Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Lia 05/01/2023

Comecei a ler esse livro lá por julho, mas não me interessei tanto, o começo é bem chato, tive que fazer uma pausa pra voltar a ler e ficar um pouco mais interessante e ainda assim não me prendeu totalmente a atenção.
Acho que é um livro mais infantil, e não tem quase nada das características que eu gosto em uma história. Apesar disso não foi insuportável ler, só demorado!

Siliprandi 01/07/2021

Quando pequena me lembro de assistir ao filme é me apaixonar pela história, sempre morri de vontade de ler o livro. É incrível como essa história te prende e te deixa curioso pra saber como as coisas vão se desenrolar.

petalaz 06/07/2022

A história é muito boa, porém como é um livro "infantil" não gostei muito do ritimo da leitura, achei que empacou por eu não estar acostumada com essa literatura
Wen 09/07/2022minha estante
Tive a mesma impressão! História boa, mas parece que tinham informações demais ?????

skuser02844 04/09/2022minha estante
Sim, exatamente. Achei descritivo demais e mais pro final já estava cansada e só queria terminar logo

Wen 09/07/2022

A história é ótima! Vi o filme quando era criança e fiquei encantado com o mundo criado pela autora e a habilidade dos principais de trazerem personagens de livros à vida real. O único defeito, na minha opinião, é que o livro tem muitos detalhes e isso tornou a leitura um pouco cansativa para mim, mas isso não me impediu de gostar da história.

Danielle 23/01/2015

Adorável!
Antes de começar a falar do livro em si, queria apontar alguns mimos da edição dele. Já devem ter dito isso em várias outras resenhas, mas achei adorável o suficiente para não deixar passar. Em cada início de capítulo, tem um trecho de um outro livro - com título e nome do autor - que provavelmente terá a ver com o que irá se desenrolar. No final dos capítulos, há ilustrações feitas pela própria autora! É pra amar ou não?

Agora, indo à história.

Mo tem um dom incrível para ler histórias em voz alta. Inúmeras vezes, sua leitura é descrita praticamente como se ele degustasse o que lia, saboreando e sentindo o poder e prazer de cada palavra lida. Isso tudo seria ótimo para sua filha pequena, a Meggie, se não houvesse um porém: ao ler em voz alta, ele dá vida a personagens dos livros (não diga!).
Com isso, acaba tirando personagens sem querer, incluindo o vilão Capricórnio e seus capangas.

Isso vai render problemas. Visitas inesperadas, viagens surpresa, fugas, planos para escapar de Capricórnio. E, no meio disso tudo, há inúmeras passagens extremamente doces, como o apreço de Meggie pelo trabalho de seu pai. Ainda, mais pro final da história, um personagem irá ganhar destaque importante.

O livro é longo? Com certeza. Mas você sequer irá perceber isso. Irá passar pelas mais de 400 páginas como se estivesse simplesmente passeando pela história e sentindo todas as tensões e alegrias junto dos personagens. A leitura flui fácil, e aquela sensação de "quero saber o que vai acontecer" está presente em muitos momentos.

Recomendadíssimo!

Numbra 24/07/2022

...
Esse livro, nada mais é, do que uma homenagem a todos aqueles que amam os livros sejam eles leitores, escritores, editores ou simplesmente aqueles que compram pq a capa é bonita! Ansiosa para ler a continuação

clahzinha 01/08/2022

Simplesmente perfeito
Esse livro é, sem sombra de dúvidas, um dos meus livros favoritos. Um dos primeiros livros de fantasia que eu li e que me fez amar o gênero. Uma trama muito boa, um mundo muito bem construído e personagens muito carismáticos.

Em coração de tinta vemos um encadernador de livros que possui um dom: quando lê em voz alta pode trazer os personagens dos livros que lê para o mundo real. Só essa ideia já faz qualquer leitor ficar empolgado, pois quem nunca quis ler e trazer um pouco do mundo da leitura para o nosso mundo? Eu sempre quis isso jahahaha.

Terminei o livro com uma vontade gigante de que a autora tivesse escrito e publicado o livro que está dentro do próprio livro (frase confusa mas quem leu vai entender hahaha).

Esse livro vai ter pra sempre um lugar fixo no meu coração.
livinglegend 16/10/2022minha estante
SIM, eu queria tanto ler coração de tinta (o coração de tinta que tá dentro de O coração de tinta), ver como é esse mundo, as fadas, as outras pessoas com "poderes" (como o do fogo do Dedo empoeirado), enfim, PERFEITO, apenas.

Beca 15/09/2015

Trecho do livro
"Ela tinha razão. O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados." ... "As palavras são imortais... a não ser que venha alguem e ponha fogo nelas."
Ka Santana | @brevidadeliteraria 16/09/2015minha estante
Meu amorzinho esse livro, e a triologia Mundo de Tinta. ?

raonypimentel 08/01/2023minha estante
O livro é recheado de ótimas citações, especialmente sobre a literatura, ponto positivo

Yoshida 09/10/2021

Tão bom...
Foi a leitura mais prazerosa do ano até agora. A forma como esse livro me envolveu do início ao fim, fazendo com que eu me apagasse aos personagens com extrema facilidade, foi algo que me surpreendeu e muito.
O filme fez parte da minha infância, e agora, após anos, decidi que leria. Sinto como se tivesse sido transportada àquela época. Saudades, aliás.
Enfim, Coração de Tinta é o tipo de livro que as palavras impressionam e cativam. De fato, uma obra feita para aquecer nossos corações.

Teté 01/10/2022

É bom, eu fiquei um pouco entediada em algumas partes, acabei abandonando por uns meses. Terminei 3 atrás pq fiquei encantada. Vai entender, recomendo. Porém, se tiver enfrentando uma ressaca literária, pela grossura já foge, pode comprometer a forma como você vai ler o livro, estragando a experiência.

Pedro.Henrique 13/02/2016

Leitura muito Parada
Em certos momentos a leitura é bem monótona , tem pouca ação , realmente cansativo . Embora tenha lido ele todo , não me passou a vontade de continuar a ler seus sucessores .

EdGui 26/02/2016

Apenas leia!
Este é um belo exemplo de um livro incrível que consegue atender todas as necessidades e expectativas de um leitor! Além de, também, debater,nas entrelinhas, de uma forma descontraída e simples, diversos aspectos que se relacionam com o mundo literário de alguma forma. O ponto central da história gira em torno da descoberta de um poder oculto na voz de um bom leitor e, também, na tentativa de solucionar o caos que tal poder trouxe para o mundo de tinta. A narrativa é envolvente e o estilo de escrita da autora se enquadrou perfeitamente nas situações e no mundo que ela mesma criou (ouso dizer isso mesmo sabendo que li a versão traduzida para o português). Portanto, deixo aí uma recomendação desse livro incrível e delicioso de ser lido! Espero de que gostem tanto quanto eu!

Tati 01/06/2016

O encantador de palavras.
Coração de tinta narra a paixão pelos livros. Mo e sua filha adoram histórias! E Meggie, desde pequena sempre gostou de ler, mas o pai nunca lhe contara uma só história. E ela não entendia a razão para tal resistência. O que Meggie ainda não sabia é que Mo,através da voz, conseguia dar vida aos personagens. E foi lendo Coração de tinta, que o pai de Meggie, descobriu seu dom. Dedo empoeirado, Basta e o terrível Capricórnio foram alguns dos seres tirados do livro. Adoro a Elinor, uma bibliófila, bastante engraçada. Gostei muito do primeiro volume. E que venham os outros...

Jaz Coralina 15/10/2021

Sou suspeita...
... porque amo esse livro num nível !!! Não vou dar spoiler, mas vou dizer o que foi essa leitura para mim.

A Cornelia Funke faz a gente visitar o momento em que a leitura se tornou de alguma forma essencial, sabe aquele livro que fez a gente sentir cada emoção, quase sentir o cheiro do do bolo que a personagem acabou de tirar do forno? É sobre isso, meu povo!

Vocês vão amar!!!

As palavras tem poder =)

beaschlemper 02/01/2023

reli pela segunda vez e a magia continuou a mesma!
eu amo esse livro desde os 12 anos de idade, quando tive que ler na escola, e já li três vezes, mas sempre parece que é a primeira! eu amo essa história, esses personagens, os plot twists e a narrativa, são todos muito muito muito bem pensados e encaixados!
coração de tinta tem um lugarzinho especial guardado no leu coração ??