido nenhuma história em voz alta para ela. Por mais que ela peça, Mo é irredutível. Eis que em algum momento, Meggie percebe um vulto lá fora e corre para chamar o pai. O mais estranho é que Mo parece ser amigo de longa data do homem repleto de cicatrizes que veio falar com ele. E pior ainda: o homem atende pelo nome de Dedo Empoeirado e trata Mo por Língua Encantada.

O que Maggie não sabe é que Dedo Empoeirado é personagem de um livro chamado Coração de Tinta e que o motivo de Mo não realizar um dos seus maiores desejos é totalmente ligado a esse fato: o simples restaurador de livros tem o poder de trazer para o mundo real os personagens de qualquer história toda vez que lê em voz alta. Isso pode parecer um dom mágico para muitos, mas não para Mo. Há muito tempo, enquanto lia para Meggie quando ela ainda era muito nova, Mo trouxe para o nosso mundo um terrível vilão, Capricórnio. Como se isso já não fosse ruim o bastante, para que algum personagem fosse transportado, alguém desse lado ia parar dentro do livro. E adivinhem quem fez essa terrível troca com Capricórnio? Isso mesmo, a mãe de Meggie. Desde então, Mo tenta de toda forma trazer sua mulher de volta e acaba sendo perseguido pelo vilão que retirou do livro.

Tenho uma opinião que ninguém consegue tirar de mim: não há nada mais incrível do que livros que falam sobre livros, principalmente sobre pessoas que gostam muito de ler. É muito delicioso saber que essas coisas não acontecem só nos livros, já que nós também somos apaixonados por literatura. Só por isso posso dizer que Coração de Tinta é uma leitura obrigatória para os amantes dos livros, pois além de possuir uma história maravilhosa, tem várias referências literárias tão maravilhosas quanto.

Por ser um infanto-juvenil, tem a linguagem tão suave que é muito fácil ler por horas e nem perceber que o tempo passou rápido. Apesar de ser desse gênero, Coração de Tinta é um livro que indico para pessoas de qualquer idade: não importa se você tem 10 ou 100 anos, o mundo criado por Cornelia Funke vai te cativar de uma forma tão simples que é até difícil acreditar que toda a magia do livro não é real.

A diagramação do livro também é um ponto positivo. Além de trazer trechos de vários clássicos no início de cada capítulo, possui ilustrações de encher os olhos. Com personagens e um enredo super bem construídos, Funke conseguiu criar uma história que prende desde o início e, no fim, deixa aquele gostinho de quero mais.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Kamila.AmbrAsio 05/04/2023

Meu livro predileto.
Coração de Tinta foi uma das minhas últimas leituras de 2022. Confesso que já conhecia a história através do filme, porém como todos sabem, o livro nos traz três vezes mais informações.
Considero este o meu livro favorito de fantasia. Me encantei da forma com que os personagens ganhavam vida, do amor imenso de Mo por sua filha, e de como arriscou muita coisa por ela.
Embora a história contenha vários personagens incríveis, a minha predileta é a Elinor, uma mulher de idade mais avançada, amante de livros e com um humor azedo, e que no fundo, trocaria suas estantes de livro por sua família.

Indico firmemente este livro para aqueles que amam fantasia, e também para quem precisa de um pouco de conto de fadas em sua vida.

Pedro.Henrique 13/02/2016

Leitura muito Parada
Em certos momentos a leitura é bem monótona , tem pouca ação , realmente cansativo . Embora tenha lido ele todo , não me passou a vontade de continuar a ler seus sucessores .

EdGui 26/02/2016

Apenas leia!
Este é um belo exemplo de um livro incrível que consegue atender todas as necessidades e expectativas de um leitor! Além de, também, debater,nas entrelinhas, de uma forma descontraída e simples, diversos aspectos que se relacionam com o mundo literário de alguma forma. O ponto central da história gira em torno da descoberta de um poder oculto na voz de um bom leitor e, também, na tentativa de solucionar o caos que tal poder trouxe para o mundo de tinta. A narrativa é envolvente e o estilo de escrita da autora se enquadrou perfeitamente nas situações e no mundo que ela mesma criou (ouso dizer isso mesmo sabendo que li a versão traduzida para o português). Portanto, deixo aí uma recomendação desse livro incrível e delicioso de ser lido! Espero de que gostem tanto quanto eu!

Tati 01/06/2016

O encantador de palavras.
Coração de tinta narra a paixão pelos livros. Mo e sua filha adoram histórias! E Meggie, desde pequena sempre gostou de ler, mas o pai nunca lhe contara uma só história. E ela não entendia a razão para tal resistência. O que Meggie ainda não sabia é que Mo,através da voz, conseguia dar vida aos personagens. E foi lendo Coração de tinta, que o pai de Meggie, descobriu seu dom. Dedo empoeirado, Basta e o terrível Capricórnio foram alguns dos seres tirados do livro. Adoro a Elinor, uma bibliófila, bastante engraçada. Gostei muito do primeiro volume. E que venham os outros...

yonara12 19/01/2022

"o escritor pode ser visto como uma tríade: como contador de histórias, como professor ou como mago.... mas o que predomina é o mago, o feiticeiro"

eu gostei do livro e mesmo ele sendo um pouco arrastado, eu só tinha visto o filme quando eu era pequena e quando eu descobrir que tinha livros fiquei com muita vontade de ler

pensando em continuar lendo os outros livros

Maria 26/03/2023

"Quando você abre um livro, é como num teatro: ali está a cortina. Você a arrasta para o lado, e a apresentação começa."

leti 29/03/2023

Coração de tinta
Sempre quis ler esse livro por conta do filme, que vi quando criança. E, como eu esperava, o livro é infinitamente melhor.

Os detalhes são tão minuciosos que você realmente entra no livro, e a leitura flui como o vento.

A escrita é tão linda e poética, e eu gostei muito mesmo da história! Vou ler os outros que fiquei sabendo que tem!!!! hehehe