Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Ohaninha 04/10/2021

Que leitura prazerosa!
Este livro é perfeito para quando precisamos nos aventurar em algo que não seja extremamente complexo. É uma leitura simples, um universo fácil de ser absorvido e entendido. Eu passei muito tempo com este livro mas a cada parágrafo a história ficava ainda mais viva na minha imaginação.

Coração de Tinta possui inúmeras citações de livros, ele honra histórias clássicas e de contos de fadas. Se você é um amante de livros físicos, assim como eu, com toda certeza a aventura deste livro irá prender você na leitura.

Já estou prontíssima para a continuação.

Wallace 30/05/2020

Muito texto para pouca história
Queria ter gostado bem mais da história. A proposta é interessante e me instigou inicialmente. Porém, a trama é fraca e desnecessariamente extensa. Tudo se resolve de forma fácil e simples nas quinze últimas páginas, sem qualquer clímax ou tensão de desfecho da trama. Além disso, o estilo de escrita da autora começou a me soar repetitivo, me tirando a todo o momento da leitura.
Elisa.Lorena 04/08/2020minha estante
Duas estrelas é ser generoso.
A ideia do livro é boa, mas a escrita é ruim ao ponto de dar vontade de revisar o livro.

Wallace 21/08/2020minha estante
Hahaha

Kahh 25/08/2020minha estante
Nossa faz tempo que li e me senti triste por não ter gostado, é tão bom saber que tem mais gente que compartilha a mesma opinião. Mas talvez eu releia pra dar continuidade as edições são muito bonitas kkk

Thalles.Haydan 21/05/2020

Coração de tinta
Vamos lá, a história é realmente muito boa!! Vc gosta dos personagens, vc se encontra em diversos momentos, tem uma parte específica que eu adorei e deixei marcada... Mas não posso deixar de lado o fato de que a história se arrasta demais, a autora filosofa e divaga demais... As vezes eu me sentia cansado com a leitura... Por isso acabei tirando uma estrela do livro, mas a história é realmente boa e vale a pena a leitura.

Sofia.Pavan 24/06/2020

Um dos melhores livros que eu já li!
Ao acompanhar as aventuras de Mo, Meggie, Dedo Empoeirado e mais tantos outros personagens carismáticos, somos empurrados pra dentro de um mundo fantástico, mas ao mesmo tempo muito real, porque a fonte de magia dele está na leitura. Esse livro trás exatamente o que nós, leitores, sentimos: o poder arrebatador que as palavras têm em nossas vidas.
Essa obra de Funke é uma fonte de inspiração inigualável, um jeito de contar a história de encher os olhos, de inflar o coração, de querer se perder dentro daquelas folhas de papel.
A história é fantástica, sensível e muito genial! Afinal, quem nunca quis trazer seus personagens preferidos pra vida real? - mas a gente se esquece que os vilões podem vir junto e fazer um estrago enorme.
Além dessa obra falar sobre a paixão pela literatura, também fala sobre saudade, família e culpa. Traz tudo isso numa narrativa fluida e extremamente envolvente, que faz a gente não querer desgrudar do livro nem por um segundo. São aventuras emocionantes e mistérios que fazem a gente até prender a respiração. É uma história que todo leitor deveria ler, com toda certeza.
Repleto de frases que ficam no coração da gente, essa fantasia se faz memorável.

Bruna 23/06/2020

Coração de tinta
Em uma noite Mo resolveu ler para sua filha Meggie e para sua mulher. Mas algo aconteceu. 9 anos depois Meggie estava sem a mãe e seu pai nunca lhe contou a verdade do que aconteceu com ela.
Mas em uma noite um homem apareceu na frente de sua casa e tudo mudou.
Mo tinha um dom, esse dom era trazer a vida os personagens dos livros, mas como tudo tem que ter equilíbrio. Assim como ele deu a vida aos personagens a sua mãe fui para o livro.
Mo e Meggie vao para a casa da Tia Elinor e lá Mo é sequestrado por Capricórnio. Meggie e Elinor vai atrás dele. E assim ambos embarcam nessa aventura.

L4y 05/01/2023

De outro mundo!!
Foi o primeiro livro que li na vida, ainda no ensino fundamental. Coração De Tinta tem uma marca com o próprio nome no meu coração de leitora. Obrigada, Cornelia! Você foi uma grande alavanca, não só por me instigar a continuar lendo, mas por narrar tão extraordinariamente bem o mundo ao qual somos transportados quando fazemos isso.

joy_emanuelly 08/01/2022

Perfeito!
Quando digo que esse livro é perfeito, não estou acrescentando pontos em um conto. Tudo do livro respira uma paixão inimaginável por livros. A autora relata cena com detalhes tão descritivos (e pouco maçante) que você se ver dentro da história em um piscar de olhos, e em menos de uma hora você já tem lido 20, 30, 40 páginas...
Cada detalhe, cada citação no início de cada capítulo e cada citação interna (direta ou indireta) trás a sensação de que tudo foi devidamente pensado e organizado, como se o livro tivesse sido criado não para chamar atenção mas para criar no leitor uma paixão por livros, assim como Meggie, Mo e Elinor amavam cada um como um membro da família.
Leia! Eu me arrependo drasticamente por nunca ter terminado antes...

josé luiz 11/07/2014

Uma viagem na minha própria história
É sempre bom quando uma leitura te faz viajar não apenas na história contada, mas em sua própria história. Esse foi o caso com Coração de Tinta, Cornelia Funke me levou de volta a minha época de criança, dessa vez aos olhos de Maggie.
Mortimer é um médico de livros, que vive com sua filha Maggie. Mo (apelido carinhoso dado por Maggie) tem um dom: Os personagens literários ganham vida quando lidos em voz alta por ele. E nessa de dar forma as letras, Mortimer liberou (Quando Maggie ainda era um bebê de colo) três personagens fictícios de um livro chamado 'Coração de Tinta', porém , essa magia tem um preço bem alto: se alguém sai do livro, outro alguém precisa substitui-lo. Capricórnio (O vilão), Basta (O capanga) e Dedo Empoeirado (Gwin, a Marta com chifres, é seu bicho de estimação), foram liberados do livros, e como consequência Teresa (esposa de Mortimer) e dois gatinhos da família, foram enviados para dentro da história.
A história é narrada dez anos depois disso, quando Capricórnio já se estabeleceu como vilão aqui no nosso mundo e continua a caça Língua Encantada (como os personagens trazidos por ele o chamam), e Mo já tentou diversas vezes salvar Teresa. Em uma noite, Maggie, já crescida, vê uma figura misteriosa ao lado de fora de sua casa, aquele é Dedo Empoeirado, que voltou para avisar que Capricórnio encontrou o esconderijo de Mo. A partir daí, Mo deverá deixar sua filha á par de toda a história sobre o que realmente aconteceu com sua mãe, e juntos, eles tentarão mais uma vez, tira-la da história e mandar todos aqueles seres, de volta para o mundo de Coração de Tinta.
A magia flui pelas páginas, e confesso que li em voz alta diversas vezes pra tentar fazer algum personagem sair das folhas. O livro é uma obra de arte, tanto na confecção, quanto na tradução. Cada capítulo tem um trecho de outra história, e é repleto de referências á livros e histórias. Porém, é uma leitura que exige tempo, é uma pouco parada em alguns pontos, mas os momentos de tensão são muito bem construídos, assim como os de emoção. Como disse, Cornelia me levou ao tempo de criança, onde a imaginação fluía solta em qualquer hora.
"O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria… e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados."
"Alguns livros devem ser degustados, Outros são devorados, Apenas poucos são mastigados E digeridos totalmente."

site: http://shatteredesire.blogspot.com.br/2014/07/resenha-coracao-de-tinta.html

Juju 13/09/2020

Gostei porém achei que a autora dar muitos detalhes sobre a "cena" que as vezes não é necessário porém apesar disso o livro e bem legal

Lommy 02/02/2022

Lindo
Uma bela história. Emocionante.
A escrita compensa as letras miúdas e os muitos capítulos. Simplesmente encantador esse livro com a principal temática de livros. Vale muito a pena ler

Uelinton.Caique 02/03/2023

Que livro cativante! Achei incrível o paralelo que autora fez: ao invés de levar o leitor para um novo e fantástico mundo, ela traz a fantasia para o mundo real.
A partir desse conceito é muito interessante acompanhar como os personagens se adaptam a um mundo desconhecido para eles. Deu para sentir a vida em cada personagem, cheios de camadas, que ficam muito claros através de excelentes diálogos.
Confesso que achei, em questão de descrições, o livro muito detalhado em certos momentos, mas o entendi o propósito por trás disso e os capítulos curtos deram um equilíbrio em relação a isso.
Algumas decisões dos personagens aparentaram um tanto quanto forçado, já que estava muito óbvio que nada daria certo a partir daquilo. Foi algo que estranhei, afinal praticamente todos do plot central são inteligentes.
Coração de tinta é um livro que toca em um assunto que, imagino eu, todos leitores já pensaram, mas que pode trazer consequências não tão agradáveis quanto conviver com seus personagens favoritos.

Flavoca 22/04/2023

A cura de qualquer ressaca literária
Nesta história temos o que a galera 30+ chama de clássico da sessão da tarde: vilões extremamente maus, cenas que fazem a gente prender a respiração e aventura para ninguém botar defeito.

Mo e sua filha Meggie recebem a visita de um homem de aparência bem peculiar no meio da noite. Meggie percebe o desconforto do pai e uma aura de segredo ronda o encontro dos dois.

Depois da visita, Mo decide visitar a tia de sua esposa ausente, Elinor, que é uma colecionadora de livros raros que mora num casarão. Depois disso, a história se desenrola e é impossível parar!

A Cornelia Funke sabe escrever histórias, viu! Ela é maravilhosa e Coração de Tinta é um clássico de fantasia infanto-juvenil contemporâneo!

Carol 12/01/2021minha estante
Acha q vale a pena pra qm já viu o filme??

brisa 13/01/2021minha estante
acho que vale sim!! o filme tem muitas coisas diferentes. além disso, é uma trilogia, então se você ja souber a história inicial dá pra entender os próximos livros tranquilamente

Carol 13/01/2021minha estante
Vou ler então! Obg