A Espada do Verão

A Espada do Verão Rick Riordan

Resenhas - A Espada do Verão

Lucas Goncz 24/06/2020

Apenas Rick Riordan, apenas mais do mesmo
Primeiramente, quero deixar claro que reconheço a importância de Rick Riordan na literatura infanto juvenil. Acho admirável a forma como ele cria histórias que realmente trazem as crianças para o mundo da leitura, desenvolvendo personagens carismáticos para esse tipo de público e, principalmente, incluindo representatividade. Porém, acho triste que autor se limite apenas à essa “fórmula mágica do sucesso e do dinheiro”.

Eu li os livros de Percy Jackson e Os Herois do Olimpo quando eu era mais novo, e de fato me diverti bastante com a leitura. Porém desde essa época a mesma fórmula repetitiva de Rick Riordan já me cansava. Qualquer livro começa com uma sombria profecia que relata o fim dos tempos, seguido pela perigosíssima missão dada ao protagonista e enchendo 500 páginas entre enrolação + monstro terrível sendo derrotado + mais enrolação + outro monstro terrível sendo derrotado e assim por diante, chegando em finais previsíveis e felizes. Desisti de vez do autor quando comecei a ler a saga As Provações do Apolo e mais uma vez me deparei com a mesmíssima fórmula batida e cansativa.

O motivo pelo qual eu decidi dar uma chance à Magnus Chase é um tanto diferente: comecei a jogar o jogo God of War 3 e percebi que absolutamente todo o meu conhecimento sobre mitologia grega se deve aos livros de Percy Jackson. Como o próximo jogo da franquia (God of War - 2018) retrata a mitologia nórdica e esse era um assunto do qual eu não sabia nada, busquei em Magnus Chase essa característica didática que me ensinou tanto nas sagas anteriores. E mais uma vez, sem surpresa alguma, me deparei com a mesma fórmula, porém falhando até mesmo nessa pegada didática.

A própria sinopse do livro resume bem a história e não há o que acrescentar além de sabermos que é mais do mesmo. Magnus Chase é filho de um deus nórdico que morre em batalha e surge em Valhala, uma espécie de paraíso para semideuses mortos que irão compor o exército do deus Odin para o Ragnarok, que seria a guerra no fim dos tempos. Esse mundo mágico da mitologia nórdica é apresentado de uma maneira um tanto corrida, sem focar em maiores explicações para nomes e termos que, diferente da mitologia grega, são completamente desconhecidos para grande parte do público. Como eu li pelo kindle, acabei aprendendo mais ao pesquisar o termo na wikipédia do que pelo livro em si. Parece que foi escrito partindo do pensamento de que os leitores já entendem sobre mitologia nórdica.

Magnus é claramente Percy, o protagonista que vive deslocado e descobre sua origem. A valquíria Sam é Annabeth, a “cabeça” da história que acredita no protagonista e toma as melhores decisões, enquanto o anão Blitzen é Groover, o companheiro talentoso que tem a função de alívio cômico e se mostra como um amigo fiel e divertido. Apenas o personagem Hearthstone, um elfo surdo, que me surpreendeu, tanto pela representatividade como pela abordagem inédita de magia e runas. Se o livro fosse narrado por Hearthstone provavelmente minha resenha teria mais estrelas, e isso é o que mais me incomoda: Rick Riordan tem um potencial ENORME, sabe como criar uma história e criar personagens, mas escolhe propositalmente dar seu desenvolvimento medíocre baseado no mais do mesmo e na fórmula imutável.

A impressão que eu tenho é que o autor é ciente da força e do tamanho de seu público alvo, então ele prefere se limitar a escrever apenas para as crianças pois sabe que isso jamais seria como um tiro no escuro, desperdiçando assim a chance de desenvolver uma história que poderia se tornar incrível tendo a escrita e os conflitos mais maduros, o que também acompanharia o crescimento de seus próprios leitores antigos e assim expandiria seu público para diferentes idades e gerações. É um escritor comercial, uma máquina que segue um algoritmo de escrita que vende, um escravo das editoras e dos números.

Concluindo e dizendo novamente, é mais do mesmo. Sim, mais do mesmo. Devo ter dito isso umas 50 vezes nessa resenha, mas é o que mais grita quando penso em Magnus Chase. É um livro cansativo e previsível para leitores adultos, que terão a impressão de estar relendo Percy Jackson pela décima nona vez, a não ser que estejam cientes de que não terá nenhuma novidade e de fato goste de ler livros bobinhos e leves com uma linguagem infantil de vez em quando. Por outro lado, é um livro válido para crianças que buscam uma aventura a la Sessão da Tarde e uma forma de ingressar no mundo da leitura.

Seaweed brain 29/11/2020

Eu estou até agora tentando absorver as informações.
O livro é ótimo super divertido, leve e com aquela escrita maravilhosa do Rick Riordan. Eu confesso que eu fiquei com vontade de chorar em algumas partes e em outras eu estava morrendo de rir. Os personagens são estremamente cativantes e engraçados. Não posso esperar para ler o próximo.

Rique 06/01/2023

A espada do Verão
Já comecei o ano, com um livro MUITO BOM!!!!!!!!.
Mas, mesmo eu achando o livro muito bom, eu tive algumas pequenas ressalvas, como senti que em alguns momentos, Rick Riordan, tentava aumentar o tamanho do livro, porque sempre que os personagens resolviam, os problemas, sempre eram criados mais um cinco (problemas). E também senti Magnus, em alguns momentos muito forte, comparado aos outros personagens.
Mas sem ser isso o livro é ótimo, dá pra ler muito rápido, todo esse universo nórdico, reinventado por Rick Riordan, é muito instigante, e te deixa curioso (mesmo em alguns momentos, eu tinha que parar de ler, só para imaginar, esse universo)

Thata S. 27/08/2020

Super engraçado e fantástico.
Magnus Chase é o personagem mais engraçado que eu já encontrei por aí no mundo dos livros. Dei várias risadas durante a leitura, mas também fiquei super tensa e nervosa, principalmente nas partes perigosas dessa história. Amei as partes que a Annabeth aparece, quero muito ver o Magnus e o Percy conversando, eu iria rir demais desses dois.
Amei o jeito que o autor abordou a mitologia, do mesmo jeito simples e criativo de sempre.

alicemmansur 29/11/2020

espada do verão
depois de ler dezenas de livros de percy jackson/heróis do olimpo/provações de apolo e saber mais sobre a mitologia grega/romana, eu achei que a mitologia nórdica de magnus chase seria bem confusa para mim

mas me enganei, esse foi um ótimo livro, e não foi nada do que eu imaginei. nos filmes sobre mitologia nórdica com thor e loki, tudo é diferente, e lendo isso, sinto que aprendi mais sobre, realmente amei

sinto que os próximos livros serão muito emocionantes, estou ansiosaaa ??

Riptideisa 20/03/2021

Rápido e divertido
É um livro levez assim como os outros do mesmo autor, nunca fica parado.
Um ponto positivo é o tamengo dos capítulos, a grande maioria tem umas 5 páginas

Nattacha.Iank 14/04/2021

Delicioso igual hidromel!
Que leitura! Tio Rick realmente sabe escrever uma fantasia. Magnus é um personagem único e com senso de humor maravilhoso! Não podemos dizer que os personagens do Rickverso são parecidos, mas notei o mesmo senso de humor do Percy Jackson. Acredito que seja uma característica do autor mesmo, mas como já disse, como é engraçado enxergar os deuses na perspectiva de um adolescente morto de dezesseis anos haha!
Livro que não me surpreendeu com grandíssimas revelações, mas não deixou um gosto de ?poderia ter sido melhor.? Foi maravilhoso como foi e eu sempre recomendarei o titio Rick como leitura, seja pra adolescentes ou pra nós um público mais ?maduro?! Ótimo curador de ressaca literária e com alguns trechos dignos de nota. Excelente!

?A memória humana é assim... esquece a verdade e acredita no que for mais conveniente.? -

Alexandre.Matte 29/08/2020

Rick nunca falha
Nunca duvide da capacidade do autor em bolar uma história envolvente utilizando a mitologia que desejar. Com um misto de criatividade e licença poética, mais uma vez fui fisgado pela sua narrativa leve mas bem elaborada. No aguardo do próximo.
Destaque para o plot twist que só percebi no fim!
Maria.Fatima 29/08/2020minha estante
Parece bom! Estou tentando bolar uma história pro meu filho com espadas e dragões, mas acho bem difícil.

Alexandre.Matte 30/08/2020minha estante
Realmente, valorizo muito quem tem condição de bolar uma história, acho que esse é um dom que eu não tenho! Muito boa sorte e bastante criatividade pra você!

moonsf4ll0 24/10/2021

acho que foi um bom começo pra trilogia. gostei do magnus, muita gente não gosta muito dele porque ta acostumado com as narrações do percy, já que ele aparece como um dos protagonistas em duas séries. fiquei com um carinho muito grande com hearth, blitz e a sam, principalmente o hearth.
acredito que a unica coisa que não gostei muito foram as cenas de luta, que não são muitas, por esse ser o primeiro livro, mas poderiam ser melhores.

Juju 01/04/2021

Tio rick nunca errou
Um dos melhores livros do tio rick. Nesse livro ele começa a mudar um pouco sua escrita, começa a deixar um pouco mais madura. Magnus é um protagonista incrível! Ele é primo da Annabeth, oq me surpreendeu mto!! Quero mto ver a a Annabeth falando com ele sobre os deuses gregos akshaksvajkwhq queria ver a participação de outros personagens de pjo, mas acho q n vai ter n akakajajw enfim, livro incrivelmente perfeito!

yoko7 16/12/2020

spoiler
essa foi e acredito que será a única série do riordan que me atraiu, particularmente porque envolvia mitologia nórdica. já tinha lido um livro do neil sobre esses mitos, então achei interessante uma fantasia abordar um assunto que eu já entendia e gostava.
sobre o livro, gostei muito dos personagens e de como fomos descobrindo suas origens e seus desenvolvimentos ao longo dos livros. >eu< até achei engraçado (era o intuito) a forma como os deuses são abordados na escrita, de forma cômica, é uma leitura adolescente então eu deixo passar, só que >eu< geralmente gosto mais de ler algo relacionado a divindades de forma mais séria.
a inclusão de culturas e gêneros adversos foi bem interessante, eu gostei da diversidade.
a série em si é ótima, eu apreciei bastante e posso dizer ser uma das minhas preferidas.
uma coisa que não entendi até agora...como o magnus pode se dizer ser ateu? furada kkkkkkk

Mii 25/06/2021

Incrivel como o rick riordan me conquistou desde percy jackson não foi diferente em magnus chase
O livro é muito bom e principalmente pra quem é apaixonado por mitologia oq deixa o livro mais mágico ainda
Me conquistou desde a primeira página,um livro super leve de ler e super fácil,a mistura de aventura e humor torna a experiência melhor ainda
Vc se apaixona pela história e pelo personagens,leiam,não vão se arrepender

Joy 12/09/2021

Fórmulas conhecidas e surpresas
Fiquei relutante em ler essa trilogia com medo de ser mais do mesmo do riordan verso. Em alguns pontos, considero que foi. O herói descobrindo que é semideus e tendo que salvar o mundo, mesmo com uma profecia desanimadora.....

Em outros pontos, foi apresentado deuses completamente novos, que ainda não sei o que pensar, porém, gostei de Odin, diferente do que sinto por Zeus kkkkkk (confesso que não sou entendedora dos mitos)

Só li o primeiro livro, mas acredito que os outros vão seguir na mesma linda das outras séries do autor. O que não é ruim para quem gosta da escrita dele, mas não surpreende. Tomara que a próxima, As Provações de Apolo, que pelo que vi tem uma história um pouco diferente, surpreenda mais.