Apenas Um Dia

Apenas Um Dia Gayle Forman

Resenhas - Apenas Um Dia

giovanna.cristi 05/04/2021

"Nascemos em dia morremos em um dia tudo pode acontecer em uma dia." Sou apaixonada nessa obra.

Andréia 04/04/2021

Resenha Apenas um dia - www.starbooks.com.br
Apenas um Dia é o primeiro livro de uma duologia, é um romance jovem adulto que conta a história da Allyson, uma aluna e filha exemplar que tem como melhor amiga a sua vizinha de infância e colega de colégio Melanie, com quem compartilhou tudo desde que eram pequenas. As duas acabaram de se formar no ensino médio e como presente de formatura de seus pais ganharam uma viagem de excursão pela Europa.

Além disso, enquanto Allyson é mais reservada e tem a sua vida toda planejada, Melanie é mais despojada e espontânea. Durante a viagem e querendo mudar por um dia a forma como toma decisões e por ter decidido se permitir a novas experiências, Allyson resolve junto da amiga inventar uma desculpa e ambas abandonam o grupo de excursão para irem ver uma apresentação de teatro a céu aberto no último dia de viagem junto ao grupo, irão ver a adaptação de uma das obras de Shakespeare que haviam sido convidadas por alguns desconhecidos na rua.

Durante a apresentação, Allyson se vê atraída por um dos atores, um dos desconhecidos que a haviam convidado para ver a peça, mas acaba por encerrar a noite logo após a apresentação. No dia seguinte enquanto vão para Londres de trem, por um acaso ou acidente do destino a jovem é abordada por ninguém menos que o ator com quem trocara olhares na noite anterior.

‘‘Seria uma loucura. Eu nem conheço esse cara, e meus pais podem descobrir tudo. Sem falar que não dá para conhecer Paris direito em um dia só. Fato é que essa história tem tudo para ser um desastre, eu sei disse. Mas nada tira minha vontade de ir.’’

A partir desse encontro o rumo da vida de Allyson muda completamente. Ao saber que um dos desejos da jovem era conhecer Paris e que a cidade havia sido tirada do seu roteiro de viagem, o jovem ator holandês que se apresenta como Willem oferece um tour pela cidade luz por um dia, já que na Europa as cidades são de fácil acesso, sendo preciso poucas horas para irem da Inglaterra a França. Acaba que Lulu, como acaba sendo chamada por Willem, aceita a proposta e junto desse desconhecido ela decide embarcar naquela que virá a ser uma das maiores aventuras de sua vida enquanto a amiga fica em Londres, prometendo que se reencontrarão após as 24 horas em Paris.

Os momentos, as decisões impulsivas e as experiências que os jovens vivenciam nos fazem imersos nas páginas da obra e desejosos de estarmos, assim como os protagonistas, perambulando e nos perdendo pelas ruas da cidade luz, pelo seu charme e pelo que ela pode oferecer a quem se permitir viver plenamente, nem que seja por apenas um dia.

Entretanto, como nem tudo são flores e a proposta era de que tudo acabasse após um dia, temos que o casal acaba se separando de uma forma um tanto quanto abrupta e até mesmo inesperada, deixando tanto o leitor quanto a protagonista com várias indagações sobre o que de fato aconteceu que ensejou na separação.

Então Allyson precisa voltar a sua realidade, e lidar com as lembranças daquele dia em que viveu intensamente, sabendo que gostaria de sentir-se assim sempre. Assim inicia a nova jornada de Allyson após a sua volta de Paris e sua tentativa de assimilar tudo o que houve enquanto os seus sentimentos entram em conflito com a sua vida já planejada há anos e o seu desejo de viver intensamente.

O que dizer desse primeiro contato que tive da escrita com a Gayle Foman? Confesso que esperava encontrar um romance bonitinho e bem água com açúcar e fui completamente surpreendida! Apenas um Dia está mais para uma história de autoconhecimento e amadurecimento com personagens bem desenvolvidos do que apenas uma simples história de romance.

Sim, há um romance que acontece no espaço de tempo de um dia (por isso o título), mas o livro não se restringe só a esse dia, ele narra o que acontece com a protagonista após esse encontro transformador, como era a sua vida e como ela seguiu a partir desse marco, pois é isso que esse ‘‘apenas um dia’’ significa: um marco na vida da protagonista, há o antes e o depois dessa experiência transformadora que nos mostra que um dia pode ser pouco, mas também pode ser o suficiente para causar um impacto gigantesco em nossas vidas.

Não vou narrar o que acontece durante esse dia dos jovens em Paris e nem as experiências descritas nesse romance contemporâneo, pois não quero de forma alguma entregar informações que farão da leitura uma grata surpresa. Mas adianto que uma parte especial da obra é conhecer diversos lugares pelo ponto de vista da protagonista, especialmente Paris.

Allyson teve que se perder e sair em busca de outra pessoa para então embarcar em uma jornada de amadurecimento, para então encontrar o essencial: a si própria; é sobre isso que o livro trata, não é apenas sobre um dia em Paris passado ao lado de um cara por quem a protagonista teve uma profunda troca de olhares, é sobre amadurecimento, como a vida de uma pessoa pode mudar completamente com apenas uma pequena decisão, um pequeno acidente, e como isso pode marcar profundamente e transformar uma pessoa de forma indescritível.

‘‘Não sei, não sei nem se ele está mesmo perdido. Talvez esteja exatamente onde deseja estar, talvez a perdida seja eu, indo atrás de alguém que não quer ser encontrado.’’

Há muito tempo que não sentia empatia por uma protagonista, vi na Allyson a sede de viver e se permitir, de sair dos padrões e das expectativas que outros depositavam nela, bem como as frustrações e tristeza de situações que fugiam ao seu controle. Ela facilmente se passaria por um pessoa real (diferente de muitas protagonistas a que fui apresentada) e esse pode ter sido um dos fatos de a leitura ter me agradado tanto, a Allyson poderia ser qualquer moça, ela é cheia de defeitos e incertezas, dúvidas sobre o seu futuro, e também cheia de qualidades que lhe passam despercebidas.

Apenas um Dia é uma leitura marcante e que nos faz questionar e ter momentos de autoconhecimento assim como a protagonista. A obra tem um final que surpreende e que nos faz desejar que tivesse alguns capítulos a mais após o seu final. Além disso, a escrita da Gayle é única, ela entrega a história de uma forma leve e que faz o leitor se conectar com a história que está sendo narrada e com as mensagens e ensinamentos que são transmitidos.

Ademais, a leitura de Apenas um Dia superou as minhas expectativas e despertou tantos sentimentos durante a leitura que tornaram Apenas um Dia se não a melhor, com certeza uma das minhas melhores leituras do ano, e que me deixou com vontade de sair indicando a todos! Com toda certeza pretendo conhecer outras obras da autora e graças a Editora Arqueiro o que não faltam são opções, visto que já publicaram várias obras dela, incluindo a sequência de Apenas um Dia, intitulado Apenas um Ano que aparentemente irá acompanhar a história pela perspectiva de Willem.

Por fim, durante a leitura tive uma sensação de familiaridade, em certos momentos da leitura a ironia e reflexões me recordou das encontradas nos livros de John Green, enquanto o romance e a amizade, o não ver o outro lado de uma situação, bem como o tour e descrição de vários pontos em Paris me remeteram a Anna e o Beijo Francês, da Stephanie Perkins, entretanto são semelhanças suaves, mas elas me fazem acreditar que os fãs desses dois autores poderão apreciar a leitura de Apenas Um Dia, assim como eu.

P.S. Esteja avisada(o) que esse livro irá ter inspirar a se aventurar em busca de aventuras e a se perder em países que ainda não conhece.

Me conte nos comentários se você gosta de livros que nos levam a um novo país e a uma nova cultura, bem como se já leram algum livro da Gayle Foman?

site: http://www.starbooks.com.br

Mandy 28/03/2021

"Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia."
Alysson estava de viagem pela Europa como presente de formatura do ensino médio, os pais dela principalmente a mãe planejou a viagem com todos os detalhes. E lá estava ela, com um grupo de turistas conhecendo a história da Europa, e nada feliz. A vida de Alysson sempre foi organizada e planejada, nada acontece de diferente, mais isso está preste a mudar. Quando ele está na fila para assistir uma peça de Shakespeare, Hamlet, ela conhece um garoto que está distribuindo um panfleto convidando as pessoas na fila para assistir uma peça de Shakespeare de forma informal na rua, a peça se chamava " Noite de Reis. E pela primeira vez na vida Alysson faz uma coisa diferente, e que não estar no roteiro, ela sai da fila, e vai assistir a peça na rua. Ao chegar lá, ela encontra o garoto que se chama Willem atuando de forma magnífica. Depois da peça ela volta para sua hospedagem e sonha em encontrá-lo novamente. No dia seguinte ela está no trem, voltando para casa, quando encontra no vagão o Willem e tem uma conversa super interessante, nessa conversa ela cita que gostaria de ter visitado Paris mais não teve oportunidade. É aí que ele fez a proposta para ela. Willem convida Alysson para passar apenas um dia com ele em París. E ela por mais louco que pareça aceita. Depois disso a vida de Alysson muda completamente.

-------------------------------------------------------------------
Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia.
-------------------------------------------------------------------
Eu achei que esse livro seria super romântico, mais me enganei. A história vai bem além disso. E não foca no romance. Esse livro foca na jornada de Alysson. A forma como essa personagem cresce é muito linda. A personagem evolui a cada capítulo do livro.

Lore 26/03/2021

Meio louco
Esse livro é um bom clichê, não é o melhor. Mas é mais um com finais inconclusivos, é confuso as vezes principalmente o final, mas gostei da história.

Rafaela Scherer 22/03/2021

Amei amei amei!!
Simplesmente amei a narrativa, a forma como os locais são descritos (pra quem gosta de viagem é tudo). Em alguns momentos achei a protagonista exagerada, mas enfim né kkkkk gostei muito da história, da ambientação, dos diálogos, tudoo! Me senti viajando com ela, recomendo demais!

aninha 21/03/2021

Inspirador.
Que surpresa esse livro, sério! Quero reler todas as vezes em que eu me sentir desesperançosa com a vida. Esse livro não trata somente do amor ao outro, mas do amor a si mesma. De quem somos ou de quem achamos que somos. Recomendo demais!

Danimes 21/03/2021

Uma das minhas leituras favoritas de 2021, com certeza.
Já tinha lido outros livros da Gayle Forman e as histórias são sempre bem construídas, mas esta foi excelente.
Alysson, americana, viaja à Europa como presente de formatura da high school com sua melhor amiga.
Willem, holandês e ator.
Eles se conhecem numa fila de Hamlet e Alysson resolve passar de certinha a aventureira, fazendo escolhas que nunca teria feito.
Uma dessas escolhas é ir à Paris com Williem por um dia.
Tudo é muito intenso e eles se perdem.
Alysson volta pra Boston e inicia sua vida universitária.
Durante um ano muitas reviravoltas e um autoconhecimento levarão Alysson de volta à Europa.
Intenso demais!
Super recomendo!

Priscila 15/03/2021

Apenas um dia!
Um romance para aquecer o coração e nos fazer entrar de cabeça na história de Allyson e Willen.
Toda história lida traz uma carga de aprendizado.
Nesta história o desgarrar de uma adolescente que tem uma mãe controladora e o encontro com o amor que a faz perceber que até então vivia enclausurada no mundo que foi criado para ela, nos mostra como por vezes não percebemos o vazia que temos até ter algo que nos preencha de vida verdadeiramente. Super recomendo este livro.

Ana 09/03/2021

Diga simm e aceite novas possibilidades ?
Esse é o primeiro livro da Gayle Forman que Eu li e com certeza n vai ser o último ( até pq já comprei a continuação deste livro ) dkdkdk.

Oq eu achei : esse livro e perfeito a história e um pouco louquinha mas gente eu n irei conseguir falar mal desta perfeição aaaa ele me fez refletir muito e me ensinou muita coisa aaa
Os personagens são até que bem elaborados e a história, muito fluida e realmente entra na história e sente a dor da personagem e eu ameii que a maioria das coisas vc consegue entender o lado dela ( demorei um pouco mas do que o esperado para ler pois meus testes começaram)
Lado ruim ? a história e um pouco sem graça quando eles não estão em Paris ( n que seja ruim ) mas n acontece nada de mais só aprofunda na vida dela que assim sem julgar e bem igual a minha ( sem graça kdkd ) a e outra coisa n tem plot twist tá gente vai ser a mesma coisa...

Ps: amgg se vc voltar pra willem no próximo livro eu te mato aaa casa com a wren ou com o dee ( eu acho que ele é gay mas a família dele te ama aaa )

AsereT 02/03/2021

Gostei bastante do livro principalmente pela forma como descobrimos os detalhes das personagens gradualmente. É uma leitura leve para celebrar as decisões que mudam a vida.

Lírio 23/02/2021

Romance
Aquele romance que você acha que sabe como vai terminar, mas se surpreende com o final. Fora que ainda tem a continuação "apenas um ano". Então é romance e polêmica atrás de romance e polêmica

Lirinha 18/02/2021

Surtos, etc
Ok, vou começar essa resenha porque só nesse exato momento me sinto pronta pra expressar oq eu quero passar. E nem sei quais palavras usar.
Quero dizer que o começo desse livro é sensacional, a Alysson apostou no desconhecido e talvez tenha sido a melhor escolha para ela.
Confesso que não gosto da parte que conta como ela está na faculdade, a autora quase me fez desistir desse livro por isso, não focou no que poderia ocorrer se ela fizesse escolhas melhores pra si, pois a personagem não tem autonomia, da uns surtos, briga com a mãe, etc.
A estória só voltou a ficar ?coração quentinho?quando ela decidiu voltar para Paris e finalmente dar uns suspiros de alívio, ter autonomia, pois vai sozinha, conhece pessoas novas, vai atrás do que quer...
AMEI O FINAL, ME DEU UM ENORME QUENTINHO NO CORAÇÃO, FICOU QUASE EM CHAMAS O COITADO.
Não dei 5 estrelas por causa dos ocorridos citados acima, boa leitura. S2

Debs @DeboraMaryn 18/02/2021

Fraco
O livro começa um tédio, os diálogos entre Allyson ( Lulu) e Willem são um tédio. Um terço para frente melhora um pouco, mas não é realmente um livro empolgante.

Maira 16/02/2021

Leia a sequência...
Bom, eu não pude escrever sobre ele antes de ler a sequência. Não que ele por si só não seja bom, pois é, é incrível. Mas eu precisava de respostas. O ciclo de Lulu/Alysson fecha, mas e Willem?
Não é um livro pra quem está perdido, e sim para aquele que em algum momento se perdeu e se achou. A desconstrução e reconstrução da personagem nos faz ver que pra viver só basta coragem!

Tamires 15/02/2021

Um Acaso Apaixonante
Ao mesmo tempo que a história é um clichê leve e descontraído, é também profundo e inesperado. Ler esse livro foi como levar um tapa na cara porque eu me senti na pele da Allyson. A Allyson estagnada que deixava a vida levar enquanto os outros decidiam por ela, que se escondia por trás do que os outros esperavam que ela fosse, que dava desculpas e achava pretextos para tudo, que se sentia confortável dentro de uma bolha, na sua zona de conforto. A Allyson que sempre dizia não.

Então, devido a uma sequência de acasos, ela conhece Willem e se torna Lulu por um dia. E o mais interessante disso, não foi o romance clichê bonitinho que ela teve com ele, foi a jornada de autoconhecimento pela qual ela passou depois de ser manchada por ele. A busca dela pela Lulu que ela foi naquele único dia, para mim, era a representação da liberdade, da independência, da busca pelos sonhos, por aventura, pela felicidade e pelo próprio sentido da vida. Porque ali, quando ela era Lulu, ela dizia sim. Ela permitia se perder, para então se encontrar. E quando ela fazia isso, era como se a vida sorrisse para ela, pois ela passava a conhecer pessoas incríveis e lugares incríveis. E isso, para mim, foi a mensagem mais bonita que o livro passou.

Esse livro foi uma experiência maravilhosa que me fez refletir sobre muitas coisas. E, mais do que tudo, eu sinto que assim como a Allyson, eu também preciso encontrar a minha Lulu. Acho que esse livro foi um acaso que me encontrou exatamente quando eu precisava dele!