Os Bons Segredos

Os Bons Segredos Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

Marcos 09/09/2015

Sydney é uma jovem que enfrenta um grande drama familiar em sua casa. Peyton, seu irmão mais velho, foi preso por atropelar um jovem. o deixando paralítico. Tudo indica que ele estava bêbado naquela noite, o que agrava mais ainda a sua situação. Ela sabia que seu irmão era culpado, uma vez que ele sempre foi problemático desde pequeno, mas seus pais sempre acobertaram todos os seus erros e o consideravam inocente.

Em virtude disso, Sydney sempre se sentiu muito acuada dentro da própria casa. Ela nunca recebia a atenção devida dos pais e cresceu com um vazio dentro de si, como se fosse uma orfã de pais vivos. Num determinado dia, quando ela saia de sua nova escola, na qual quase não falava com ninguém, ela resolveu fazer um lanche numa pizzaria do local. É lá que ela encontra uma jovem simpática, muito extrovertida e aparentemente bem resolvida com a vida, Layla. Uma amizade entre as duas começa e Sydney finalmente se vê recheada de atenção da amiga. Logo ela passará a ajudar a amiga a entregar as pizzas do restaurante e, assim, além de conseguir um dinheiro extra, ela também consegue ver a vida das outras pessoas sob um novo ângulo.

Mas Sydney esconde um segredo e só conseguirá contar a Layla quando ela tiver muita confiança na nova amiga. É a partir daí que ela resolve dar uma guinada em sua história e assumir as rédeas da sua vida, fazendo com que ela siga do jeito que ela quer. E logo ela aprenderá que bons segredos existem para serem compartilhados.

Esse é o terceiro livro de Sarah Dessen que eu leio. O primeiro, Just Listen (cuja resenha você confere aqui) foi uma excelente leitura e entrou para a lista dos favoritos. O segundo, Aquele Verão, foi um pouco mais fraco e acabou me deixando com sentimentos agridoces para com a autora. Restaria a Os Bons Segredos a alcunha de me fazer retomar o meu gosto por ela.

O enredo não tinha me prendido tanto assim. Por mais que as histórias de Dessen sejam lineares, sem grande suspense, com esse achei a sinopse sem "nada demais", sem algo que me fizesse ler o livro. Mas, como já fui surpreendido pela autora anteriormente, apostei que isso poderia acontecer novamente.

Sidney é uma protagonista que apresenta um monólogo interno forte, mas que só foi bem trabalhado no início do livro. A partir do momento em que ela conhece Layla, isso enfraquece muito em seus momentos, o que faz com que a linha narrativa seja perdida. Outro ponto para que isso acontecesse foi o desvio do foco do livro logo no início. Quando temos uma tentativa de suspense com relação ao crime cometido pelo irmão da protagonista, no sentido dele ser ou não verdadeiramente culpado, isso logo é sobreposto pelos sentimentos dela. Ficou confuso. É tanto que, por mais que a autora tentasse fazer esse plot ser reascendido ao longo do texto em diversos momentos, ele foi ficando cada vez mais banal, ao ponto de seu final ficar insosso e sem graça.

A linearidade na narrativa também me incomodou muito. Não há elementos que façam de Sidney uma protagonista. Ou seja, ela não tem um trunfo, um "algo a mais", algo que a diferencie de outras garotas e que faça com que seja plausível protagonizar uma história. A trama fica extremamente sem força e chega ao final sem crescimento nenhum nem dela, nem de nenhum personagem. Aliás, o fechamento da história é outro ponto em que há várias perguntas sem resposta.

Isso tudo me levou a quase abandonar a leitura em diversos momentos. Quando lia os parágrafos, minha esperança de que uma grande reviravolta fosse acontecer crescia, mas logo recebia um grande balde d'água ao perceber que a história não sairia dali.

Acredito que o leitor deve estar preparado para esse tipo de livro e que não espere uma história com tramas complexas ou com grandes surpresas durante a leitura.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2015/09/resenha-os-bons-segredos-de-sarah-dessen.html

Priscilla 26/08/2015

Sarah Dessen é bem conhecida lá fora por uma série de livros YA. Não conhecia a autora, mas pelo que pude perceber ela tem vários leitores aqui no Brasil e é muito querida por eles. Pensando nesses leitores a Seguinte publica Os Bons Segredos.

Sydney é uma garota com uma vida que provavelmente você e eu invejaria. Tem sua própria BMW, uma casa enorme e estuda em um colégio bem conceituado. Só que a vida faz com que não sejam tudo flores e a família passa por um momento complicado. Peyton, irmão mais velho de Sydney está preso depois de dirigir bêbado e atropelar um garoto, o deixando paraplégico. Tudo isso marcou a família profundamente, mas o que mais incomoda Sydney (e também deve incomodar você) é como seus pais lidam com a situação. A mãe de Sydney tenta dar todo o seu apoio para o filho e isso não é ruim, mas a forma com que ela faz, fingindo para si mesma que não é nada de mais, como se o filho estivesse fora em um acampamento ou faculdade e o pai que concorda com tudo o que ela diz, deixa somente para Sydney a culpa de tudo o que aconteceu. Ela deseja conversar sobre o menino que foi atropelado e teve sua vida mudada por causa do irmão, mas o assunto nunca é tocado e quando acontece ele logo é cortado.

Isso me irritou profundamente o livro todo. Sydney fica sempre em segundo plano por causa da preocupação da mãe em como Peyton está lidando com a prisão. Eu torcia para que ela se exaltasse alguma vez, para que falasse, bradasse, brigasse por mais que isso pudesse chatear seus pais que estavam lidando com aquela situação. Mas, para ser uma boa filha e poupá-los, ela se anula e aguenta tudo calada, por mais frustada que esteja. A capa do livro, com um carrossel e os cavalos fora dele me passou a mensagem de “libertação” e eu ficava esperando essa liberdade por parte de Sydney.

Os Bons Segredos foi para mim o caso do livro que não me identifico muito com a personagem principal, mas que me dou super bem com a amiga dela. Visando em mudar de ambiente Sydney muda de escola e assim faz uma nova amiga, Layla, que é praticamente o oposto de Sydney: desencanada, sincera e diz o que pensa. Quando Layla aparece o livro engrena e se torna muito mais divertido. Layla faz parte de uma família simples que tem uma pizzaria como negócio, ama visitar brechós e comprar roupas de segunda mão e assim pensar na história daquela peça, além disso ela é especialista em batata frita e tem todo um método para classificá-las além de come-las. Sim, “Os Bons Segredos” fala muito de comida. Pizzas e guloseimas estão muito presentes, as vezes nas entrelinhas, mas estão lá. Recebi uma prova da editora e um aviso da vontade de comer pizza após terminar a leitura: dito e feito.

Acabei o livro rápido, em uma semana 400 páginas foram devoradas. É uma leitura muito gostosa, não cansa e diverte. Só que, como Sidney não se impõe muitas coisas vão ficando sem resolver e quando chegamos às páginas finais elas se resolvem de uma maneira que me pareceu rápido demais. Gostaria que ela tivesse trazido à tona os problemas mais cedo e evitado diversos transtornos e só por isso “Os Bons Segredos” não leva nota máxima. Isso não muda minha opinião geral da obra: divertidíssimo. Se você é amante de YA, corra para a livraria! Os Bons Segredos está sendo lançado HOJE!

site: http://leitorcabuloso.com.br/2015/08/resenha-os-bons-segredos-da-sarah-dessen-editora-seguinte/

Aione 25/08/2015

Por nunca ter lido nada de Sarah Dessen e sempre ter ouvido maravilhas sobre suas obras, fiquei muito curiosa pela leitura de Os bons segredos, lançamento da editora Seguinte.

Em primeira pessoa, conhecemos a história da protagonista Sydney, uma adolescente que sempre viveu às sombras do irmão, mesmo após o jovem ter sido preso por causar um acidente ao dirigir embriagado, o que levou um garoto de 15 anos a ficar paraplégico. Sydney, ao mudar de escola, acaba iniciando um processo de mudanças em sua vida que, inevitavelmente, desencadearão seu amadurecimento.

Não foi nem um pouco difícil para mim me envolver com a leitura. Embora Sarah Dessen forneça descrições de forma suficiente para que o cenário da trama seja bem situado, foi principalmente o aprofundamento emocional de Sydney o responsável pela minha rápida imersão na história. Aos poucos, somos capazes de compreender as situações ao redor da protagonista, e, sempre inteirados de seus sentimentos, podemos analisar cada fato através de sua ótica.

Em vista disso, da mesma forma em que é possível sentir empatia por Sydney e compartilharmos, assim, de suas emoções, também descobrimos ao lado dela novos horizontes e possibilidades, antes ignorados. É importante dizer, também, que Sarah Dessen discorre sobre as temáticas com leveza, embora não superficialmente, fazendo com que a leitura não seja emocionalmente carregada, mas sim agradável e sutilmente reflexiva.

Assim, minha leitura foi principalmente motivada pelas emoções despertadas pela história, bem como pelo interesse no desenrolar dos fatos. Foi impossível não me apaixonar pelos Chatham, família de Layla, nova amiga de Sydney, ao mesmo tempo em que tanto torci pelo desenlace romântico do enredo quanto me revoltei com muitas das situações familiares vivenciadas pela protagonista. Contudo, Sarah Dessen também foi capaz de apresentar “o outro lado da história” através de alguns recursos, como a mãe de Layla: ao ouvir os desabafos de Sydney e aconselhá-la, expõe pontos de vistas incapazes de serem notados pela protagonista por conta de seu envolvimento emocional com os fatos. Dessa maneira, humaniza, por exemplo, a mãe de Sydney, e atenua suas características negativas, possibilitando, ao mesmo tempo, que a protagonista amplie suas perspectivas e seja capaz de amadurecer.

De modo geral, Os bons segredos me proporcionou uma gostosa leitura, aliada a uma positiva mensagem de amadurecimento e auto-descoberta, bem como me deixou encantada pela escrita e habilidade da autora em lidar com conteúdos delicados. Uma ótima opção a quem procura um bom entretenimento, mas totalmente não-recomendado para se ler estando com fome: resistir, durante a leitura, ao desejo de saborear uma suculenta pizza ou deliciosas batatas-fritas não é uma tarefa fácil.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/08/25/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen/
Carol 26/08/2015minha estante
To louca pra ler esse livro!!! Já li um livro da Sarah, Just Listen e gostei muuuuito!

Aione 26/08/2015minha estante
Vale a pena, viu? Tá tendo promoção dele no blog :)
Tô com Just Listen pra ler e muito curiosa!!

Carol 27/08/2015minha estante
*corre pro blog pra participar da promoção* Hahahaha É uma história muito bem trabalhada! Eu gostei muito. Espero que você goste também!

Raffafust 24/08/2015

Pela primeira vez li um livro da autora, e que maravilhosa impressão ela me deixou.
Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma adolescente que vive à sombra de seu irmão Peyton, 3 anos mais velho. A autora tocou em um ponto que para mim é primordial, o que de ter um irmão nem sempre é o conto de fadas que todos pintam, muitas das vezes desejamos sermos filhos únicos quando aquele seu irmão não é nada do amigo eterno que a vida que te ensinou. Há pontos tão reais e que me identifiquei tanto que me assustei.
Peyton é o irmão lindo, aquele que é o preferido dos pais, o que as meninas babam e daqueles que fazem os irmãos virarem coadjuvantes.
Sydney assiste de camarote o irmão decepcionar não somente a ela mas a seus pais. Peyton vira um garoto problema: bebe muito, usa drogas e invade residências. O que já era uma dor de cabeça imensa para toda família vira um verdadeiro pesadelo quando ele atropela e deixa paraplégico David Ibarra. Mesmo não sendo ela quem o atropelou, a menina se sente culpada, quer deixar um recado para o rapaz, quer pedir desculpas pelo que o irmão fez. Enquanto isso, em um mundo à parte, vivem seus pais. Aqueles que por amor ao filho não enxergam os erros dele e o defendem o tempo inteiro se esquecendo que as atitudes insanas dele provocaram a tragédia de outra pessoa. Quem nunca teve pais que ficam cegos por amor a um filho, talvez não entenda tão bem a protagonista. Eu a entendi e bem, como continuar amando aquele irmão que praticamente destrói sua família? Que faz seus pais sofrerem dessa forma? Um irmão que parece somente pensar em si e nem se importar que os pais venderam muitos bens para pagar advogados para defende-lo?
Difícil ter vontade de visitar o irmão quando ele está preso depois de tudo que ele fez, certo?
Mas a vida da protagonista muda, e a gente torce para que ela seja feliz mesmo depois que a vida dela sofre por tabela consequências do que o irmão fez. Uma das principais mudanças é ela ir para uma escola pública onde não conhece ninguém ( o que até certo ponto ela acha bom pois não quer encontrar com as mesmas pessoas de sempre que a conhecem como a irmã do garoto problema).
Na escola nova ela faz amizades, mas a que mais muda sua vida é a amizade com Layla, filha do dono de uma pizzaria, a vida dela também não é um mar de rosas e para as fazerem terem ainda mais coisas em comum, a irmã da moça também é problemática, deixando para Layla o posto de segundo plano na história.
Os laços que as unem nos fazem perceber o como amizades de verdade são importantes para encontrarmos nós mesmas. Não sou fã de pizza, mas entendi que tudo de ruim termina quando tem um alimento que amamos, substituí mentalmente por chocolate, que amo de paixão.
Mac é outro personagem que me encantou com sua força e otimismo, primordiais em um momento de apoio como o que estava passando Sydney.
Outro ponto importante a ser lembrando , é que a cegueira dos pais os faz não verem que até mesmo alguém que é pura ameaça para a filha, vira um santo porque ajudou o filho amado - me refiro ao personagem Ames - e isso é tão absurdo aos olhos de Sydney e aos dos leitores que por muitas vezes eu senti raiva dos pais dela.
O livro é forte e delicado, e toca em uma questão que nem sempre é fácil comentar com estranhos: como aceitar que sua família não é perfeita ? Como não amar tanto seu único irmão como seus pais amam?
Sarah Dessen me ganhou, claro que quero ler tudo que tenha o nome dela agora.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/08/resenha-os-bons-segredos-editoraseguinte.html