O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Manezera 07/08/2022

Dois clérigos buscam uma cabra desaparecida.
Ao subir ima montanha, só resta um lugar onde procurar, um local proibido.
Porem ao ouvir gritos de uma criança eles quebram as regras e ao chegarem se deparam com a criança enfrentando lagartos monstruosos.
Após a batalha o garoto chamado Ruff é adotado e criado por eles. Este é Ruff, que nao sabe que pertence a uma família nobre chamada Ghanor e que seu destino o aguarda.

Beatriz Mendonça 08/04/2022

Ruff Ghanor: O Garoto-Cabra
Primeiramente gostaria de deixar claro que se não fosse pelo clube literário que eu faço parte, jamais tomaria conhecimento dessa obra. E que sorte a minha.

A história é extremamente envolvente e viciante. A narrativa tem um ritmo perfeito, com um nível de detalhes na medida certa. Te cativa logo de início e prevalece aquela sensação de "quero mais".

Os personagens são profundos e muito bem desenvolvidos. Todos com uma história emocionante e plausível.

Alguns trechos, acredito que pela ambientação, me lembraram muito de O Senhor dos Anéis. E eu amei demais.

Mais um livro favoritado.

Se você gosta de heróis predestinados a grandeza, melhores amigos e reviravoltas completamente inesperadas, esse livro com certeza é para você.

Laura1024 08/10/2023

Um novo estilo de leitura, achava realmente que ia cansar no meio por não ser algo que eu costumo ler, maaaas surpreendeu-me. A escrita é incrível e super leve, a história é contagiante, não quis parar de ler em momento algum. Muito bom o livro, ja entrei no mundo de Ruff Ghanor, agora não saio mais.

Léo 22/10/2023

Por São Arnaldo!!
No pacífico mosteiro de São Arnaldo, durante a fuga de uma cabra, os clérigos encontram um humano, um menino com poderes estranhos, e decidem levá-lo para ser criado no mosteiro e tentar descobrir a origem do jovem e sua ligação com o santo dos pobres.
A Lenda de Ruff Ghanor é um livro que nasce do mundo de RPG criado pelo Jovem Nerd, e tem a missão de expandir suas fronteiras e contar a história do famoso clérigo Ruff Ghanor, tão presente na trilogia de podcasts. E o livro faz isso de forma primorosa.
É inacreditável, mesmo para alguém que já ouviu os podcasts, a sensação de surpresa com essa história, pois ela parte de pequenas informações e desenvolve todo o passado de Ghanor, nos apresentando sua origem, aliados e mestres, e como esse jovem se tornará o guerreiro clérigo e o Santo de Pés Descalços. Leonel demonstra sua maestria ao tecer essa narrativa, repleta de personagens incríveis e acontecimentos surpreendentes, que guiam um herói clássico, mas que conseguem transformar um Santo em um personagem mais complexo, que demonstra medo, tristeza e despreparo. É uma história sobre humanidade, sobre erros e acertos.
É, sem dúvida, indispensável não só para os fãs do NerdcastRPG, mas para os amantes de fantasia num geral, que irão conhecer este cenário nacional tão rico e único.

Herbertph 27/10/2014

Lenda de Ruff Ghanor - Volume I
Nos confins de uma terra inclemente, assolada por monstros e governada pelo terrível dragão Zamir, ergue-se o mosteiro de São Arnaldo. Os clérigos tentam viver em paz, sob o jugo do tirano, quando encontram um estranho garoto. Uma criança selvagem, dotada de poderes misteriosos, que luta como um adulto. Seu nome é como um rugido: Ruff Ghanor. Sinopse retirada do site nerdstore.com.br

Quem é Leonel Caldela e que tipo de poder secreto ele tem que é capaz de nos hipnotizar com grandes histórias que de tão épicas arrastam multidões? Pois bem, Leonel Caldela em uma opinião extremamente pessoal é o maior autor de Fantasia Nacional. Foi graças a ele que aprendi, ainda na infância a apreciar autores brasileiros e tudo começou com aquele que considero o melhor livro que já li: O inimigo do mundo. Mas esta definitivamente é outra história.

A lenda de Ruff Ghanor como a maioria deve saber começou anos atrás com uma série de podcasts do portal Jovem Nerd onde eles jogaram uma clássica aventura de Rpg. O mundo onde se aventuravam chamava-se Ghanor e foi ai que planos maiores começaram. Esta história é narrada pelo próprio Jovem Nerd com maiores detalhes no inicio do livro.

Falando especificamente da história contada por Leonel, se trata de um mundo que vive em extrema pobreza e sob a sombra do medo de Zamir, o tirano. Ruff entra nesta história em determinado momento sendo achado por dois clérigos que na verdade procuravam uma cabra perdida. Desde o inicio Ruff se mostra diferente e especial.

A maior parte da história se passa na pequena aldeia onde se encontra também o mosteiro de São Arnaldo. É verdade que a partir daqui poderíamos seguir uma história padrão onde um garoto encontrado é treinado mostra grande poder e derrota o mal. Mas quem escreveu este livro não é uma pessoa completamente normal e isto é um grande elogio que estou fazendo.

Leonel Caldela descreve cada cena com maestria e te leva diretamente para aquele mundo. Diferentemente porem do Inimigo do mundo, a leitura é simples e leve, o que faz com que cada pagina seja virada rapidamente e quando menos percebemos, boa parte do livro se foi.

Cada personagem dentro da história tem uma peculiaridade que lhe torna especial. Cada um possui uma história mesmo quando não diretamente contada, você se importa com aquelas pessoas que você acaba de conhecer. Você ama quem tem que amar e odeia quem tem de odiar. Os personagens são tão incríveis quanto o protagonista da história e nesse ponto eu tiro meu chapéu para o autor que conseguiu emular em um livro uma grande aventura dee RPG. Temos um grupo principal composto por um clérigo, um guerreiro e uma maga. Temos como principais inimigos um exército de Hobgoblins liderados por um morto vivo. Por fim, como grande desafio, um grande Dragão.

A sensação de ler uma história tão bem escrita com tantos elementos nostálgicos e bem colocados é indescritível. Como único ponto a criticar, e uma critica leve já que em nada atrapalhou a leitura, temos a velocidade com que algumas coisas acontecem e um único personagem que pareceu não se encaixar bem. Em determinado momento, a história passa a correr, como se não houvesse mais tempo de escrita. Tudo continua muito bem descrito mas as coisas simplesmente acontecem rápido demais. Nesse meio tempo há um personagem que me agradou muito e que senti falta de um pouco mais de desenvolvimento. Quanto a critica do personagem que pareceu não se encaixar, ao ler, pensem no personagem que é carne de abate. Pois bem, quando lia primeira vez a descrição desse personagem pensei, está ai so por um motivo. Estava.

Para finalizar, recomendo fortemente que leiam A Lenda de Ruff Ghanor, um dos melhores livros que já lis este ano. Espero um dia poder agradecer pessoalmente ao Caldela por tudo que ele já fez por mim e por tantos outros, nos brindando com histórias maravilhosas e que não deixam com que a fantasia suma de nossas vidas. Parabens Caldela e que a Lenda continue!

Título: A Lenda de Ruff Ghanor

Rodrigo Navarro 04/11/2014minha estante
Ótima resenha, cara.

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

LENDA DE RUFF GHANOR: O Garoto Cabra
Eu recebi esse livro no final do ano passado de um inscrito do canal, com sua recomendação e a de várias outras pessoas que já tinham lido. Leonel Caldela é um autor nacional que eu ainda não tinha explorado, e foi um prazer conhece-lo por essa história. Algo que é muito bacana comentar é como essa história surgiu: em uma gravação para podcast de RPG do Jovem Nerd. Ao ser questionado sobre os aspectos do mundo, Alexandre Ottoni apenas soltou algumas coisas aleatórias e, com a insistência dos fãs por saber mais, ganhou ramificações até chegar a esse livro. E o autor Leonel Caldela cumpriu a missão com louvor, desenvolvendo os detalhes já criados, mas também incorporando seus próprios rumos na história.

Acho que a primeira coisa que causa estranheza é o nome. Eu sempre me pegava pensando: será que ele é meio cabra? Mas não, longe disso. O nome se dá ao fato de ele ter sido achado enquanto procuravam as cabras, e a uma piadinha que o Prior faz quando seus acólitos chegam com o garoto ao invés dos animais.

Em um primeiro momento a história parece que vai seguir por um rumo seguro e linear. Ruff está pré destinado a ser um herói, ou pelo menos é isso que dizem pra ele desde que foi encontrado. E, se estivéssemos falando de uma história “simplória”, como algumas de autores nacionais que li ano passado, esse livro terminaria no exato momento em que Ruff fosse enfrentar seu grande desafio (ou logo depois). Porque é assim que funciona a jornada do herói, correto?

A surpresa aqui é que o menino não tem apenas uma batalha para vencer, mas várias. Ao longo das páginas ele não terá apenas um conflito que resolverá tudo, haverão outros empecilhos e em diversos momentos ele entrará em confronto. Além disso, vamos vê-lo crescer. Ele pode começar como um garotinho de 7 anos, mas certamente termina o livro muito mais velho e maduro.

“Ruff mau notou a queda do inimigo, passou por cima de seu corpo para encontrar o próximo adversário. Esquecia-se de si mesmo, tomado pelo júbilo da luta.”

Ruff é um personagem que abraça de forma muito natural o seu destino. Como ele não se recorda do passado, o que o Prior lhe disse sobre o que ele está pré destinado a fazer se tornou algo verdadeiro para ele, e também algo pelo qual ansiar e se preparar. Nesse reino, o povo é oprimido por Zamir, o último dragão vermelho. Ele manda seus servos assustadores e brutais coletarem os pagamentos e pune sem dó. Ele parece ser aqui o maior inimigo. É para combatê-lo que Ruff treina.

Seu fiel amigo é Korin, o menino que o encontrou. Os dois crescem juntos e se tornam inseparáveis. É uma amizade incondicional, que só é um pouco deixada de lado pela presença de Áxia, uma menina da vila com uma reputação questionável, graças ao comportamento de sua mãe. Aqui se forma o elo romântico do livro e, por mais que dê mais humanidade a Ruff, também é o que o faz tomar as decisões mais idiotas. Vocês sabem que não gosto quando o romance interfere na trama, e aqui isso acontece levemente, o que deu uma incomodada. Porém, mais pro fim, entendemos porque foi necessário.

A jornada de Ruff vai consistir em várias etapas, e só conheceremos algumas delas nesse primeiro livro. Ele vai crescer, amadurecer, lutar, desbravar o mundo, se apaixonar, aprender ainda mais e lutar novamente. E, claro, também fará descobertas importantes sobre suas origens e sobre qual é o seu verdadeiro papel em toda essa história.

A narrativa é super fluída e, apesar do livro aparentar ser grande, é apenas a gramatura da folha que é mais densa, dando mais volume. Eu li super rapidinho e gostei muito da forma como o autor conta a história. Os volumes infelizmente são um pouco salgados, por serem publicações da Nerd Books com poucos volumes impressos de cada vez.

A Lenda de Ruff Ghanor foi uma bela surpresa e eu agradeço de coração ter sido apresentada a esse livro. Foi uma leitura que começou sem nenhuma pretensão e que acabou se mostrando muito empolgante. Certamente quero dar continuidade na leitura, com O Herdeiro do Leão, e recomendo a todo bom fã de fantasia que está a procura de uma aposta nacional.

site: http://resenhandosonhos.com/lenda-de-ruff-ghanor-o-garoto-cabra-leonel-caldela/

Diego 02/01/2015

Indescritivelmente sensacional
Um personagem, que a princípio pode parece frágil, mas é capaz de grandes feitos. Uma história que não me cansou nem na leitura, nem nas surpresas e explosões de cabeça.
Essa é basicamente a história desse maravilhoso livro, o que posso contar sem dar spoilers.
Decidi comprar por ser fã do Jovem Nerd, ouvir os Nerdcasts e conhecer o trabalho do Leonel de longa data.
Muito obrigado por esse excelente exemplar de boa literatura, que me deixou apreensivo e ávido por mais como poucas vezes fiquei em minha vida.
Senti um pouco de Game of Thrones com a morte de um personagem querido para mim.
Quero os outros logo.
Só peço que não demorem a escrever que nem o Tolkien, nem o Martin!
Foda para caralhoooooo!

Ageneu 27/04/2021

Sou suspeito pra falar desse livro pois gosto dele antes de se tornar real, sou fã de podcasts e como não poderia deixar de ser gosto muito do nerdcast por isso fiquei muito entusiasmado com a criação dessa história.

Se você não conhece ou mesmo não gosta de podcast e não ouviu o rpg que deu a ideia do livro (cuida e deixa de ser besta) mas gosta literatura fantástica ou mesmo quer conhecer pode ler com tranquilidade pois a história vai te prender do início ao fim

Lucas Canabarro 24/10/2014

Eu terminei de ler o livro há pouco mais de um minuto atrás. Eu não to conseguindo encontrar palavras para resumir o quão espetacular é esse livro além do mais saudoso: que história foda!
É a primeira vez que eu leio algo escrito pelo Caldela, e a escrita dele é completamente excelente! E, para ir um pouco longe demais, eu me senti assistindo um filme ao ler esse livro. Um filme ótimo, bem construído, que faz você se prender na cadeira durante os momentos de ação e gargalhar nos momentos de descontração. E o último capítulo... Usando essa visão de "filme", o último capítulo nada mais foi (para mim, claro) do que uma cena pós-créditos: uma cena espetacular, que só me faz desejar chegar a sequência o quanto antes.
Não sei se os envolvidos (leia-se: Leonel, Alexandre e Deive) vão ler esta minha resenha, mas deixo aqui em registro: estou de pé, aplaudindo a maravilhosa experiência que foi ler esse livro. Irei recomendar, reler um milhão de vezes e sofrer, esperando por mais e mais.

Junior Lima 14/12/2021

Um Ótimo Livro de Fantasia
O livro tem todos os arquétipos que uma alta fantasia pode ter, e isso pode acabar caindo nos clichês para quem já leu bastante livros de fantasia. Mas para quem não é acostumado ou quer adentrar ao universo fantástico, o livro acaba sendo uma boa porta de entrada para o estilo.

Logo nas primeiras páginas do livro, o protagonista Ruff Ghanor já mostra uma parte considerável do seu poder, mostrando que o garoto é um ser particular. E o livro não acompanha somente a sua jornada de crescimento para se tornar um herói, mas também mostra que ele é o escolhido para libertar o povo da tirania e o quão cheio de pressão é carregar esse fardo.

Vou ser sincero com vocês: o vilão quase não aparece no livro. Então como podemos detestar o vilão do livro e acompanhar o desenvolvimento do herói e o antagonista, se o oponente quase não aparece? Pelo ambiente que o tirano criou no universo do livro. Através de injustiças e violências gratuitas por parte de seus lacaios, a cada capítulo odiamos mais a presença oculta do vilão e torcendo para que tudo isso acabe de uma vez.

Geralmente em livros de fantasias, principalmente que tem como pano de fundo a jornada do herói, o livro é preenchido pelo treinamento do protagonista e o desenvolvimento do background, para que no final ocorra uma grande batalha. No livro, já acontece diversas batalhas e cenas de ação de tirar o fôlego, mostrando que a prática das batalhas que vai moldar o heróis, através de sacrifícios de pessoas próximas e derrotas infligidas.

Contém alguns clichês do estilo Fantasia? Sim. Mas isso não me incomodou, porque a narrativa fluida foi bem construída para que tudo aquilo acontecesse. E mesmo com alguns clichês premeditados, a leitura é de tirar o fôlego, nos deixando curioso para o que viria a seguir. E o cliffhanger do final do livro é o ápice dessa curiosidade, já desejando ler o próximo livro!

Leandro 14/09/2020

Surpreendente!
Sempre admirei o Leonel por suas participações no nerdcast, me recordo do episódio que a ideia surgiu e seu talento como mestre de RPG.
Esse ano decidi ler este livro, sem muitas pretensões. Mas foi surpreendente, a cada capítulo eu me sentia em uma campanha de RPG com meus amigos no auge da adolescência, horas e horas jogando.
Foi uma leitura empolgante e nostálgica, em breve lerei os outros livros da série.
Muitas vezes prestigiamos muitas obras estrangeiras que são extremamente fracas e não valorizamos nossos autores, sendo que temos autores como o Leonel aqui.
Muito obrigado Leonel, por nos apresentar este mundo e esta obra.

Mirielen Arantes 18/08/2022

Maravilhoso!
Mano, esse livro me fez relembrar o porquê eu amo fantasia! Ainda mais que estava re-ouvindo os Nerdcasts de RPG junto com o livro.
Leonel Caldela e o JN fizeram um ótimo trabalho aprofundando o reino de Ghanor ?.
Não posso esperar para continuar essa saga!

Mateus 30/10/2014

Riqueza de conteúdo e um exemplo de adaptação
Escrever em um universo pré-existente não é uma tarefa fácil, ainda mais no caso do universo de Ghanor - que surgiu de forma totalmente despretensiosa. Não obstante, Leonel Caldela desenvolve uma história agradável e empolgante ao mesmo tempo que contribui para a riqueza do universo de maneira impressionante, seguindo os clichès da fantasia medieval ao mesmo tempo em que apresenta inovação criativa. Sente-se a falta, talvez, de maior profundidade em certos segmentos (parece que a história "corre" em certos pontos), mas sem dúvida é uma leitura excitante para qualquer um e um verdadeiro tesouro para os amantes da mitologia "Jovemnérdica".
Fábio 31/10/2014minha estante
Para mim a sua nota está 0.0, mas não condiz com o que escreveu, foi mesmo essa nota ?