Os Bons Segredos

Os Bons Segredos Sarah Dessen

Resenhas - Saint Anything

Vanessa Vieira 28/12/2015

Os Bons Segredos - Sarah Dessen
O livro Os Bons Segredos, de Sarah Dessen, nos traz uma história profunda, tecida de forma delicada e suave. Mesmo tendo uma certa carga dramática, a autora soube colorir o seu enredo e lhe agregar diversos valores, tornando a trama convidativa e intensa. Com personagens heterogêneos entre si e unidos pela amizade e pelo amor, o romance de Dessen consegue cativar da primeira à última página.

O relacionamento de Sidney com os seus pais nunca foi o mesmo desde que Peyton, seu irmão mais velho, foi preso por ter atropelado um garoto e o deixado paraplégico. Sidney parecia ter sido a única a culpar o irmão por dirigir embriagado e de forma inconsequente, enquanto seus pais o enxergavam como vítima.

Certa tarde, para fugir do clima cada vez mais pesado e insuportável dentro de casa, Sidney resolve ao acaso entrar em uma pizzaria. No recinto, ela conhece Layla, a filha do dono do local e as duas engatam uma amizade quase que instantânea. Quando menos percebe, Sidney se vê relatando para a nova amiga fatos de sua vida e segredos que ninguém conhecia até então.

Nesses encontros com Layla, Sidney não só abre o coração como também descobre o prazer em entregar pizzas e desta forma, conhecer um pouco a vida de outras pessoas, mesmo que seja em pequenos fragmentos. Porém, chega um momento que ela percebe que deve abandonar o posto de mera observadora e se tornar a protagonista de sua própria vida...

Os Bons Segredos nos traz uma história intensa, onde pais preferem acobertar um filho, mesmo ele estando completamente errado, ao invés de permitir que ele pague pelos seus erros. Com tal atitude, eles não só impedem que a pessoa evolua e repare seus delitos como também desviam sua atenção de coisas importantes, que acontecem debaixo de seu próprio teto e acabam sendo cobertas pela névoa da omissão. Apesar do livro ter uma temática bastante profunda, Sarah Dessen soube trabalhá-la de modo dinâmico e sutil, criando até mesmo uma certa identificação do leitor com os personagens e nos encantando com os trunfos da trama. Narrado em primeira pessoa por Sidney, de forma bastante íntima e que desnuda completamente a realidade da protagonista, o livro mostra todo o talento da autora na arte de compor uma boa história e nos brinda com um romance lindo e promissor.

"Era isso. Ninguém era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a única coisa que jamais poderia ser destruída, porque ainda não tivera a chance de existir. Num minuto você está andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda, e você enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase mágico, que jamais teria encontrado se não tivesse seguido em frente. Como uma nova amizade que parece antiga, uma lembrança que nunca vai esquecer. Talvez até um carrossel."

Sidney é uma personagem com forte senso de justiça. Ela sabe que seu irmão errou e que deve pagar por quase ter tirado a vida de um garoto inocente e ter limitado seus movimentos e não aceita o comportamento omissivo de seus pais. Por ter este tipo de sentimento dentro de si, ela sofre demais dentro de casa principalmente com a mãe, que faz de tudo para pintar o filho de inocente e não aceita ser contestada. Quando conhece Layla e sua família, a garota começa a se abrir e expor o seu dilema, mostrando que carrega até mesmo uma certa culpa pelo ocorrido. A forma como ela é acolhida por eles é bem especial e demonstra total amor e amizade. Admirei bastante a Sidney por ser dona de si, ter suas próprias opiniões e convicções e não esmorecer mesmo quando tudo recai contra ela. Gostei bastante também do romance que ela vive dentro da história e o achei bem edificante.

"Nos acostumamos com o jeito de ser das pessoas; contamos com ele. E quando o comportamento delas surpreende, para o bem ou para o mal, é capaz de mexer profundamente conosco."

Em síntese, Os Bons Segredos se mostrou um excelente livro, que consegue não só nos entreter com um belo romance como também mostrar uma faceta do nosso cotidiano vivida por muitas famílias. A abordagem feita pela autora foi sensacional e ela conseguiu explorar bastante o tema sem perder a sutileza. A capa do livro é muito bonita e possui um leve efeito aveludado e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2015/12/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html

Livros e Citações 18/12/2015

Equilíbrio perfeito
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Classificação: 5/5 estrelas

Os bons segredos conta a história de Sydney, uma garota que sempre viveu a sombra de seu irmão mais velho, Peyton, o menino de ouro da família, mas quando este acaba sendo preso por causar um acidente que deixou um garoto paraplégico, Sydney percebe que é hora de mudar. E é e sua nova escola que conhece Layla Chatham e descobre que sua vida nunca será a mesma.

Sarah Dessen é uma das minhas escritoras favoritas de Jovem Adulto, principalmente porque ela sabe retratar a adolescência de uma maneira deliciosa e sincera, sem pecar em excessos e ações melodramáticas. Assim, foi maravilhoso saber que a editora Seguinte publicaria o mais novo livro da autora.

Uma das coisas que eu mais amo na Sarah são seus personagens, pois a autora retrata eles de uma maneira muito humana, é permitido a eles terem dúvidas, defeitos e medos. Assim, é fácil se apegar a Sydney, nossa protagonista, que está tentando se encontrar no meio da turbulência que é sua situação familiar enquanto torce para que tudo melhore.

"Se eu era a garota invisível, Layla era a estrela cintilante em torno da qual seus amigos e parentes giravam."

Falando na Sydney, eu nunca tinha percebido quão “barraqueira” sou até ler esse livro, havia situações que eu queria brigar com a mãe dela por não prestar atenção na filha e não perceber o perigo em que estava colocando-a. Em contrapartida, acho que não tem como não amar a família Chatham, principalmente Layla, que sempre esteve com Sydney e abriu para ela um mundo novo de possibilidades. Sem dúvidas ela merece o cartão de melhor amiga do mundo.

Outra coisa que eu amo nos livros da Sarah é como o romance não tem tanto foco assim na trama, mas não deixa de estar presente e foi muita fofura acompanhar o desenvolvimento da relação entre o Mac e a Sydney, principalmente porque não tem nada de atração instantânea e juras de amor depois de dois dias do primeiro encontro.

"De repente, me senti tão impotente. Se eu odiava multidões mas também odiava minha própria companhia, onde isso me deixava?"

A narrativa por si só já é maravilhosa, a autora sabe achar o equilíbrio perfeito entre desenvolver os personagens e progredir com a história. E mesmo com uma trama mais pesada sobre como a prisão de alguém afeta uma família, Sarah consegue trazer uma leveza na narrativa que faz você não querer largar o livro em nenhum minuto.

É bem visível que eu só tenho a falar bem da escrita de Sarah. Mesmo com a pegada juvenil, seus livros não tem idade, e mais uma vez ela apresentou um romance fascinante, recheado de personagens incríveis e descrições de comidas que vão te deixar com água na boca, agora só falta você provar.

"Para todas as garotas invisíveis e para meus leitores, por me notarem."

Resenha por: Debora

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Meu Vício em Livros 29/11/2015

o enredo é simples e bem parado, sem nenhum fato surpreendente

Esta é a história de uma jovem de 17 anos chamada Sydney Stanford que carrega uma culpa sobre o acidente que seu irmão mais velho Peyton causou. Com ele agora na cadeia, ela vive a sombra dele, seus pais não se importam com os desejos dela e fazem tudo em função do que sempre pareceu ser o filho preferido. Sydney encontra-se perdida e não tem certeza de como se ajustar às novas dinâmicas familiares. Ela finalmente toma uma decisão drástica e muda-se para uma pequena escola pública, a fim de aliviar um pouco a pressão financeira sobre os pais dela. Em uma parada em uma pizzaria, conhece Layla e elas se tornam amigas inseparáveis.

O enredo fala principalmente sobre amizade, amor e família. Os Chathams, donos da pizzaria, são o tipo de família que todos nós desejamos ter. Mesmo eles mal sabendo quem Sydney era, aceitaram-na imediatamente em seu círculo. Com eles Sydney encontra apoio e descobre que, apesar desta família ter seus próprios problemas, continuam seguindo em frente. Ela também se torna amiga de Mac, irmão de Layla, que estuda no mesmo colégio e trabalha na pizzaria. Quando Layla arranja um namorado e ele se torna sua prioridade, Sydney e Mac ficam mais próximos e ela acaba sendo parceira dele nas entregas.

Fazer novos amigos é importante para ela, Sydney finalmente tem a chance de se sentir parte de algo e, por uma vez, ser notada. O vínculo que ela cria com Mac e Layla abre os olhos dela sobre a verdadeira amizade e ligação familiar. Desde o início a autora mostra a personalidade da protagonista que tenta desaparecer na enchente de estudantes que não têm ideia de quem ela é ou o que seu irmão fez. Mas, uma vez que Sydney sai da sua zona de conforto e se conecta com estes dois novos amigos e toda sua turma, nós podemos observar como ela se torna mais feliz e descontraída.

A autora adiciona um romance a trama, no entanto seria melhor que tivesse mantido apenas a amizade entre Sydney e Mac já que ela não fez dele o foco e colocou mais ênfase na amizade. O romance é bem sutil e significativo e o que eu gostei muito foram as brincadeiras que eles faziam juntos ao entregar as pizzas. Sydney sempre conseguia adivinhar o perfil de quem fazia o pedido, o que deixava Mac impressionando. Os Bons Segredos é uma historia de tristeza, culpa e solidão, mas acima de tudo, é também uma história sobre encontrar a si mesmo e achar o seu caminho.

Os livros do gênero jovem adulto não são muito a minha praia, mas como ouvi falar muito bem sobre a autora e nunca li nada dela, vi no recebimento da cortesia pela editora uma oportunidade de saber também, porque este livro está na lista de melhor de 2015 na sua categoria pelo Goodreads. Confesso que terminei a leitura e já imaginava que não iria achar isto tudo, o enredo é simples e bem parado, sem nenhum fato surpreendente. Nem o romance convenceu, mas pelo que entendi através dos comentários, isto faz parte do estilo da escrita da Sarah. A capa é aveludada e veio um marcador lindo no próprio encarte.

leia mais:http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-os-bons-segredos-sarah-dessen.html
Alfredo 03/01/2016minha estante
Super concordo! Sou fã de YAs, mas esse não me convenceu. Senti MUITA falta do desenvolvimento de personagens, o que era pra ser o principal elemento da história. Queria tanto conseguir gostar desse livro :( tinha tudo pra ser perfeito, mas ficou no "raso".

debora2707 25/11/2015

Um livro singelo.
Quais os bons segredos voc? teria para contar? Em os bons segredos Sydney ir? encontrar v?rios caminhos e fazer grandes descobertas e ent?o poder? alcan?ar sua felicidade, ou talvez o mais perto disso.

Sydney sempre viveu da melhor maneira poss?vel, nunca foi de causar problemas para a fam?lia, ao contr?rio de seu irm?o mais velho Peyton, que vive arrumando as piores confus?es poss?veis e depois de uma noite de bebedeira, se envolve em um acidente de carro, deixando um garoto parapl?gico.

O mais estranho que se possa imaginar acontece, e Sydney ? a ?nica que carrega a grande culpa do atropelamento. Enquanto ela vive com esse fardo, sua fam?lia parece alheia com o que aconteceu e mais preocupada com seu irm?o que est? na pris?o. Cansada de tudo isso, ela encontra uma pizzaria por acaso e l? descobre pessoas muito interessantes, com as quais ela poder? se abrir de verdade, e at? mesmo fazer novas amizades e encontrar uma nova fam?lia.

?Ent?o corri para casa, rezando pelos sinais verdes, e embiquei na garagem ?s nove e trinta e cinco. Entrei em casa com as desculpas prontas, mas encontrei o andar de baixo vazio. Minha m?e estava na cama, e meu pai, trancado no escrit?rio numa liga??o. Eu tinha feito a coisa certa. Eu sempre fazia. Seria bom se algu?m notasse.?

O livro conta a hist?ria de uma garota, que aos poucos vai encontrando seu lugar no mundo. Encontra amizades verdadeiras e pessoas leais, deixando de ser mera observadora do mundo ? sua volta e finalmente sendo a protagonista da sua vida.

?S? consegui pensar que ali, finalmente, pela primeira vez, eu n?o estava apenas vendo e registrando as mudan?as. Eu tamb?m fazia parte daquele mundo em transforma??o.?

?A noite e a floresta pareciam cada vez maiores ? nossa volta. Foi um daqueles momentos que no ato tive certeza de que ficaria na mem?ria pra sempre, mesmo antes de o anel entrar no meu campo de vis?o e ficar ao meu alcance. Mas nem tentei peg?-lo; n?o precisava. J? tinha ganhado a noite.?

De uma forma muito leve e sutil, a autora consegue escrever assuntos que nos fazem refletir de uma maneira ?nica. De uma maneira tocante do in?cio ao fim, a hist?ria conseguiu me envolver. ? um livro que fala de diversos temas ao mesmo tempo, e isso de nenhum modo deixou a desejar. A forma da escrita me encantou, conseguiu me emocionar e querer ler mais uma vez.

O foco do livro n?o ? romance, apesar de que quando a protagonista vai conseguindo encontrar o amor, fiquei suspirando pelo casal. ? t?o tocante a forma como os personagens v?o se envolvendo, e tudo acontece de uma forma muito natural.

Os personagens conseguiram me surpreender. O legal ? que todos receberam destaque na hist?ria e o cen?rio foi muito bem constru?do, e muitas vezes tive vontade de estar presente. Uns personagens me deixaram com raiva e outros, tive vontade de encontra-los na realidade.

Apesar de todo o drama envolvido, o livro consegue focar nas amizades e nos relacionamentos. A partir do ponto que Sydney consegue fazer uma nova amizade, tudo muda. ? Incr?vel o fato de que uma amizade pode transformar tudo ao nosso redor, at? a forma como nos relacionamos com outras pessoas e como conseguimos revelar at? os nossos maiores segredos. Recomendaria a todos que esperam uma hist?ria leve e emocionante. O livro ? muito singelo e nos lembra, como a nossa pr?pria hist?ria pode mudar, se apenas dermos um primeiro passo, ou at? mesmo seguirmos por uma outra estrada.

Nina 24/11/2015

Sempre tive muita vontade de conhecer a famosa escrita de Sarah Dessen, mais conhecida como a rainha do YA. As resenhas que leio das obras dela s?o sempre super positivas e por isso eu sinto que ela tem tudo para estar no hall das ?queridinhas?, ent?o n?o hesitei quando tive a oportunidade de ler Os Bons Segredos.

A narrativa ? mesmo tudo aquilo que dizem, ela ? leve e flu?da, mesmo quando trata de assuntos mais s?rios. Os personagens s?o muito bem constru?dos, at? mesmo os secund?rios, de uma forma t?o ampla que eles quase se tornam reais. ? tudo t?o bem feito e organizado, que ? quase imposs?vel n?o se envolver com a leitura.

Eu gostei do livro, gostei mesmo, mas sinto que faltou alguma coisa que me surpreendesse. O enredo ? bom, mas ficou tudo muito repetitivo, sempre acontecendo as mesmas coisas: o remorso pelo acidente, os almo?os na escola, as tardes na pizzaria, o medo de Ames. Parecia que o livro n?o saia do lugar. Mas ao mesmo tempo, eu n?o conseguia parar de ler, porque me identifiquei tanto com Sidney que queria ver o seu final feliz. Eu sei que ? contradit?rio, mas ? isso que acontece quando uma hist?ria sem sal ? muito bem contada.

Eu fiz toda a leitura esperando que algo acontecesse que levasse ao cl?max da hist?ria, mas esse algo n?o aconteceu. A autora foi criando v?rios ganchos durante a leitura, mas n?o desenvolveu nenhum, ela tinha material para escrever um livro espetacular se quisesse, era s? aprofundar qualquer um deles. E por isso acabei me decepcionando um pouco com a leitura, como se seu esperasse ver um dinossauro e acabasse me deparando com uma lagartixa, rsrs.

De toda forma, n?o deixo de recomendar o livro. Mesmo tendo me decepcionado com o desenvolvimento do enredo, a hist?ria me enterneceu. Existem milhares de Sidneys por a?, s? esperando uma oportunidade para se reinventar, para recontar sua hist?ria e encontrar a felicidade. Tenho certeza que muita gente vai se identificar.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2015/11/os-bons-segredos-sarah-dessen.html#.VlTcIfmrTIU

Fernando Lafaiete 20/11/2015

Apaixonante, com uma narrativa sutil e encantadora

"Os bons segredos" foi um livro que começou com uma tarefa difícil, me tirar de uma possível ressaca literária. Eu tinha acabo de ler "Half Bad", que foi a minha maior decepção do ano e já não estava com vontade de ler mais nada.

Porém, como também já estava me sentindo um pouco saturado do gênero fantasia, resolvi me "forçar" a ler um livro mais pé no chão e com uma boa avaliação pelos leitores. Foi aí que resolvi dar uma chance para este livro e respectivamente para a autora Sarah Dessen, já que também nunca tinha lido nada desta escritora. E que bom que escolhi este livro, ele não só me proporcionou uma experiência maravilhosa, como também reviveu minha vontade de ler, que já estava quase sendo vencida pela ressaca!

Nesta obra contemporânea, iremos acompanhar a estória de Sydney, uma adolescente cuja família está passando por uma situação bastante complicada. O seu irmão mais velho Peyton, depois de uma noite na "farra" com os amigos, acabou dirigindo bêbado e atropelando um jovem, deixando o mesmo paraplégico. Com a prisão do irmão, Sydney passa a ver sua família se desmoronando aos poucos, ao mesmo tempo em que é deixada de lado pelos pais, que passam a se preocupar unicamente com Peyton, tratando-a como se ela fosse invisível. Com o intuito de ajudar os pais, Sydney resolve se mudar de escola, indo estudar em uma escola pública. E é nesta escola que ela conhecerá Layla, que se tornará sua melhor amiga e que irá apresentar um mundo totalmente diferente a ela. Um mundo regado de muita amizade, amor, confiança, diversão, família e muita pizza e batatas fritas!

Sarah Dessen tem uma escrita cativante, leve e fluida. Ela sabe muito bem ambientar a estória e desenvolver seus personagens. Como a maioria dos YA contemporâneos, este não foge a regra, tendo como os outros, um romance. Porém o romance deste livro fica em segundo plano, e o foco é o desenvolvimento da estória e do plot principal do livro, que para mim, se trata do relacionamento entre pais e filhos.

No livro fica evidente o contraste entre a família da Sydney e a família da Layla. Os pais da Sydney são pessoas complicadas. A mãe é neurótica e só pensa no filho que está preso. O pai é um coitado, que parece que vive no mundo da lua. Sendo muitas vezes um banana dominado pela esposa. O mais preocupante, é que a Sydney começa a passar por uma situação mais que crítica e mesmo estando evidente para todo mundo, os pais dela não percebem (ou fingem que não percebem) o que está acontecendo com a própria filha. Paralelo a isso, temos a família da Layla, que acaba se tornando família da Sydney também, uma família cheia de amor e muito divertida. Os amigos da personagem também são muito legais!

O problema de os "Bons segredos", é que me deu a sensação que a autora quis abordar muitos assuntos em um único livro, e isso acabou fazendo com que ela os abordasse de maneira muito rasa. Mas fora isso, pra mim o livro foi mais do que satisfatório.

Com certeza lerei outras coisas da Sarah Dessen; e espero que vocês também leiam este livro. Sentem-se em um lugar confortável, peguem e abram este livro deixando-se dominarem pelos apaixonantes e sutis bons segredos que a leitura irá te proporcionar!

Que todos tenham um (a) excelente bom dia, tarde ou noite,
Valeu galera,
China

Joyce 12/11/2015

Só amor!
Bom, bom, bom, como eu vou começar a falar desse livro? Resumindo em uma palavra: Espetacular!

Para Sydney ela sempre foi invisível para os pais. Tem uma boa casa, boa educação e pai que nunca deixaram lhe faltar nada no quesito “bens materiais”, mas quando se diz respeito ao que ela exatamente está sentindo em relação a sua família e a si mesma, a resposta é totalmente ao contrario de feliz.

Logo após o acidente causado por seu irmão Peyton, ela se sente cada vez mais perdida dentro de sua própria casa, escola e vida, carregando uma culpa/responsabilidade por toda a sua família.

Com isso resolve mudar de escola atrás de distância das coisas que aconteceram, mudanças e um pouco de paz. Chegando na nova escola ela conhece Irv, Eric e os Chatham (Layla, Mac e o restante da família). Layla com seu jeito doido, carinhoso e cativante se torna sua melhor amiga e Mac seu primeiro amor.

Sydney é acolhida pelos Chatham de uma forma incrível, mostrando que em uma casa cheia de gente pode existir muito amor e também de sobra para outras pessoas, mesmo com seus problemas, eles transformaram a vida de Sydney em um carrossel de emoções, fazendo com que ela se sinta muito mais importante para aqueles que mal a conhecem do que para sua própria família e em sua própria casa.

O mais incrível em Os Bons Segredos é a forma como todos os personagens com seus dilemas são vivos e reais, nos deixando entrar em cada pedacinho da história. Uma história que nos torna melhor amiga de Layla e primeiro amor de Mac (que por sinal é lindo e maravilhoso), sem contar nas referências gastronômicas dos personagens. principalmente Layla que tem uma paixão maior por batatas fritas e que acaba nos deixando com uma fome e até quem não gosta de batata frita vai passar a gostar.

Fora todas as coisas maravilhosas que contém o livro, confesso que fiquei com “cara de quê” quando cheguei no final. Sério. Não quero dizer que foi ruim, porque isso com certeza não foi, mas eu esperava um desfecho muito melhor para aquele momento. Era importante, essencial e merecia um pouquinho mais de atenção.

Sarah Dessen aborda assuntos importantes e polêmicos como drogas, relação familiar e abuso sexual aos olhos de sua personagem principal de uma forma leve, delicada, com um drama gostoso de ler, alguns momentos nos divertindo, mas não deixando de ser firme e direto ao ponto principal.

Em quanto estava lendo, me lembrei muito de “As Vantagens de Ser Invisível” – mesmo as histórias sendo diferentes- os dois falam da importância de sermos abertos para as oportunidades que a vida nos da e também a importância de termos sim amigos verdadeiros para nos apoiar e nunca em hipótese alguma achar que estamos completamente sozinhos na hora dos problemas.

Então, deixo aqui o meu muito obrigada para Sarah Dessen, por nos mostrar todas essas possibilidades em Os Bons Segredos.

site: https://joyceaquiino.wordpress.com/

KKbarros82 09/11/2015

Os Bons Segredos
Mais uma vez Sarah Dessen não me decepciona. Mais uma vez, ela prova porque é a autora best-seller de livros jovens adulto contemporâneo e mais um vez ela me encanta com um dos seus livros.

Em Os Bons Segredos, Dessen aborda temáticas atuais como, solidão, drogas, conflitos familiares e assedio sexual pela perspectiva da sua protagonista, Sydnei que vive a sombra de seu irmão mais velho, Peyton. No entanto ao dirigir bêbado, ele causa um acidente deixando um garoto de 15 anos paraplégico e vai para a prisão. Agora Sydnei se sente completamente perdida, sem seu irmão como referência e seus pais não querendo ver a gravidade do acontecido, além de dedicar todas as suas atenções para Peyton. Logo ela decide mudar de colégio onde ninguém a conheça e muito menos o ocorrido com seu irmão. Um novo começo é o que Sydnei encontrará, novos amigos, novas experiências e porque não, o seu primeiro amor.

Claro que as coisas não serão tão simples assim, Sarah Dessen usa sua personagem apática e sem atitude para mostrar ao leitor jovem adulto toda a complexa teia de temas que seu livro, Bons Segredos, possui. A escrita da autora é outro espetáculo a parte, com uma narrativa envolvente, delicada e até certos momentos poética e melancólica, mas sem deixar uma pitada de humor, ela  faz com que o leitor sinta todos os dramas que ocorrem na vida da Sydnei e deseje até a última folha que ela consiga superar todas a dificuldades, como se aquela vida agora, fosse sua também.

Com isso, Sarah Dessen transforma, a partir da complexidade do tema e dos personagens abordados, a leitura do seu livro em uma experiência única e fantástica que todos os leitores deveriam experimentar. Leiam, Bons Segredos, Just Listen, O que aconteceu com o Adeus, A caminho do Verão e Aquele Verão, todos já lançados no Brasil, vocês não irão se arrepender.

Nota: 5/5

Carol D. Torre 29/10/2015

A Sarah Dessen é uma das minhas autoras favoritas do gênero jovem adulto, adoro como ela aborda temas pesados e conflitos familiares em narrativas leves, divertidas e encantadores. Para mim ela é uma das poucas autoras do gênero que consegue traduzir essa época da vida com perfeição para as páginas. Dito isso, não preciso nem explicar o porquê estava tão ansiosa por Os Bons Segredos, o último livro da Sarah Dessen que foi lançado e que a Seguinte - ainda bem! - trouxe para o Brasil. E eu fico muito, mas muito feliz mesmo de dizer que não me decepcionei nenhum um pouco, pelo contrário, amei cada pedacinho desse livro.

Sydney sempre se sentiu vivendo na sombra do seu irmão mais velho, Peyton, como se fosse invisível tanto fora quanto dentro de casa. Nem quando ele deixou de ser o orgulho da família para virar o garoto problema isso mudou, na verdade fez com a atenção de seus pais se concentrassem ainda mais em Peyton, fazendo com que Sydney se sentisse ainda mais sozinha.

Mas tudo mudou de verdade quando Peyton acabou causando um grave acidente e foi condenado por isso. Querendo se tornar ainda mais invisível, a garota decidiu sair da escola em que sempre estudou e mudar para uma escola ainda maior. Foi depois do seu primeiro dia nessa nova escola que Sydney entrou em uma pequena pizzaria e acabou conhecendo os Chatham. Layla é engraçada, carismática e trata batatas fritas como coisa séria - séria mesmo! - e logo se tornam melhores amigas. Mac é o irmão mais velho que está sempre com um livro na mãe, mesmo quando está trabalhando na pizzaria, e que adora concertar coisas quebradas. Junto com eles e seus amigos, Sydney vai aprender a lidar com a sua família e com a culpa que sente pelo acidente que seu irmão causou, assim como também vai descobrir que para certas pessoas ela está longe de ser invisível.

Uma das características mais marcantes da Sarah Dessen são seus personagens. Eles são sempre muito reais, cheios de vida, qualidades e defeitos. É incrível como você consegue se relacionar com cada uma deles e sentir que eles são de verdade. Eu juro que durante a leitura senti como se a Layla fosse minha melhor amiga de longa data e que o Mac fosse aquele garoto pelo qual sou secretamente apaixonada. E a Sydney também se destacou demais como protagonista, logo nas primeiras páginas onde ela conta um pouco da sua história eu já senti uma identificação enorme pela personagem e uma conexão que só cresceu e se tornou ainda mais forte com o passar das páginas. Nenhum desses personagens são perfeitos, mas cada um deles, desde a Sydney até os mais secundários, todos eles possuem sua própria personalidade.

Outra característica muito especial da narrativa da Sarah Dessen é que nada do que ela escreve é por acaso, tudo no livro tem o seu porquê e se desenvolve no momento certo. Por mais que tenha mais de quatrocentas páginas, eu li o livro todo em uma sentada só isso porque a autora sabe como escrever de uma forma impecável e leve, atmosfera que se mantem mesmo nos pontos mais delicados da estória.

Eu já destaquei em outras resenhas de outros livros da Sarah Dessen que eu amo como a família é uma parte importante de todas as suas estória e em Os Bons Segredos isso não é diferente. Essa é uma abordagem difícil de se encontrar em livros do gênero e a autora consegue sempre me emocionar com a forma sincera e tocante com que trata dos problemas familiares. Além disso, mais uma vez a Sarah Dessen tocou em em outros assuntos delicados, mas importantíssimos de se discutir, como o abuso, por exemplo, e conseguiu fazer isso de uma maneira impecável.

Sempre que termino um livro da Sarah Dessen sinto que ele não foi escrito por acaso, cada parte dessa estória tinha um porquê de existir e me marcou de uma determinada maneira. Os Bons Segredos me divertiu, me emocionou, me deixou morrendo de fome (sério, tem muita comida boa nesse livro!) e me ensinou ainda mais sobre o mundo e sobre eu mesma. É uma leitura leve, bonita e cheia de significados. É absolutamente impossível não se apaixonar por todo o carinho que a Sarah Dessen coloca em suas estória e pelos personagens incríveis que ela cria. Se você ainda não leu nada da autora Os Bons Segredos é um ótimo lugar para começar e depois ir correndo ler outros porque acreditem em mim, vale MUITO a pena!

"Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
Bárbara Masu 07/11/2015minha estante
Esse livro já estava na minha lista, mas depois da tua resenha fiquei enlouquecida querendo começar agora mesmo, hahahaha! Ótima resenha!

Viviane 24/10/2015

Três estrelas
O final me frustrou. Foi bom o livro. Mas, o final.

Bitinha 21/10/2015

Não é segredo que a Sarah Dessen é minha autora de YA preferida. Quando leio algum de seus livros, sou presenteada pela Sarah com a melhor das sensações... Sua escrita é leve e ao mesmo tempo é profunda. Nenhum detalhe passa despercebido e nem é deixado para trás. Em seus livros, as pequenas coisas não são apenas pequenas coisas porque ganham significado e importância. Não é atoa que seus livros se encaixam no sub-gênero coming of age que numa tradução livre significa "vindo com a idade" e já diz tudo. Em suas histórias, facilmente nos identificamos com os personagens e os assuntos tratados é bem aquilo que já passamos ou estamos passando. Às vezes, nos deparamos com temas dramáticos como estupro, violência e abandono, e junto com os personagens aprendemos a lidar e superar com esse tipo de coisa. Sarah Dessen consegue ser muitas vezes ser didática em seus livros e faz isso com muito carinho e compreensão.

Sydney sempre viveu sob a sombra do irmão mais velho Peyton. No entanto, não vivia assim por ser super protegida mas super esquecida... Ela sempre se sentiu deixada de lado pelos pais e por todo muito já que Peyton sempre atraiu as atenções para ele. O garoto atraia olhares por sua coragem, por sua beleza mas, com o passar do tempo, começou a atrair a atenção de policiais por desobediência e infrações da lei. Depois de passar um tempo na reabilitação, Peyton estava indo muito bem, longe de problemas até que tem uma recaída e, bêbado, atropela um rapaz que acaba numa cadeira de rodas.

Seus pais sempre viram Peyton como o menino da casa e acreditam em sua inocência. Sydney acredita que depois do acidente, eles cairiam em si e perceberiam que o irmão não é assim tão bonzinho e que deveria pagar por seus crimes. Mas não. Parece que as coisas só pioram, as dívidas com advogados vão se acumulando e as coisas só pioram para Sydney. Querendo ajudar os pais, ela se transfere para o colégio Jackson. Saindo da escola, Syd resolve comer um pedaço de pizza em busca da sua antiga rotina na Seaside Pizza e é aí que somos inseridos na caótica e maravilhosa vida da família Chatham.

O primeiro membro da família Chatham a dar seu ar da graça é Layla, a bonitinha da família, que trata batatas fritas como coisa séria (com direito a ritual de preparação e temperos únicos) e acolhe Sydney como um deles. Ela é carismática e esperta e em pouco tempo se torna melhor amiga de Sydney, trocando confidências e amparando uma a outra. Conhecemos também Rosie, a irmã mais velha e estrelinha da família, que teve problemas com drogas depois de se lesionar treinando patinação no gelo e se viciar nos medicamentos. E, o último filho mas não menos importante, Mac - o inventor que deveria ser engenheiro. Mac é um querido, entrega pizzas da Seaside Pizza, está sempre com um livro do colégio em mãos e lutou muito para se tornar a pessoa que ele queria ser. A mamãe Chatham tem esclerose múltipla e é fã de Big New York, assim como Sydney. E o papai Chatham dirige a pizzaria e proibe que a jukebox toque algo que não seja bluegrass. Eles são calorosos e cuidadosos. E enxergam Sydney. Tudo que ela precisava no momento.

Enquanto Sydney se envolve com os Chatham, seus pais estão empenhados em tirar Peyton dos maus lençois em que ele está. Muitas das vezes eu queria dar um tiro em sua mãe porque ela simplesmente fazia pouco caso da Sydney e dois tiros no pai porque ele só via e a olhava com compaixão, sem se levantar por ela nenhuma vezinha. Somos envolvidos na história de uma forma que... nossa, é difícil se desvencilhar uma vez que embarcamos na leitura. Juro. Eu senti tudo que a Sydney sentiu e chorei muitas vezes junto com ela.

Sarah Dessen, como sempre, manteve seu nível de escrita lá em cima. O desenvolvimento da trama é impecável, tudo acontece em seu tempo certo e fui muito feliz nessas quatrocentas páginas. Eu tentei ler devagarzinho tentando saborear cada palavra, mas tudo que eu queria era ler mais e mais e saber o que ia acontecer em seguida. Os personagens são desenvolvidos de uma forma muito real e quase são palpáveis de tanta vida que a autora deu a eles. É como se pudéssemos ver uma Sydney ou um Mac andando por aí... Como em todos os seus livros, tudo tem um significado. O título, a capa (tanto a americana quanto a brasileira, apesar de suas diferenças. E cada uma tem sua beleza!) e a trama.

No fim, nós sabemos o porque desse livro ter sido escrito e o porque de certos temas terem sido abordados. Aprendemos um pouquinho mais, nossos preconceitos são quebrados e largados de lado. E somos apresentados a uma verdade muito... verdadeira: existem muitos pontos de vistas e às vezes o nosso pode estar errado. Criamos coragem de falar com nossa própria voz junto com Sydney, temos nosso coração partido com Layla, superamos e abrimos nossos olhos com a família de Sydney. É uma leitura bonita, didática e refrescante.

Nunca vou me arrepender de ler algo da Sarah Dessen e sempre me deliciarei com a sua sutileza, com o carinho colocado na história e a compaixão passada aos personagens. Não é uma leitura atoa e improvável, é sempre uma leitura que nos acrescenta e nos ajuda a melhorar como pessoas.

site: http://tempestade-de-estrelas.blogspot.com

Mey 05/10/2015

Sabe quando você não dá nada para um autor e que quando você resolve ler um de seus livros, fica pensando "Por que eu nunca li esse livro?". Na semana passada eu vivi essa situação na pele, quando li o novo livro da Sarah Dessen, "Os Bons Segredos", durante a leitura eu só pensava que deveria ter dado uma chance para autora há muito tempo.

"Os bons segredos" segue os passos de Sydney, uma menina que se sente invisível, principalmente, quando está ao lado do irmão. Um dia a vida dela muda, quando em uma tarde, entra em uma pizzaria, e conhece os Chatham.

A escrita de Sarah Dessen é envolvente e fluída. Mesmo com suas 400 e tantas páginas passam muito rápido. A leitura se torna envolvente porque temos personagens muito reais, que é fácil de se identificar com Sydney ou os Chatham. Além de deixarem a sensação de empatia, as personagens são muito encantadoras. Ao mesmo tempo em que a leitura era leve e fácil, me sentia angustiada, por muitas vezes me sentir no lugar da protagonista, que em muitos momentos era injustiçada.

Gostei do modo com que Sarah Dessen escreve porque gosto de gente que escreve YA contemporâneo e consegue mostrar o cotidiano de uma maneira interessante, mas realista. Gosto da maneira com que ela trata de assuntos "pesados" de uma maneira delicada. E gosto da facilidade e complexidade de suas personagens, fazendo com que eles fossem únicos. Me vi encantada pelo Mac, envolvida pelo brilho de Layla e me diverti com o Eric.

O livro é uma sucessão de fatos, que vão se desenrolando, mas que não são acontecimentos bombásticos, são apenas fatos. Mesmo sendo acontecimentos amontoados, a estória tem um quê de magia, magia nos momentos simples, em que você está com amigos, assistindo um filme, comendo batata-frita, cantando, dentro do carro, essa é a magia de "Os bons Segredos"

Essa estória é divertida, doce, triste e intensa, daquelas que não dá para falar demais, porque pode estragar. Mas daqueles que merecem ser lidos, devorados e absorvidos. Daquele tipo que causa ressaca e que sempre vai ser lembrado, com uma sensação de quentinho no coração. Não tenho nem palavras para descrever o quão maravilhosa foi essa leitura, apenas leiam e se sintam apaixonados por esse livro.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2015/10/resenha-os-bons-segredos.html
Nai 30/11/2016minha estante
Ai, eu estou apaixronada por esse livro e sua resenha conseguiu definir minhas impressões.

Patty 02/01/2017minha estante
Estou gostando bastante até agora, mais ou menos umas duzentas páginas lidas...

Mila F. @delivroemlivro_ 29/09/2015

Amei
Saint Anything, no Brasil Os Bons Segredos é o novo livro de Sarah Dessen, uma escritora americana muito popular e queridinha dos leitores e, apesar de ter vários livros publicados, no Brasil ela não é tão conhecida.
Até então ainda não tinha lido nada de Sarah Dessen, portanto abracei essa oportunidade e, particularmente, amei a experiência. Sarah Dessen tem um estilo de escrita que me encantou, tem uma leveza de narrar incrível, mesmo abordando temas que são conflituosos.
Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma adolescente que sempre foi invisível para sua família, pois vivia a sombra do irmão mais velho, Peyton. O irmão mais velho era muito problemático, vivia em confusão e usando drogas, então a família sempre deu mais atenção a ele, no entanto, um fatídico acidente acontece: Peyton acaba deixando um adolescente paralítico e é condenado à prisão.
Depois da prisão de Peyton, Sydney decide mudar de escolar para evitar os comentários das outras pessoas, ela quer mudar, na nova escola ela acaba conhecendo novos amigos, incluindo Layla e o irmão Mac, então ela passa a se considerar parte de algo e sente-se menos sozinha por ter amigos que a entendem e com quem sempre pode conversar.
Os momentos em que está na escola, isto é fora de casa, com os amigos são a salvação para a vida de total devoção à Peyton que ela vê em casa. Os pais de Sydney, simplesmente, ignoram a garota para viverem em função do filho preso. Ela sente-se reprimida e retraída em casa, simplesmente não consegue entender essa atitude dos pais.
Esse livro traz muito conflitos familiares, o peso dos silêncios e os medos. Além disso, Os Bons Segredos também traz à tona o valor da amizade e o quanto os amigos podem salvar sua vida, mas não para por aí, é importante frisar que o livro também aborda o primeiro amor, as descobertas da identidade. É fantástico como a autora torna os conflitos tensos em algo que nos faz refletir a respeito da confiança, diálogo, amor, a consequência dos nossos atos e a importância de ter responsabilidade.
Outro ponto que eu amei nesse livro é o fato dele ter me feito desejar pizza e batata frita o tempo todo, de tal forma que eu ficava com água na boca de tanto desejo. Os personagens são fantásticos e o mais impressionante é o fato deles se parecem bem maduros para a idade, apesar de isso ter a ver com a história de vida de cada um, pois no decorrer da narrativa ficamos a par da vida pessoal de cada personagem e isso dá profundidade e nos faz ficar na torcida por cada um deles.
Os Bons Segredos é uma leitura deliciosa, além de ter uma história fantástica vai deixar o leitor com água na boca.

site: www.delivroemlivro.com.br

Lorena.Oliveira 27/09/2015

Surpreendente
Sydney é uma garota que de certa forma sempre viveu a "sombra "do seu irmão Peyton .Que sempre foi centro das atenções aonde é que fosse .Só que de uns tempos para cá Peyton tem se envolvido com a polícia .Até que um dia ele atropela um garoto e o deixa paraplégico .E Sydney é a única a não só pensar mais também se culpar pelo oque aconteceu .Já seus pais veem Peyton como a vítima de toda a história .
Sydney resolve mudar de escola para "um novo começo " e acaba conhecendo pessoas maravilhosas que se importam verdadeiramente com ela .Ela que sempre se sentiu invisível durante toda sua vida parece finalmente encontrar no só seu lugar no mundo com também pessoas que a enxergam de forma diferente.
Um livro que eu tinha pouca expectativa ,e que acabou me surpreendendo muito que me rendeu algumas lágrimas e nós na garganta que parecia que me sufocava e ao mesmo tempo um livro que você não para de pensar ,que quer devorá-lo inteiro e quer ao mesmo tempo quer que nunca termine .
"Depois de tanto tempo remando ,tentando não afundar senti a maré vira e me tragar "

Márcia 19/09/2015

Os bons segredos
"Os bons segredos" conta a história Sydney, que vê sua vida mudar - pra pior - quando seu irmão se envolve num acidente por dirigir em alta velocidade e acaba deixando paraplégico um adolescente e vai preso.
Acostumada a viver na sombra do irmão e ser invisível, Sydney se vê num abismo quando o irmão vai embora e fica entre fazer o que quer (ter amigos, vida social e etc) e fazer o que é certo para a família (ser boa, mas nunca suficientemente boa).

A trama de "Os bons segredos" tinha tudo para surpreender, mas ela se perde pelo caminho quando a autora decide ficar repetindo as mesmas situações no decorrer do livro. Com personagens rasos, ela também não dá abertura pra você se conectar com nenhum personagem, apesar deles terem seus momentos legais. Creio que a autora quis aliviar muito o conteúdo do livro para deixá-lo mais acessível as outras idades e com isso, de certa forma passou a impressão de que o drama não foi bem executado e explorado.
É um livro bom, mas poderia ter sido melhor.

site: http://vivacafeina.blogspot.com.br/