Guerra Civil

Guerra Civil Marvel Comics
Stuart Moore

Resenhas - Guerra Civil

Belpotter 24/02/2023

Todas as opiniões que eu vi sobre esse livro foram positivas, mas pra mim esse livro não foi de encontro com o que todos disseram.
Eu AMO o filme "Guerra Civil", da Marvel, mas esse livro não me conquistou nem um pouco.
Achei um pouco confuso, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, os pontos de vista trocando de um capítulo para o outro.
O livro não me conquistou em nenhum momento, essa é a verdade.
Não queria falar que o livro é ruim, pq pelo o que eu vi, muita gente amou, mas eu não gostei, demorei pra ler e quando consegui... A história não me ganhou.
Se você quiser ler, leia! Opiniões são diferentes, você pode gostar.

Rafael723 23/02/2023

História muito cativante, te prende no enredo. A única coisa que me impede de dar 5 estrelas é que por vezes o livro é meio mal escrito.

thomas 22/02/2023

Queria mesmo que fosse bom
Com uma escrita que deixa a desejar, personagens rasos e plot twist sem sentido, stuart moore entrega 400 páginas de NADA.

relutei muito em dar uma nota baixa para esse livro, primeiro pensei em dizer ''razoável'', querendo ser gentil, mas vou ficar com o ''ruim'' mesmo e explico o porquê.

primeiro, a história começa já na tragédia, o que eu achei erradíssimo. como vou comparar a mudança na dinâmica das relações interpessoais pré e pós-guerra, se eu não tenho o comparativo? beleza, pensei que ele quisesse poupar páginas, porém se esse era o intuito, com qual objetivo ele precisava correr uma parte (crucial) da história, se todo o resto não passa de uma escrita preguiçosa que enrola até o ápice do livro, quando falta menos de 20% para acabar?

segundo, (a partir de agora tem spoiler), sabemos que o capitão tem seus motivos para defender a liberdade, certo? e sabemos que ele também era contra o fato da S.H.I.E.L.D. estar agindo de má-fé e reagindo com violência para uma resistência, até então, pacífica, CERTO? então por que diabos uma fala tão insignificante como ''você acha que queremos nos preocupar com isso (a guerra) também?'' dita por um cível, alguém que não tinha peso emocional suficiente para fazer o steve desistir de tudo que ele defendeu por quatrocentas páginas, foi o que fez ele mudar ideia? só tem uma palavra para isso: inconsistência.

uma das etapas ao se escrever um livro é rascunhar personagens com estruturas sólidas, desde seu passado até suas motivações e morais que os tornam únicos. compreendo que os personagens não foram criados pelo stuart moore, mas ele decidiu trabalhar com eles, o mínimo que ele poderia fazer era entregar personagens que não tivessem a profundidade de um pires. se não está apto para escrever um livro baseado num universo/personagem já existente, então não faça. fique apenas nas histórias em quadrinhos que não exige tanto da capacidade de escrita.

''ah, mas é um livro infanto-juvenil sobre heróis'' e? mackenzie lee, em Loki: onde mora a trapaça, conseguiu - com a mesma quantidade de páginas - trabalhar MUITO BEM os quatro personagens, sendo eles secundários ou não. nesse livro tem todo mundo e ao mesmo tempo não tem ninguém, por que os ''principais'' não se desenvolvem (com exceção do peter) e os secundários não são bem trabalhados, na verdade, fica claro que muitos estão no livro apenas para fazer volume nas batalhas, nada além disso.

eu até perdoaria a escrita medíocre - que claramente acha que o leitor é uma porta - se ao menos o plot não fosse tão preguiçoso e os personagens fossem minimamente cativantes.

não quero me alongar, é ruim, péssimo e não recomendo. li porque sinto falta desses personagens e, apesar do livro deixar um gancho para a segunda leitura, Guerras Secretas, não há curiosidade ou nostalgia suficiente que me faça passar por esse estresse de novo.
vii<3 22/02/2023minha estante
amg tu nn da nota, tu humilha

Yasmim.Cristina 09/02/2023

Surreal de bom
A marvel vêm surpreendendo a humanidade há décadas não apenas com sua tecnologia ligada aos efeitos especiais mas também com seu enredo mágico e envolvente. Mas quando o limite é apenas a imaginação, temos aí algo que pode ser tornar ainda mais envolvente. Eu descreveria essa adaptação dos quadrinhos dessa maneira. Para os que não tem experiência com o universo dos quadrinhos/livros da marvel. Eu não apenas digo como grito, desejando ser ouvida: LEIAM PORQUE É MUITO MELHOR QUE OS FILMES!!! Se você for fã do UCM, com certeza você vai se apaixonar por livros como esse. Não quero dar spoiler, mas já adianto que é só facada nas costas do colega kkkk. Se preparem pra usar colete.

Julha.Kolassa 08/02/2023

Guerra Civil ?
O livro "Gerra Civil" é muito bom, porém o início não te prende muito mas pelo meio do livro você não quer mais para de ler, principalmente no final, o livro é maravilhoso mesmo.

Pedro1534 04/02/2023

Gostei
Achei o livro muito bom, teve alguns plots q amei dms, sempre quis ler guerra civil e agr vi q é bastante diferente do filme, ja esperava msm.
No filme sou time Capitão e no livro não mudou sou time Capitão tbm. Juro nunca xinguei tanto um personagem do jeito q xinguei o Tony Q ODIO DELE NESSE LIVRO.
Mas enfim amei bastante, só achei a leitura um pouco massante, sla as vezes dava preguiça pq enrola bastante, tem mto ação no livro, tipo td hr, mas achei q enrola qnd descreve dms.

Samuel130 27/01/2023

Guerra Civil
No filme sou time Capitão América.
Mas aqui sou time Mulher Invisível.

Foi aqui que o coitado do Peter Parker se lascou mais kkkk

Jeff 23/01/2023

Uma adaptação a altura de sua obra original!
Dizer que Guerra Civil é uma das sagas mais emblemáticas do Universo Marvel no quadrinhos é chover no molhado. Todas as discussões sobre o que é certo e o que é errado ou mesmo sobre os meios para se chegar na liberdade tanto almejada (memso que utópica), são super bem discutidas e marcadas na cultura pop, principalmente. Não é a toa que rendeu uma adaptação para os cinemas que também é ótima!

Aqui, temos uma adaptação digna de palmas, fiel as HQ's e, porque não, maior que elas, expandindo diálogos, descrições e até mesmo injetando dramaticidade em cenas que, nos quadrinhos, podiam passar batido.

Muitas pessoas não gostam do final mas é bom lembrar que ainda estamos na zona de uma história de super-heróis, onde o maniqueísmo ainda é um ponto que sempre será levado em consideração, mesmo numa história onde a linha entre o certo e o errado seja tênue.

No mais, recomendo muito pra quem gosta da saga original e de quadrinhos como um todo, assim como para quem nunca leu nada de heróis!

camilla 14/01/2023

um dos meus filmes favoritos da marvel, tava ansiosa pra ler, no começo a leitura não me agradava muito, mas depois, ficou incrível, eu amei o fato de saber o que aconteceu detalhadamente, pft!

Rebeca 13/01/2023

Certo e Errado
O dilema que o livro aborda te faz questionar a respeito do que é certo e errado. E durante muitos momentos do livro você se questiona a respeito da sua decisão e de que lado você está. Embora o final tenha deixado um pouco a desejar a história te prende.

Ditorory 11/01/2023

Guerra Civil e o dilema moral
O livro traz um dilema moral muito interessante e intenso, que te faz refletir qual teria sido a sua escolha e qual partido tomar. O começo e o meio da narrativa tem um ritmo intrigante e acelerado que te fazem não querer largá-lo, mas o final deixa a desejar devido a diálogos, enredo e algumas contradições.

Victor 05/01/2023

Excelente adaptação
Muito fluído e em certos momentos chega a ser mais imersivo que os quadrinhos da saga. Merece muito ser lido e abre portas pra outras adaptações para graphic novel.