O Pântano das Borboletas

O Pântano das Borboletas Federico Axat

Resenhas - O Pântano das Borboletas

Caroline Gurgel 08/12/2014

Nostálgico...
O Pântano das Borboletas tem uma combinação perfeita entre capa, título e sinopse excelentes que atrai o leitor de imediato. Comigo não foi diferente, logo quis ler sobre as peripécias de Sam, Billy e Miranda. O erro foi achar que eu sabia como se desenrolaria a história. Eu estava enganada, muito enganada. Federico Axat escreveu uma história que até parece previsível, mas não é.

O Pântano das Borboletas é narrado em primeira pessoa por Sam, um garoto de 12 anos que perdeu a mãe em um acidente de carro quando ele tinha apenas um ano, em circunstâncias ainda mal explicadas e cheia de teorias misteriosas. Sam nos conta as aventuras vividas no verão de 1985 ao lado do seu melhor amigo, Billy, e de Miranda, a nova amiga pela qual os dois garotos se apaixonam.

Miranda é a bela menina rica, delicada; Billy, o engenheiro de planos e aventuras, aquele que tem sempre uma ideia para desvendar qualquer mistério; Sam, o amigo de todas as horas, prestativo, ingênuo e bondoso, é o queridinho na granja-orfanato em que vive sob os cuidados dos Randall. Juntos, levam o leitor de volta à infância, à descoberta do primeiro amor e das amizades verdadeiras, daquelas que perduram para sempre.

É mais do que uma história sobre três garotos, é uma história sobre lealdade, cumplicidade, confidências e companheirismo. Fala de valores e princípios, de promessas, do carinho de não querer magoar o outro com alguma verdade dolorosa, de consideração, de respeito. Tem um tom melancólico e nostálgico, que nos remete àquela fase de transição entre a infância e a adolescência, sempre tão cheia de descobertas – nem sempre fáceis ou bonitas.

Muito mais do que o enredo, o que mais chama a atenção é a estética da narrativa. A história é contada com uma singeleza que encanta, sem pressa, sem pretensões ou atropelamentos. Parece que tem uma ternura nas palavras, é simples e, ao mesmo tempo, tem um certo lirismo. Dá, por vezes, a sensação de que tudo anda devagar demais, mas basta fechar o livro que a saudade lhe invade.

O autor foi de uma sensibilidade incrível ao escrever os diálogos com uma (i)maturidade bem mensurada, perfeitamente de acordo com a idade dos garotos. São garotos, falam, pensam e agem como garotos. E, justamente por isso, torna plausível as teorias conspiratórias dos mistérios que os envolvem. Ele nos deixa em dúvida se tudo aquilo é a interpretação daqueles meninos ou não, sobre o que é verdade e o que é imaginação.

Quando já me aproximava do final, a curiosidade era incontrolável. O que aconteceria? Como o autor daria verossimilhança àqueles fatos? Eis que chega o epílogo e, consigo, coerência, surpresa e um como-não-pensei-nisso?

Esse livro me ganhou pela originalidade e por me deixar às escuras, sem saber o que viria no próximo capítulo. O enredo é o de menos, a forma como tudo foi contado é o ponto alto e os protagonistas são inesquecíveis. O Pântano das Borboletas é para quem, mais do que das histórias, gosta de ler, simplesmente.

❤ ❤ ❤ ❤ ♡
★ ★ ★ ★ ★

site: www.historiasdepapel.com.br
Mariana 08/12/2014minha estante
Já marquei pra ler! Parece ótimo.
(Y)

Katia Presse 15/12/2014minha estante
Interessante.

Mara Islanne 01/02/2015minha estante
Amei sua resenha Caroline. Poderia me dizer se ele tem algo de sobrenatural? Obrigada, bjs.

Caroline Gurgel 19/02/2015minha estante
Mara, não tem nada de sobrenatural de fato. Se fala em ovnis e tal, mas nada que eles apareçam na história rs

Enzo Filipe 28/04/2015minha estante
Uma verdadeira descrição da puberdade/adolescência. O Pântano das Borboletas é um desses livros que você espera ser bom, mas logo descobre que bom é pouco; excelente é a palavra certa para descrevê-lo.
Uma história que vai evoluindo gradativamente. Começa como se fosse aqueles filmes dos anos 80/90 que passa na Sessão da Tarde, com casa na árvore, orfanato. Depois uma série de acontecimentos te deixam viciados no livro.
Um dos livros mais perfeitos que já li. Sam, Billy e Miranda viraram meus amigos e companheiros durante a leitura. Uma aventura pelo mundo das descobertas da puberdade, histórias paralelas e uma leitura viciante com um final surpreendente. Por favor, divulguem esse livro. Dê de presente, sugira...

Caroline Gurgel 27/05/2015minha estante
Enzo e Neto, concordo com vocês :))) Tenho recomendado ele sempre!

Cristiane 06/07/2019minha estante
Eu li e reli, e passei par outros amigos que ficaram na mesma duvida sobre o grande segredo de Sam, quem já leu entendeu poderia me tirar essa dúvida por favor?

Amadeu.Rebouças 08/09/2023

Um surto de plot memorável em O Pântano das borboletas ?
Autoria: Frederico Axat
Edirora: Tordesilhas
416 páginas
Conheçam os amigos inseparáveis, Sam e Billy, 12 anos de idade moram na pequena Carnival Falls, acompanhe seus passeios de bicicleta, o projeto da casa da árvore, a paixão pela mesma garota, Miranda, a menina rica e novata na cidade, juntos eles irão vivenciar as descobertas da adolescência, compartilhar segredos e desvendar o ministério do paradeiro da mãe de Sam.
O livro é dividido em quatro partes, apresentado pelo ponto de vista do Sam, alternando entre dois espaços temporais, toda ação da história é gerada em torno do acidente envolvendo a mãe do Sam e da amizade desses três amigos, c seus altos e baixos ao longo da vida, acrescenta nostalgia nessa narrativa poética q vai te mostrar a trajetória de vida desses três personagens, desde a infância nos anos oitenta, até a vida adulta.
Terminei essa leitura em êxtase, confesso q li novamente as últimas páginas pra ter certeza do q realmente estava acontecendo, a forma como o autor conduz a história te induz a permanecer naquele universo ficcional é única, numa narrativa sublime com o poder de chocar a todos no final, uma obra simplesmente memorável.
Indicado pra quem gosta de um bom livro de romance, personagens infantis cheio de espontaneidade, quer aquele plot q surta, curte uma sensação nostálgica misturado c uma narrativa lírica e ainda c um pouco de fantasia.
Alerta de gatilho: violência sexual.
Frederico Axat é argentino, porém, sua escrita é universal, O Pântano das borboletas é o seu livro de estreia aqui no Brasil, leia tb Mate o próximo, recomendado pra quem curte um bom livro de suspense.
#energialiteraria #fredericoaxat #opantanodasborboletas #livros
#literaturaargentina #literatura #escritorargentino #instabook #livrosderomance #livrosdesuspense #editoratordesilhas #mateoproximo

Elaine 29/05/2022

Comprei esse livro pela capa, que é linda! Quando comecei a ler, quase desisti. Parecia que não iria conseguir terminar, achei cansativo e chato, mas insisti e foi uma das minhas melhores leituras. Surpreendente. Fiquei encantada pela forma como o autor conseguiu mudar tudo com uma simples frase no final do livro. Perfeito!
Pumps 13/04/2023minha estante
Estou lendo e gostando bastante.Leitura nostálgica,simples e envolvente.Estou perto do fim e curiosa pelo desfecho!

Beatriz Kath 16/03/2019

O Pântano das Borboletas
Terminei este livro e, sinceramente, não tenho a menor ideia de quando ou como conseguirei superá-lo.

Ainda estou chocada com o final, mas não só com ele. Na verdade, vejo a revelação final como uma espécie de extra, pois não se trata de uma resposta que você esperava receber, e isso é a melhor parte. Não é como em um romance policial, em que você acompanha o mistério e sabe que a revelação final será sobre ele. Em O Pântano das Borboletas você acompanha alguns mistérios mas, no fim, você só recebe uma resposta para algo que você NÃO PERGUNTOU em momento nenhum, e você não fez isso justamente porque você ACHAVA que já sabia a resposta para aquela "pergunta" (que você, provavelmente, nem via como uma pergunta, já que lhe parecia óbvio).

Mas além disso, achei o livro excepcional como um todo. Não querendo dizer que ele seja perfeito ou o melhor do mundo, mas ele realmente me fez sentir envolvida e interessada durante TODO o caminho, e não apenas no fim, ou apenas no início, e isso é algo que valorizo bastante.

Sam, Billy e Miranda formam um trio extremamente cativante e encantador que, juntos, passam por algumas situações bem distintas ao longo da história, indo de passeios agradáveis pelo bosque e piqueniques até coisas mais sérias e perigosas como tentativas de invasão de domicílio, chantagens e constantes ameaças e agressões por parte de um indivíduo em estado bastante avançado de "delinquência juvenil", para dizer o mínimo.

Houveram cenas fofas, engraçadas, tensas, assustadoras e intrigantes... Esse livro me causou diversas sensações, e eu amei cada uma delas, sem exceção, mesmo as mais dolorosas de se sentir.

@jana450 28/05/2020

NÃO PROCUREM SABER MUITO ANTES DE COMEÇAR A LEITURA
Entrei totalmente nessa viagem, imaginei o lugar os personagens, tudo e não conseguir passar um dia inteiro para finalizar, depois de terminar eu li algumas resenhas e achei interessante as negativas, creio que por não terem gostado e nem terem observado o que seria o segredo revelado apenas no final do livro, que me fez fazer uma retrospectiva em meus pensamentos e pude entender enfim o porque de algo que imaginei anteriormente ser uma simples revelação não seria tão simples assim diante do fato.
Ameeei!

Claudia 02/03/2021

Diferente
Uma história que nos prende desde o início com seu jeito cativante e simples de ser contada. Muito diferente apesar de ter os mesmos elementos que nos remete a infância, os medos e descobertas. Amor, amizade, rivalidade. Enfim, leitura deliciosamente imperdível.

Neto.Sanville 28/05/2015

Surpreendente.
A história é muito boa, é difícil parar de ler depois que começar. Discordo apenas de algumas atitudes dos personagens em relação a idades deles, e principalmente do prólogo (que é muito bom, mas um bebê não registraria todos detalhes daquele acontecimento, o autor podia ter colocado outro personagem para narrá-los).
Também vi alguns comentários de que seria plágio de um conto do Stephen King, mas não li o tal conto ainda. No meu exemplar tem um erro na última frase da página 171: Miranda fala "Quando algo é importante para um de nós, deve ser para os outros três" - como se fossem 4 amigos, não 3.
Dei 5 estrelas porque a história é muito boa, eu li em três dias, gastei todo meu tempo livre nele, e valeu a pena, recomendo. No final, você olha para a capa do livro e vê que a informação estava lá o tempo todo. E também alguns acontecimentos passam a fazer mais sentido.
paryan 19/06/2015minha estante
quero ler! curti seu comentário!

day 28/06/2015minha estante
um dos melhores que li^^

michele. 19/05/2021

dos livros que eu já li esse é um dos que tem um dos melhores plots pra mim, você fica vidrada pra saber oq tá acontecendo e no final sua cabeça explode, sou doida pra achar alguém que leu pra conversar sobre... nunca acho

joao_lanzarini 27/12/2021

Que final!
Esse foi um dos plot twists mais bem trabalhados que já li!
A informação que é dada no final é algo muito simples, mas que muda toda a ótica que temos sobre a história e nos faz repensar todo o livro sob esse novo contexto.

Sidineia.Cristina 09/12/2023

Amizade.....
O livro conta sobre a amizade entre Sam e Billy, quando Miranda se muda pra essa cidade, se torna amiga deles,formando um trio de amigos, mas os meninos tem um paixão por Miranda....a trama do livro tem em volta descobrir sobre a morte da mãe de Sam.....conta a amizade deles com 11anos e depois quando eles já tem 40 anos. Não gostei muito do livro....

Mandy do @blogsobrealeitura 07/01/2022

Totalmente surpreendida
Esse livro em foi recomendado há alguns anos em um grupo do Facebook, sempre adiei a leitura, cheguei a iniciar ano passado mas não segui. Resolvi começar esse ano com essa leitura e sem procurar muito sobre. Não li sinopse nem nada, nem ao menos sabia seu gênero. Conforme fui avançando tive dúvidas sobre como ele poderia me surpreender ou me responder certas questões já que o gênero do livro parecia ser mais de um e eu só descobri do que se tratava exatamente na última página do epílogo e realmente não estava preparada. Claro que ficamos sem algumas respostas mas percebemos que não era bem sobre elas e eu fui pega tão de surpresa que não poderia dar outra nota. Cheguei ao final dele repensando tudo que li até ali.
Obs.: O livro pode despertar alguns gatilhos.

Carlinha 24/03/2021

Esse é um livro que adorei pela escrita fluida, os personagens cativantes, a história envolvente e o final..... É o tipo de livro que quando termina, o tempo fica suspenso por alguns segundos, até você assimilar as ultimas linhas. Confesso que assim que terminei tive que reler alguns trechos com outros olhos, e realmente, estava ali o tempo todo. Da nossa parte de leitor nos sobram deduções e falta sensibilidade.
Gosto de finais assim, e normalmente esses livros entram na minha lista de favoritos.

@o.livreiro_ 04/10/2020

Linda história!
É uma leitura muito gostosa, O Pântano das Borboletas. Sam começa contando a trágica morte da mãe que o deixou órfão e vai contando sua história de uma forma cativante, que me deixou ansioso pelas próximas páginas, reservando um final belo e surpreendente. Recomendo a todos.

site: @O.livreiro_

Isa 07/12/2021

Sobre amizades
Encontrei algumas dificuldades em seguir com a leitura, em vários momentos achei a narrativa lenta e pouco envolvente. O autor introduz alguns assuntos e não dá um desfecho adequando a eles, me fazendo pensar que era melhor não ter colocados eles na trama. Algumas cenas me deixaram desconfortável e por vezes achei que alguns atitudes dos personagens não condiziam com a idade deles (12 anos). Na minha opinião o que torna o livro bom é o final surpreendente, que nos faz entender mais a história. Esse livro fala sobre amizade, daquelas amizades verdadeiras que nos acompanham ao longo da vida, mas acho que ficaria melhor se determinadas passagens não existisse e realmente focasse no que era importante para o enredo.
Luluiza 07/12/2021minha estante
Senti o mesmo quando li...