Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Itazin 04/09/2022

Realmente não to na vibe do infanto juvenil
nem da fantasia sobre amor aos livros, na verdade nunca gostei muito desse tema, mas como vi muita gente falando bem desse livro e eu gosto do filme resolvi tentar ler.
Escutei o audiobook e, provavelmente, por isso não abandonei.
Achei interessante e legalzinho, mas muito repetitivo e longo sem necessidade. Nada acontece e os personagens não me cativaram.
Não pretendo continuar a série, mas valeu leitura. Pelo menos agora sei que não rolou pra mim. Acredito que muita gente vai gostar ( e gosta) do livro!

Siliprandi 01/07/2021

Quando pequena me lembro de assistir ao filme é me apaixonar pela história, sempre morri de vontade de ler o livro. É incrível como essa história te prende e te deixa curioso pra saber como as coisas vão se desenrolar.

Danielle 23/01/2015

Adorável!
Antes de começar a falar do livro em si, queria apontar alguns mimos da edição dele. Já devem ter dito isso em várias outras resenhas, mas achei adorável o suficiente para não deixar passar. Em cada início de capítulo, tem um trecho de um outro livro - com título e nome do autor - que provavelmente terá a ver com o que irá se desenrolar. No final dos capítulos, há ilustrações feitas pela própria autora! É pra amar ou não?

Agora, indo à história.

Mo tem um dom incrível para ler histórias em voz alta. Inúmeras vezes, sua leitura é descrita praticamente como se ele degustasse o que lia, saboreando e sentindo o poder e prazer de cada palavra lida. Isso tudo seria ótimo para sua filha pequena, a Meggie, se não houvesse um porém: ao ler em voz alta, ele dá vida a personagens dos livros (não diga!).
Com isso, acaba tirando personagens sem querer, incluindo o vilão Capricórnio e seus capangas.

Isso vai render problemas. Visitas inesperadas, viagens surpresa, fugas, planos para escapar de Capricórnio. E, no meio disso tudo, há inúmeras passagens extremamente doces, como o apreço de Meggie pelo trabalho de seu pai. Ainda, mais pro final da história, um personagem irá ganhar destaque importante.

O livro é longo? Com certeza. Mas você sequer irá perceber isso. Irá passar pelas mais de 400 páginas como se estivesse simplesmente passeando pela história e sentindo todas as tensões e alegrias junto dos personagens. A leitura flui fácil, e aquela sensação de "quero saber o que vai acontecer" está presente em muitos momentos.

Recomendadíssimo!

ymne 11/07/2021

Eu tinha nove anos quando li esse livro e é o meu favorito entre os livros de aventura é um dos melhores se não O MELHOR recomendo muitooo

Jaz Coralina 15/10/2021

Sou suspeita...
... porque amo esse livro num nível !!! Não vou dar spoiler, mas vou dizer o que foi essa leitura para mim.

A Cornelia Funke faz a gente visitar o momento em que a leitura se tornou de alguma forma essencial, sabe aquele livro que fez a gente sentir cada emoção, quase sentir o cheiro do do bolo que a personagem acabou de tirar do forno? É sobre isso, meu povo!

Vocês vão amar!!!

As palavras tem poder =)

Beca 15/09/2015

Trecho do livro
"Ela tinha razão. O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados." ... "As palavras são imortais... a não ser que venha alguem e ponha fogo nelas."
Ka Santana | @brevidadeliteraria 16/09/2015minha estante
Meu amorzinho esse livro, e a triologia Mundo de Tinta. ?

raonypimentel 08/01/2023minha estante
O livro é recheado de ótimas citações, especialmente sobre a literatura, ponto positivo

Weiiirdo 18/12/2022

A magia das letras
Este livro é tão mágico quanto sua mensagem: ler e escrever é dar vida a seres, coisas e situações através da nossa mente, mesmo que vivamos de subestimar ou desprezar esse dom que todos temos. E ele cumpre esse princípio, pois eu experienciei com meus cinco sentidos toda cena e me senti numa realidade alternativa da qual não queria sair.
Mas sou chata, caço defeitos naquilo que amo sem pena. Não senti consistência em certos personagens nem lógica. Tampouco vi um aprofundamento emocional digno de um enredo tão intenso. Isso mata o valor da obra? Não, embora sem dúvidas impeça de ser perfeita, pelo menos para esta casmurra aqui.
Aliás, viva Elinor, personagem muito real e apaixonante, de longe a melhor. Eu leria uma saga biográfica só dela sem nenhuma pena.
É isso. Leiam, isto aqui é uma fantasia que cumpre o que prega e promete.

Alumana 02/02/2023

Coração de tinta
Confesso que fiquei um pouco decepcionada com a história, pois vi muitas pessoas falando maravilhas sobre o livro, mas para ser sincera achei o livro bem básico, a história não me cativou. Acredito que se tivesse lido o livro quando era mais nova teria gostado mais, enfim
não pretendo ler as continuações.

Pedro.Henrique 13/02/2016

Leitura muito Parada
Em certos momentos a leitura é bem monótona , tem pouca ação , realmente cansativo . Embora tenha lido ele todo , não me passou a vontade de continuar a ler seus sucessores .

Rubens 17/01/2023

Para passar o tempo
É um livro bem infanto-juvenil e por conta disso as vezes tem uns diálogos meio bobos, mas é uma leitura boa para passar o tempo. Quis ler o livro por conta do filme, que nesse caso achei melhor que o livro.

EdGui 26/02/2016

Apenas leia!
Este é um belo exemplo de um livro incrível que consegue atender todas as necessidades e expectativas de um leitor! Além de, também, debater,nas entrelinhas, de uma forma descontraída e simples, diversos aspectos que se relacionam com o mundo literário de alguma forma. O ponto central da história gira em torno da descoberta de um poder oculto na voz de um bom leitor e, também, na tentativa de solucionar o caos que tal poder trouxe para o mundo de tinta. A narrativa é envolvente e o estilo de escrita da autora se enquadrou perfeitamente nas situações e no mundo que ela mesma criou (ouso dizer isso mesmo sabendo que li a versão traduzida para o português). Portanto, deixo aí uma recomendação desse livro incrível e delicioso de ser lido! Espero de que gostem tanto quanto eu!

gabi. 31/12/2021

Tinha muita curiosidade em ler a trilogia de Coração de Tinta, porém li apenas o primeiro e não dei continuidade. Achei a história um pouco arrastada e não me cativou ao ponto de querer ler os três livros em sequência. Quem sabe para a meta de leitura de 2022 eu termine?

Tati 01/06/2016

O encantador de palavras.
Coração de tinta narra a paixão pelos livros. Mo e sua filha adoram histórias! E Meggie, desde pequena sempre gostou de ler, mas o pai nunca lhe contara uma só história. E ela não entendia a razão para tal resistência. O que Meggie ainda não sabia é que Mo,através da voz, conseguia dar vida aos personagens. E foi lendo Coração de tinta, que o pai de Meggie, descobriu seu dom. Dedo empoeirado, Basta e o terrível Capricórnio foram alguns dos seres tirados do livro. Adoro a Elinor, uma bibliófila, bastante engraçada. Gostei muito do primeiro volume. E que venham os outros...

ohpippin 30/01/2023

fofinho
"alguns livros devem ser degustados. outros são devorados, apenas poucos são mastigados e digeridos totalmente". esse acho que beberiquei. um livro fofinho sobre o prazer de ler.

Taestt 05/02/2023

Foi uma surpresa.
Quando era criança, eu assistia ao filme sem saber que sequer existia o livro, justo eu que mantenho hábito de leitura desde pequena. Mas para minha surpresa, em um amigo secreto ganhei essa obra de arte e estou muito ansiosa para ler o restante dos livros.