Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Babi 10/01/2022

Tinha muito potencial
A história começa com uma premissa muito boa, só que poderia ter sido explorada melhor. A sinopse atrai e o elemento fantástico presente é extremamente bem pensado.
Porém, o livro apresenta um enredo arrastado e com páginas demais. Acredito muito bem que essa história poderia ter sido contada com menos páginas e de forma mais emocionante. Fora isso, o clímax da história foi tão sem sal e deixou a desejar se comparado a outras partes do livro.
Em outra análise, acho que a história não sabe muito bem seu público. Com alguns pontos que são pesados demais para crianças e outros que são infantis demais.
Acredito que o motivo que ter gostado um pouco da história, foi por causa da adaptação cinematográfica desse livro, que foi um filme bem presente na minha infância. Recomendo para leitores, que assim como eu, querem saber um pouco mais da história do filme que viram quando eram mais novos.

laura 04/12/2022

Não dava nada, recebi tudo e mais ainda
As vezes sinto que nem todas as minhas palavras descreveriam o quão bom esse livro é. O começo pode parecer meio desanimador, mas não se deixem enganar. Cornelia Funke usa a quantidade exata de ?magia? e a realidade do mundo. O livro perfeito para quem procura uma mescla equilibrada do real com o não real. Cheio de traições, cumplicidades e reviravoltas o livro vai te prender.

Larissa Destro 15/06/2021

Um livro sobre livros!
Eu não sou a maior fã de fantasia, mas posso dizer que essa história foi extremamente bem escrita.
Minha imaginação ganhou ainda mais vida!
Estou pronta pra ver o filme!

Isabella Alves 31/07/2021

eu li esse livro exatamente assim ? fiquei assim com todos os personagens.
que escrita linda, que livro amável
??????

davicezarborges 16/01/2022

Maravilhoso
Ótimo livro, não decepciona, infelizmente não foram feitos os filmes das sequências dos livros.
História que prende desde a primeira palavra.

brunaentrelivros 27/11/2022

Coração de Tinta
Coração de Tinta é o primeiro de três livros que nos apresentam ao "Mundo de Tinta" criado por Cornelia Funke. Uma aventura construída em cima de metalinguagem e magia, cheia de personagens cativantes.

É assim que conhecemos a história de Meggie e Mortimer, carinhosamente chamado de Mo. A menina criada apenas pelo seu pai é encorajada a desbravar o mundo desde muito cedo, Meggie se acostumou a não passar muito tempo no mesmo lugar. Sua casa é praticamente um ônibus que os leva para qualquer lugar onde precisem de um "médico dos livros", profissão de seu pai.

Apaixonados por literatura, ela herdou de Mo a paixão pelos livros e mesmo partilhando de toda essa admiração, nunca ouviu Mo contar para ela uma história sequer, o que sempre foi um motivo de questionamentos para a garota de 12 anos.

A trama se desenvolve com a chegada de um personagem muito importante, Dedo Empoeirado, um antigo conhecido de Mo que está a procura de um objeto em particular. A inesperada visita faz com que Meggie e seu pai precisem fazer uma viagem não planejada até a casa Elinor, tia de sua mãe desaparecida. O que faria um simples médico de livros fugir dessa forma? Qual seria esse objeto tão importante?

Não demora muito para descobrimos que o motivo da repentina mudança é um pequeno livro de capa roxa chamado "Coração de Tinta", objeto de desejo do temido Capricornio. É nessa atmosfera de curiosidade que somos introduzidos aos segredos de Mortimer e as surpresas que uma boa leitura pode trazer.

O que você faria se tudo que você lesse saísse dos livros para o mundo real?

Coração de Tinta nos prende pela sua escrita leve e corajosa, fazendo com que o leitor fique ávido para descobrir as lacunas entre as figuras que passam por cada página. É fácil se reconher em vários questionamentos e ainda mais fácil se comover com o amor incondicional de Meggie e Mo.

A construção de uma narrativa metalinguística reaviva ainda mais a obra, fazendo da imaginação a porta de entrada para um mundo de descobertas. É o que podemos chamar de um livro para apaixonados por livros.

fulana de tal 05/04/2021

Assisti o filme quando era criança e sempre gostei mas não sabia que era uma trilogia, excepcional, continuo apaixonada pelos personagens e pretendo ler os outros dois livros e assistir ao filme novamente porque já nem lembrava direito de nada

Giulia 19/08/2020

Incrível
A muito tempo queria ler Coração de Tinta, e sim, assisti o filme.

O livro é infantojuvenil e achei uma leitura incrível
Apesar de não ser muito fã de histórias em terceira pessoa, essa eu gostei demais.

Coração de Tinta conta a história de Meggie, uma leitora voraz de 12 anos, e seu pai, Mortmer ou Mo como ela o chama, que é um restaurador de livros. Ela se desenvolve com o aparecimento de uma figura misteriosa em uma noite chuvosa, que traz consigo lembranças de uma acontecimento de 9 anos atrás como personagens que ganharam vida.

Kath 06/06/2020

Um livro para amar livros!
Não lembro a razão de ter me interessado em ler Coração de Tinta, assisti o filme na sessão da tarde faz mais de dez anos porque eu até esqueci quando parei de ver televisão! Mas surgiu a curiosidade de lê-lo e dei uma chance para Cornelia Funke, não lembro nada do filme além do fato que é com o Brendan Fraser, então a leitura foi bem desprendida e livre para que imaginasse cada detalhe sem referências.

O livro acompanha Meggie, uma adolescente de doze anos que vive com o pai, Mortimer (carinhosamente apelidado de Mo) um encadernador de livros. Sua mãe foi embora quando ela tinha três anos, de modo que a menina não lembra praticamente nada sobre ela além das coisas que o pai lhe conta. Em alguns momentos, Maggie chega a desconfiar se a mulher que o pai lhe descreve realmente existiu. Eles se mudam com frequência e, no momento, estão vivendo um uma espécie de sítio e tudo vai bem até, certa noite, a menina ver um homem estranho parado do lado de fora da casa sob uma pesada chuva.

Assustada, ela vai até o quarto do pai e lhe conta sobre o que vira, Mo ordena que ela volte para a cama e desce para receber o estranho. Claro que a garota não obedece ao pai tendo desde já um pressentimento ruim com relação àquele homem, ao espiar ela escuta Mo chamá-lo de Dedo Empoeirado enquanto este o chama de Língua Encantada, sem entender nada ela se empenha em ouvir o que eles dizem, mas não obtêm sucesso e ainda naquela madrugada o pai decide que os dois precisam ir embora.

Ele não explica para a filha do que estão fugindo e nem quem é aquele estranho. Contudo, a fuga não dá certo porque Dedo Empoeirado os surpreende e acaba indo de carona. Ele conta a Meggie sobre um ser chamado Capricórnio que persegue o pai dela por alguma razão - talvez o livro que ele mantêm escondido dela -, mas Mo não permite que ele entre em muitos detalhes. Eles partem juntos então para a casa de Elinor que é uma tia da mãe de Meggie.

A mulher, uma apaixonada por livros antissocial e praticamente eremita, não gosta muito de crianças e de cara não gosta nada de Dedo Empoeirado. Mo se hospeda com ela sob a incumbência de cuidar de seus livros raros necessitados de reparo. O fato de Elinor morar em uma propriedade privada afastada de tudo era só um detalhe. Porém, as coisas não saem como o esperado e os homens de Capricórnio, com a ajuda de Dedo Empoeirado, capturam Mo e o levam da casa.

Determinada a encontrar o pai, Meggie e Elinor partem, junto com Dedo Empoeirado, rumo à vila de Capricórnio para recuperar Mo usando o livro que ele achava que havia levado, mas que Elinor mantivera consigo. Meggie se inteira de toda a história envolvendo o pai e o sumiço de sua mãe, além das estranhas figuras que parecem ter saído do misterioso exemplar de Coração de Tinta, mas para vencer Capricórnio eles vão precisar de muito mais que coragem e, depois de conseguir buscar Mo, eles vão em busca de Fenóglio, o criador do livro.

Dedo Empoeirado quer voltar para seu livro, Mo quer a esposa de volta, Meggie quer o pai em seguraça, Elinor quer vingança pelos seus livros e Fenóglio quer conhecer suas criaturas, quando ler um livro pode se tornar uma armadilha mortal, eles vão juntar forças para derrotar o que poderia ser um dos vilões mais cruéis já criados em sua literatura.

O livro foi bem diferente do que eu imaginava, mas a surpresa foi boa. Funke escreve de uma forma que é difícil parar de ler. Mesmo nas partes que os capítulos parecem se arrastar você se vê mergulhada no livro sem conseguir tirar a cabeça do que poderá vir na página seguinte. É um livro para descobrir o prazer pela leitura e a curiosidade pela escrita, todo o processo de um livro é mostrado de forma implícita o que torna Coração de Tinta quase um manual para escrever uma boa trama.

Em alguns pontos a história me lembrou o drama W - Dois Mundos que pode sim ter sido inspirada nesse livro. As personagens são interessantes e apesar de ter achado Meggie meio chata achava a relação dela com o pai um amorzinho. A personagem que mais gostei certamente foi Elinor, além de ser muito bacana ver como o dom da garota vai se desenvolvendo aos poucos, era com Elinor que eu tinha as partes mais engraçadas e me identificava mais na história.

Uma das coisas muito bacanas nesse livro é que ele responde o grande "e se" de muitos leitores quando se imaginam dentro de seus livros favoritos ou quando imaginam como seria trazer um de seus personagens à vida, além de mostrar o ponto de vista dessas personagens de uma forma muito interessante. Embora seja considerado um livro infantil, não sou muito de acordo ler isso para uma criança, mesmo usando de uma violência velada tem umas partes realmente sinistras na história. Além do fato de ser um livro bem grande (não sei se porque eu li em ebook ou se porque ele é grande mesmo).

Concluindo, gostei muito da história em si, de todas as reviravoltas de suas personagens cheias de camadas, das reflexões que ele nos incute tanto sobre a natureza humana em si quanto sobre o processo da criação literária. Mais que recomendado para aqueles que amam os livros, para os que desejam se aventurar a criá-los e para os que ainda não descobriram a magia por dentro de suas capas.

Mariii 20/06/2021

Gostei muito
Gostei muito da leitura, foi fluida e o mundo descrito muito interessante. Conheci a escrita da autora através de "O labirinto do fauno" e gostei muito. Nesse livro temos o foco em Meggie, uma garotinha de 12 anos no qual vive cercada de livros desde sempre mas sente que seu pai guarda muitos segredos dela , ate uma noite em que dedo empoeirado aparece. Recomendo !

Jessica.Lilian 19/01/2022

incrível dmaiss
esse livro é mto bom, quem vê acha q vai ser nada dmais, mais começa a ler mds a vontade de entrar nas histórias,
ele é um dos meus livros favoritos ??

Manassés Vieira 10/10/2020

Encantador
Quem nunca quis conhecer um personagem do seu livro preferido? Pois Coração de Tinta toca exatamente nesse desejo de, senão todos, a maioria dos leitores.
Mortimer, ou simplesmente Mo, tem a habilidade da leitura: Quando lê em voz alta, consegue trazer alguns personagens para o mundo real, porém sempre mandando algo aleatório para dentro do livro em troca. E numa noite, enquanto lia para sua esposa, Mo acidentalmente trouxe os vilões do livro que lia. E nove anos após isso, Capricórnio, o vilão do livro, volta a procurar por Mo para que ele traga mais um de seus amigos vilanesco para o nosso mundo.

Devo dizer que fiquei impressionado com o livro que Cornélia Funke entregou, nunca havia assistido o filme e sabia pouco sobre a história dos livros, porém sempre achei que se tratava de uma história leve, com personagens maus porém não tão maus assim, mas me deparei com personagens incrivelmente maléficos, com cenas de violência, intrigas, sequestro e incêndios por quase toda a parte. Consegui me divertir, ficar triste e ansioso pelo desenvolvimento das personagens e o desfecho da história. Adorei Mo e Maggie, sua filha de 12 anos, adorei Elinor (apesar de às vezes ela ser um tanto petulante) e também adorei Dedo Empoeirado e os violões de Coração de Tinta.
Acho que não posso falar muito mais sobre a história do livro para não estragar a experiência dos possíveis leitores, porém posso dizer que vale totalmente a pena se aventurar pelas páginas dessa história. Já estou ansioso para o próximo!

Raixfarias 16/03/2023

Coração de tinta.
Ganhei este livro de uma amiga minha, ela falou que tinha certeza de que eu ia amar a história e ela acertou em cheio! Por alguma razão eu nunca havia ouvido falar da trilogia "mundo de tinta" e muito menos que o livro em questão tem uma adaptação em filme (que mundo eu vivo? rs). Falando do livro em si, posso afirmar que é uma leitura extremamente gostosa, os personagens são apaixonantes e o enredo é totalmente bem explorado; apesar disso, demorei mais do que eu queria para terminar a leitura, entrei em uma ressaca literária no meio da história mas me recusei a abandonar, e foi a minha melhor decisão, embora chegou um certo momento onde eu simplesmente não queria que a história acabasse.
Estou empolgada para ler os outros dois livros, preciso que algumas dúvidas que este primeiro livro me trouxe, sejam sanadas.
Recomendo demais a leitura! ?

"Como Mo dissera: o ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia."

Yasmin 20/12/2011

Imperdível

Imagina ter o dom de trazer dos livros personagens e objetos? Imagina trazer para vida Liesel Meminger ou Aragorn ou Frodo. Ou ainda trazer a nave Coração de Ouro? Nem consigo imaginar. Pois esse é o dom de Mo. Ele traz a vida o que lê. Desde pessoas a objetos. Um menino de Alibaba e os 40 Ladrões, a Sininho de Peter Pan e muitos outros. Só uma palavra sobre a história que Cornelia inventou e sobre como ela contou: perfeito.

O livro conta a história de Meggie e o pai dela, a quem ela chama de Mo. Eles moram em um sítio com uma pequena casa abarrotada de livros para todos os lados. Ele trabalha como restaurador, arrumando novas capas, costuras, etc. Tudo muda quando Dedo Empoeirado aparece no meio da noite com notícias de Capricórnio e logo na manhã seguinte Mo decide visitar uma tia que Meggie não conhece. Elinor é uma senhora mil vezes louca por livros, a casa dela é descrita como uma biblioteca gigante, com estantes em todos os cômodos e todas as paredes. Um paraíso perfeito para Mo esconder "Coração de Tinta". Meggie não entende nada, afinal porque o sujeito de nome estranho quer o livro? Para surpresa de todos os homens de Capricórnio aparecem no meio da noite e levam Mo e o livro. Só que para piorar ela descobre que Elinor trocou os livros e os homens levaram o errado. Com medo do que possa acontecer ela decidi ir até a aldeia Capricórnio com a tia e Dedo Empoeirado.

A história de desenvolve nesse cenário, onde Meggie descobre o dom do pai, a verdadeira história sobre o sumiço da mãe e o porquê do livro ser tão importante. Não dá para falar muito mais da história porque essa resenha ficaria imensa. Todo o desenrolar da história foi uma surpresa. Eu imaginei algo totalmente diferente e gosto quando um livro consegue surpreender até o fim. Com um final surpreendente e diferente do que eu havia imaginado a autora me conquistou desde o primeiro capítulo. A paixão por livros da autora é nítida. Seja pela introdução de cada capítulo seja pelos pequenos detalhes ao longo da história.

Termina em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/11/resenha-coracao-de-tinta.html