Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros Josh Malerman

Resenhas - Caixa de Pássaros: Não Abra os Olhos

Carla Maria 29/01/2015

Não abra os olhos >> DE FORMA ALGUMA!
"Os armários estão vazios. Não há quadros nas paredes. Fios passam por baixo da porta dos fundos e chegam até os quartos do primeiro andar, onde amplificadores alertam Malorie e as crianças para qualquer barulho que venha de fora da casa. Os três vivem assim. Ficam bastante tempo sem sair. E, quando saem, estão vendados."
JESUSSSSS!!! O que exatamente esse livro foi capaz de fazer comigo? Simplesmente não consegui largá-lo até o desfecho "triunfal" (devorei em apenas algumas horas)... Se você acha que um apocalipse zumbi seria a pior coisa que poderia acontecer a humanidade, você está tremendamente ENGANADO. Coisas muito mais sinistras podem estar a espreita, aguardando apenas o momento certo para atacar, e como não dizer: NOS DESTRUIR... Gente! Parem todas as leituras e coloquem esse livro no inicio da fila, atropelem todos e se deliciem com "Caixa de Pássaros"... Uma leitura frenética e alucinante, que te prende do começo ao fim, sem modéstia. Está esperando o quê? Mais que 5 estrelas, muitoooo mais!!!
Thalys 29/01/2015minha estante
quero ler muito esse livro.

Rafaela 10/02/2015minha estante
Ótima resenha! Sucinta e direta como eu gosto.

Nayra 13/02/2016minha estante
Achei a história muito boa, e tbm só consegui parar quando chegou ao fim. E o fim, devo dizer, me decepcionou um pouco. Não sei, talvez pelo desenvolvimento da história esperava um desfecho diferente.. Mas ainda assim é uma história que vale a penar ler..

Thalyta Nette 31/03/2016minha estante
A resenha foi ótima me fez ler, porém que final BOSTA.
Cadê as respostas???

Ana Claudia Car 27/07/2016minha estante
Que livro maravilho senhoras e senhores.
uma narração de tirar o fôlego, disparado melhor livro lido até aqui esse ano. terminei de lê-lo de madrugada.
não tinha sentido um medinho ao ler um livro dessa temática desde:Os três.
super recomendo esse livro.

Lucas 02/12/2016minha estante
Aiai esperando que o meu chegue logooo

Biancagabriela 11/05/2017minha estante
é um dos melhores livros que já li

isysbastos0 12/10/2017minha estante
O livro realmente causa uma ansiedade na gente, como suspense ele é ótimo. Mas infelizmente o final decepcionante...

Marcos Renan 21/10/2017minha estante
O início realmente é bastante instigante: motiva o leitor pela curiosidade a comer o livro de uma vez. Mas o livro acaba prometendo muito além do que entrega. O final é decepcionante, além de diversos questionamentos ficarem em aberto, sem explicação alguma. 2 estrelas pra esse livro.

noitsfelipe 23/07/2018minha estante
Gente! O final, depois de tudo o que passou, só podia ser desse jeito. Esperançoso. Se estão falando da questão de não explicar as criaturas, digo uma frase que vi na video-resenha da Bel e da Pam Gonçalves: ''o livro não é sobre as criaturas, e sim sobre o que elas causam''

fabio_g_oliver 08/12/2018minha estante
Gostei do livro sim. A história é boa, apesar do desenvolvimento do rio ser meio parado.
E o desfecho é legal mas faltou algo realmente surpreendente depois de tudo que é mostrado no livro.

Maurício Ribeiro 20/06/2019minha estante
Olá, eu gostaria de voltar no tempo para não ter assistido o filme primeiro. Droga! O livro se tornou 100% previsível para mim. Uma pena, pois reconheço a riqueza desse livro e sei que seria uma angustiante e gostosa leitura.

Cristian 05/07/2019minha estante
Concordo com Prince Phillip. Livro bem contemporâneo, além de tudo o que descreveram que ele causa na gente, ele também desafia essa insegurança radical dentro de todos: a busca por certezas, que no desfecho se traduz por "respostas que expliquem o enredo". Esse desejo de um iluminismo malfadado é muito retrógrado, o "livro não deu respostas"! Ainda bem!

Renata1004 08/03/2020minha estante
Já assisti o filme. Gostei muito

Gabriel.William 15/04/2020minha estante
Como fasso para ler o livro

Ewerthon.Gomes 11/06/2020minha estante
Tenho ele a anos e nunca li. Bom saber. Lerei logo então.

Ewerthon.Gomes 11/06/2020minha estante
É da mesma autora de objetos cortantes né?

Suéllen 18/07/2020minha estante
Simplesmente amei esse livro, a história literalmente te prende do início ao fim. Enquanto o filme foram dias para eu assistir tudo, de tão ruim rsrs

Pri 31/07/2020minha estante
Não gostei do filme apesar de amar a Sandra Bullock, mas o livro é maravilhoso e não precisa de sequência nem vou ler a sequência tenho medo de estragar essa estória que eu amei.

Renata1004 31/07/2020minha estante
Certeza que não precisaria de sequência. ??
Mas espero que seja boa. Quero ler

Carla Maria 31/07/2020minha estante
Já estou me preparando para ler a sequência. Espero não me decepcionar,porque amei o primeiro.

PattyMeneghin 29/08/2020minha estante
Me sinto um peixe fora d'agua. Não gostei do livro. Li antes de sair o filme, que por sinal não vi, mas voltando ao livro, achei bem fraquinho. Demorei até pra terminar.

Rafael.Namjoon 07/10/2020minha estante
eitaaa, já tenho um para ser o próximo para ler (172 horas na lua), mas com certeza vou mudar a ordem hehe

Kah 31/12/2020minha estante
O livro é bom. Suspense a todo momento. Li o livro e depois assisti o filme. No livro temos a aflição da personagem malori

Renata1004 13/01/2021minha estante
A sequência tá perfeita

Carla Maria 13/01/2021minha estante
É bom saber que a sequência está perfeita. Valeu por avisar Reh Souza.

Luciane.Cristina 26/05/2021minha estante
Como Fasso para ler ?

Adriele.Camile 29/05/2021minha estante
Como faço para abrir as paginas

Lanne 17/06/2021minha estante
Me encontrei em você kkk

Jaqueline 24/09/2021minha estante
Eu gostei demais, já nas primeiras linhas percebi que iria gostar. Me prendeu do início ao fim. Recomendo muito.

anaju 29/09/2022minha estante
Um livro muito bom, com a história parecida com o do filme, só que é bem detalhada e rápida sua leitura, o autor é incrível. Amei tanto o livro e o filme, porque a história no livro é mil vezes mais real(um pouco confusa porque um capítulo fala dela no passado e no presente).

Nick.Leal 01/01/2023minha estante
o filme é péssimo mas o livro é simplesmente DESLUMBRANTE!!!!!! eu li quando tinha cerca de 14/15 anos e fiquei obcecado, simplesmente uma leitura tão marcante e aterrorizante; ao mesmo tempo que lembrar da história me dava calafrios, me trazia aquela nostalgia boa de estar dentro daquela casa, junto com aquelas pessoas e sentindo o mesmo medo. continua sendo um dos meus livros favoritos da vida

Manfré 05/01/2023minha estante
Gostei bastante do livro leitura muito fluida e com bastante suspense

Bianca537 17/02/2023minha estante
Não achei tudo isso.O livro não me prendeu assim.Só li e pouco tempo porque quando começo a ler um livro que é chato,ruim,eu quero terminar logo pra me ver livre.A história sim é legal mas não prende o leitor tanto assim,e eu odiei ainda mais que não revela o causador de toda essa agonia.

Emanuelle368 13/01/2024minha estante
Como faço pra ler?

Bianca537 24/01/2024minha estante
Tem apps que vc pd baixar pelo Google

Érica | @aquelacomlivros 04/11/2018

Nunca mais vou abrir as cortinas das minhas janelas!!
Minhas unhas estavam tão grandes e lindas, aí fui ler esse livro e não sobrou nada!!!!
Já li thriller psicológico antes, mas nada parecido com isso, estou tensa até agora!

Comprei este livro em 2016, mas diante de tantas opiniões divergentes e por ser um estilo de leitura que não estou acostumada, acabei deixando ele de lado. Por causa disso, resolvi dar a minha opinião (COM SPOILER) para quem estiver confuso como eu.

Gostei muito da leitura, apesar de não conseguir levantar para ir ao banheiro de madrugada e ficar olhando de 5 em 5 minutos para a janela, a história é muito envolvente e me prendeu do começo ao fim. Gostei da construção que intercala passado e presente, que tirou uma possível monotonia e os personagens foram muito bem desenvolvidos, me apeguei a todos incluindo o cachorro, Victor!

Só tem um problema nesse livro e isso pode ser justamente o que vai definir se você vai gostar ou não, o desfecho.
A gente acompanha as dificuldades das pessoas que estão lutando pela sobrevivência num mundo que acabou de acabar. Sem saberem o porquê, todos que abrem seus olhos, surtam e se matam. Então, precisam se adaptar a viver na escuridão, além de terem que correr atrás de suprimentos e outras coisas básicas que não são mais fornecidos porque...bem, o mundo acabou né?

É inevitável não ficarmos curiosos para saber o que causou esse surto mundial e vamos lendo com a expectativa de que tudo será esclarecido, mas não! Até o final não temos uma explicação, muito menos uma cura ou salvação para aquilo tudo. Porém, no decorrer da história, fica claro que houve uma espécie de invasão alienígena (ou demoníaca) porque eles falam repetidas vezes que há “Criaturas” andando na Terra e é para elas que não se pode olhar. Houve várias situações que eles sentiram a presença delas, foram tocados por elas e até os animais farejaram e anunciaram a presença de "alguém" quando não havia nenhum humano por ali, além do relato de uma pessoa que realmente as viu.

É claro que eu gostaria de saber exatamente o que era aquilo tudo, PORÉM, não acho que o final tenha ficado totalmente em aberto e muito menos que tenha deixado a desejar, já que sabemos que de fato eram as tais Criaturas que causaram o caos. Achei que o final ficou de acordo com o estilo da história que é um mundo apocalíptico e terminou de um jeito mais realista. Além do mais, o autor deu um certo alívio para a penosa jornada de Malorie e seus dois pequenos filhos, o que também é um ponto positivo.

Para quem está acostumado com The walking dead e todos aqueles filmes de zumbi, fica mais fácil de aceitar o desfecho porque segue a mesma linha. Para quem não está e quiser ler, vá com a mente aberta para esse tipo de história. Cada gênero tem sua própria construção e precisamos saber exatamente em que tipo de história estamos “nos metendo”. Lembrando que a Netflix produziu o filme, estrelado por Sandra Bullock, que será lançado no dia 21 de dezembro e também é uma opção para quem quiser assistir antes de ler.

"Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar às estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas?"
Fabi129 04/11/2018minha estante
Amei este
Mas acho q n tenho coragem d um dia reler kkkkkkkkkk
Eita livro q me deixou medrosa!

Érica | @aquelacomlivros 04/11/2018minha estante
Kkkkkkkkkk...Menina, eu não releio isso enquanto não tiver netos e se até lá já tiver parado de achar que vai surgir um bicho feio na minha janela! Hahahahaha

Fabi129 05/11/2018minha estante
kkkkkk ficamos só com o filme então!

Alcione13 05/11/2018minha estante
Menina,amei sua resenha. Bem original. Parabéns. Gostei da sinceridade.
Li Uma casa no fundo de um lago do autor. É bom. Mas não tem final rsrs

Celina 05/11/2018minha estante
Adorei sua resenha! Estou numa expectativa só para assistir o filme! Normalmente curto mais assistir um thriller do que ler.

Joelma 05/11/2018minha estante
Esse autor, ao que parece, ñ sabe dar fim para os livros.
A sua resenha é boa, mas o livro continua sendo um dos piores que já li!
E ñ vai ter perigo de eu assistir ao filme...

Sim, Fabi!! Kkkkkk

Érica | @aquelacomlivros 05/11/2018minha estante
Muito obrigada, Alcione! Eu tenho esse livro tb e quero muito ler, obrigada por avisar que não tem final, aí já vou preparada! Kkkkkkk

@Amulherquemanda 05/11/2018minha estante
Eu sei que não era a proposta do livro,mas não saber oq as pessoas viam e causavam o suicídio me decepcionou

Érica | @aquelacomlivros 05/11/2018minha estante
Obrigada, Celina! Eu tb preferia mais aos filmes desse gênero, mas aí dei uma chance aos livros e acabei pegando o gosto! Esse teve uma dose de terror, além do suspense. Nunca tinha lido nada assim pq sou mt medrosa, demorei mt pra ler! Kkkkkkkkkkk

Érica | @aquelacomlivros 05/11/2018minha estante
Joelma, eu te entendo, juro! Mesmo tendo gostado do todo, o final é frustrante mesmo, só não peguei o ranço que você pegou pq já tô acostumada com esse estilo pelos filmes que sempre acabam assim. Mas você só não gostou do desfecho, ou também detestou o livro todo?

Érica | @aquelacomlivros 05/11/2018minha estante
Amanda, também me decepcionei e por isso tirei uma estrela. Fica parecendo que nem o autor soube explicar a própria criação dele, né? É muito chato isso! Mas o conjunto da obra foi muito bem feita e o final sem solução para o caos é bem típico do gênero mesmo, já esperava por isso. Só gostaria de uma explicação para aquilo tudo!

Alcione13 05/11/2018minha estante
Érica,meu comentário não foi Spoiler rsrs.
E algo subjetivo o livro.
Eu não gosto.
Parece que o autor não quis fechar o que começou.
Não me arrisco a ler Caixa de pássaros.

Alcione13 05/11/2018minha estante
Até porque tem uma fila enorme de e-books a serem lidos. Depois li resenha com Spoilers. Aí perde a graça.

Cris @c.lerounaoler.oficial 05/11/2018minha estante
Eu amei o livro. Também achei que o final estava implícito no livro.

Érica | @aquelacomlivros 05/11/2018minha estante
Não, Alcione! Eu sei que não foi spoiler, eu que ainda não me informei sobre esse livro ainda, só coloquei na lista pq é desse autor e quero ler mais coisas dele. Mas antes de ler, eu pesquiso muito pra me preparar para a leitura e até pra decidir se quero ler mesmo!

Sim, Cris!!

Alcione13 05/11/2018minha estante
Érica,vale a leitura. Até pq é um livro curto. Só me incomodou ter de adivinhar o final. Mas foi bem legal a narrativa.
Uma casa no fundo...

Érica | @aquelacomlivros 05/11/2018minha estante
Imagino pq amei a escrita dele! Tomara que eu goste!

Joelma 06/11/2018minha estante
Érica, detestei o livro todo. O final (ou a falta dele) foi apenas a cereja do bolo.
Para mim, parece que o cara acordou um dia e pensou "pq ñ escrever um livro?"; só que no dia seguinte, ele cansou de brincar de escrever e apertou o f***-se. Do mesmo jeito que ele começou a escrever, parou: sem se importar com nada - importando-se menos ainda com os possíveis leitores. Péssimo! Sem pé nem cabeça. De-tes-tei e ñ foi pouco!!!

Joelma 06/11/2018minha estante
Pra mim, o "sucesso" do livro deveu-se mais ao marketing do que a qqr outra coisa. Afinal, com todo o mundo falando bem, quem ousa discordar? Marketing puro...
Se tivesse como dar nota negativa, eu daria.
Mas enfim, o que é do gosto regala a vida

Érica | @aquelacomlivros 06/11/2018minha estante
Joelma, respeito a sua opinião sobre o livro pq nunca um livro vai agradar a todos e divergir sobre gosto é a coisa mais normal desse mundo! Cada gênero tem suas peculiaridades e esse livro foi bem fiel a elas, mas você não é obrigada a gostar! O que eu discordo totalmente de você é dizer que quem gostou foi influenciado pelo marketing, ou sugerir que mesmo não tendo gostado não teríamos ousado a falar mal devido a muita gente falar bem. Uma coisa que eu não sou e nunca serei é Maria-vai-com-as-outras! Se eu tenho um esporte preferido nessa vida é ser do contra! A maioria dos sucessos que a grande massa das pessoas adoram, eu detesto! E se vc der uma pesquisada nas minhas resenhas, verá que a maioria delas são desabafos de livros que dei 1 ou 2 estrelas. Então, acredite, eu te entendo! Na maioria das vezes que leio um sucesso, sou eu que fico na sua posição. As diferenças temperam a vida, se pra você não serviu, não ache que pra quem valeu a leitura foi pura lavagem cerebral.

Joelma 06/11/2018minha estante
Erica, não me referi a vc ou a alguém em especial, nem "concluí", por vc ter gostado, que vc é "maria vai com as outras". Apenas quis dizer que tanto sucesso só pode ter a ver com marketing (como, aliás, acontece com muitos livros, não apenas com esse. As pessoas - e não me refiro a vc, nem a ngm em especial - muitas vezes dão nota no embalo, por causa de campanha de marketing ou por ser deste ou daquele autor "tão bom", sem realmente pensarem se gostaram ou não).

Joelma 06/11/2018minha estante
E repito: o que é do gosto, regala a vida!
Cada um gosta de uma coisa.
Cada um... cada um!

Érica | @aquelacomlivros 07/11/2018minha estante
Joelma, não tenho intenção de estender isso, mas vou explicar porque "vesti a carapuça" só pra esclarecer. Eu entendi o seu argumento sobre o marketing, porém você disse isso para alguém que realmente gostou do livro! Rsrs mesmo não citando meu nome, eu estou inclusa porque eu fiz uma avaliação positiva cooperando para o sucesso do livro, ou seja, senti como se invalidasse a minha opinião porque para você é puro marketing. E você ainda me perguntou "com todo mundo falando bem quem ousa discordar?", como eu estava em concordância, também fui incluída nessa, como se eu não ousasse discordar da opinião da maioria, ou seja, mais uma vez senti minha opinião sendo invalidada como se eu não fosse sincera na minha resenha.
Entendi com sua explicação que não foi sua intenção me atingir, mas foi desta maneira que recebi seu comentário. Mas a vida é bela, vamos seguir com nossas leituras, ainda temos muito mais livros para discordar por aí e essa troca de opiniões são sempre bem-vindas!

Gleisson 23/12/2018minha estante
Um dos piores livros que já li...Enrolação do cínico ao fim! Sé que podemos chamar aquilo de "fim". Não sei como deram tanto crédito para este livro! E o filme é igualmente ridículo!

Gleisson 23/12/2018minha estante
Pior livro que li na vida! Enrolação do início ao fim, se é que podemos chamar aquilo de fim! O livro é totalmente anti clímax! Não entendo como deram tanto crédito a este lixo. O filme é igualmente ridículo.

Jaque - Achei o Livro 02/03/2015

Deprimente!
Sabe quando você tem uma lista enorrrrme de livros pra ler mas passa aquele outro na frente só porque todo mundo amou? Pois é, fiz isso :/
Gosto é gosto mesmo, cada um tem o seu, e o meu gosto literário definitivamente não tem nada a ver com esse livro.
O livro se passa praticamente todo dentro de uma casa com 6, 7 pessoas.
Eles não podem sair e se saem vendam os olhos para que não possam ver nada que tem lá fora. Aparentemente tem algo que fazem com que as pessoas se suicidam quando elas vêem.
Os capítulos são revezados, ora sobre a situação deles dentro da casa, ora contando sobre a fuga de uma sobrevivente, procurando um lugar seguro.
Esperava que algo muito interessante fosse acontecer a cada capítulo, mas não. Fiquei só na expectativa mesmo.
O escritor quis deixar o leitor tenso durante a narrativa, mas não vi nada demais, não me deixou tensa, muito menos com medo. Chegava a ser cansativo algumas vezes.
Uma estória muito fantasiosa, surreal, e extremamente deprimente.
Pelo menos esperava um final que explicasse esse apocalipse todo, mas foi outra decepção.
Mas como eu disse, tudo uma questão de gosto. Não faço parte da maioria, não gostei.
Keylla 07/06/2015minha estante
Achei que era a única com a essa opinião... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mônica Candiotto 07/07/2015minha estante
Gente é uma história pra vc pensar, imaginar o q são as criaturas, o q aconteceu com o resto do mundo! É um suspense psicológico! Vcs não tem imaginação?!

Brauns 30/10/2015minha estante
Pois é, concordo com bastante coisa que você disse. Acredito que o escritor soube trabalhar bem o suspense e o terror em alguns momentos, mas a situação toda chega a ser tão absurda que não dá para levar muito a sério. Me lembrou um pouco o filme Fim dos Tempos do Shyamalan, no qual o vilão era o vento. Enfim... para ler apenas uma vez.

Bruna3810 05/11/2015minha estante
me lembrou o filme fim dos tempos também, emfim, gostei do livro, bastante, apesar de algumas pontas soltas, a idéia dele realmente pode ter sido essa, de deixar o leitor imaginar como seriam as criaturas, se realmente seriam criaturas ou se seriam outra coisa, eu esperava mais do final, mais acho que ele não estragou o livro, merecia uma continuação.

Nick 18/11/2015minha estante
Gostei, leitura boa. Mas realmente não consegui me afeiçoar a personagem a ponto de sofrer ou ter medo junto com ela, logo, não tive a sensação de suspense que deveria ter tido. Ideia muito legal, mas acho que muito vazia, digo, vaga. Entendo o ponto: use sua imaginação, mas eu, pessoalmente, acho que o escritor deveria me induzir melhor a isso. Mas Cada livro funciona de forma diferente para cada pessoa. Não rolou o "tchan" comigo, mas deve ter rolado para outros leitores. Mesmo assim recomendo.

Tamires 26/11/2015minha estante
Concordo plenamente! Todos elogiando o livro! Achei cansativo, repetitivo, extenso. As falas me parecem todas iguais, sabe? Só me senti tensa na cena do cachorro, fora isso, li me arrastando! Talvez eu esteja acostumada com livros MUITO bons e me decepcionei com este pois fiquei na expectativa de que esse seria bom também.

Jossi 12/03/2016minha estante
HORRÍVEL! PÉSSIMO!

E... o que mais? Um grupo de pessoas, um 'suspense' que não guarda nenhuma surpresa... e um final pra lá de simplório. Péssimo. Imaginação, Mônica Hangar, é atributo do AUTOR - não dos leitores. Esses buscam justamente essa 'imaginação' para relaxarem, se deixarem levar pela narrativa e pelo MUNDO criado pelo autor. E convenhamos, o 'mundinho' desse autor é pra lá de pequeno e sem criatividade. Falhou em tudo.

Marco Aurélio 18/07/2016minha estante
acho que devia ter uma explicação para as criaturas mas isso de deixar pra nossa imaginação...to fora kkk tem que ter começo, meio e fim o assunto

Rodrigo.Rodrigues 24/10/2016minha estante
Acho que o autor que fazer conosco que lemos esse lvro, o mesmo que as criaturas fazem com as pessoas que as vêem, Jaque! :/
Tenho medo que uma hora ou outra, nós... :/

Louise 05/12/2016minha estante
Achei que fosse uma das únicas que pensasse assim. Li esse livro por muitos comentários, pessoas dizendo que era aterrorizante, porém não achei nada disso, tedioso e além de tudo com um final muito ruim!

Priscilla 19/01/2017minha estante
Não gostei tbm. Ouvi falar tanto... me decepcionei. Achei a história rasa, personagens mal construídos, muitas falhas, tudo muito solto.

douglasroma 23/02/2017minha estante
Achei a produção mais para suspense do que terror. Terror mesmo foi o último que li, Os Condenados. Enfim, sei q no livro tinha muita coisa surreal, sem nexo, porém o enredo foi bem desenvolvido e emocionante. O final me decepcionou, ficou um vago do que foi tudo aquilo q aconteceu. Se indico? Indico, sim, dá pra devorar o livro em poucos dias.

Helvania.Ferreira 28/02/2017minha estante
Também senti falta de explicações no final. Esse tipo de autor dá impressão que tem uma ideia boa pra história, mas depois não sabe pra onde está indo.

Jacke Hertel 02/03/2017minha estante
Fui na mesma empolgação Jaque!
Confesso que o início me prendeu e me deixou bastante curiosa para saber o desfecho final. Porém, até agora eu to querendo saber oque e como era a porra da tal "criatura"!
Decepcionada com o final do livro! MESMO!

Tali 10/04/2017minha estante
Nossa eu também não gostei =(

Carolina.Feijo 30/06/2020minha estante
Um ponto positivo q eu achei do livro foi a ideia principal dessa trama q eu achei original, além da leitura fluir bem, porém a todo tempo, tenho a sensação q o autor não explorou bem essa ideia, nos dando uma pobreza de linguagem nos diálogos q me deixou decepcionada. Tem gente q curte deixar o final pra cada um imaginar o q quiser. Eu não gosto disso! Gosto de uma história contada até o final.

Luiza.Matos 02/12/2018minha estante
Então na sua opinião valeu a pena ler ele? Eu coloquei ele como desejado mais eu não sei se vou ler depois dessa resenha.

Mallu Drugovich 03/12/2018minha estante
Nem lê esse livro... Muito ruim. Não sei o que esse povo gostou tanto

Luiza.Matos 03/12/2018minha estante
KKK tá bom obrigada.

edgar.goncalves 04/12/2018minha estante
Me fiz todas essas perguntas também. O livro tem um grande potencial, mas nada que daria uma boa vertente foi devidamente explorado. O óbvio final feliz (de praxe) foi anunciado sem responder muitas questões levantadas no decorrer do livro.

Luiza.Matos 04/12/2018minha estante
obrigada edgar.goncalvel não vou ler não

Bruno 06/12/2018minha estante
Oi, Luiza. Eu não recomendo a leitura.

Luiza.Matos 07/12/2018minha estante
Tá bom Bruno não irei ler não já tirei dos desejados. Obrigada.

li_literatura 09/12/2018minha estante
Também li o livro, na verdade eu devorei ele, e me fiz estas e outras perguntas. Também não gostei do final, deixou sem respostas. Mas afinal o que não pode ser visto? Como o Gary não foi afetado, ou ele faz parte de todo o problema? São tantas as dúvidas. Agora só me resta assistir ao filme para ver no que vai dar.

Anna.Souza 13/12/2018minha estante
A única coisa que eu tinha gostado era o penúltimo capítulo, e depois de ler a sua resenha nem disso eu gosto mais kkkk

Giovanna.Lisboa 16/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante de trocas?

Rafa 20/12/2018minha estante
Oi Luiza, acho que você deveria tentar ler! As vezes você pode gostar ;)

Bruno 21/12/2018minha estante
Giovanna, na verdade eu tenho o audiobook em inglês que comprei pela Audible. Eu acho que dá pra te enviar se você quiser mesmo assim.

Luiza.Matos 22/12/2018minha estante
Vou ler não. KKK agora em 2019 eu tenho um desafio literário para realizar. Aí não vou vou ler esse livro aí não

Bito Borges 03/01/2019minha estante
Sensato.

Manu 09/04/2016

É UMA CILADA, BINO!
Caixa de pássaros figurou como um dos destaques do Skoob por um bom tempo, mas eu só o incluí na minha meta do ano depois que um amigo (que conhece meu apreço por histórias de suspense) me indicou. Foi amor à primeira lida da sinopse: achei a premissa superintrigante, um livro que tinha tudo pra ser uma obra inesquecível do gênero, escrito por um carinha estreante.

Eu estava certa. É mesmo inesquecível.
De tão merda.

Acompanhe comigo: Malorie tenta sobreviver num mundo pós-apocalíptico sozinha, com seus dois filhos pequenos. Quatro anos antes, o planeta inteiro sofreu um surto bizarro de suicídios, precedidos de comportamentos ultraviolentos das pessoas. Aos poucos, chega-se à conclusão de que essas vítimas teriam visto alguma coisa misteriosa que despertou a reação desmedida. Com isso em mente os assombrando, os sobreviventes arrumavam maneiras de seguir a vida a partir de única regra: é proibido olhar pro lado de fora de casa.

Fala sério, sinopse do caramba, não? Li Caixa de pássaros em menos de seis dias, um recorde pessoal que não quebro há MUITO tempo, por dois motivos: 1) é ridiculamente fácil de ler e 2) fui movida por uma curiosidade insana de descobrir o mistério. O problema é quando é fácil de ler porque a narrativa é pobre e você não fica nem um pouco satisfeita com o desfecho da história.

Josh Marleman não faz nenhuma questão de ser detalhista. Sua objetividade quase fria não me incomodou a princípio já que eu estava curtindo o ritmo acelerado da leitura , mas depois de um tempo começou a deixar a desejar. Bastante. Com exceção (um pouco) da protagonista, achei os personagens pouco desenvolvidos, amarrações preguiçosas de situações que deveriam ser muito mais tensas e, os diálogos, ruins. Tudo contribui para que a abordagem da história soe superficial. Simplesmente não consegui me conectar com as pessoas e com o que elas estão vivendo.

Talvez tenha faltado sutileza ao autor. Menos momentos expositivos. Eu não quero ler "Malorie ficou mais forte", eu quero ler um parágrafo que em que eu entenda o porquê de ela ter ficado mais forte, sem precisar falar isso. Ou, no mundo ideal, dezenas de páginas anteriores que apresentem Malorie em situações que, após um tempo, a deixassem mais forte. Dá pra compreender?

O triste é que Malerman parece acreditar que conseguiu criar um atmosfera melancólica com as ligações emocionais entre leitor e personagens, e uma prova disso é a puta forçação de barra do final do livro. [SPOILER] Os filhos de Malorie, que mencionei na sinopse, são chamados de Garoto e Menina pela mãe sem o menor motivo. Eles simplesmente não têm nomes. Parece mais uma coisa de "ai nossãn, vou deixar eles aqui sem nomes pra reforçar esse ar apocalíptico". Aí, no fim, ela finalmente batiza os dois de nomes que significaram algo pra ela ao longo da história, mas que, ao menos pra mim, não surtiu nenhum efeito (tirando os 3 segundos em que olhei pro teto e soltei uma bufada de vergonha alheia) [/SPOILER].

Malerman, melhore. Coma mais arroz e feijão. Pense mais, construa melhor o universo do seu livro. Eu, aliás, estou até agora tentando entender como a população dele deduziu que as vítimas olhavam pra alguma coisa antes de ter o surto psicótico. Essa explicação nunca chega. Assim é muito conveniente. E por que diabos os sobreviventes precisam tanto de papel? É a nova roda da era moderna? "Voltamos da expedição com muita coisa boa: mantimentos, ferramentas, papel"(???)

Meu desabafo está aí, mas você pode muito bem gostar de Caixa de pássaros. A nota no Skoob tá lá pra todo mundo ver: 4.2, de 5. Mas euzinha continuo pensando que é uma ideia excelente desperdiçada por alguém ainda muito imaturo como escritor.

site: http://www.vemaquirapidao.com/2016/04/resenha-caixa-de-passaros-john-malerman.html
andre 09/04/2016minha estante
MARAVILHOSA!!! adorei esse texto

Manu 09/04/2016minha estante
Obrigada! Você leu esse, Andre?

andre 09/04/2016minha estante
Não li! E estou pensando em ignorar depois desses pontos que você levantou. Parece justamente o tipo de livro que eu evito...

Lize 09/04/2016minha estante
Não é a primeira vez que vejo pessoas decepcionadas com esse livro,mas mesmo assim futuramente quero ler, já que sou teimosa e insisto em ler um livro mesmo suspeitando que ele seja ruim.

Léo 15/04/2016minha estante
Pois leiam, o livro é ótimo!!

Fernanda3276 16/04/2016minha estante
Manu, você expressou detalhada e maravilhosamente todo o meu sentimento em relação a esse livro. Foi o pior livro que já li em toda a minha vida!!!!! Fiquei empolgada com algumas resenhas e comentários que quase compro o livro, ainda bem que não comprei, mas baixei no tablet. Eu já li alguns de que não gostei tanto... mas esse me fez arrepender do tempo perdido (e olha que eu li em dois dias, ansiosa para saber o final da história!). Sei que tem gosto prá tudo, mas, não entendo essa insanidade generalizada de dizer que o livro é maravilhoso, que temos que colocá-lo antes das nossas leituras propostas... Nossa! Esse livro foi decepcionante! O escritor até pode ter tido a intenção de deixar o leitor tenso durante a narrativa, mas, sinceramente, não vi nada demais, não fiquei tensa e muito menos com medo.Terminei ontem à noite, dormi mal de tanta raiva e decepção e estou com raiva até agora!!! Já reclamei tanto que minha mãe e minha filha já não aguentam mais! kkkk E graças a Deus encontrei alguém com a mesma opinião. Pena não ter visto antes, pois assim não teria perdido meu precioso tempo. Obrigada por expressar tão bem o sentimento de decepção de quem não teve o psicológico atingido pelas criaturas (kkk)!!!

Beatriz 22/04/2016minha estante
Eu acho que o que mais importava para você, não era o que importava para o escritor. Ele fez uma entrevista onde ele dizia que ele não queria falar sobre como eles sobreviviam sobre como acontecia esse processo, ele queria falar sobre a mente das pessoas. Eu discordo quando você diz que a escrita seja ruim, eu achei muito boa. Pois já li muita coisa ruim. Mas não me conectei com os personagens. Senti eles muito caricatos, então como acho que ele tento fazer uma metáfora, teve muita coisa que não fazia sentido.

Ushio 28/05/2016minha estante
Quanta arrogância...

Stephani.Rimes 15/08/2016minha estante
Achei que só eu não tinha gostado do final!!! Decepcionante :/

Diana de Brito 25/08/2016minha estante
To rindo até agora do título da resenha hauhauhauhauhauhaa morri

Bito Borges 09/01/2019minha estante
Kkkk não mentiu. Não sei como esse livro teve tanta repercussão.

leosilva 07/06/2021minha estante
Concordo, péssimo esse livro.

Fernando Lafaiete 19/01/2019

Caixa de Pássaros: As metáforas e mitologia utilizadas por Josh Malerman são funcionais?
*******************CONTÉM 2 pontos sobre o monstro do livro que alguns podem considerar spoiler******************************

_________________________________

Foi em 08/08/2015 às 3h00min da manhã que terminei de ler Caixa de Pássaros. Estava chovendo, com a lua encoberta pelas nuvens, com as gotas da chuva escorrendo pela janela e eu sentado na cama, com as pernas cobertas pela coberta e sem saber exatamente o que pensar. Lembro até hoje de todas as sensações que este livro me proporcionou. Eu não escondo e nunca escondi de ninguém que gosto demais deste livro, o que não significa que sou um fã invertebrado do autor e que não sei enxergar as inconstâncias narrativas que a obra possui. Caixa de Pássaros é o tipo de história amada por muitos e odiada por tantos outros.

Como é possível um leitor exigente e chato como você gostar de uma obra sem pé nem cabeça como a escrita por alguém que claramente não sabia o que estava escrevendo? Esta é uma das milhares de perguntas que me fazem ao descobrirem que não só dei 5 estrelas, como favoritei o livro que hoje virou febre indiscutível, ainda mais graças a aclamada adaptação da Netflix protagonizada por Sandra Bullock.

A questão é: O que me faz amá-lo tanto?

Primeiramente, gostaria de deixar claro que esta resenha não tem o objetivo de justificar minha avaliação e muito menos de convencer quem não gostou de que este livro é sim bom ou no mínimo uma leitura válida. Cada leitura nos proporciona uma experiência individual e única e avaliá-lo com nota máximo e favoritá-lo não significa e nunca significou que eu o coloco no mesmo patamar de IT, A Coisa, Os Miseráveis, A Divina Comédia ou de E O Vento Levou... Obras que não só são minhas favoritas como as considero monumentais.

Caixa de Pássaros é uma história metafórica de um autor metafórico. Josh Malerman é claramente o tipo de escritor que detesta entregar respostas. O enxergo não como um escritor incompetente, mas sim como alguém que deseja fazer o leitor pensar; algo que vem se tornando cada vez mais raro, infelizmente não só no meio literário. Seja por parte de escritores que preferem entregar respostas para evitar encheção de saco ou por parte de leitores preguiçosos que não querem raciocinar.

Situar a narrativa em um ambiente pós-apocalíptico, onde os personagens precisam lidar com o desconhecido, não é algo inovador. Já vimos isso em obras como A Dança da Morte do mestre Stephen King, em Eu, sou a Lenda de Richard Matheson e em filmes como o aclamado e mais recente Um Lugar Silencioso de John Krasinski. O que diferencia Caixa de Pássaros destas outras obras é que ele é um livro sensorial. Trata-se de uma narrativa onde o que você enxerga pode te matar. Não abrir os olhos pode ser sua única salvação. É uma obra cheia de limitações, que é desenvolvida em duas linhas temporais que se encontram ao final.

As metáforas estão por todas as partes. Desde o título que se remete não somente a caixa carregada pela protagonista, como está muito mais relacionado à situação em que os personagens se encontram. Presos, desesperados, lutando pela sobrevivência e pela liberdade, como pássaros engaiolados. Algo muito mais palpável e de fácil compreensão quando vemos a adaptação.

O livro é repleto de momentos tensos que podem te fazer suar dos pés a cabeça se você se permitir imergir nas páginas. A narrativa considerada por muitos como monótona, faz jus a situação criada pelo autor. Como disse anteriormente, as limitações estão em todo lugar, não somente quando o assunto é atrelado a questão visual. Como explicar o que nem mesmo os personagens sabem do que se trata? Como descrever ambientes os quais nem mesmo os personagens conseguem e podem vislumbrar? Como descrever as criaturas assassinas se os personagens não a veem e os que veem se matam logo em seguida? As limitações existem propositalmente. Em minha opinião, tais respostas não fariam sentido.

Além do mais, gosto demais de narrativas que se focam em amor materno e na luta constante pela sobrevivência. Onde muitos perdem as esperanças, mas muitos continuam a lutar. O amor da personagem central pelos filhos e sua resistência, me fizeram amar tanto ela quanto sua jornada. É uma obra onde os personagens precisam lutar contra o desconhecido, se adaptando a uma situação a qual eles não pediram e nem se colocaram na mesma. Algo que não acontece em Piano Vermelho, outra das obras metafóricas de Malerman, a qual eu detesto por sinal.

As teorias acerca das criaturas que assombram os seres humanos são várias. Muitos afirmam que elas são uma analogia à depressão. Teoria esta, não refutada pelo autor. São monstros que assombram o psicológico, fazendo muitos se suicidarem. Uma analogia criada pelo autor e bem desenvolvida pela diretora Susanne Bier. Que mostra aos telespectadores que a depressão é um mal que vem assolando mais e mais pessoas e que não devemos tapar os olhos diante de uma situação como essa. As diversas situações tanto do livro quanto do filme são mais uma vez metáforas sobre as diversas dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia. O árduo percurso da protagonista com os filhos no rio, mostra claramente que a vida não é fácil, mas que sempre há uma luz no fim do túnel. Interpretação esta, bem exposta em ambas as mídias em que a narrativa é desenvolvida.

A adaptação é repleta de diálogos expositivos. Algo que não temos no livro e que obviamente eu detestei no filme. Sim, eu defendo e continuo defendendo que Caixa de Pássaros é uma história que não precisa de respostas. Tanta tentativa de tentar responder o que não foi respondido nem pelo próprio autor, é claramente a tentativa de agradar quem não gostou do livro. Não que o filme mostre as criaturas, mas deixa "no ar" uma explicação mitológica. Para quem não entendeu ou não concorda com a teoria psicológica defendida pela diretora e por psicólogos, existe também a explicação exposta através de um diálogo do filme. As criaturas seriam personificações de Aka Manah da antiga lenda dos Zoroastra. Ou o Surgat, das antigas crenças ocultistas cristãs. Faces de uma mesma criatura, um ser capaz de fazer você encarar o seu pior medo ou encarar um trauma que você ainda não superou. Um impacto capaz de te levar à loucura e até mesmo ao suicídio.

Caixa de Pássaros é uma metáfora sobre a vida. Uma narrativa que trata de maternidade, de amizade, de desespero humano diante do que não entendemos, de adaptação e aceitação ao novo, de confiança e da importância de nunca perdermos as esperanças. Entendo perfeitamente quem não gostou do livro, mas pra mim foi algo funcionou que me fez refletir sobre os caminhos tortuosos da vida, os quais nem sempre precisamos entender. Tudo vai de como os encaramos. Nem sempre respostas são as soluções, mas sim como encaramos e nos adaptamos ao que não pode ser compreendido.
Excelente resenha!

Fernando Lafaiete 19/01/2019minha estante
Muito obrigado Tania pelo comentário e que bom que gostou da resenha. Você faz pate de qual time? Dos que detestam este livro? rsrs

Tania.Cruz 19/01/2019minha estante
Kkkkk...não li o livro ainda, mas, provavelmente eu gostaria do livro. Até porque gostei do filme e não o considerei confuso como muitos afirmam ou que necessitava de mais informações como muitos defendem.

Tania.Cruz 19/01/2019minha estante
Futuramente quero ler esse livro, mas, pela profundidade de significados que podem ser aplicados, volto a afirmar que provavelmente gostarem do livro também.

Fernando Lafaiete 19/01/2019minha estante
Espero que goste quando o ler. Ninguém merece se sentir enganado ou que perdeu tempo lendo algo. Se gostou do filme, acredito que irá gostar mesmo do livro. :)

Assim espero! :)

Natália Tomazeli 20/01/2019minha estante
Que resenha incrível! E sim, é um livro para não deixar respostas! Não sei porque toda essa birra das pessoas em cima de o que poderiam ser as criaturas, se esse nem é o foco da trama. Acho muito nada a ver. Também achei que o filme quis agradar essas pessoas, mas não achei um filme ruim, tirando isso...

Fernando Lafaiete 21/01/2019minha estante
Muito obrigado Natália por ter comentado. As vezes demoro tanto para escrever uma resenha, que termino achando que ficou horrível. Que bom que gostou!! Sobre o filme, eu gostei, mas esperava mais. Eu amei as atuações, em especial a da Sandra Bullock. Mas os diálogos expositivos e aquelas pessoas dominadas pela loucura produzida pelas criaturas, me incomodaram. Não gostei dessas mudanças. Você já assistiu o filme que citei na resenha (Um Lugar Silencioso)? Caixa de Pássaros vem sendo comparado com ele. Eu prefiro este filme do que a adaptação da obra do Josh Malerman.

Natália Tomazeli 21/01/2019minha estante
Bom, eu também me sinto assim às vezes quando faço as resenhas rsrsrsrs
Quero assistir ainda "Um Lugar Silencioso", achei a premissa legal, sabe? Sobre a adaptação do "Caixa de Pássaros" vou confessar que não esperava muita coisa, mas que me surpreendeu bastante, fora essas questões que vc comentou, que me desagrada tmb. Enfim, não dá pra ser perfeito, eu acho :/

Fernando Lafaiete 21/01/2019minha estante
Verdade, é uma boa adaptação, apesar dos apesares. Poderia ter sido melhor se não ficassem nessa de querer agradar quem não gostou do livro. Mas entendo o lado dos produtores e da diretora, quando paro para pensar com uma cabeça mais racional de quem sabe que é normal as empresas quererem lucrar e angariar público. Faz parte! :/

Natália Tomazeli 21/01/2019minha estante
Faz mesmo!

Alex Calixto 03/07/2018minha estante
O filme já está sendo produzido há algum tempo, pode ser que esclareça essa questão do final. Só não sei se vou ter coragem de assistir, kkkkkk.

Angelica.Zilda 03/07/2018minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkk ahhh eu com certeza vou assistir...

Alex Calixto 03/07/2018minha estante
O filme deve ser pesadão, dão, dão.

Angelica.Zilda 03/07/2018minha estante
HAHAHAH pode crer. Mas já estou me preparando.

Alex Calixto 03/07/2018minha estante
É a Sandra Bullock que vai fazer, né? Achei muito boa escolha, vai combinar com o papel.

Angelica.Zilda 04/07/2018minha estante
Sério? não sabia... realmente... pensando bem combina... a princípio pensei em alguém um pouco mais sem sal e medrosa, tipo aquela que faz 50 tons de cinza. kkkkkk
Mas a Malorie é corajosa igual a Sandrinha (da onde veio essa intimidade?)

Alex Calixto 04/07/2018minha estante
Tá íntima, ela. kkkkkkk

Lane Siqueira 21/07/2018minha estante
Eu acho que o filme será melhor que o livro, poucas vezes tive essa impressão. Eu achei que a malorie pudesse ser igual ao Gary, ou ele pudesse voltar ou sei laaaa... ele fosse atrás dela! Mas vamos esperar o filme! Fiquei curiosa

Luana Gomes 26/07/2018minha estante
Eu tenho a leve impressão lendo o livro que seja lá o que espreita a Humanidade não é uma coisa só e não tem a intenção de matar. Às vezes lendo vejo que são seres como anjos, que de tão santos a humanidade não aguenta enxergá-los. Quando no final delicadamente eles tiram a faixa de Malorie e ela pede que não tire e "a coisa" deixa ela ficar, certifico um pouco essa teoria de a "coisa" não ser tão ruim assim. O que não entendo é o nível de intelecto que o Gary chegou pra poder ver e não enlouquecer, porque ao que tudp indica, é ele que ela encontra quando está no rio.

Angelica.Zilda 30/07/2018minha estante
Verdade Lane... também estou ansiosa...As expectativas estão altas...

Nossa Luana, genial seu pensamento... eu nunca tinha pensado por esse lado... será que realmente é algo tão bom que a humanidade não é capaz de aguentar? Agora você me colocou para pensar... rsrs

Luana Gomes 05/08/2018minha estante
Kkkkkkkkkk

Fernanda Rebelato 04/02/2016

Caixa de pássaros - Não abra os olhos
Em um mundo de recursos escassos, olhos vendados, e um terror persistente, encarar os próprios medos é apenas o início da viagem.

para começar essa resenha digo que não sei definir esse livro. Nunca tinha lido nada igual, nada que me prendesse tanto a ponto de ler tudo em uma única madrugada. Não tinha como parar, não tinha como deixar o próximo capítulo para outra hora, eu precisava dele, precisava saber o que acontecia com os personagens e, por isso, o livro se tornou um dos melhores livros que li.

Tudo começa quando um surto, uma espécie de loucura coletiva, começa a ser divulgado em redes sociais e meios de comunicação, no mundo todo, deixando a população em pânico. Segundo os noticiários, se as pessoas olharem para determinada coisa, começariam a agir diferente, com raiva e insanidade, atacando quem estivesse próximo e depois cometiam suicídio. Ninguém sabe como tudo isso surgiu, nem porque atingiu uma escala global, mas o surto se tornou cada vez mais presente entre a população que tentava desesperadamente encontrar uma forma de escapar.

Malorie é uma das pessoas que não acredita em nenhuma história contada, até que sua irmã também é atingida pelo surto e tudo muda, fazendo com que a personagem busque uma maneira de escapar. Cada pequena fresta de luz começa a ser fechada para que o perigo não seja visto, mesmo não sabendo do que se trata o perigo, todos começam a colocar tábuas nas janelas e venda sobre os olhos para não correr o risco de enxergar.

As autoridades somem, a internet e a tv não funcionam mais, o tempo começa a se perder e todos, incluindo a personagem que acompanhamos, não saem mais de casa de olhos abertos. Não há como olhar para fora, não há como enxergar o céu, não há como correr o risco de se expor ao medo, mas Malorie precisa arriscar. Ela está gravida e depois de sua irmã ser atingida pelo surto, ela resolve sair às cegas procurando uma casa que afirma oferecer ajuda. Ao encontrar, ela conhece Tom, um ex professor e outras pessoas que a auxiliam e lhe dão coragem para fazer o que precisa fazer.

"- Seja o que for - continua Tom -, nossas mentes não conseguem entender. Pelo que parece, as criaturas são como o infinito. Algo complexo demais para nossa cabeça. Sabe?"

Cinco anos se passaram, muitas coisas aconteceram nesse período, dentro da casa onde estava, e agora Malorie precisa cuidar de si e de duas crianças que nunca viram o céu. Ela precisa tomar a decisão que pode salvar suas vidas ou as destruir de vez. Entre os medos que estão lá fora, seus medos internos, e preocupações maternais, será que ela conseguiu tomar a decisão certa?

O livro contem flashs entre o presente e o passado, que nos explicam como Malorie chegou naquela situação extrema, naufragando num barco, com duas crianças de quatro anos, a quem se refere como garoto e menina, todos vendados. Os ouvidos das crianças são a única esperança para sobreviver aquilo tudo, aos perigos do rio e da floresta e quem sabe voltar a ver o mundo. A escrita do autor é instigante e descreve um terror psicológico fantástico que me fez querer virar as páginas sem parar.

O medo está presente, mas do que é esse medo? Ninguém sabe, pois é difícil explicar a forma de um medo quando este não pode ser visto. Talvez o medo esteja dentro da cabeça de cada um, talvez o medo das pessoas sejam as próprias pessoas, não sabemos, mas sabemos que não se pode olhar pra ele. Malorie não mostra apenas a luta pela sobrevivência de si e dos filhos em um ambiente caótico, mas também a luta para esquecer seus próprios medos internos.

Josh estimula o leitor a buscar por respostas, a querer respostas, mas mostra que nem sempre elas são possíveis. Criamos teorias, criamos formas para a criatura que está assombrando o mundo, mas não conseguimos a definir, e o medo presente no livro continua desconhecido, sem explicações, e esse é o diferencial da história. Temos medo de muitas coisas, mas o desconhecido continua sendo o pior deles, e sendo assim, sentimos o desespero dos personagens.

Eu amei o livro em todos os detalhes. A editora Intrínseca fez um ótimo trabalho de diagramação. Uma capa simples, mas que chama muito a atenção dos leitores, folhas amarelas, e desenhos de árvores no início de cada capítulo que se relacionam muito bem com as circunstâncias em que se encontra a personagem.

Para quem gosta de histórias de terror, com muita ação, talvez não deva criar muitas expectativas sobre o livro, mas para quem consegue entender que o terror também pode ser algo psicológico esse é o livro perfeito. Talvez muitos se decepcionem com o final um pouco inconclusivo, eu também gosto de finais que tirem toda as minhas dúvidas, mas por incrível que pareça eu adorei o final desse livro, adorei não saber o que causava medo nas pessoas, pois talvez o medo esteja nas próprias pessoas, o homem é a criatura que ele teme.

É melhor enfrentar a loucura com um plano do que ficar parado e deixar que ela nos alcance aos poucos.

site: armazemideias.com.br
Bruno 04/02/2016minha estante
Muito bom, parabéns!!

Fernanda Rebelato 05/02/2016minha estante
Obrigada Bruno

Renata 05/02/2016minha estante
O que você achou? Fiquei com vontade de ler.

Fernanda Rebelato 05/02/2016minha estante
Um dos melhores livros que li Renata, adorei! A escrita do autor é ótima e é impossível não ler tudo de uma vez só

Chérri Filho - Psicanalista 07/02/2016minha estante
vc é uma escritora..Ferz :)

Fernanda Rebelato 07/02/2016minha estante
Obrigada Chérri :)

Fernando Eckermann 07/02/2016minha estante
Excelente resenha! Terminei o livro semana passada em dois dias. Há alguns anos que estava lendo muitos livros técnicos da minha área de atuação. Mas resolvi voltar a ler o que gosto muito: ficção e suspense!
Acho que fiz um bom retorno e também não consegui largar o livro. Ele tem um ar de "A Vila" e já começa com tudo acontecendo. Uma leitura muito dinâmica!
Gosto muito dos flashbacks para a construção da narrativa, e a maneira como tentam vendar o leitor para nos fazer sentir todo o desespero dos personagens e nos questionarmos o que faríamos na mesma situação.
Entendo a decepção de alguns com o final, mas eu gostei muito. Afinal, a expectativa, a imaginação e a curiosidade do mistério, são os elementos que tornam esse livro muito especial.

Fernanda Rebelato 08/02/2016minha estante
Muito obrigada Fernando! Confesso que esse não era um gênero cogitado de leitura, mas estou adorando todos os livros de suspense que leio, quem sabe se torne um gênero favorito daqui pra frente.
Eu não li A Vila, mas se for como esse, acredito que deve ser bom.
A parte que mais gostei foram os flashbacks para explicar o contexto geral da história, acho que o autor fez isso muito bem, criando um mistério que nem nós, nem a personagem consegue descrever.
Pela primeira vez, gostei de um final sem explicações, e com certeza foi isso que fez de Caixa de Pássaros um ótimo livro.

Fernando Eckermann 08/02/2016minha estante
Também não sou muito fã de finais sem explicação. Mas em alguns poucos casos, como nesse livro, acho que o não saber é a melhor opção.
Interessante perceber que logo ao terminar o livro, eu não fiquei imaginando apenas o que deixava as pessoas insanas, mas fiquei pensando também onde estaria o Gary. Ou mesmo, quanto tempo até outros Gary surgirem e destruírem o novo abrigo da Malorie. Já estava tão paranoico quanto ela. kkkkkkkk. Muito bom!

Fernanda Rebelato 08/02/2016minha estante
Verdade, bem isso mesmo ahahaha

Patty 14/01/2019

O fim decepcionou!
Caixa de Pássaros noa apresenta Malorie, que há mais de 4 anos não saí de casa sem uma venda nos olhos e isso porque as pessoas começaram a enlouquecer e se matar após verem algo. Mas agora, ela resolve deixar a casa que viveu nos últimos anos para buscar um lugar mais seguro para seus filhos de apenas 4 anos que nunca conheceram o mundo exterior.
O livro em si é meio sem muita história, porém Josh Malerman consegue criar um suspense em relação ao que estaria à espreita e o que aconteceria se as pessoas olhassem, que acaba tornando o livro viciante, impossível de largar.
Mas confesso que me decepcionei um pouco com o final, gostaria que o autor fizesse uma continuação, mas acho que não terá, então deixou um pouco a desejar.
Classifico o livro de um modo geral como bom, pois o suspense que segura a história e a ideia central compensam o final fraco.
Maria Janir Pir 14/01/2019minha estante
Assiste o filme Patty.

Patty 18/01/2019minha estante
Assisti. Achei bom, mas mudaram demais!!!!

Maria Janir Pir 19/01/2019minha estante
Tbem achei.

Grey 06/02/2019minha estante
Eu achei o livro todo decepcionante... Geral gostou, e eu li no seu lançamento e achei uma farsa.

Patty 07/02/2019minha estante
Pq um farsa Grey?

Grey 07/02/2019minha estante
Pois nada foi explicado. Nada foi esclarecido. Até os livros mais pastelões que li, sempre detalha as explicações. Li o livro todo, e o que a sinopse e comentários prometiam, não tinha nas páginas. Achei mal escrito, e quase não acredito que acabou virando filme. Mas são gostos... cada um tem o seu. Sempre respeito a opinião dos outros. Mas essa, é a minha.

Patty 07/02/2019minha estante
Essa parte de não explicar no final eu tb não gostei.

Maria Janir Pir 07/02/2019minha estante
Grey você leu o Piano Vermelho???

Grey 09/02/2019minha estante
Nem quis ler Maria. Depois da decepção de Caixa de Pássaros, irei sempre fugir desse autor...

Andre.Fernandes 01/02/2017

Guia de Como NÃO Desenvolver Um Tema
Josh Malerman tinha absolutamente tudo para escrever um livro incrível a partir de uma ideia inovadora e sob um pano de fundo intrigante, porém, ele pecou ao subestimar o senso de realidade do leitor.

Se você se propor a ler esse livro saiba que você terá que fazer vista grossa para situações em que por exemplo:

A personagem consegue segurar DUAS crianças recém-nascidas no colo, atender o telefone e AINDA anotar com papel e caneta um endereço e um telefone; (seria um polvo?)

Duas grávidas que NUNCA tinham se visto na vida dar a luz no mesmo dia e na mesma hora;

Um suposto "vilão" desperdiçar a chance de se vingar da sua rival aparentemente sem motivo algum;

A protagonista enterrar corpos próximos ao poço do qual ela tira água para consumo próprio e dos seus filhos. (isso contamina a água tá bom, Malorie?)

Acredite, isso tudo ocorreu apenas nos últimos capítulos.
Joelma 01/02/2017minha estante
Achei que eu era a única que tinha achado esse livro muito sem noção! Li tantas críticas e comentários favoráveis que já estava começando a pensar o que será que eu tinha perdido nessa história...
Realmente, o livro tinha tudo para ser incrível, mas o autor se perdeu totalmente.
Concordo plenamente com sua avaliação. Aliás, acho até que tem estrelinhas demais!! rs...

Jaque 03/02/2017minha estante
SIM SIM E SIM hahahaha
Gente, inacreditável rs

Lucas.Teixeira 05/02/2017minha estante
Excelente explicação, no grupo do livros que temos e estamos discutindo nesse exato momento surgiu todas essas questões e muito mais

vsc bibliotecária 06/02/2017minha estante
Inacreditável mesmo!!!

Larissa Leykman 08/02/2017minha estante
Sem contar a infinidade de coisas que eles faziam sem ver nada. Tudo bem que eles passaram a ter uma certa prática, mas achei demais para pessoas que tinham acabado de "perder a visão".

Andre.Fernandes 08/02/2017minha estante
Exatamente isso... Em alguns momentos dava a entender que os filhos da Malorie eram mutantes porque conseguiam até adivinhar em que página o livro que ela lia estava. Não colou pra mim.

Lucas.Teixeira 08/02/2017minha estante
Por isso meu clube do livro deu 1,5 estrelas pro livro
Muitos problemas textuais e de enredo

Bel 26/02/2017minha estante
Também não fiquei satisfeita com o livro. Esperava mais explicações, sei lá...acho que deixar dúvidas no ar ok, mas deixar várias questões em aberto não curti. A trama prende mas no geral não me encantei pelo livro.

Andrea 29/03/2018minha estante
SIIIIIIIIIIIM

Aaaaah, essas coisas me deixam doida.

Keylla 07/06/2015

Se você deseja muito ler esse livro NÃO LEIA A MINHA RESENHA
Após MUITAS resenhas positivas e todo o marketing feito em cima do livro como o thriller do ano resolvi comprá-lo. O livro era destaque no site do Skoob por meses, pensei: " deve ser ótimo". Ainda assim, costumo passar para o final da fila os livros recém comprados. Mas esse, na minha humilde cabeça, era " muito bom". Pulei a fila dos livros e comecei a leitura.
Antes que eu detone totalmente o livro vamos à resenha.

O livro se divide em passado e presente. O passado é muito mais suportável de ler que o presente. O passado começa quando surge nas redes sociais a notícia que uma onda de suicídios violentos estava assolando o mundo todo. Teorias espalhavam medo e histeria e faziam com que as pessoas acreditassem que era alguma visão que as faziam enlouquecer. Algo maligno e incompreensível. E foi assim que o caos se instalou.

A história é construída três ambientes diferentes. O primeiro é a casa em Detroit para onde Malorie se muda com a irmã e faz a descoberta de que está grávida. O segundo uma casa segura em Riverbridge onde ela se junta a um grupo de pessoas que tentam sobreviver ao acontecido. E terceiro (em tempo presente) o rio que a mesma usa para fugir com os filhos.

Vi muitas pessoas falarem que dá medo mas pra mim deu muita raiva. Um livro sem nexo, deprimente e muito classe B. Depois de toda a enrolação, NO MÍNIMO, esperava um final plausível que explicasse a matação toda.

Recomendo este livro para aqueles que gostam do suspense, pois não o classifico como terror já que fiquei muito tempo esperando alguma coisa aterrorizante acontecer . Houve momentos de tensão, e tenho minha teoria para o final do livro. Não dá falar pra não dar spoiler. Acredito que cada leitura é unica e a sua pode ser bem diferente da minha, por isso coloquei o título na resenha já que muitos Skoobers adoraram o livro.

As duas estrelas são pela capa e pelas letras grandes que tornaram o livro mais rápido de ser lido e outra pra mim mesma, que tive a paciência de ler e suportar esse livro.
Rafa 07/06/2015minha estante
Se somos incapazes de produzir filmes de terror, imagina livros. Muito construtiva a crítica, resenha, opinião ..

Erika 07/06/2015minha estante
Tá na minha lista tb... Vai continuar na espera por mais um tempo então.. Rsrs

Leandro 07/06/2015minha estante
Terminei ontem esse livro, e estou tipo ( Fascinado pela leitura ) tanto que li em 1 dia e meio , è uma história que realmente pega o leitor, não é cansativo, amei os mistérios, a leitura e gostosa, até hoje me pergunto o que é que eles viam ... (eles chamavam de criaturas) mas sei la hsuahsua até agora me pergunto o que era .... recomendo a todos a leitura .... #amei e se saísse o segundo eu iria amar husahushasa

Keylla 08/06/2015minha estante
Rafa e Érika: a minha opinião foi uma das poucas negativas, vale uma leitura pelo menos pra criticar. Acho que foi muito sábio o que está escrito na capa do livro: " Um livro que deve ser lido só uma vez". Eles já nos avisam que não merece releitura. kkkkkkkkkkkk pronto, acabei com a leitura da Érika. (brincadeira. encare os passarinhos e depois me conte o que achou do livro, amiga)
Leo: eu tbm li rapidinho o que foi facilitado pelas letras grandes e capítulos curtos (o que foi ótimo pq ganhou uma estrelinha) e entendi o aspecto psicológico do livro, mas é um livro pra mim " non sense" que faltaram muitas respostas e me deu muita raiva srsrsrs Tbm recomendo a leitura: pra criticar ou elogiar tem que ler, né?! Que bom que há esses livros que despertam em nós esse fascínio pela leitura!! Beijos e obrigada pelo comentário :)

Samy 08/06/2015minha estante
Keylla, na verdade está escrito na capa do livro: "Um livro que deve ser lido DE UMA só vez". ;)
Eu gosto de ler opiniões contrárias sobre uma obra. Livros que não têm resenhas negativas me deixam desconfiada. Já eu, amei!! :)

Keylla 09/06/2015minha estante
Oi, Samy.
Obrigada pela correção! Na "raiva" do pós-leitura pulei a palavrinha, mas pra mim tá valendo também a minha interpretação ahahahahhah Acredito que a expectativa do livro era tão alta como "aterrorizante", com uma boa trama e acabei não sendo correspondida. Aos amantes do terror deixa a desejar. Toda leitura tem seu valor, assim podemos fazer resenha, receber comentários e ter essa troca :) Obrigada por ter deixado sua opinião na minha humilde resenha!

Samy 09/06/2015minha estante
Talvez seja esse o ponto. Estou entrando no mundo no terror só agora. Sempre curti mais suspense e esse livro é puro suspense e quase nada de terror. Acredito que se eu fosse ler esperando um terror, iria me decepcionar, como aconteceu com você! Então entendo seu desagrado. Mesmo sendo uma opinião diferente da minha, curti sua resenha! ;)

ana 20/11/2015minha estante
A grande questão Keylla é a criação de expectativa... eu sempre me dou mal quando faço isso. q foi o seu caso, realmente quem achar q o livro é de terror, dará com os burros na agua ... o livro tem muito suspense sim, bem escrito, bem intrigante, e tem uma coisa q divide o mundo dos livros, um final não revelador... muitos gostam(eu) de imaginar algumas coisas do livro, outros preferem ter as suas respostas até o último capítulo ... gostei muito da sua resenha, parabéns ... e para quem gosta de suspense, indico sim e muito Caixa de Pássaros ...

Keylla 14/05/2018minha estante
Verdade, Ana! Gosto é gosto.. não adianta. Eu gosto de ler com início, meio e fim. Acho que foi o livro que mais peguei "ica" na vida kkkkkk É como a série Lost: teve uma boa premissa, desenrolou uns mistérios, mas se enrolou tanto que no final... cadê as respostas? Esse é o livro "Lost" da Literatura ao meu ver. Parece que vai virar série na Netflix com a Sandra Bullock no papel principal. Quem sabe se rolar umas temporadas e desenvolverem a história lá eu acabe me cativando mais. Beijos e obrigada pelo comentário!!!

Marcelo Caniato 31/07/2018

Infelizmente eu vou ter que falar isso aqui
A Intrínseca é especialista em marketing de livro ruim. Livro bom mesmo, como a Roda do Tempo, que ela deveria divulgar mais ela não divulga. Já esse aqui...

O livro começa com uma premissa muito boa, conseguindo colocar no leitor uma sensação genuína de tensão, mexendo com o medo do desconhecido. E isso funciona bem por um tempo, mas depois a história cai numa pasmaceira que deus me livre. Eu li as últimas 100 páginas do livro de maneira ininterrupta, não porque estava me prendendo, mas porque eu queria acabar logo com isso. Pode conter leves spoilers, mas nada que revele algo importante (tirando o último parágrafo, mas lá eu deixei indicado bem grande o alerta de spoiler).

Parafraseando Choque de Cultura: é um livro de zumbi sem zumbi. Mesma coisa: um "novo mundo" vítima de não se sabe o quê em que as pessoas se transformam em algo (aqui, a transformação é a loucura). Cidades abandonadas, falta suprimento, e aí é que começa a viagem. O livro cai nos mesmos problemas de The Walking Dead. Como é possível viver nas condições em que eles vivem? Saindo de casa vendados, com um bando de enlatados no porão (aparentemente com prazo de validade indefinido), com energia elétrica, gás de cozinha... Teoricamente a casa tinha suprimento pra 4 meses. Aí quando acaba, eles saem pra caçar mais, vendados kkk, pra recompor as prateleiras que alimentam 7 pessoas, 3 cachorros e uma caixa de passarinhos, quando voltam com um par de MOCHILAS ficam todos felizes como se tivessem chegado com um caminhão de comida! Tem um momento que a Cheryl dá maçã pro passarinho. De onde surgiu essa maçã abençoada que não apodrece? E em um outro momento o autor ainda tenta também incluir um dilema walkingdeadiano do "medo dos humanos", mas sem sucesso.

Outro ponto que chega a ser ridículo é a Malorie dizendo que treinou as crianças dela pra ouvirem as coisas. Elas não são cegas de nascença nem ficam vendadas 24h por dia, como que elas poderiam aguçar a audição ao ponto sobrenatural que é relatado no livro? "Mamãe, você está sorrindo? Ouvi sua respiração mudar" Ah vai pra merda né kkkk.

Também não me agradou a escrita do Josh Malerman. Um caminhão de frases excessivamente curtas, que tentam tornar a leitura ágil, mas pra mim parecia mais que eu estava ouvindo alguém falar com soluço. Fora as floreadas desnecessárias. Eu não entendo alguns autores que sentem uma necessidade imensa de escrever de maneira poética, aí acaba saindo algo forçado ou tosco, como por exemplo quando ele interrompe um diálogo só para dizer: "Enquanto Tom fala, a luz da lâmpada dança em seus olhos azuis." Pra que, amigo? Em que que isso contribuiu pra história?

SPOILERS A PARTIR DAQUI

O final, então, é decepcionante. Eu já estava prevendo isso desde o início. Não explica de onde surgiram as "criaturas" (aliás, muita falta de imaginação que sejam criaturas mesmo, e não alguma outra causa), por que o Gary é imune, por que o Victor foi afetado e os huskies que andavam pela rua o tempo inteiro não foram (seria para forçar uma morte e criar um drama?)... E o fake plot twist, quando a Mallory acorda parindo, pra parecer que era um sonho e depois desfazer o twist dizendo "não, foi só pegadinha do Mallandro".

Enfim, mais um da categoria "marketing da Intrínseca".
Carol 01/08/2018minha estante
Não sei quem é pior, a Intrínseca ou a Darkside.

Também já fui enganado pela Darkside com O Demonologista rsrsr

Carol 02/08/2018minha estante
Me abraça porque caí no mesmo conto.

Kah 02/08/2018minha estante
Não sei pq comprei esse livro pq a premissa é péssima...devia estar mto barato kkkk depois da sua resenha, minha vontade de ler este livro passou de zero pra zero zero kkkk

Kkkkk

Marcelo Caniato 02/08/2018minha estante
Eu acho que comprei esse livro pra completar frete grátis da Amazon, nem lembro mais rsrsr

Kah 02/08/2018minha estante
Bom pelo menos vc resenhou ele kkkk e me livrou de ler, pq no fundo eu já sabia que não era um bom livro, mas ainda tinha aquele 1% de curiosidade... Obrigada pela ajuda kkkk a intrínseca é uma bosta com esse marketing dela, assim que lançou loney eu pedi de presente... Pergunta se eu li? Claaaaro que não! A premissa não era boa mas não era ruim, mas não me acendeu aquela vontade de ler e so piorou depois que a cada dez resenhas que assistia ou lia, nove e meia falavam mal kkkk ahhhhh intrínseca

Gislene 09/08/2018minha estante
undefined

Keylla 11/08/2018minha estante
Compartilho da sua opinião. O livro pegadinha do ano!!!

hassdc 18/03/2015

Que decepção esse final, nossa...
O livro te deixa curioso até, mas a medida que as coisas não se explicam, a frustração vai aparecendo.
sol 04/04/2015minha estante
senti o mesmo, caramba, cheguei a sonhar com isso d noite dpois q terminei o livro

Mia 08/04/2015minha estante
O livro é muito bom, mas algumas lacunas ficaram abertas no final. Eu acho que o livro precisa de uma continuação.
(Preciso saber como são as criaturas, a causa da insanidade generalizada, o que aconteceu com o resto do mundo... Não consigo ficar só com as minhas teorias.)

Nayra 13/02/2016minha estante
Me senti assim tbm com o fim. Achei a história boa, foi se desenvolvendo legal. Mas ficaram algumas questões que eu esperava que fossem ser esclarecidas. O final termina com esse "suspense".. Pelo desenrolar da história, esperei um desfecho diferente..

Tatiana 13/02/2016minha estante
Graças a Deus teve gente que não gostou do final!!!
Genteeee o que foi aquilo?
Quando você passa acho q da pagina 180 você começa a pensar, "puta merda, é assim que esse cara vai terminar?", você vai confiante de que não, não vai ser uma merda!
Você passa o tempo todo esperando que algo vai acontecer e simplesmente não acontece!
Você acha que o final vai ter surpreender e você fica de boca aberta! Po##@, ele cagou mesmo e o final era o que se esperava!
Você quer uma explicação para tudo, mas não aparece!
E o final dado aos moradores da casa! Que merda!
E Gary, que explicação tem?

Jossi 12/03/2016minha estante
HORRÍVEL! PÉSSIMO! Narrativa rasa, personagens sem personalidade, fracos, nem parecem humanos. Não existe sentimentos entre eles -- aliás, nem entre a 'mãe' das crianças, que nem nome dá aos bebês. Estranhei isso já de cara. Depois, que narrativa é aquela, céus? Uma repetição irritante de palavras, uma interminável viagem, sem ação, sem visão (óbvio, essa é a grande "originalidade" da história, o fato de se cortar o fator MAIS IMPORTANTE DE UMA NARRATIVA, a descrição visual)! E... o que mais? Um grupo de pessoas, um 'suspense' que não guarda nenhuma surpresa... e um final pra lá de simplório. Péssimo.

Pablo.Rochedo 08/10/2016minha estante
Mas afinal, nao sei se eu passei reto por eate trecho ou ele simplesmente não existiu mesmo... que fim levou os pássaros que estavam presos na caixa??? Nao acredito que nao tenha tido uma explicação... prefiro acreditar que eu passei pelo trecho e nao percebi... a parte da historia que da titulo ao livro nao ficaria presa sem um destino. No mais achei o livro bom. So fiquei de cara pq nao explicou oque era afinal as criaturas.

Cristian 05/07/2019minha estante
Embora eu ache o livro sem atrativos pra mim, ele é inovador sim. Vejo todo mundo reclamando de não ter explicação, que precisa ter começo, meio e fim e chamam o autor de sem imaginação, kkkkk! Quer coisa mais chavão que começo, meio e fim? Ou acharem que o mais importante da narrativa é a descrição visual, pelamor gente, o autor justamente mostra que o visual é só um aspecto e não o mais importante, embora muito relevante. Esse desejo de "ver" o mostro, de ter explicações pra tudo é bem o retrato da nossa cultura rasa, tudo tem de ser explícito pra ter valor. É a busca por certezas para mitigar a fraqueza interior. E, não, isso não é uma questão de gosto somente, pois também não me atraiu o livro, mas essas razões que tão dizendo por aqui para não gostar são bem culturais. Acho engraçado e sintomático como essas pessoas ainda se achavam as únicas a terem aquela opinião.

leosilva 07/06/2021minha estante
Você não está sozinha! Também não gostei desse livro. A adoração a ele me parece um surto coletivo. Achei o texto intragável.

Juninho 09/08/2017

que livro espetacular minha gente!!
livro de leitura fácil , aos poucos a historia se desenrola e vai ficando cada capitulo mais sombrio, porém o final deixou uma incogitada com um personagem ...
Leandra.Masiero 09/08/2017minha estante
Amooo! Podia ter continuação né?

Juninho 09/08/2017minha estante
muito bom mesmo... tive essa impressão

Pri.Viscardi 09/08/2017minha estante
Amei esse tb!!!

Anne - @literatura.estrangeira 09/08/2017minha estante
Cagou com aquele final. =[

aline 09/08/2017minha estante
Essa incógnita é bem interessante. Quando pergunto às pessoas que leram o livro, cada um descreve o personagem de forma diferente :D Muito legal!

Juninho 09/08/2017minha estante
imaginem o filme hein kkkkkkk muita gente vai odiar ...

Betinha 30/08/2017minha estante
Vai sair agora o filme. Um dos papéis vai ter como protagonista a Sandra Boulok (acho que se escreve assim)

Juninho 30/08/2017minha estante
oremos ! acho que vai ser um bom filme