Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

Manuela.Toazza 15/01/2021

História envolvente
Por mais q tenha demorado horrores pra terminar ele, eu gostei. O filme vi a muitos anos e justamente por querer rever foi q fui ler o livro.
A história em si é cheia de aventuras e o personagem q mais gostei foi a Elinor e sua paixão pelos livros.

Gabi 17/01/2021

Coração de tinta,era o meu filme favorito quando eu era pequena a um tempo atrás acabei descobrindo a existência dos livros (é uma triologia) e me apaixonei pela história novamente.
Para muitos a história pode parecer infantil,mas além da fantasia há uma linda história cheia de mistérios que gira em torno de um livro "Coração de tinta".
Uma das minhas coisas preferidas na história é a confecção que os personagens tem com o mundo dos livros,os personagens são muito bem desenvolvidos e acabamos nós identificando muito com eles.
Coração de tinta é um livro que com toda certeza vale apena ler

Carol 12/01/2021minha estante
Acha q vale a pena pra qm já viu o filme??

brisa 13/01/2021minha estante
acho que vale sim!! o filme tem muitas coisas diferentes. além disso, é uma trilogia, então se você ja souber a história inicial dá pra entender os próximos livros tranquilamente

Carol 13/01/2021minha estante
Vou ler então! Obg

Thais.Araujo 21/01/2021

Amei!
Confesso que no início achei a leitura bastante arrastada, demorei um pouco para "mergulhar" no universo. Primeiramente assisti ao filme diversas vezes e super amei, porém, durante a leitura é notável que o livro é um universo, vai muitíssimo além do filme. Trata-se de um livro tão mágico, encantador, me prendeu completamente! Estou louca para ler toda a trilogia.

Samiry Santos 02/02/2021

A trilogia
Este livro só descobrir a sua existência após assistir o filme, fiquei Encantada com o filme e precisava ler o livro, após anos de procura finalizo a leitura do primeiro livro e assisto o filme e faço a comparação dos três o filme que me encantou, a riqueza e a historia bem melhor contada no livro, ao assistir novamente o filme não tem mais seu encanto e parece que a história não esta sendo contada direito então é impossível nao gostar do livro se vc gostou do filme e se ainda não assistiu a sugestão de comparação e sempre boa.
Em resumo o livro te influencia a querer ter o mesmo dom e quando voce se pega ja esta lendo em voz alta e sentindo o mesmo prazer da leitura que é descrita pelos personagens ao lerem no livro.

Ivo 04/02/2021

terminei com uma sensação tão boa, esse livro tem muito isso, ansioso pelos próximos!

Rafaela.Carvalho 01/04/2021

Aventura, fantasia e imaginação
Coração de tinta é um livro que me cativou desde o início. Meggie é uma garota corajosa que encontra nos livros o conforto e a amizade onde quer que esteja.
Entrei nessa leitura sabendo pouquíssimo sobre a história já que nunca assisti ao filme e achei ela verdadeiramente encantadora e cheia de personagens carismáticos.
A história tem tudo que é necessário para uma boa leitura de fantasia: uma grande aventura, poderes especiais, um vilão terrível, uma tia que as vezes fala demais, um engolidor de fogo com saudades de casa, um animalzinho e, além de outras coisas, muitas, muitas citações de livros.
Adorei o final, que pede para continuar lendo o próximo livro e pretendo ler, só não sei quando.
Indico esta leitura infanto-juvenil para quem gosta de fantasia e personagens carismáticos, mas cuidado se for ler em voz alta.

thay 17/12/2023

Livros e seus poderes
Gostei dessa leitura, a magia nas páginas e a aventura nas entrelinhas!

Porém, acho que li no tempo errado porque não me prendeu tanto quanto pensei que me prenderia e em algumas partes do livro a leitura ficou pesada para mim.

Não acho que vou ler a continuação, mas não por ter achado esse ruim, mas apenas não é muito o estilo que estou acostumada.

Rafaela Tulino 04/12/2023

Minha criança interior pode descansar em paz após finalmente eu ter lido esse livro que marcou minha infância.
Assisti o filme há muitos anos e só recentemente, numa das minhas idas a biblioteca municipal, descobri que era adaptação do livro ao vê-lo na estante ?
Acho que estou um pouco desacostumada com livros de fantasia então confesso que demorei mais que o esperado pra acabar o livro.
Acho que por não ter muita diferença (só cenas adicionais, a essência é a mesma) do filme, então meio que li com preguiça kkkk mas estou animada para os próximos ??

MayumiKB 29/02/2024

Não consigo descrever o quanto eu amei esse livro. Se um dia te disserem que ele é para crianças, não acredite, esse livro é pra todo mundo!!
A história é extremante bem escrita e envolvente, o desenvolvimento pessoal dos personagens foi muito bem feito e é o tipo de livro que você não quer terminar, quer ficar pra sempre ?vivendo? a história.

A_Peregrina 19/02/2024

Círculo de Fada
O sentimento que eu tinha até a metade do livro era de realização: eu estava lendo o livro do meu quarto filme de fantasia favorito e de uma história super cativante. Não tive problema algum em entender, a leitura é simples e ÀS VEZES, envolvente.

O problema veio quando eu percebi o quão lento é o desenrolar das coisas. Era agoniante ver tudo girando pelo mesmo lado e algumas mesmas impressões e as mesmas dificuldades, tendo que ser transpassadas e de novo, de novo... Encheu o saco, saturou legal.
Isso me tirou a vontade de ler a sequência (livros 2 e 3) agora e por isso vou explorar outros mundos fantasiosos.

Tinham passagens icônicas de livros consagrados e que eu já li, no contexto da cena eram até esclarecedores e algumas vezes chocantes. Mas claro, a autora também fez frases que são fofas e marcantes.
"Como Mo dissera: o ofício de escrever histórias tem algo a ver com magia"

Carla 27/06/2021

Sou professora do 5o ano do fundamental e esse livro faz parte da ?indicação de livros? da editora em que a escola adotou. Resolvi trabalhar esse livro como um clube de leitura com os alunos de sala.

A história é muito boa, mas o livro é muito grande e por isso a leitura é muito arrastada, demora para concluir as ações.

Mesmo assim, acho que ainda a leitura é válida e pretendo continuar com a leitura da série.

Mia lina 01/07/2022

é um livro muito bom, com um desenvolvimento de personagens incrível. para os amantes dos livros é um livro fantástico e que com certeza vai trazer memórias incríveis

diewespe 27/05/2022

Vou ser bem direta. A leitura é muito gostosa, bem infantojuvenil mesmo, com fadas, magia e um plot original. Porém, o desenvolvimento dos personagens, no geral, é muito raso. Até metade do livro eu sentia simpatia só pela Elinor, que era uma tremenda megera (adoro ela kkkkkkk). Os protagonistas são muito sem sal e eu ficava facilmente entediada quando era o ponto de vista da Meggie. Fala sério! 450 páginas e não consegue dar uma personalidade ao Mortimer? Acho o cúmulo.

No geral, o livro é bem interessante e uma ótima escolha pra ler durante uma viagem. #FicaADica

Eder 21/01/2017

Coração de Tinta - Cornelia Funke
Coração de Tinta apresenta uma proposta bastante interessante: personagens de livros ganham vida e passam a interagir com pessoas do mundo real. O livro tem um começo bastante atrativo, porém à medida que a história avança os eventos começam a se tornar repetitivos, quase nada acontece e torna-se maçante.

A edição que eu li tem 456 páginas, o que faz deste um livro longo demais para o pouco que tem a expor. Além da história se desenvolver lentamente, a narrativa de Funke é mais no estilo “tell” do que o preferível “show”. A maior parte da caracterização e desenvolvimento dos personagens é exclusivamente contado aos leitores ao invés de serem mostrados como parte orgânica da narrativa. Graças a isso, o leitor acaba não se importando realmente com nenhum daqueles personagens.

Outro ponto que me incomodou é o fato de que os poderes de leitura dos personagens jamais são explicados. Simplesmente acontecem e pronto. Apesar de eu achar que nem sempre a mágica precisa ser explicada para ser apreciada - como no filme Meia-Noite em Paris (2011), por exemplo - nesse livro a falta de esclarecimentos causa estranheza e tira o leitor da imersão que a leitura deveria causar.

Como se não bastasse, o final de Coração de Tinta é um DEUS EX MACHINA em letras garrafais. Fico me perguntando por que os protagonistas não fizeram aquilo logo no começo já que era tão simples. Teria me poupado um precioso tempo. Obviamente o livro não me cativou o suficiente para que eu me interesse pelos próximos volumes.
Sabrynna 27/05/2017minha estante
Tenho aqui a trilogia e já é a segunda vez que começo a série e paro antes da metade do segundo livro. Realmente é uma leitura muito arrastada e que não te motiva a continuar lendo.