Guerra Civil Marvel Comics
Stuart Moore

Resenhas - Guerra Civil

Marcos 03/01/2023

É melhor que o filme ou Hq ?
Olha, eu li e assisti todas as adaptações dessa história (Filme, HQ e agora o Livro) e posso dizer que: Das 3 a HQ ainda é minha favorita, mas o livro não fica para trás...uma história cativante e que deixa tenso durante toda leitura.

Obs: Vale a pena consumir todas as 3 adaptações.

SóCarlos 30/12/2022

Apesar de eu não conhecer a maioria dos heróis desse livro (tive que ficar pesquisando no google o tempo todo kkkk), eu gostei demais da história, desde o enredo em si até as cenas de luta. E ouso dizer que, comparado com o filme, esse livro é BEM MELHOR!

Jurdanlover 30/12/2022

Guerra civil
Um livro muito bom. Desde o começo fiquei do lado do Cap. E deu um drama para o lado pessoal dos personagens. com o Cap o Tony, homem-aranha e quarteto fantastico.

Gomes109 25/12/2022

Guerra Civil
" - Tantos heróis. Centenas deles, e sabe-se lá quantos vilões. - Tony já mantinha dossiês sobre a maioria deles, mas agora se via a compulsivamente atualizando as informações. - Tem muito poder aqui."

Guerra Civil é bem simples de se entender, mas muito difícil de se controlar emocionalmente. Um grupo de heróis tenta prender um grupo de supervilões. Um dos supervilões tem poderes atômicos e explode, reduzindo tudo e todos ao seu redor a uma pilha de cinzas - esse "todos" engloba uma escola e dezenas de casas e civis inocentes. O governo fica descontrolado e resolve criar uma medida drástica: os heróis e vilões devem ser registrados. O anonimato se torna uma característica criminosa, e todos que não obedecerem serão considerados criminosos. Tony Stark apoia o registro. Steve Rogers não. E começa a guerra civil.

A narrativa traz toda a tensão e o tema sombrio dos quadrinhos. É uma história tensa por se tratar de dois grupos de super-heróis se enfrentando por ideais diferentes. É um tema sombrio pelo mesmo motivo acima citado. Capitão América é o homem da liberdade, ele veste a bandeira americana no corpo, ele lutou contra nazistas e contra um regime que acreditava na ditadura e na submissão. Ele é um soldado disposto a tudo para proteger os inocentes, disposto a sacrificar tudo para garantir o direito de liberdade das pessoas - e isso inclui os heróis também. A lei de registro é uma invasão, um ultraje aos homens e mulheres que escolheram se arriscar contra um mal maior. Eles se escondem debaixo de máscaras porque suas vidas civis também correm risco, e um risco maior ainda, já que são eles que estão colocando a cara a tapa contra os vilões. Uma vez que o governo tire isso, o que resta aos heróis?

"- Existe uma diferença entre viver livremente e receber ordens de um governo opressor. Governo que, para manter seu poder, espalha o medo entre seu próprio povo."

Tony Stark acredita na ordem. Ele acredita no que é melhor para o "ali e agora". Depois do terrível incidente envolvendo os heróis novatos e o supervilão explosivo, Stark acredita que registrar os combatentes do crime significa ter maior controle sobre as pessoas que estão lá fora criando riscos para a civilização. Ele é movido completamente pelo medo de novos acidentes, cego para a obviedade de que esse registro será o causador deles. Stark não vê os perigos que a revelação das identidades secretas traz porque ele já revelou a sua. Acima de tudo, não há como negar, o Homem de Ferro é muito egoísta. SIM, ele é um herói, sim, ele é o meu favorito, sim, eu entendo os ideais dele, todos muito bem construídos. Mas ele é cego pela própria realidade, se esquecendo de que as centenas de heróis lá fora - e mesmo os vilões - são completamente diferentes dele. Ele não consegue enxergar os pontos do Capitão América porque sua sede de controle, a necessidade exaustiva de fazer as coisas funcionarem do jeito que ele acredita ser certo, o transforma em um homem frio, do tipo que toma decisões pesadas para o "bem maior".

A narrativa trabalhou bastante esse embate de titãs, especialmente as consequências que isso traz para os outros heróis. Sue Storm, do Quarteto Fantástico, tem grandiosos pontos de vista na história. Sua participação é muito mais emotiva e magoada, mas também poderosa. A virada do jogo envolvendo seu time na Guerra Civil é um ponto importante da trama, especialmente pelas consequências que isso traz.

"Sue se deu conta do que aquilo se tornara: uma batalha irreconciliável entre Homem de Ferro e Capitão América, cada um deles absolutamente convencido de que sua causa era justa. Nada podia detê-los, nem deuses, nem vilões, nem mesmo seus amigos heróis."

Homem Aranha é outro pilar importante da história. Existe a Guerra Civil antes e depois da sua troca de time também. Peter Parker é movido pela emoção na maior parte das vezes; é um dos heróis mais poderosos da Marvel, e por isso um dos mais desejados ao lado de Stark. Tony tem o apoio dele, mas conforme a trama avança e decisões perigosas são tomadas, mais ele começa a perder o lado humano de Peter.

Não vou me ater a detalhes, mas um determinado acontecimento é o choque que a história precisava para crescer e então estourar em seu final perturbador. Uma guerra civil pela liberdade.

20/12/2022

Marcelo.Mescouto 23/12/2022

Bem diferente da história contada na adaptação para os cinemas. Porém, melhor. Mas continuo sendo time capitão

ggi. 15/12/2022

é um livro que funciona até pra quem viu apenas os filmes, a narrativa é fluída e a troca de pov pra cada personagem entre capítulos é algo que ajuda muito. a quantidade de personagens que deixa um pouco a sensação de too much, mas fora isso livro incrível!

ifvhaiz 10/12/2022

Guerra Civil
Faz quase uma semana que eu li e já estava esquecendo de fazer a resenha.
Comparado ao filme da marvel é bem diferente e deixa o livro mais sem graça. Sem comparar com o filme, é um livro bom mas com algumas coisas que deixam a desejar.

Rafaela 08/12/2022

enrolei um pouco pra ler, e como não é um gênero que não curto muito demorou um pouquinho pra terminar, mas em geral a história é bom
ps: amo livro com alguma página preta!

Juanzin 05/12/2022

franziu a testa
franziu a testa franziu a testa franziu a testa franziu a testa franziu a testa franziu a testa franziu a testa franziu a testafranziu a testa franziu a testa franziu a testa franziu a testafranziu a testa franziu a testa franziu a testa franziu a testa

Kelly.Santos 05/12/2022

Guerra Civil.
Experiência Maravilhosíssima, eu amei demais ! Eu sou completamente apaixonada pelos Vingadores e com certeza pretendo comprar mais livros, ao contrário do que eu achei, a história deste livro é completamente diferente da do filme,mas ainda assim vale a pena.

bibs 02/12/2022

bom
é um bom livro, li meio arrastada pq achei as descrições das lutas meio maçantes mas gostei muito da história

Vitor 15/11/2022

GUERRA CIVIL
Gostei bastante da história, vamos ser sincero as adaptações são ótimas, mas os livros>>>
gosto bastante da escrita, dos diálogos e de como a história se desenvolve rápido. Eu meio que entendo um pouco dos dois lados, adoraria se o filme tivesse sido totalmente fiel ao livro (não sei se a adaptação seguiu esse) porém eu adoraria ver o quarteto fantástico em ação. Uma coisa que eu não gostei foi que adicionaram muitos personagens que eu acho que não precisaria tanto, mas mesmo assim cada um teve um papel meio importante pra tudo acontecer. A pergunta que não quer calar, TEAM CAP OU TEAMIROMAN?