O Garoto-Cabra

O Garoto-Cabra Leonel Caldela

Resenhas - A Lenda de Ruff Ghanor

Myke 19/12/2021

Fantasia Nacional.
O livro é um prequel da história contada no Nerdcast RPG, ele conta a Ascensão do mítico herói Ruff Ghanor, já retratado como grandioso no RPG, porém no livro ele começa como um garoto, um garoto cabra.
Uma boa leitura, Leonel Caldela manisfesta muitas influências no livro, mas conta uma história inédita.
Particularmente não fiquei ansioso para ler as continuações, pois achei que a história está toda ali, neste primeiro volume.
A literatura nacional vive em até gêneros completamente dominados pelo exterior!

Leandro 14/09/2020

Surpreendente!
Sempre admirei o Leonel por suas participações no nerdcast, me recordo do episódio que a ideia surgiu e seu talento como mestre de RPG.
Esse ano decidi ler este livro, sem muitas pretensões. Mas foi surpreendente, a cada capítulo eu me sentia em uma campanha de RPG com meus amigos no auge da adolescência, horas e horas jogando.
Foi uma leitura empolgante e nostálgica, em breve lerei os outros livros da série.
Muitas vezes prestigiamos muitas obras estrangeiras que são extremamente fracas e não valorizamos nossos autores, sendo que temos autores como o Leonel aqui.
Muito obrigado Leonel, por nos apresentar este mundo e esta obra.

naponatom 17/05/2017

Aquém do esperado
Talvez minhas expectativas estivessem um pouco altas ao comprar o livro, mas achei ele meio raso. Não tive nenhuma empatia pelo personagem principal, um garoto que excede tudo que se empenha em fazer. Os únicos momentos mais reais, aonde há uma aproximação com o leitor (eu, no caso) é ele lidando com seu caso amoroso. Tudo parece rápido e corrido, não desenvolvendo profundidade.
Por vezes há uma ajudinha do escritor para o desenvolvimento da trama, e as vezes uma "ajudona", mas não deixou vontade de ler o segundo livro.
Não me entendam mal, não odiei o livro. Li ele todo e por vezes até ri alto em algumas passagens, mas creio que poderia ser bem melhor.

Kaio.Zorzan 09/03/2022

Um livro mediocre
Leonel Caldela fez tudo que podia com uma premissa tão fraca, é esperado que um mundo feito para uma aventura de RPG não possua a mesma profundidade de outros mundos autorais como de Martin ou Tolkien.

Entretanto, o autor falha em abusar de arquétipos batidos do genero. A narração de Spencer Toth é um dos poucos pontos positivos do livro, torna o texto maçante em uma experiência prazerosa e suave, recomendaria o livro me baseando apenas nesse fato.

No geral, personagens fracos e mal desenvolvidos não dão o peso necessário que a trama pede. Um livro recomendado apenas para quem não tem nada melhor para ler ou ouvir.

Mirielen Arantes 18/08/2022

Maravilhoso!
Mano, esse livro me fez relembrar o porquê eu amo fantasia! Ainda mais que estava re-ouvindo os Nerdcasts de RPG junto com o livro.
Leonel Caldela e o JN fizeram um ótimo trabalho aprofundando o reino de Ghanor ?.
Não posso esperar para continuar essa saga!

Vinícius 04/02/2015

O livro é bom, mas deixa a desejar.
Há algum tempo sou fã do Jovem Nerd e do Nerdcast, sobretudo os episódios de RPG. Por meio deles, conheci também Leonel Caldela, e vi nele um grande potencial, um ótimo autor e a pessoa perfeita para conduzir a história que queriam contar.
No entanto, quando há muito hype, há muita chance de decepção, e, mesmo sabendo disso, comprei o livro e me inflei de esperanças ouvindo o Nerdcast e lendo resenhas na internet e no Skoob. Não deu outra e, logo no começo do livro (principalmente com o subtítulo, que achei sem criatividade), já comecei a me decepcionar.
Eu já sabia que a história seria muito clichê, os próprios autores não escondiam isso, por isso aceitei-a de muito bom grado. No entanto, o autor cometeu muitos equívocos, erros que incomodam e que demonstraram ocorrer por dois motivos: pressa e falta de um editor experiente.
A descrição de cenários, embora atualmente muito criticada na fantasia, deixa a desejar em pontos importantes. Na minha opinião, não é necessário descrever o mundo o tempo inteiro, mas o autor às vezes gasta menos de uma linha para tal e o faz de maneira displicente, como quem diz: “havia isso por lá”, não consegui imergir no reino devastado pelo dragão.
A narrativa é boa, mas por vezes se torna arrastada. O autor tenta se explicar demais, voltando a termos que já haviam sido ditos antes apenas para ter certeza de que o leitor havia entendido, como, por exemplo, a explicação do erro gramatical do nome de São Arnaldo. Além disso, muitas vezes ele relegou ao narrador o papel de explicar fatores e pontos que deveriam ser incumbidos aos personagens, como se quisesse correr com a história.
Os diálogos são muito mal elaborados, a meu ver. Falas sem sentido e muitas vezes desnecessárias, gritos a todo o momento, e utilização de um linguajar que não condiz com a natureza de cada personagem (quando Ruff diz “mentecapto” em uma situação que simplesmente não condiz com o insulto, eu quase fechei o livro). A criação e a evolução dos personagens também são muito en passant, e por vezes bobas. A preocupação é clara e unicamente Ruff Ghanor, o personagem principal, embora por vezes a narração em terceira pessoa, no mesmo capítulo e sem aviso algum, perpasse na visão dos personagens secundários, como Áxia, o prior e Korin.
Um ponto positivo são as batalhas, muito bem descritas sem criar confusões, como geralmente é vista nos livros épicos. O autor conduz bem, evitando repetições e abusando dos excessos de poder (que não é um demérito, pois, como já disse, já era previsto). Os nomes dos personagens também são muito bons, fáceis de entender e relembrar, embora eu não tenha sentido empatia por nenhum deles, muito menos Ruff Ghanor.
Como disse no título da resenha, é um bom livro, mas eu esperava mais, e talvez tenha sido por isso que me decepcionei tanto. Li o livro em um tempo relativamente rápido, o que me provou que a história é realmente boa e a narração não é tão ruim, fácil de relevar os erros e reviver a maior história de RPG feita em algum podcast. Espero que nas sequências, a edição seja melhor e mais profissional, apontando os erros de roteiro, diálogo e condução das personagens.
Por fim, estou ansioso para ver o que contará os dois próximos livros prometidos pelo Jovem Nerd, já que a tão esperada batalha contra o dragão acontece ainda neste livro e o final deixa um grande ponto de interrogação na cabeça dos leitores, principalmente aqueles que ouviram todos os três episódios especiais de RPG.
gerson.trajanobrasil 07/12/2015minha estante
Sua opinião parece muito com a minha. Tive essas mesmas impressões enquanto lia. Não consegui me interessar de verdade até agora, e já li vários capítulos. O livro é escrito em uma linguagem muito artificial, carregada de um polimento desnecessário. Não me parece a linguagem de alguém que goste de trabalhar com a palavra, acho que consegue me entender. Comprei o livro baseado nas opiniões daqui do Skoob, na maioria positivas. Posso dizer que meu gosto não condiz com o da maioria.

Ageneu 27/04/2021

Sou suspeito pra falar desse livro pois gosto dele antes de se tornar real, sou fã de podcasts e como não poderia deixar de ser gosto muito do nerdcast por isso fiquei muito entusiasmado com a criação dessa história.

Se você não conhece ou mesmo não gosta de podcast e não ouviu o rpg que deu a ideia do livro (cuida e deixa de ser besta) mas gosta literatura fantástica ou mesmo quer conhecer pode ler com tranquilidade pois a história vai te prender do início ao fim

Joao 05/01/2015

Resenha - A Lenda de Ruff Ghanor
A Lenda de Ruff Ghanor possui 320 páginas, e por muitos está sendo categorizado como um page-turner, isto é, um livro muito interessante e instigante, que faz o leitor sentir o desejo de devorá-lo rapidamente a cada nova página virada. De fato, a leitura é viciante e fácil, e o foco da história se concentra nos personagens. O mundo não é muito explorado e eu entendo o porquê, afinal para se ter aprofundamento de universo, passagens interessantes da jornada de Ruff Ghanor teriam de ser retiradas ou resumidas. Para dizer a verdade, isso não me incomodou nem um pouco, no entanto, li comentários de algumas poucas pessoas se queixando desse ponto, mas acredito que a continuação do livro contará mais detalhadamente sobre como funciona o universo. Todavia, o que falta em termos de descrição do universo sobra em descrição de personagens, e esse é o ponto forte do livro. Cada personagem ali inserido tem um papel importante no desenrolar da história e, inevitavelmente, você se identificará com pelo menos dois ou três deles. Sinceramente, julgo que todos os personagens tiveram aprofundamento e nenhum deles ficou jogado no canto das páginas. Certos personagens possuem personalidade complexa e, em determinado momento, você aprende a gostar de alguns personagens que não gostava no início da história. Alguns capítulos são muito surpreendentes, fazendo com que você tenha de parar um tempo e ficar olhando para a parede, refletindo sobre tudo que aconteceu nas últimas páginas. Confesso que alguns capítulos me deixaram emocionados, enquanto outros me chocaram. O livro não é maçante ou previsível, pelo contrário, existem algumas reviravoltas que tornam a história ainda mais imersiva sem deixar você respirar, isso para não citar as batalhas, sangue, morte, dragão, donzela, magia, romance, vilões e heróis, ou seja, tudo o que um jogador de RPG espera de uma boa história de fantasia medieval.

Recomendo muito a leitura.

Mais informações sobre esta resenha no blog linkado abaixo.

site: http://planodosulfure.blogspot.com.br/2015/01/resenha-lenda-de-ruff-ghanor_5.html

Tiago Main 04/11/2014

Quero mais historias sobre Ruff, já!
Já faz pouco mais de uma semana que li e posso dizer que A Lenda de Ruff Ghanor reatou minha vontade de ler, com a narrativa super viciante de Leonel Caldela faz com que fiquemos grudados ao livro, até que acaba e queremos mais.
A maneira e a velocidade na qual li o livro mostra o quanto o livro cumpre o seu papel, de construção de personagens, cenários, a historia em si.. Sem contar o final do livro que me faz criar ainda mais expectativas sobre o que o Leonel esta preparando para os próximos volumes, posso dizer que ele um dos melhores escritores Brasileiros nesse tipo de narrativa.

Enfim, comprem, leiam e vamos conversar. hahah

Aguardo só mais e mais historias desse universo.

@pedroh_fmendes 07/08/2021

Excelente livro!!!
O livro é incrível, tem excelentes personagens, uma trama incrível e que prende muito o leitor ou ouvinte como meu caso.
Com relação ao áudiobook, é impecável, narração fenomenal que experime as emoções que suponhamos dos personagens. Foi sem dúvida o fator importante para aumenta ainda mais a qualidade do livro.

DarkStalkers 14/08/2021

Primeiro livro da trilogia Ruff Ghanor. Nele conhecemos o início dessa história e entendemos um pouco mais do cenário do Nerdcast de RPG que deu início.

Pedro 04/09/2015

O cego viu - A Lenda de Ruff Ghanor – O garoto cabra.
Este livro é mais uma das pérolas que vem surgindo na literatura de fantasia brasileira. Após ler os livros de Eduardo Spohr e de Affonso com dois f’s de faca Solano, me deparo com esta obra de Leonel Caldela que me surpreendeu muito. Já conhecia um pouco do cenário de Tormenta onde Leonel teve participação, mas nada me prepararia para o que é esta história.

O livro conta a história de um garoto misterioso que é encontrado perto de um mosteiro dedicado a São Arnaldo. Adotado pelos clérigos do mosteiro, o garoto Ruff, é tomado como a única esperança contra um mal que assola o reino, o grande dragão Zammir. Ele então começa seu treinamento em busca de aprimorar suas habilidades afim de um dia confrontar Zammir. Ruff tem um grande peso nas costas, e um grande dom também, mas isso não o impede de passar por situações comuns. A relação com o melhor amigo e a paixonite da infância / adolescência criam uma grande identificação com o personagem.

Com uma grande riqueza de detalhes, mas ao mesmo tempo, usando uma linguagem simples, Caldela consegue impor na leitura um ritmo alucinante. Eu lia o livro fazendo viagens de metrô, e muitas vezes desejei passar da estação que desceria só para continuar lendo. A história traz dramas, ação, magia e muitas surpresas, tudo aquilo que uma grande história de fantasia necessita.

site: http://bathora.com.br/review-livros-lenda-de-ruff-ghanor-o-garoto-cabra/

Fernando Lafaiete 08/12/2017

O Garoto-Cabra: A Fantasia que diverte apesar da previsibilidade.

A Lenda de Ruff Ghanor: O Garoto-Cabra é um dos livros de fantasia que eu mais tinha interesse em ler. Comecei a leitura com muitas expectativas e no início (na primeira metade), convivi com uma leve sensação de decepção. A história de Ghanor foi concebida primariamente durante a criação de um jogo de RPG por Alexandre Ottoni e Deive Pazos. Posteriormente, ambos os criadores convidaram o escritor Leonel Caldela para transformar suas ideias em um romance "épico" e envolvente de fantasia.

A história se inicia quando três acólitos de um mosteiro juntamente com uma criança aldeã durante a procura de uma cabra, acabam encontrando um garoto em uma caverna conhecida por ser um lugar proibido. A criança em questão é vista lutando contra dois lagartos gigantes e durante sua luta, com apenas um soco, ele abre uma fenda no solo que acaba sugando tais criaturas. Este começo é bem bacana e já levanta uma das perguntas que irá permear boa parte da narrativa. Quem de fato é este garoto?

Logo em seguida ele é aceito e passa a ser treinado pelo Prior do mosteiro da região. Vilões são apresentados, lendas surgem, cenas de batalhas acontecem, injustiças aparecem e a jornada do protagonista vai sendo criada pelo autor de maneira lenta, cheia de desafios, questionamentos e amadurecimento.

É na primeira metade do livro que surge o que muitos leitores desta "série" reclamam; um romance. A personagem feminina principal é constantemente negligenciada pelo povo do vilarejo que mora. Ela sofre perseguições e sente na pele o peso do preconceito por simplesmente ser filha de uma prostituta. Logo no início de sua aparição é fácil criar uma pequena empatia por esta personagem. Entretanto, o seu desenvolvimento não me agradou. Ela vai se tornando uma pessoa vingativa e amargurada e no meio deste desenvolvimento agridoce, ela acaba se tornando o par romântico do protagonista. Este romance atrapalha o personagem central que acaba tendo momentos de tristeza e de fraqueza devido a este relacionamento conturbado. Ele não consegue enxergar o óbvio e este romance acaba se tornando uma chatice. Áxia é uma personagem desagradável, chata e cansativa.

Ghanor é um personagem que no começo oscila entre momentos de coragem, rebeldia e aceitação de humilhações. A primeira metade é apenas OK, e foi neste começo complicado que fiquei decepcionado; mas tudo muda na segunda metade. Uma jornada começa e o mundo vai sendo expandido. Explicações são entregues e tudo ganha um peso muito maior que o imaginado nas primeiras páginas. Os personagens são bem trabalhados e as cenas de ação oscilam entre o épico e o infantilizado, mas agradam na maioria das vezes.

Os personagens coadjuvantes são bem interessantes, em especial Korin, o melhor amigo de Ghanor. Os diálogos são divertidos e alguns são reflexivos. A amizade destes personagens me lembrou em alguns momentos a memorável amizade de Frodo e Sam de O Senhor dos Anéis. O livro tem bons ensinamentos e tem um final legal apesar de bem previsível. Aliás, apesar de ter se revelado um bom livro de fantasia, em nenhum momento fui surpreendido... Achei todos os plot-twists bem óbvios. A história também tem elementos os quais já estou saturado, mas ainda assim fico feliz de dizer que a leitura valeu a pena. Pra quem gosta de fantasia, provavelmente irá curtir bastante.

Não é um livro de fantasia inovador, mas em uma época onde nada se cria tudo se copia, O Garoto-Cabra acaba sendo algo que vale a pena investir.

Roger Oliveira 16/09/2021

Final inesperado
Não sei nem porque demorem tanto para ler/ouvir esse livro, o começo parecia que ia ser longo por mostrar muito da criação do personagem principal, mas me surpreendeu como o avançar do tempo ocorreu de uma forma que acabei né percebendo. Quando dei por mim, já estava torcendo e ficando apreensivo durante batalhas e me perguntando o que aconteceu quando isso terminar.
Como as amizades começaram foi tão natural que eu nem percebi quando isso acontecera, e que amizade, fazia tempo que não via algo assim nos livros que li.
E finalmente que final, nossa, não vou me prolongar aqui para que quem ler meu comentário vá o mais rápido possível ler ou ouvir, sério, só nas últimas frases que me ocorreu essa possibilidade e nossa, foi o máximo ouvir isso.
Eu acho que a experiência de ouvir o audiobook tornou tudo muito imersivo para mim e esperar os acontecimentos serem lidos me fez imaginar muito mais os cenários, personagens e batalhas.