Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Wagner Fernandes 15/11/2023

Meu mais novo "Livro Favorito da Vida"!
Que livro delicioso! Uma ode à literatura! Lembro de assistir ao filme anos atrás. Gostei bastante, e as cenas e personagens que me veem à mente durante a leitura são os do filme. Não consigo me desvencilhar deles. Ainda assim a leitura foi muito agradável. O ambiente do filme, o clima e tudo o mais ficam no imaginário. Não sei se atrapalhou ou não neste caso, já que gostei de "Coração de Tinta" do cinema.
Tenho o livro desde fevereiro de 2019 e só agora tirei-o do plástico. Eu tinha receio de não gostar por já conhecer a história, mas me surpreendi com a escrita de Cornelia. Bem, fiquei feliz por ter escolhido este livro para o mês de agosto.

"Coração de Tinta" é mais um livro onde a protagonista é uma garota! Por que histórias com meninas adolescentes são sempre empolgantes? A quantidade de garotas protagonistas (e mulheres) que encontrei em minhas últimas leituras - "Pulp à brasiliana", "As Brigadas Fantasma" e "A Última Colônia", e "O Cirurgião" - é absurda! Bom, particularmente, EU gosto. Mesmo nos livros onde meninos são os principais, a presença de garotas coadjuvantes que são essenciais à trama é grande (veja "O filho do vento" e "O jovem Sherlock Holmes"). Aqui, os últimos livros que li com meninas no protagonismo:
1. Coração de Tinta (Meggie)
2. A Batalha por WondLa (Eva Nove)
3. O Mapa de vidro (Sophia Tims)
4. A guerra que salvou minha vida (Ada Smith)
5. O boticário (Janie Scott)
6. Nevernight (Mia Corvere)
7. Amanhã: quando a guerra começou (Ellie)
8. Trono de Vidro (Celaena Sardothien)
9. Flavia de Luce (Flavia)
10. Os filhos de Venn (Rayna Iv)
11. Mistborn (Vin)
12. Sr. Ardiloso Cortês (Stephanie)
13. Crônicas do Mundo Emerso (Nihal)
14. Jogos Vorazes (Katniss)
15. Rastro de Sangue: Príncipe Drácula (Audrey Rose)
(E tem mais! Bom, as meninas não podem reclamar que não têm espaço na Literatura!)

Voltando a "Coração de Tinta", o filme é muito fiel ao livro. Não consigo tirar da cabeça a imagem dos atores. Mas mesmo conhecendo a história, a leitura fluiu agradável. Que escrita gostosa a da Cornelia Funke.
Adorei os personagens: Meggie, Mo, Elinor, Dedo Empoeirado, Farid e o divertido Fenoglio. Maravilhosos.
Meggie é uma garotinha bem esperta. Ela aprendeu a falar élfico no livro "O Senhor dos Anéis" e troca mensagens secretas com o pai, Mo, ou Mortimer (ou ainda Língua Encantada), um restaurador de livros.
O que é legal também é a grande referência a várias obras da literatura. Cada capítulo começa com citação de uma delas, uma epígrafe.
O livro é cheio de aventura, tensão e reviravoltas. Reviravoltas atrás de reviravoltas! Definitivamente é um dos livros mais legais que li e fiquei encantado por ele.
Claro, eu adoraria ter lido "Coração de tinta" em meus 12-14 anos. Mas também está sendo divertido mesmo depois dos... hum... 30!  😁 (E, claro, eu já não era mais criança nem adolescente quando este livro foi publicado, em 2014). Então, caros juvenis e adolescentes, aproveitem para viver esta grande aventura enquanto ainda são jovens!  São MEMÓRIAS preciosas que vocês guardarão na mente.
Janeiro já quero começar com a sequência, "Sangue de Tinta". Acho que também vou gostar desse.
Alguém já leu?
Deborah Jäger 15/11/2023minha estante
Muito bom! Mas só li o primeiro há muitos anos.

Wagner Fernandes 15/11/2023minha estante
Consegui a trilogia na mesma época, 2019, mas os ficaram aqui na estante esperando pacientemente por mim. rs
E agora que li o primeiro, estou ansioso pra saber o que acontece a seguir.

Wagner Fernandes 15/11/2023minha estante
Consegui a trilogia na mesma época, 2019, mas os livros ficaram aqui na estante esperando pacientemente por mim. rs
E agora que li o primeiro, estou ansioso pra saber o que acontece a seguir.

Anny 27/04/2022

Nostálgico e mágico
Sempre fui uma criança com apreço pela leitura, mas essa saga foi a que definitivamente abriu minha mente pra tudo. Amo eternamente esse livro, apesar de não ser mais tão fã de fantasia, continua sendo um livro excepcional, tenho um carinho enorme pela história, personagens cativantes e um mundo tão maravilhoso e envolvente feito de tinta.
LetAcia 27/04/2022minha estante
Dedo Empoeirado ??

Rafi.escritor 24/06/2022

Encantadora
Enredo incrivel e maravilhosa!
É interessante você conhecer uma história que tem uma garota tão carajosa e cheia de si como Meggie!
A ideia de contar a história e sair as criaturas é simplesmente genial!
Um mundo fantasioso que se passa no século XXI, mas parece ser outro lugar, tempo!!
Tem Personagens para você odiar o livro inteiro, e personagens para você se apaixonar, como a Meggie e o Dedo Empoeirado ??.

Mas por muitas vezes a escrita é macante e o desfecho é bem previsível.

Recomendo a leitura.

Ju 13/06/2022

?o ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia.?
Ultimamente tenho ficado sem palavras pra descrever o quão incríveis são os livros que leio, mas essa história tem todo o meu coração.
Sou apaixonada pelo filme desde criança e o livro traz uma experiência melhor ainda, muito única. Amei conhecer mais sobre os personagens, quero continuar logo pra saber como a trilogia termina.

Jeh 26/01/2021

O sonho de todo leitor... SQN!
Mo tem um dom muito peculiar, do qual todo leitor gostaria de usufruir: quando ele lê em voz alta, pode trazer personagens de dentro dos livros. Porém com um preço, que talvez seja alto de mais a pagar.
Preço este que foi cobrado de sua esposa...
Meggie, sua filha, até seus 12 anos de vida, desconhecia deste dom de seu pai. Até que certa noite, Dedo Empoeirado um dos personagens que Mo havia tirado das páginas de um livro bate em sua porta!
Deste dia em diante, acaba toda paz e segurança que ambos tinham.
Eles viajam tentando fugir para a casa da tia-avó de Meggie, Elinor, que mora com muitas e muitas histórias dentro de sua vasta biblioteca, e acabam enfiando ela em suas aventuras.
Como vilões de alto nível, Basta e Capricórnio estão atrás de Língua encantada (é assim que chamam Mo), para que ele possa tirar das páginas de sua história, Sombra, uma criatura terrível ao qual Capricórnio chama de amigo.
Há uma grande reviravolta qndo descobrem que Lingua encantada não é o unico a possuir esse dom...
Juntamente com o escritor de "Coração de tinta", Mo, Meggie, Dedo Empoeirado e Farid, tentaram reverter toda a situação!

Em meus pensamentos o livro era totalmente diferente; eu achava que eles fossem tirar diversos personagens dos livros para os ajudar contra os vilões. Mas até metade da história tudo corre tão monotonamente normal, que eu fico: não era isso que eu tava esperando!
Mas do meio em diante, qndo Meggie já está me dando nos nervos, a reviravolta da qual eu citei deixa tudo mais empolgante. E tem um final cheio de emoções...
Me partiu o coração o que eles fizeram com os melhores amigos de Elinor; gostaria muito que fosse desfeito, qndo tudo, aparentemente, voltou ao normal mas não; assim como tbm gostaria que Resa voltasse a falar, mas foi outra coisa que permaneceu inaltetado.
Um livro longo, com personagens com nomes incriveis, que acredito eu, dependerá muito do leitor, gostar ou não.
No geral eu curti muito... Uma aventura muito bem vinda!

Ley 07/05/2020

Um livro cheio de referências e frases que só um leitor entenderia
Coração de Tinta é um livro que há muito tempo me chamou atenção, principalmente por ter um enredo que parece destinado exatamente para quem tem uma paixão enorme por livros. O que significa que praticamente todos os leitores provavelmente iriam gostar da história. Tive a imensa oportunidade de ler essa obra, as páginas realmente me encantaram e terminei ele ainda mais apaixonada por livros do que achei que seria possível.

Acho que a sinopse que o livro nos fornece contém bastante spoiler, portanto irei falar sobre o livro sem tantos detalhes e enfatizar o que realmente me chamou atenção. Ele tem o foco em uma garota chamada Maggie, ela vive com seu pai que trabalha como um "médico de livros" e ele é muito apaixonado por leitura. Como é de se esperar, o pai de Maggie, que a mesma o chama de Mo, a ensinou sobre essa paixão pela leitura, e ela com apenas 12 anos já tem um apreço enorme pelas páginas.

O livro se inicia com uma visita inesperada de um suposto amigo de Mo do qual Maggie não sabe nada a respeito. Esse tal amigo parece bem estranho para os padrões dela e tem um nome extremamente suspeito: Dedo Empoeirado. Ele por sua vez é um personagem misterioso que conhecemos mais a respeito bem mais a frente. Essa visita inesperada de Dedo Empoeirado para Mo, faz com que tudo fiquei fora dos eixos e eles precisem ir embora. O motivo não nos é apresentado e como o livro é visto sob os olhos de Maggie, sabemos tão pouco quanto a personagem.

O estranho é que há algumas pessoas realmente perigosas atrás do simples médico de livros Mo. Toda essa perseguição tem a ver com algum livro e esse mistério só descobrimos ao longo das páginas. Coração de Tinta tem uma linguagem extremamente simples, a qual acredito que seja destinada e acessível para o público em geral. Ele conta com personagens cativantes e com um enredo bem intrigante. Afinal, o livro é sobre um livro e o leitor fica ávido para saber mais.

Nossa paixão pelos livros é finalmente reconhecida neste livro ao nos depararmos com personagens também apaixonados por livros. Mo é um exemplo de leitor, mas apesar de ser um médico de livros e um dos personagens principais, é uma personagem secundária, que aparece mais a frente, que rouba a cena como uma perfeita leitora. O nome dela é Elinor, e seu papel no livro está totalmente ligado com o alívio cômico.

Ela nos representa perfeitamente por se mostrar como uma pessoa obsessiva quando se trata dos livros que gosta ao invés de calma e equilibrada. Em todas as suas falas há pelo menos uma menção de seu amor à literatura. É instantâneo identificar-se com ela. Engraçada e bem diferente, ela é uma pessoa com idade avançada mas que sonha mais com seus livros do que com nossa realidade, e isso é precisamente o que nós, leitores gostamos de fazer.

O livro tem uma pergunta implícita que nós, leitores fazemos constantemente: "e se morássemos dentro dos livros que lemos ou se tivéssemos o poder de transportar os personagens para nosso mundo?". Essas perguntas são tão reais neste livro que imaginei e cogitei se elas fossem reais. O livro me deixou encantada. E apesar dele nos mostrar tudo pelos olhos de Maggie, seu pai tem um papel principal no livro.

A obra também trás alguns plots, que deixa o leitor ainda mais inflamado. O livro é uma fantasia, porém uma bem leve. Ele também e cheio de referências literárias, um dos pontos que mais gosto! Há um filme do primeiro volume lançado em 2008, porém acho que é pouco conhecido. Foi através dele que conheci o livro e achei a adaptação muito boa.

Ainda há mais dois volumes, os quais também pretendo ler em breve. A autora é alemã e já escreveu outros livros, inclusive escreveu junto com Guilhermo del Toro: O Labirinto do Fauno, que é uma obra já resenhada aqui e que gosto bastante.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/03/resenha-coracao-de-tinta-livro-1.html

Reynaâ¤ï¸ 30/08/2021

Perfeito??
Como descrever a perfeição de um livro que fala sobre livros? Bom, acredito que devo começar por partes, afinal há tanta coisa boa nesse livro.
Poderia passar vários parágrafos falando da beleza física dessa edição, suas páginas, a capa, mas sei que devo começar a falar da beleza de seu conteúdo, que não deixa a desejar, começando pela criatividade, a autora não economizou sua imaginação ao fazer esse livro, rico em detalhes, rico no cenário, nos personagens, e é claro, na história, todos esses aspectos fizeram desse livro um dos favoritos.
A história conta, basicamente, a aventura de dois leitores ávidos, Meggie, e seu pai Mo, a diferença, porém, desses leitores para todos nós é que Mo (conhecido também como Língua Encantada) pode dar vida as palavras, trazer até mesmo pessoas para esse mundo, mas, como sempre, com um preço, preço tão alto que até um amante de livros como Mo não está disposto a pagar. A relação entre Meggie e Mo é muito fofa, e a relação de todos os leitores apresentados no livro com os seus livros representa muito de mim mesma e acredito que também muitos leitores.
Enfim, poderia ficar vários parágrafos elogiando, mas não quero colocar spoilers e nem deixar muito grande, recomendo ??.

Coruja 06/12/2010

Das muitas coisas que gostei em Coração de Tinta - e não foram poucas – uma das minhas favoritas foram as epígrafes com que cada capítulo começa. Há pequenos tesouros ali, citações que (1) me deixaram morna e contente, como quem acaba de tomar uma caneca de chocolate num dia frio enquanto escuta suas músicas favoritas, aquelas que te tocam o coração e (2) já me fizeram adicionar novos títulos a minha interminável lista de ‘livros que quero ler’.

Assisti já faz um tempo o filme baseado nesse primeiro volume – trata-se de uma trilogia (e eu já estou com as mãos no segundo... hehehe) – e me encantei. Não é nenhuma obra-prima, mas é um filme leve, gostoso e, claro, ele fala sobre livros.

Caso alguém ainda não tenha percebido, eu tenho assim uma certa fascinação com histórias que falam sobre histórias, histórias que tenham livros e escritores como personagens. Viva a função metalingüística do texto!

Em todo caso... a história de Coração de Tinta é narrada por Meggie, uma garota de 12 anos que vive com o pai, Mo, um restaurador de livros. Mo tem um dom maravilhoso: é capaz de, ao ler em voz alta, de dar vida, de forma literal, aos livros.

Isso pode ser considerado tanto um dom quanto uma maldição. Quando Mo lê em voz alta, ele pode trazer coisas do mundo dos livros para o nosso, mas, em compensação, alguma coisa do nosso mundo é levada para o livro que ele está lendo.

Assim é que nove anos antes da história começar, Mo leu um livro chamado "Coração de Tinta" para a esposa... e, de repente, não mais que de repente, três homens estranhos estavam na sua sala de visitas... e a mulher tinha desaparecido.

Os três homens eram Dedo Empoeirado, um malabarista de fogo, Capricórnio, o grande vilão da história, e Basta, seu fiel cupincha.

Claro que de todos os personagens maravilhosos do livro, Mo tinha de trazer exatamente o cara mau. Afinal, para que fadinhas e duendes?

Pelos nove anos seguintes, Dedo Empoeirado adoeceu de saudade, Mo fugiu de Capricórnio e Basta com a filha e Capricórnio se adaptou maravilhosamente bem ao nosso mundo. Tanto que ele não quer de forma alguma voltar para dentro de sua história.

Só que agora Capricórnio os encontrou... e Meggie irá descobrir não apenas sobre a verdadeira história do desaparecimento de sua mãe, como passará por grandes apuros.

E isso só na primeira parte do livro.

Não preciso nem dizer que o livro é muito superior ao filme - mais empolgante, mais sombrio, mais doce, mais engraçado. Elinor, a tia resmungona viciada em livros da mãe de Meggie, continua sendo minha personagem favorita. Pense numa mulher de língua suja e que sabe praguejar...

Agora que terminei o primeiro, estou indo para o segundo. Espero que não me decepcione. Mas acho que isso não vai acontecer - já li outras histórias da Cornelia Funke e todas me deixaram com aquela nostalgia dos tempos de infância e um sorriso assim meio bobo, meio longe do mundo.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Bebella Barbosa 07/09/2021

Eu estou sem palávras...
Não tem como descrever esse livro, deveria ser lei todo mundo ler ele.

A única coisa que me irritou um pouco foi a descrição dos "vilões", eles são maus e matam pessoas, mas no livro mesmo ninguém morre kkkkkk (sei que isso acontece pelo livro ser infantojuvenil, mas fica meio contraditório)

Sabia como iria acontecer quando o sombra surgisse, já que vi o filme, mas queria algo mais dramático.

Pimentinha 17/11/2021

Língua encantada
Ok, eu queria começar dizendo que eu vi o filme muuuito antes de ler!!!

O livro é gostosinho de ler, mas do meio para o final eu acho que começa a ficar um pouco cansativo e repetitivo demais, fiquei um pouco chateada por não ter tanto diálogo e sim muita, eu disse MUITA, descrição, então fica meio arrastado (na minha leitura).

Tem uma construção bacana, mas é um dos pouquíssimos livros que eu achei a adaptação melhor!!

Honestamente não estou ansiosa para ler a continuação...

Cida Zientarski 29/03/2022

Gostei deste livro porque ele é muito importante de ler!
O livro é mágico. Senti várias vezes que fui sugada para dentro da história; e a autora criou um universo literário que dá vontade de mergulhar a fundo e viver aquilo junto com os personagens. No início de cada capítulo há um trecho de livros que realmente existem, como O Senhor dos Anéis, e no fim deles há uma ilustração que a própria Cornelia Funke desenhou.

A leitura flui, mesmo que sejam 450 páginas, e acaba num instante, quando você menos espera.

Aqui estão algumas frases retiradas do livro:
"Guarde bem esse conselho: nunca arrume uma paixão para a qual o seu dinheiro não é suficiente. Ela corrói o seu coração como uma traça."
"Ficar com raiva pode ajudar quando não se sabe o que fazer com tanta tristeza."
"Não acredito em ninguém por princípio, você já deve saber. Somos todos mentirosos quando nos convém."
"É bom se ter os próprios livros quando se está em um lugar estranho."

Maisa188 21/05/2020

Coração de tinta
Queria ser capaz de escrever está resenha, com metade da qualidade com a qual Cornélia Funke escreveu coração de tinta. Um livro onde até mesmo os personagens secundários são importante para a narrativa, de modo a ser tarefa árdua classificar os protagonistas e antagonistas. Um livro que nos ensina que criança e velhas leitoras podem esconder em seus seres uma coragem imensurável, que nos mostra também o poder das palavras, e a importância dos livros.
A história das personagens de coração de tinta - neste momento me referindo ao livro escrito por Fenoglio, sobre a qual a trama é desenvolvida - e de Maggie e seu pai Mo, é tão envolvente, que realmente conseguimos sentir cada acontecimento, e ver em nossa frente cada paisagem descrita de maneira exímia pela autora.
Um livro que já havia lido alguns anos atrás, mas que a cada capítulo que relia, descobria uma série de acontecimentos que ao fim me fizerem considerar seriamente se eu já teria lido realmente este livro.

Archeron 29/03/2022

Não sei o que dizer
Eu me interessei a ler a trilogia por conta do filme, que eu sou muito fã e é muito nostálgico pra mim também, e digo uma coisa: o livro e o filme são muito diferentes, sério aaaa!
Eu gostei até mas não a ponto de dar cinco estrelas ou de favoritar, mas irei ler os outros livros por que sim!

Aliás;
Elinor supremacy????

Lontrosa 22/07/2022

Favoritado
Acredito que esse foi o meu primeiro livro de aventura onde envolvesse "fantasia". E, por ser um gênero novo, realmente não sabia o que esperar dele (que também foi uma recomendação).
Do início ao fim eu estava totalmente cativada pelos personagens. As pequenas ilustrações que tem no livro ampliava mais a visualização que eu tinha de todo o conto.
Os personagens são perfeitos (tanto é que Capricórnio é meu favorito), os detalhes de cada lugar foram escritos na dosagem certa. Em cada aventura que os protagonistas tinham que enfrentar meu coração palpitava.
Entrei na esperança de encontrar ferro e de lá saí com diamante.
Ansiosa para ler o segundo volume.