A Espada do Verão

A Espada do Verão Rick Riordan

Resenhas - A Espada do Verão

Gina 02/09/2022

Acaso do destino
Esse livro chegou em mim muito por cinhecidencia eu comprei em um brechó. Preço de banana , e eu só li o primeiro livro de Percy Jackson mas Magnus chase me fez querer saber e conhecer mais desse universo

laraximenes 28/03/2022

me intrigou
no começo, tava desinteressada! meu deus, um pós morte em que o protagonista está preso, que porre. mas quando cheguei a 120 páginas, não desgrudei. gostei mais do que de heróis do olimpo!

larasiimoes 10/11/2022

mcda¹
Que livro mais saboroso; a trama é ideal, os personagens te cativam e a história também.
Mesmo sendo um livro do mesmo autor de pjo, gira em torno de um universo totalmente diferente, fazendo as tramas serem muitos distintas.
Magnus é aquele protagonista que tem uma vida difícil, mas mesmo assim tem um senso de humor incrível, é aquele protagonista que perde a vida mas não perde a piada. (hehehe)
Hearth, Sam e Blitz também não deixam nada a desejar, são muito bem desenvolvidos e descritos.

comidaazulexiste 21/08/2021

bom dia! você vai morrer
o livro é extremamente engraçado assim como o protagonista, e a premissa dele é muito interessante, mas a história não me prendeu tanto, terminei o livro dando graças a deus que tinha acabado. espero que eu goste mais dos outros.

milydaelay 01/08/2022

magnus meu mendigo fav <3
esse livro é tudo de bom, eu amei TANTO, o magnus é um personagem incrível e mto carismático não tem como não gostar dele, tio rick não errou em absolutamente nada.
nathan @lendosurtos 01/08/2022minha estante
que saudade desse livroo

Karol ou Ka 01/08/2022minha estante
Eu maratonei toda a saga. É muito boooom

Yasmin.Wan-Meyl 01/08/2022minha estante
Magnus reizinho demaaaais, melhor mendigo, faz 3 anos que li, deu até vontade de reler

laura 05/06/2021

PQ EU NAO LI ISSO ANTES??
mcda é P E R F E I T O!!
o livro é incrível, me apeguei bem rápido aos personagens, o magnus é um protagonista INCRÍVEL e totalmente perfeito!
Os plots são MUITO DOIDOS, tem coisa que eu ainda to processando, mas sério, leiam mcda, é muito bom!! vcs vão amar

Diovana Estevam 03/08/2022

Magnus Chase
"Meu nome é Magnus Chase. Tenho dezesseis anos. Esta é a história de como minha vida seguiu ladeira abaixo depois que eu morri."

Nesse livro Rick Riordan nos leva um mundo Nórdico (ou nove mundos), mesmo a mitologia nórdica não ser a minha preferida eu amei a conhecer mais sobre ela (mesmo em alguns momentos ser impossível pronunciar os nomes)... Nesta aventura Magnus tem que atrasar o Ragnarok junto com seus amigos e eu simplesmente amei a jornada deles de uma forma bem escrita e divertida que te prende do começo ao fim...

"? Gostei disso. Uma família de quatro cálices vazios!"

May 11/09/2021

A espada de verão
Eu fostei muito desse livro, não conhecia tanto sobre a mitologia nórdica quando comecei a ler, mas passei a pesquisar mais sobre e amei. O Magnus é de longe o personagem mais bem escrito do Riordanverse, ele é extremamente real, se tornou meu personagem favorito.

carol 09/02/2023

Bom, mas há muitos erros.
Achei muito estranho a Samirah (nome com 7 letras) sempre tirar seu hijab ao lado de COMPLETOS estranhos e depois usar a desculpa de ?eles são como minha família?, além disso abreviar o nome dela pra ?Sam? eh ainda mais estranho

gicherry 10/02/2021

fazia tempo que eu nn lia um livro tão incrível quanto esse
tudo sobre esse livro é perfeito, os personagens, a história, as aventuras, eu já falei que amei os personagens? e esse epílogo??? eu to chocada

Rique 06/01/2023

A espada do Verão
Já comecei o ano, com um livro MUITO BOM!!!!!!!!.
Mas, mesmo eu achando o livro muito bom, eu tive algumas pequenas ressalvas, como senti que em alguns momentos, Rick Riordan, tentava aumentar o tamanho do livro, porque sempre que os personagens resolviam, os problemas, sempre eram criados mais um cinco (problemas). E também senti Magnus, em alguns momentos muito forte, comparado aos outros personagens.
Mas sem ser isso o livro é ótimo, dá pra ler muito rápido, todo esse universo nórdico, reinventado por Rick Riordan, é muito instigante, e te deixa curioso (mesmo em alguns momentos, eu tinha que parar de ler, só para imaginar, esse universo)

Bela 24/01/2021

Normalmente quando vou começar a ler um livro de uma série me sinto dividida, as vezes o livro me deixa muito empolgada por está descobrindo algo novo ou na mesma medida me faz me sentir de fora, com a sensação de não vê a hora de ir para o próximo para poder todo mundo se conhecer logo e os maus entendidos serem resolvidos, esse livro me deu esse misto de sensação, mas no geral a sensação mesmo é de felicidade por ter um mundo novinho pra desbravar

No geral esse livro tem uma leitura bastante fluída oque é algo muito interessante de salientar, é algo bem leve não importa a idade que você tem, apesar que é claro esse livro é mais indicado pro público infanto-juvenil se você ler depois como é o meu caso pode até gostar mas pode ter uma sensação que já passou da idade pra ler aquilo, principalmente pra mim que li Percy Jackson na idade certa e lembrei muito ao longo da minha leitura, mas essa sensação de nostalgia é muito boa

No geral esse é um livro que eu super indicaria, mas como eu disse mas pro público infanto-juvenil juvenil, não vou negar que não passei por umas raivinhas e uma sensação que alguns problemas poderiam se resolver com uma boa conversa mas isso que dá emoção né? enfim irem continuar a ler porque gostei e por que não consigo abandonar uma série e é isto.

Amanda 07/06/2020

Introdução perfeita para a trilogia
A Espada de Verão é uma excelente introdução a essa trilogia - Magnus Chase e os deuses de Asgard - escrita pelo Tio Rick. O livro conta a história de Magnus Chase, que morre e parte com os amigos para uma jornada feita em forma de profecia pelas Nornas. Durante toda a missão, uma série de desafios surgem e os amigos vão vencendo cada um até o desafio final do livro. Ele me lembrou muito Percy Jackson, o que me deu um calorzinho no coração de tanta felicidade e no livro é apresentada uma conexão entre as séries - que eu não vou falar para instigar vocês a lerem. Enfim, como eu falei, o livro faz uma excelente introdução a série e o autor aborda de forma maravilhosa a cultura nórdica! Além disso, tem uma leitura que flui fácil e leve.

Lucas Goncz 24/06/2020

Apenas Rick Riordan, apenas mais do mesmo
Primeiramente, quero deixar claro que reconheço a importância de Rick Riordan na literatura infanto juvenil. Acho admirável a forma como ele cria histórias que realmente trazem as crianças para o mundo da leitura, desenvolvendo personagens carismáticos para esse tipo de público e, principalmente, incluindo representatividade. Porém, acho triste que autor se limite apenas à essa “fórmula mágica do sucesso e do dinheiro”.

Eu li os livros de Percy Jackson e Os Herois do Olimpo quando eu era mais novo, e de fato me diverti bastante com a leitura. Porém desde essa época a mesma fórmula repetitiva de Rick Riordan já me cansava. Qualquer livro começa com uma sombria profecia que relata o fim dos tempos, seguido pela perigosíssima missão dada ao protagonista e enchendo 500 páginas entre enrolação + monstro terrível sendo derrotado + mais enrolação + outro monstro terrível sendo derrotado e assim por diante, chegando em finais previsíveis e felizes. Desisti de vez do autor quando comecei a ler a saga As Provações do Apolo e mais uma vez me deparei com a mesmíssima fórmula batida e cansativa.

O motivo pelo qual eu decidi dar uma chance à Magnus Chase é um tanto diferente: comecei a jogar o jogo God of War 3 e percebi que absolutamente todo o meu conhecimento sobre mitologia grega se deve aos livros de Percy Jackson. Como o próximo jogo da franquia (God of War - 2018) retrata a mitologia nórdica e esse era um assunto do qual eu não sabia nada, busquei em Magnus Chase essa característica didática que me ensinou tanto nas sagas anteriores. E mais uma vez, sem surpresa alguma, me deparei com a mesma fórmula, porém falhando até mesmo nessa pegada didática.

A própria sinopse do livro resume bem a história e não há o que acrescentar além de sabermos que é mais do mesmo. Magnus Chase é filho de um deus nórdico que morre em batalha e surge em Valhala, uma espécie de paraíso para semideuses mortos que irão compor o exército do deus Odin para o Ragnarok, que seria a guerra no fim dos tempos. Esse mundo mágico da mitologia nórdica é apresentado de uma maneira um tanto corrida, sem focar em maiores explicações para nomes e termos que, diferente da mitologia grega, são completamente desconhecidos para grande parte do público. Como eu li pelo kindle, acabei aprendendo mais ao pesquisar o termo na wikipédia do que pelo livro em si. Parece que foi escrito partindo do pensamento de que os leitores já entendem sobre mitologia nórdica.

Magnus é claramente Percy, o protagonista que vive deslocado e descobre sua origem. A valquíria Sam é Annabeth, a “cabeça” da história que acredita no protagonista e toma as melhores decisões, enquanto o anão Blitzen é Groover, o companheiro talentoso que tem a função de alívio cômico e se mostra como um amigo fiel e divertido. Apenas o personagem Hearthstone, um elfo surdo, que me surpreendeu, tanto pela representatividade como pela abordagem inédita de magia e runas. Se o livro fosse narrado por Hearthstone provavelmente minha resenha teria mais estrelas, e isso é o que mais me incomoda: Rick Riordan tem um potencial ENORME, sabe como criar uma história e criar personagens, mas escolhe propositalmente dar seu desenvolvimento medíocre baseado no mais do mesmo e na fórmula imutável.

A impressão que eu tenho é que o autor é ciente da força e do tamanho de seu público alvo, então ele prefere se limitar a escrever apenas para as crianças pois sabe que isso jamais seria como um tiro no escuro, desperdiçando assim a chance de desenvolver uma história que poderia se tornar incrível tendo a escrita e os conflitos mais maduros, o que também acompanharia o crescimento de seus próprios leitores antigos e assim expandiria seu público para diferentes idades e gerações. É um escritor comercial, uma máquina que segue um algoritmo de escrita que vende, um escravo das editoras e dos números.

Concluindo e dizendo novamente, é mais do mesmo. Sim, mais do mesmo. Devo ter dito isso umas 50 vezes nessa resenha, mas é o que mais grita quando penso em Magnus Chase. É um livro cansativo e previsível para leitores adultos, que terão a impressão de estar relendo Percy Jackson pela décima nona vez, a não ser que estejam cientes de que não terá nenhuma novidade e de fato goste de ler livros bobinhos e leves com uma linguagem infantil de vez em quando. Por outro lado, é um livro válido para crianças que buscam uma aventura a la Sessão da Tarde e uma forma de ingressar no mundo da leitura.