Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Onesko 27/06/2021

Coração de Tinta, Cornelia Funke
Vi uma indicação, tive interesse quando li a sinopse e resolvi ler.
É divertido, os personagens são legais. Não é um livro incrível, mas vale a leitura. Talvez eu leia os outros que a autora escreveu.
O poder de tirar personagens de seus livros é uma premissa interessante desde que não saia um Capricórnio.

Larissa Destro 15/06/2021

Um livro sobre livros!
Eu não sou a maior fã de fantasia, mas posso dizer que essa história foi extremamente bem escrita.
Minha imaginação ganhou ainda mais vida!
Estou pronta pra ver o filme!

Bia/Will 05/07/2023

Um Livro, uma lingua, uma fala
AVISO, PEQUENO SPOILER!
Não sou de escrever mais que 200 caracteres em uma resenha, mas esse livro merece!
Que livro maravilhoso, de longe um dos melhores que ja li, adorei como a autora retrata os problemas psicológicos de alguns personagens e como lida com outros, com um final emocionante, raiva de alguns personagens as vezes, mas é normal.
O livro se trata de um pai que descobre em uma noite com sua esposa que consegue dar vida aos livros, trazendo objetos e personagens à realidade, com isso, no dia que descobriram, trouxeram a tona alguns personagens de um certo livro, e então ele percebe que a sua esposa e seus gatos sumiram e provavelmente estavam dentro do livro, depois de muitos perrengues, a familia consegue se encontrar novamente e descobrem que a filha também tem o dom herdado pelo pai.
Esse livro, com toda a certeza, ganhou um espacinho no meu coração.

Manassés Vieira 10/10/2020

Encantador
Quem nunca quis conhecer um personagem do seu livro preferido? Pois Coração de Tinta toca exatamente nesse desejo de, senão todos, a maioria dos leitores.
Mortimer, ou simplesmente Mo, tem a habilidade da leitura: Quando lê em voz alta, consegue trazer alguns personagens para o mundo real, porém sempre mandando algo aleatório para dentro do livro em troca. E numa noite, enquanto lia para sua esposa, Mo acidentalmente trouxe os vilões do livro que lia. E nove anos após isso, Capricórnio, o vilão do livro, volta a procurar por Mo para que ele traga mais um de seus amigos vilanesco para o nosso mundo.

Devo dizer que fiquei impressionado com o livro que Cornélia Funke entregou, nunca havia assistido o filme e sabia pouco sobre a história dos livros, porém sempre achei que se tratava de uma história leve, com personagens maus porém não tão maus assim, mas me deparei com personagens incrivelmente maléficos, com cenas de violência, intrigas, sequestro e incêndios por quase toda a parte. Consegui me divertir, ficar triste e ansioso pelo desenvolvimento das personagens e o desfecho da história. Adorei Mo e Maggie, sua filha de 12 anos, adorei Elinor (apesar de às vezes ela ser um tanto petulante) e também adorei Dedo Empoeirado e os violões de Coração de Tinta.
Acho que não posso falar muito mais sobre a história do livro para não estragar a experiência dos possíveis leitores, porém posso dizer que vale totalmente a pena se aventurar pelas páginas dessa história. Já estou ansioso para o próximo!

Vitória Lancini 09/05/2023

Esperava mais. Havia visto o filme e os personagens me cativaram muito, mas no livro não é tão bom. Apesar de tudo, a escrita é muito boa.

Kath 06/06/2020

Um livro para amar livros!
Não lembro a razão de ter me interessado em ler Coração de Tinta, assisti o filme na sessão da tarde faz mais de dez anos porque eu até esqueci quando parei de ver televisão! Mas surgiu a curiosidade de lê-lo e dei uma chance para Cornelia Funke, não lembro nada do filme além do fato que é com o Brendan Fraser, então a leitura foi bem desprendida e livre para que imaginasse cada detalhe sem referências.

O livro acompanha Meggie, uma adolescente de doze anos que vive com o pai, Mortimer (carinhosamente apelidado de Mo) um encadernador de livros. Sua mãe foi embora quando ela tinha três anos, de modo que a menina não lembra praticamente nada sobre ela além das coisas que o pai lhe conta. Em alguns momentos, Maggie chega a desconfiar se a mulher que o pai lhe descreve realmente existiu. Eles se mudam com frequência e, no momento, estão vivendo um uma espécie de sítio e tudo vai bem até, certa noite, a menina ver um homem estranho parado do lado de fora da casa sob uma pesada chuva.

Assustada, ela vai até o quarto do pai e lhe conta sobre o que vira, Mo ordena que ela volte para a cama e desce para receber o estranho. Claro que a garota não obedece ao pai tendo desde já um pressentimento ruim com relação àquele homem, ao espiar ela escuta Mo chamá-lo de Dedo Empoeirado enquanto este o chama de Língua Encantada, sem entender nada ela se empenha em ouvir o que eles dizem, mas não obtêm sucesso e ainda naquela madrugada o pai decide que os dois precisam ir embora.

Ele não explica para a filha do que estão fugindo e nem quem é aquele estranho. Contudo, a fuga não dá certo porque Dedo Empoeirado os surpreende e acaba indo de carona. Ele conta a Meggie sobre um ser chamado Capricórnio que persegue o pai dela por alguma razão - talvez o livro que ele mantêm escondido dela -, mas Mo não permite que ele entre em muitos detalhes. Eles partem juntos então para a casa de Elinor que é uma tia da mãe de Meggie.

A mulher, uma apaixonada por livros antissocial e praticamente eremita, não gosta muito de crianças e de cara não gosta nada de Dedo Empoeirado. Mo se hospeda com ela sob a incumbência de cuidar de seus livros raros necessitados de reparo. O fato de Elinor morar em uma propriedade privada afastada de tudo era só um detalhe. Porém, as coisas não saem como o esperado e os homens de Capricórnio, com a ajuda de Dedo Empoeirado, capturam Mo e o levam da casa.

Determinada a encontrar o pai, Meggie e Elinor partem, junto com Dedo Empoeirado, rumo à vila de Capricórnio para recuperar Mo usando o livro que ele achava que havia levado, mas que Elinor mantivera consigo. Meggie se inteira de toda a história envolvendo o pai e o sumiço de sua mãe, além das estranhas figuras que parecem ter saído do misterioso exemplar de Coração de Tinta, mas para vencer Capricórnio eles vão precisar de muito mais que coragem e, depois de conseguir buscar Mo, eles vão em busca de Fenóglio, o criador do livro.

Dedo Empoeirado quer voltar para seu livro, Mo quer a esposa de volta, Meggie quer o pai em seguraça, Elinor quer vingança pelos seus livros e Fenóglio quer conhecer suas criaturas, quando ler um livro pode se tornar uma armadilha mortal, eles vão juntar forças para derrotar o que poderia ser um dos vilões mais cruéis já criados em sua literatura.

O livro foi bem diferente do que eu imaginava, mas a surpresa foi boa. Funke escreve de uma forma que é difícil parar de ler. Mesmo nas partes que os capítulos parecem se arrastar você se vê mergulhada no livro sem conseguir tirar a cabeça do que poderá vir na página seguinte. É um livro para descobrir o prazer pela leitura e a curiosidade pela escrita, todo o processo de um livro é mostrado de forma implícita o que torna Coração de Tinta quase um manual para escrever uma boa trama.

Em alguns pontos a história me lembrou o drama W - Dois Mundos que pode sim ter sido inspirada nesse livro. As personagens são interessantes e apesar de ter achado Meggie meio chata achava a relação dela com o pai um amorzinho. A personagem que mais gostei certamente foi Elinor, além de ser muito bacana ver como o dom da garota vai se desenvolvendo aos poucos, era com Elinor que eu tinha as partes mais engraçadas e me identificava mais na história.

Uma das coisas muito bacanas nesse livro é que ele responde o grande "e se" de muitos leitores quando se imaginam dentro de seus livros favoritos ou quando imaginam como seria trazer um de seus personagens à vida, além de mostrar o ponto de vista dessas personagens de uma forma muito interessante. Embora seja considerado um livro infantil, não sou muito de acordo ler isso para uma criança, mesmo usando de uma violência velada tem umas partes realmente sinistras na história. Além do fato de ser um livro bem grande (não sei se porque eu li em ebook ou se porque ele é grande mesmo).

Concluindo, gostei muito da história em si, de todas as reviravoltas de suas personagens cheias de camadas, das reflexões que ele nos incute tanto sobre a natureza humana em si quanto sobre o processo da criação literária. Mais que recomendado para aqueles que amam os livros, para os que desejam se aventurar a criá-los e para os que ainda não descobriram a magia por dentro de suas capas.

Liudi 17/08/2022

O filme não faz jus ao livro
Pra variar encontramos aqui mais uma obra cuja a adaptação cinematográfico deixa a desejar.

Confesso que me enrolei um pouco com esse livro. Eu vi o filme a muito tempo atrás e apesar da execução a história me chamou muito a atenção.

Afinal, o maior sonho de um leitor não é interagir com os personagens das histórias? Bem, neste caso devemos ter muito cuidado com o que desejamos.

Capricórnio é um vilão dos bons, ou seja, completamente destestável e maligno. Os mocinhos são os mais identificáveis o possível (principalmente Elinor), todos são leitores ávidos tão acostumados a viver aventuras imensas nos livros mas tão despreparados para vivê-las pessoalmente.

O livro tem um ritmo gostoso e as citações no início de cada capítulo dão um charme a mais, além de que mesmo sendo parte de uma trilogia ele até que funciona bem sozinho.

Nathy 14/04/2021

Estou completamente apaixonada por essa história e pela escrita fantástica da autora! Ela trouxe a magia do livros a cada frase escrita e, como leitora, me senti tão próxima desse livro como nunca me senti antes!
Além de personagens incríveis e um enredo maravilhoso, ela ainda traz citações de outros vários livros nos começos de seus capítulos, fazendo relações e nos aproximando mais ainda da magia da leitura! Não entendo como esse livro não é aclamado por cada pessoa que já leu! Essa palavra precisa ser espalhada!!!!!!
A nossa personagem principal, Meggie com somente 12 anos, vai levando a história de maneira fluída e encantadora. Ela descobre que seu pai tem o dom de ler livros em voz alta e fazer com que personagens e coisas do livro apareçam na vida real, com essa descoberta vem também um perigo iminente: Capricórnio, um vilão que seu pai tirou de um livro sem querer anos atrás, está atrás dele para usar de suas habilidades a seu benefício.
Com uma narrativa mágica, passamos por inúmeros perigos e situações com Meggie e outros personagens que ganham nossos corações.
Não consegui largar desse livro até chegar no final! Eu já tinha assistido o filme anos atrás e tinha alguma ideia do que aconteceria, porém o filme se baseou somente em informações rasas e no livro, tudo é bem mais complexo e incrível! Fiquei surpresa ao descobrir que a autora deixa pouquíssimas pontas soltas no final, quase como se fosse um livro único. Por isso estou curiosa sobre os próximos dois livros, pois não parece que sobrou muita coisa para acontecer.
É um ótimo livro de fantasia para quem está cansado da mesmice de sempre! Esse livro vai te levar pelo mundo que a gente já conhece dos livros que lemos, mas abrindo uma porta mágica que nunca mais você vai querer fechar!
Bpo 04/05/2021minha estante
Esse livro é INCRÍVEL ?

raposoreads 18/04/2021

A trilogia Mundo de Tinta, a minha favorita inclusive, é uma das mais belas declarações de amor à literatura feitas por um autor contemporâneo. As citações de obras que vão do clássico ao pop, escolhidas com esmero pela autora para abrir cada capítulo dos livros, mostram que Cornelia Funke cresceu cercada do poder arrebatador da palavra escrita. Talvez por isso, muitos de nós, leitores, tenhamos um pouco da bibliófila Elinor Loredan, a tia-avó de Meggie, ansiosa para que os livros abram o portal e a deixem entrar no universo de encanto.

Mariana.Torres 21/05/2021

Leia-o! Vale muito a pena!
Uau! Que livro!! Achei por acaso na internet e não me arrependo por ter comprado... Vale cada palavra, cada página e é super bem escrito < 3 vale demais a leitura.
Já quero ler Sangue de Tinta pra ontem!
Uma fantasia que te deixa flutuante entre as palavras...

Nati 13/09/2022

O MELHOR!!! MEU FAVORITO!!!
É impressionante como este livro ainda é tão relevante para a minha vida de leitora. A primeira vez que li este livro eu tinha 11 anos, peguei emprestado da biblioteca da minha escola, eu me apaixonei pela história e tive que renovar o empréstimo por mais 3 vezes hahha, lembro de o quanto o meu amor por livros cresceu após ler este livro. E hoje quando conclui está releitura, terminei com os mesmos sentidos que dá primeira vez, gratidão pelo Mortimer ensinar para a Meggie e para mim como cuidar de um livro, amor pela Elionor que cuida e ama tanto os livros, tristeza pelo Dedo Empoeirado e sua luta para voltar pra casa, e medo de cruzar com qualquer capanga de Capricórnio.
Tive e tenho vontade de viver em um mundo como de Coração de Tinta ou pelo menos ter o mesmo poder de Mortimer.
Eu recomendo muito este livro, que só depois de adulta descobri que faz parte de uma trilogia, chamada de Mundo de Tinta.
Coração de tinta sem dúvidas continua sendo meu livro favorito ??

Cris.Aguiar 13/04/2020

Uma viagem
Leitura perfeita para uma viagem fora da realidade e encantar-se ainda mais com os livros.

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

William230 31/03/2020

10/30
Queria ter gostado muuito mais do livro.

A história é bem interessante, amei muito os personagens, principalmente Maggie, a escrita da autora de certa forma é agradável, mas tive certos problemas com os acontecimentos.

O primeiro pronto negativo para mim foi a quantidade de páginas, que são muitas para apresentar uma história "pequena". Acho q se tivesse umas 150 páginas a menos a leitura seria mais fluida.

O segundo ponto é a falta de explicação da origem a magia, esse tópico é o que eu mais fico curioso para saber, como tudo isso começou a acontecer? A explicação para os poderes de Mo é muito vaga.

Vou continuar sim a série, pois gostei da maioria dos personagens, mas quase entrei numa ressaca literária com esse livro, então não sei quando vou ter coragem de pegar o próximo.

DearSara 22/05/2021

Magnífico!
Lembro que li depois que vi o filme, fiquei super curiosa pra entender ainda mais a história
Livro perfeito, um dos meus favoritos. Quero muito ler os outros dois

?????+??

Rafa Castro 15/09/2012

Fascinante
Simplesmente uma obra prima! Um livro que prende vc do início ao fim e lhe transporta para uma história cheia de fantasia e aventura! Enquanto os personagens da ficção saem do livro, nós da vida real, entramos nele! Obra MARAVILHOSA!