Os Bons Segredos

Os Bons Segredos Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

Verônica 13/02/2016

Os bons segredos
Para além de uma história cujo foco é um romance, o livro aprofunda questões existenciais muito interessantes. A leitura nos prende até o fim.

Clóvis Marcelo 13/02/2016

ENREDO

Sydney se sentiu invisível durante toda a vida. Peyton, seu irmão mais velho, sempre foi o foco da atenção – e preocupação – da família. Peyton é lindo e carismático, mas possui uma tendência autodestrutiva que já lhe rendeu diversas punições e temporadas na reabilitação. Até que, quando tudo parece tranquilo, ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paralítico, e vai parar na prisão.

A convivência de Sydney com os pais fica cada vez mais difícil depois disso. Enquanto a mãe tem o filho como vítima e lança todas as reprimendas e supervisão excessiva em Sidney, o pai é indiferente ao comportamento da mulher.

Para poupar gastos a garota decide terminar seu último ano do ensino médio numa escola pública, um bom local para enxergar a realidade do mundo. É aí que encontra a família Chatham.

Certa tarde, para fugir do clima insuportável em casa, Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Nessa acolhedora família, Sydney pela primeira vez encontrará a aceitação que nunca teve.

Além da agitada Layla, que vive se apaixonando pelo cara errado e tem uma fixação por batata frita, há Mac, seu irmão mais velho e a pessoa que finalmente parece enxergar Sydney de verdade.

COMENTÁRIOS

Narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Sidney, Os Bons Segredos é uma ótima opção de leitura juvenil que também trata de assuntos sérios. A escrita de Sarah Dessen – meu primeiro contato com a autora – é muito agradável, as aproximadas 400 páginas do livro passam numa velocidade imperceptível e a história não demora a nos fisgar.

Rica em detalhes – na medida certa – Sidney nos conta os acontecimentos que antecedem a prisão do seu irmão, construindo o ambiente e plano de fundo para que entendamos melhor suas apreensões. Embora se trate de um personagem tímido e introspectivo, em nenhum momento ela se vitimiza.

A história é muito bem construída e seus detalhes são necessários para a verossimilhança que o enredo traz. Acho quase inevitável não se identificar com algum dos muitos personagens desse livro. Seja Layla com seu amor por fritas e sua memória fotográfica para rostos, ou Mac, o ex-gordinho que aprendeu a se alimentar bem, é estudioso, curte música, leitura e ainda ajuda a família nas horas, e mesmo a Sidney, quieta, filha obediente e amiga companheira.

Esta é a história de uma garota aprendendo que em algum momento temos que abandonar o ponto de vista de mero observador e assumir o papel de protagonista de nossa própria vida.

Assim é este livro. Leia não esperando muita coisa e acabe se apaixonando pela narrativa. Comentários de alguém que tende a não ter muita paciência com livros apelativos ou dramas adolescentes. Vale muito a pena!

CITAÇÃO

“A cada instante, havia infinitas chances de caminhos se cruzarem e vidas se chocarem, se unirem ou algo do tipo. Era incrível que fôssemos capazes de viver sabendo que tudo podia ocorrer por puro acaso. Mas qual era a alternativa?” Pág. 387

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2016/02/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html

Glaucia @blogmaisquelivros 12/02/2016

Os Bons Segredos gira em torno da história de Sydney e sua família, e mostra as dificuldades do dia a dia para a adolescente lidar com seus pais. Sydney cresceu à sombra do irmão mais velho - Peyton, que mesmo tendo tudo o que sempre quis ainda conseguiu se envolver com bebidas, drogas, furtos e tudo o que um adolescente no auge da rebeldia é capaz de fazer. Porém Peyton agora está preso por atropelar e deixar um jovem paraplégico, e mesmo com todos os erros do irmão e com a tragédia que mudou para sempre a vida da vítima, seus pais não medem esforços para trazer Peyton novamente para casa, negando o fato de que o filho realmente precisa de uma punição e deixando Sydney novamente em segundo plano.

Sydney então se vê sozinha dentro de sua própria casa e seus pais que deveriam ajuda-la a lidar com uma das fases mais difíceis para uma jovem que é a adolescência, focam toda a sua atenção, esforço e dinheiro para garantir a liberdade de Peyton.

Vivendo e presenciando todas as dificuldades financeiras dos pais para pagar advogados e tantas outras coisas para melhorar a situação do filho mais velho, Sydney resolver deixar a escola particular e pedir transferência para uma escola pública, ajudando como pode no orçamento da família e aproveitando também para recomeçar sua vida, afinal ser lembrada apenas como a irmã de Peyton no antigo colégio não está ajudando a menina a seguir em frente.

Eu era a irmã do delinquente da vizinhança, do cara que usava drogas e bebia. Não importava que eu não tivesse feito nada disso. A vergonha, como uma epidemia, contaminava quem estava por perto. (Pág. 77)

Sydney então começa uma nova fase mudando-se para o novo colégio, e é nessa mudança que nossa protagonista conhece Os Chathan, uma grande família que já de início lhe acolhe e compreende seus medos e seus traumas, lhe dando o apoio e o amor que tanto lhe falta em casa.

Nada estava bem havia muito tempo. E sempre que eu achava que as coisas estavam perto de se ajeitar, como tinha pensado momentos antes, algo acontecia para lembrar o universo que eu não merecia, não ainda. (Pág. 269)

Nunca havia lido nada da Sarah Dessen e por esse motivo não imagina encontrar uma história tão carregada de emoção, reflexão e aprendizado. Um dos pontos altos da leitura foi perceber e acompanhar o crescimento de Sydney que aos poucos vai vencendo as barreiras impostas por tantos medos e inseguranças que a vem acompanhando há tanto tempo. Outro ponto muito importante foi a construção da relação entre Sydney e Peyton que foi evoluindo muito devagar, mas que ao final mostrou a Sydney quem era de verdade seu irmão e dessa forma a ajudou a derrubar a imagem que ela vinha construindo para ele. Mostrando que nem tudo é o que parece ser.

Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também. (Pág. 388)

Os Bons Segredos trás uma história comovente, com uma carga de trauma, mas também a importante mensagem de como é necessário recebermos e darmos apoio a nossa família e amigos.

Sydney passou por dificuldades, mas encontrou bons amigos dispostos a ouvi-la e ajuda-la. Nesse meio tempo descobriu também como é apaixonar-se por alguém e a importância de ter amigos verdadeiros. Durante a leitura entendemos o motivo de o carrossel estar presente na capa do livro e eu particularmente achei a mensagem muito significativa, mas só lendo para descobrir.

Se você busca uma história para refletir e se emocionar, certamente esse livro é para você.

site: http://www.maisquelivros.com/2016/01/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen_22.html

Lis 08/02/2016

bom livro
confesso q o livro me surpreendeu positivamente e demonstrou bons princípios e dramas atuais das famílias. é uma boa leitura

Ionah 31/01/2016

Curta resenha
Eu sai de uma leitura péssima e vim parar nessa delícia de livro! Ele é tão cativante porque trata de assuntos sérios mas com uma pegada mais leve (se é que posso me expressar assim). Sydney é uma garota que não dá trabalho aos pais, que nunca vai mais longe, que tem medo de se expressar e que prefere a solidão. Devido a problemas familiares (no primeiro capitulo você já se situa no drama todo), ela decide mudar de colégio e é a partir daí que as coisas mudam, acho incrível o papel e a força da amizade que é demonstrada em Layla e junto com ela vem toda a família, inclusive Mac. A ambientação e os problemas referentes a Sydney são retratados de maneira simples, não deixando de serem sérios. Todos temos problemas a forma que vemos ele é que faz toda diferença. O que me conquistou mesmo foi os personagens e a rotina deles que me fizeram rir muito e suspirar algumas vezes. A escrita é cativante e leve e a história no fundo é simples. Tive muitas duvidas em referência ao título fiquei esperando esses bons segredos, mas depois que li que fui entender.

Boa leitura (:

Lisse 28/01/2016

Ninugém é invisível aos olhos...
Não é segredo para ninguém que amo Sarah Dessen, e minha felicidade não podia ser maior quando a Editora Seguinte divulgou esse lançamento. E como eu já esperava, a autora não me decepcionou.

Os Bons Segredos nos conta a história de Sidney que tem uma convivência difícil com seus pais, que apenas enxergam seu irmão mais velho, Peyton, que agora está preso por ter sido responsável pelo acidente que deixou um garoto paraplégico.

Todo o enredo gira em torno da forma como Sidney desaprova o tratamento que seus pais dispensam ao seu irmão por tratá-lo como vítima, e não o responsável pela tragédia que caiu sobre a família do garoto envolvido.

"Então corri para casa, rezando pelos sinais verdes, e embiquei na garagem às nove e trinta e cinco. Entrei em casa com as desculpas prontas, mas encontrei o andar de baixo vazio. Minha mãe estava na cama, e meu pai trancado no escritório numa ligação. Eu tinha feito a coisa certa. Eu sempre fazia. Seria bom se alguém notasse."

Então para Sidney contribui de alguma forma para as despesas de advocacia do seu irmão, e aceita mudar de uma escola particular para uma pública. E nesse ínterim ela conhece a família Chatham que terá um efeito muito forte sobre sua vida e sua forma de ver o mundo. Adorei toda a família, em como são peculiares - cada um a sua maneira. Tricia, a mãe; Rosie, a irmã; Mac, o outro irmão; e Layla, a mais nova amiga de Sidney.

Outro fator que me fez amar essa história é acharmos sempre que o gramado do vizinho é mais verde e perfeito, sendo que não é bem isso. Todo mundo tem suas dificuldades mesmo que não saia revelando isso por aí.

"O show continuava, e cada canção trazia consigo uma lembrança dos meus anos constrangedores no começo da adolescência"

Mac foi um dos personagens que me agradou muito, pois como todos os outros personagens masculinos da Sarah também tem sua particularidade e diversidade, e deu a ele uma construção de personalidade fantástica com características próprias de ver o mundo e como lidar com seus próprios prolemas de um jeito que ainda não tinha visto.

E o romance é tão levinho que deixa o leitor com aquela impressão de algo mágico e sutil, e com muitos corações soltando aos olhos. Não lembro de ter torcido tanto para um casal se beijar num livro como foi esse. Mac e Sidney são lindos.

"Pus a mão na nota para empurrá-la de novo, e Mac fez o mesmo. Nossas mãos acabaram se encontrando bem em cima do rosto de Abraham Lincoln. Nenhum de nós se mexeu. Pude sentir o calor de seus dedos, que mal tocavam os meus. Ficamos assim por um segundo. Dois. E então, do nada, um celular virou"

Sarah Dessen sempre traz assuntos muito interessantes e outros até chegam a ser tabu/poucos discutidos na literatura em seus livros. Amei os que aqui foram tratados: pais permissivos, amigos da família que se aproveitam dos filhos, prisão e luta contra sua consciência e o que acha ser certo. E quando via todo o sarcasmo e diversão em que eles estavam metido, eu apenas me divertida. Pois é isso do que os livros da Dessen são: cheios de assuntos sérios, mas também divertidos e engraçados.

Indico sim, muito recomendado. E sempre desejo que todos se encantem com Sarah Dessen tanto quanto eu.

Larissa Benevides 24/01/2016

Os bons segredos - Sarah Dessen
“Ainda assim, eu pensava que aquilo mudaria tudo. Afinal, os crimes e as prisões de Peyton haviam transformado a visão que as pessoas tinham da minha família inteira. Os vizinhos ou nos encaravam ou faziam questão de não nos olhar; as conversas na piscina ou ao pé do mural de avisos da comunidade paravam quando chegávamos perto o suficiente para escutar. Era como se tivéssemos entrado numa casa dos espelhos e descoberto que deveríamos permanecer lá. Eu era a irmã do delinquente da vizinhança, do cara que usava drogas e bebia. Não importava que eu não tivesse feito nada disso. A vergonha, como uma epidemia, contaminava quem está por perto.”
Os bons segredos é um livro narrado em primeira pessoa, pela jovem Sydney, uma menina de 16 anos cujo irmão depois de muitos problemas causados, acaba sendo preso por atropelar um jovem que tinha quase a idade da protagonista.
Vivendo em uma família de classe média alta, o acontecimento marcou todos os integrantes, prejudicando o convívio com os vizinhos do bairro, com os integrantes do clube do qual eles faziam parte e até mesmo no colégio de Sydney.

Buscando uma mudança, Sydney decide estudar em uma escola mais simples em outro bairro, assim ela teria o histórico limpo por um período de tempo. Além disso, sabia que todos os gastos com advogado que os pais estavam tendo, somados com o valor da escola na qual ela cursava, dificultariam a sua entrada em uma universidade no futuro. Assim ela decide ir para a Jackson.

“Na primeira vez que ouvi essa, fiquei pensativa. Lá pela quarta ou quinta, entendi o que ela realmente queria dizer. Eu olhava para David Ibarra e só enxergava vergonha e arrependimento; minha mãe só enxergava Peyton. Daquele momento em diante, tive certeza de que não importava o que víssemos , nossas perspectivas jamais seriam as mesmas.”
O livro vai mostrar como certos problemas familiares distanciam as pessoas por conta de opiniões divergentes de como lidar com certas situações. Nesse caso o pai toma partido somente das questões financeiras e judiciais do problema, a mãe tenta proteger a todo custo o filho e Sydney é a única que olha para Peyton com olhos críticos, mesmo amando, é capaz de enxergar os erros e sente culpa por ninguém se sentir culpado.

É muito interessante, pois no desenrolar da história a autora traz vários diálogos entre mãe e filha ou pai e mãe para que possamos entender o sentimento da protagonista. O que aparece no enredo dessa história fictícia acontece de verdade com famílias de diversos lugares. Fica claro que cada pessoa toma uma atitude diante de um problema que envolve alguém que a gente ama, e que cada atitude gera uma consequência não somente para os envolvidos diretamente, mas também naqueles que estão próximos.
“Eu a encarei em silêncio, desejando que ela falasse alguma coisa. Desejando que, de algum modo, em meio a toda sua dor e distração, ela pudesse finalmente me enxergar, já que não poderia ouvir as palavras que eu era incapaz de dizer em voz alta.”
Um dos maiores conflitos do livro é o da Sydney com sua mãe. Por conta da sua superproteção com o filho mais velho, acaba afastando a filha. A menina não consegue aceitar que a mãe não enxergue os erros do irmão, toda vez que a mãe tenta encontrar responsáveis para um problema cujo único culpado é Peyton, ela afasta mais ainda sua filha.
Este é outro fato muito interessante no livro, ver que a mãe toma certos cuidados com a filha por conta do que aconteceu com o filho. Porém, em certos momentos, Sydney tem a liberdade diminuída por conta de atitudes que seu irmão tomou no passado. Por mais que seu histórico de comportamento seja limpo, na hora da decisão é o histórico de comportamento dele que acaba interferindo na escolha da mãe.

Mas o livro vai falar de amizade também. Aquela amizade que você faz e acaba encontrando mais integrantes da sua família.

“Achei graça, e ela viu o meu sorriso e retribuiu. Se antes era só uma intuição, naquele momento tive certeza. Estava muito, mas muito feliz de ter ido.”
Próximo a nova escola de Sydney existe uma pizzaria onde ela resolve parar para passar o tempo para adiar ao máximo o encontro diário com a sua mãe.
O que ela não esperava era conhecer uma família tão acolhedora e receptiva, os Chatham. A filha da idade de Sydney, Layla, logo começa a conversar com a garota e elas se tornam amigas. Além dela, Mac Chatham, vem para roubar os olhares de Sydney. Desde o primeiro momento que a garota o viu já se encantou.

“[...] Era como se ela tivesse passado de estranha a melhor amiga do dia para a noite. Parecia impossível que uma completa desconhecida até seis meses antes fosse naquele momento a única pessoa que me compreendia."
O livro foi bem escrito e a leitura flui tranquilamente, assim você passa pelos capítulos rapidamente. Os bons segredos traz um enredo dramático mostrando como a família e os amigos são importantes nos momentos de crise familiar. Que as vezes não é o tempo de amizade que determina que aquele amigo é o que vai mais te ajudar no momento de necessidade e o mais interessante, um fato que eu acredito, que existem pessoas que você conhece e cria laços tão fortes quanto os familiares.
Esses amigos são como família mesmo, assim você não tem afeição só pelo seu amigo e sim por todos aqueles que ele também ama. Isso é um encontro raro e muito bonito de se ver.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/ http://www.aculpaedosleitores.com/

Carol 24/01/2016

Mt bom, menos os cavalos
Eu nunca achei que iria amar tanto esse livro,recomendo muito,um dia quero encontrar uma amizade como essa que elas tem.

Angel Sakura 16/01/2016

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Eu posso finalmente dizer que li algo da Sarah Dessen e caramba como ela é uma escritora competente. Tenho algumas amigas que idolatram a autora e por essa razão me segurei na leitura, é complicado quando alguém ama muito alguma coisa e você sente que “tem” que gostar também. Pra não ter essa pressão eu simplesmente deixei a autora pra lá, mas calhou de eu ter em mãos “Os Bons Segredos” e após uma leitura de distopia optei por ler este livro que é mais realista. Que boa escolha eu fiz amigos, o livro é muito gostosinho e a escrita da autora viciante. Me tornei uma fã, não por ser algo épico e sim por ser algo tão próximo como um bate papo de amigas entre mim e Sarah. Ahhh, doce e complicada adolescência retratada de forma bem eficaz. Se eu tivesse que dizer apenas uma única palavra sobre esse livro seria APRENDIZADO. E que as lições que os bons segredos nos ensinam possa ajudar muitas pessoas. É um livro tranquilo sobre pessoas comuns, poderia ser você ou eu, mas dessa vez é a Sydney.

“Como sempre acontecia quando via alguém numa cadeira de rodas, pensei em David Ibarra. Era um dos gatilhos que disparava em mim a lembrança do rosto dele — que eu conhecia bem por conta de todas as fotos de jornal e reportagens na internet que procurei nos dias e meses seguintes ao que aconteceu — e me fazia reviver tudo aquilo. (…) Ele nunca se afastava muito da minha consciência. (…) o fato de eu conhecer seu rosto e relembrá-lo com frequência era minha penitência pelo que Peyton fizera, a sentença que eu recebera”

O livro nos apresenta a história de Sidney, uma adolescente que mesmo sendo uma boa menina carrega todo o peso das más escolhas de seu irmão. Sua família outrora feliz vai dando um passo mais perto do precipício a cada nova situação causada por Peyton e enquanto Sidney vê que é ele quem comete os erros, sua família gosta de pensar que ele é um mártir.

A verdade é que Sydney acredita que seu irmão deve ser punido, ela acredita que a vítima é o garoto que ficou paraplégico e não conseguir se desculpar está matando nossa protagonista. Sidney vê quem é a vítima real, ela entende e sofre por isso… como se ela fosse de certa forma culpada das escolhas do irmão. Peyton comete um crime grave demais para ser resolvido e irá para a cadeia, mas apesar de a mãe deles achar que é uma injustiça, Sidney se compadece do garoto que seu irmão deixou paraplégico. É essa a garota que nos narra a história e é essa a pessoa que eu quero que vocês conheçam. Uma boa menina mesmo que seja constantemente negligenciada por seus pais ou tratada como a pessoa má enquanto seu irmão Peyton era um santo. Às vezes o mundo é injusto, mas isso não é justificativa para ser uma pessoa ruim, por isso eu adorei a Sydney.

[Continue lendo no blog...]

site: http://euinsisto.com.br/os-bons-segredos-sarah-dessen/

Lorenna 11/01/2016

Esperava muito mais...
Demorei quase 2 meses pra terminar esse livro devido a pegada YA que ele passa a ter depois que a trama nos é apresentada. A sinopse dá a entender que temas importantes serão abordados, e logo na primeira página achamos que e isso mesmo, só pra depois chegar a decepção e te dar dois tapas na cara.
Comecei muito empolgada e o que eu senti enquanto arrastava a leitura é que a autora pegou 3 temas extremamente importantes e ao invés de desenvolvê-los, os deixou no ar e foi parar nos clichês da vida tipo: conhecendo uma melhor amiga, se apaixonando por um cara, vendo a formação de uma banda.
Os temas propostos foram completamente esquecidos e o principal, que é o dito na sinopse, passava batido toda hora...
Indicaria esse livro pra quem gosta de YA. Mas, se como eu, você espera uma trama que vai te fazer pensar, com temas fortes e que precisam ser mais discutidos, não se dê o trabalho.
A personagem é bem fraca, o que é compreensível olhando pelo ângulo do que é proposto (a situação que ela vive, o que ela passou), mas talvez eu tenha me irritado mais com ela pelo rumo que a história toma, já tava "odiando" todos em certo ponto e louca pra acabar logo. O final, aliás, também não é dos melhores.
Acabei dando 3 estrelas, com um aperto no coração e uma grande decepção. Faz de conta que as 3 estrelas são pra capa, que é maravilhosa

Lane @juntodoslivros 11/01/2016

Aos Bons Amigos - As Boas Relações
Conheci Sarah Dessen através do livro Just List. Leitura incrível. O que puderem ler dessa autora, leiam.

Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma garota perdida no meio da família. Ela tem um irmão, Peyton, que sempre foi a luz da família. Divertido e aventureiro, ele chamava atenção por onde passava, porém toda essa luz foi se apagando quando Peyton iniciou o ensino médio e começou a criar problemas. Maconha, bebida, roubos e etc.

“Mas foi esse primeiro dia que ficou na minha cabeça, detalhe por detalhe. [...] Quando o policial o conduziu pelo corredor até a cozinha, meu irmão olhou para mim. Suas orelhas estavam vermelhas como brasa.” Página 15

A partir desse dia, a vida pacata da família se torna um redemoinho voltado para Peyton. Idas e vindas ao tribunal, punição, advogados e sentenças. Até que Peyton é preso por atropelar um rapaz, quando estava embriagado, e o deixa paraplégico. Antes Sydney era apenas a segunda filha, agora é praticamente invisível para os pais. Com tantos cuidados com Peyton, Sydney sabe que a situação financeira da família anda um pouco complicada, então ela decide mudar para uma escola pública, deixando os amigos e os olhares de piedade que ganhava apenas por ser irmã de Peyton. Quem sabe na nova escola ela possa encontrar pessoas que não saibam quem ela é?

Depois de anos vivendo na sombra do irmão, ela acaba por encontrar pessoas que a enxergam de verdade. A começar por Layla, uma garota alegre, divertida e especialista em batatas fritas. As duas acabam por criar um laço forte de amizade.

“Não é que estabelecemos uma amizade: eu fui sugada por sua órbita. Uma vez ali, entendi por que os outros também estavam.” Página 78

Pouco a pouco, Sydney vai tomando conta de sua vida. Fazendo as coisas acontecerem, e não apenas uma mera expectadora.

“- A primeira vez que você entrou na Seaside. – ele esclareceu. – Você não era invisível, não para mim. Só para você saber.” Página 245

Se esse livro já não estivesse me conquistado antes, o capítulo 7 teria dado conta do recado com certeza. Passei todo esse capítulo com o coração a mil. Angustiada. Querendo encontrar uma saída. O que aconteceria com Sydney? Então um milagre acontece. Layla é uma garota bastante sensitiva. Não foi preciso dizer nada e ela já sabia. Já estava pronta para ajudar, para proteger.

Como posso perceber novamente, a autora sabe o que faz com seus personagens. No geral, não pude dar 5 estrelas por certos assuntos que ficaram inacabados. Apesar de terem sido escrito de modo secundário, ainda assim eu gostaria de saber o que aconteceu. Não gosto de pontas soltas, a não ser que sejam realmente necessárias, Mesmo assim não posso reclamar do livro. Sarah Dessen escreve muito bem sobre os percalços da adolescência. Esse é o segundo livro dela que leio e será que e já posso me considerar sua fã de carteirinha? Acho que sim. Com certeza procurarei ler outros livros da autora.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/01/os-bons-segredos-sarah-dessen.html

Naty__ 08/01/2016

Nada melhor do que terminar/iniciar o ano com uma leitura que nos leva à reflexão. Geralmente as pessoas são fadadas à ideia de que o início do ano é um processo de mudança, de observar o que foi feito de ruim para que não seja repetido. Diante dessa linha de pensamento, esse livro é um grande auxílio para quem deseja essa meditação.

Dessen trata sobre superação, amadurecimento e, claro, antes de tudo isso vem os erros que ela soube descrever muito bem. Durante a história, senti-me comovida pelos personagens principais e consegui me colocar no lugar de cada um – aliás, quase. Sidney é uma garota simples e que vive rodeada de simplicidade, aquele tipo de pessoa que passa na rua e você nem a nota.

Em contrapartida, seu irmão é o queridinho da família, sempre teve tudo o que quer, popular, chama a atenção por onde passa, além de ter uma beleza singular – algo que Sidney tem apenas de forma comum. Essa parte me incomodou um pouco, até porque como classificar uma beleza comum de uma singular? É algo um tanto quanto subjetivo e me parece que a autora usou de padrões que a mídia tenta, incessantemente, forçar-nos a entender e a aceitar. Entretanto, comigo isso não funcionou e não funciona. A beleza que sentia em Sidney é algo totalmente fora do comum, a garota refletia da maneira mais lógica que uma pessoa sensata poderia refletir, porém, geralmente não fazem. Vou explicar o motivo: seu irmão, Peyton, foi preso ao dirigir embriagado e atropelar uma adolescente que ficou dependente de uma cadeira de rodas.

A todo o momento Sidney reflete na conduta de seu irmão e não passa a mão na cabeça, não sente dó pela sua punição. Vi na protagonista uma forma realista de ser, ela parecia ser a única a enxergar a culpa no irmão, enquanto seus pais apenas almejavam a liberdade a todo custo. Contudo, é essa maneira diferenciada de Sidney observar as coisas que as pessoas deveriam ter quando um parente seu comete um crime ou algo próximo disso. Claro que não é para condená-lo duas vezes, a própria justiça trata de fazer isso com a sociedade. Porém, os pais de Peyton tratavam-no como se fosse um inocente, um filho coitadinho e mimado. Não se preocupavam com a frustração que Sidney estava passando por sempre fazer a coisa certa e nunca receber a atenção devida. A sensação que tive, depois da prisão dele, foi sobre a atenção dada pelos pais – que já era muita –, passou a ser exacerbada e voltada exclusivamente ao jovem.

Senti a dor de Sid e o mimo exagerado de Peyton, mas também pude notar o amadurecimento no decorrer da obra, Dessen explorou esse lado muito bem. No entanto, como nem tudo são flores e nem todas as obras são classificadas como melhores do mundo, aponto este como um livro muito bom, mas que poderia ter sido desenvolvido melhor. Durante a leitura senti que outros assuntos tratados poderiam ser excluídos da história e não faria diferença alguma. Parecia mais um jeito de aumentar e deixar o leitor curioso para saber o que aconteceria no final – o que não foi nada de extravagante.

Um ponto essencial que devo abordar é sobre a escrita de Dessen. É fantástica, fora do comum e instigante. Você lê e quer continuar lendo, mesmo notando que alguns pontos na história são desnecessários; você sente que precisa chegar ao fim para descobrir tudo e somente depois fechar os olhos e refletir sobre o desfecho.

Tratando da capa e da diagramação foram muito bem feitas, a primeira apresentou um trabalho estético que chama a atenção em qualquer prateleira numa livraria; a segunda proporciona uma leitura agradável, com folhas amareladas, letras e espaçamentos ótimos. A respeito da revisão notei um erro no nome da personagem, na contracapa está Sydney, mas no decorrer da história ela é tratada por Sidney. Os demais erros foram bem insignificantes e não atrapalham no entendimento. Uma ótima obra para quem procura uma grande lição.

Quotes:
“Do jeito que minha mãe falava parecia que Peyton ia receber um diploma de Harvard, não o certificado de um curso na prisão que, para ser honesta, era obrigatório. Mas minha mãe era assim. Quando o assunto era Peyton, qualquer coisinha boba já virava um feito sensacional” (p. 213).

“– A questão é que reconheço que fiz algo que não devia. Quebrei a confiança dela. Mas foi a única vez na vida, a única vez que fiz qualquer coisa errada. Pelo castigo que ela me deu, parece até que fui eu que quase matei alguém (p. 340).

“Era isso. Ninguém era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a única coisa que jamais poderia ser destruída, porque ainda não tivera a chance de existir. Num minuto, você está andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda, e você enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase mágico, que jamais teria encontrado se não tivesse seguido em frente. Como uma nova amizade que parece antiga, uma lembrança que nunca vai esquecer. Talvez até um carrossel” (ps. 399-400).
Eduarda Rozemberg 04/11/2016minha estante
O que fazer quando você só ouve falar bem dos livros da autora e você é a única que ainda não leu nenhum? Percebe-se que ela gosta de histórias mais do cotidiano, dando um drama a mais pra isso. Bem o meu estilo de livro.

Lana Wesley 13/01/2017minha estante
Quando comecei a leitura desse livro estava com tanta expectativa, que talvez seja isso que me deixou insatisfeita com esse livro. A autora consegue relatar de forma muito agradável os problemas familiares, e como isso atinge os filhos de forma ruim, no entanto o desenrolar da história foi tão parado, uma leitura sem muitos acontecimentos, que eu só queria que acontecesse algo ruim para que a trama desse uma guinada. Espero que os próximos livro dela sejam mais ativos, com altos e baixos.

Marta 19/01/2017minha estante
Estou louca para ler esse livro!! Mas infelizmente ainda não tive oportunidade!!
Beijoss

Alison 02/03/2017minha estante
Olá, autores que prendem o leitor até o fim da obra são escassos, a autora acrescentou bastante profundidade aos personagens, permitindo-nos sentir suas emoções. Beijos.

Dêe 07/01/2016

Como não amar?
Assim que li a sinopse, tive a impressão que a história nada mais seria do que um romance adolescente, todo açucarado. Insisti na leitura mesmo assim e... Sorte a minha!
Desde a primeira página, a gente já começa nutrir um carinho por cada personagem, querendo - e torcendo - saber cada detalhe do dia a dia deles. No final das contas, a história é sobre diversas relações entre as pessoas e suas complexidades. Família, amigos e até pessoas que cruzamos sem querer, na correria da nossa rotina... Todos têm uma importância tremenda em nossas vidas e causam um impacto grande em quem somos, nas nossas escolhas e caminhos. Amei cada página, vale a pena cada palavra!

Liachristo 06/01/2016

Os Bons Segredos - Sarah Dessen - Editora Seguinte
Sydney, a simpática heroína deste Romance bem trabalhado, é um exemplo perfeito de como a vida pode ser complicada, mesmo quando você tenta fazer as escolhas certas e ser uma boa amiga e filha. A autora Sarah Dessen sempre nos leva para personagens e enredos, que ao longo da leitura, de uma maneira leve e natural vai nos deixando nuances de como a história irá se desdobrar. Ela foi muito feliz em Os Bons Segredos: A abertura é um grande drama, mas em seguida, Dessen vai nos levando em um ritmo mais leve e confortável, nos contando a história íntima de uma adolescente tentando encontrar seu lugar em sua família e entre seus amigos.

Os personagens centrais são adolescentes e logo passamos a sentir como se eles fossem nossos amigos íntimos. Ambas as figuras maternas são caracterizações simplistas, embora seus papéis - controladores, disciplinadores, mantenedores da ordem - vai entrar em ressonância com os adolescentes.

Os efeitos do uso de álcool e o uso de outras drogas são tratados sutilmente, mas com firmeza. A autora sabe nos enredar em sua história de maneira que possamos sentir fazer parte dela, mas ao mesmo tempo tendo noção de que estamos de fora e por isso nem sempre poderemos ajudar e aconselhar os personagens em sua caminhada.

Grande parte da história de Sydney - uma menina que viveu a sombra da personalidade magnética de seu irmão mais velho, Payton, toda a sua vida, finalmente percebendo a si mesma como uma pessoa - gira em torno dos problemas de sua família e o quanto isto a afeta.

O livro é narrado em primeira pessoa, através de Sydnei. Uma história sem grandes reviravoltas, mas com muita substância. Um começo lento,mas o qual vale a pena insistir pois a história é muito boa.

A maioria dos leitores vai se ver facilmente em Sydney, uma menina que se sente invisível, mas começa a se ver com outros olhos através do amor e aceitação de suas falhas, por parte de seus novos amigos maravilhosos. Uma das coisas que mais gostei, foram as passagens onde temos contato com a pizzaria dos pais de Layla, a nova amiga de Sydnei. São partes em que você consegue até mesmo sentir os cheiros dos alimentados apresentados, por isso sugiro seriamente que não leia com fome... kkkk

Layla entra na vida de Sydnei na hora certa. É a amiga que todos deveríamos ter. Sempre com alto astral, sempre vendo o melhor lado das coisas. É ela que sempre apoia nossa mocinha. Layla foi uma das melhores surpresas do livro.

A relação de Sydney com Mac não é uma típica história de amor; é sutil, significativa e especial, e cresce com cuidado através de experiências compartilhadas e da amizade. Layla e Mac ajudam Sydney a encontrar as âncoras que ela precisa para mover-se após o que aconteceu com Peyton. Ela encontra a força, a coragem e a capacidade de ser ela mesma e encarar o que é que ela precisa enfrentar. O romance de Sydnei e Mac é fofo mas não é o foco principal da história.

No decorrer da leitura vamos acompanhando todo o sofrimento de Sydnei, os dramas de sua família, o desenrolar de sua convivência difícil com seu irmão e seus pais. Suas descobertas e seu crescimento pessoal. Algo muito bom de acompanhar.

A Editora Seguinte fez um belo trabalho nesta publicação, a começar pela capa que tem tudo a ver com o fato de querer se soltar das amarras e partir rumo ao novo. E também pela linda passagem que tem no livro em um carrossel. A diagramação e todos os outros detalhes estão perfeitos a meu ver.

Eu recomendo este livro para qualquer pessoa que queira conhecer um pouco mais do universo adolescente, e para os leitores adolescentes, pois tenho certeza que muitos aprenderão um pouco mais para suas vidas, e alguns terão a sensação de estarem vendo a sua própria história contada aqui.
Um livro emocionalmente poderoso, cheio de profundidade e de descoberta e que nos faz refletir bastante durante sua leitura.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br/2016/01/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html