A Joia

A Joia Amy Ewing

Resenhas - A Joia

Leh 07/07/2020

Começo não tão bom
Achei que o começo ficou um pouco enrolado, porém o final foi um ponto positivo. Em alguns momentos me lembrou jogos vorazes.

@depoisdokindle 06/07/2020

Eu gostei muito da história, de como a autoura desenvolveu os personagens e principalmente a parte política, que envolve todo o enredo. Adorei o fato de ir descobrindo junto com a personagem principal, o porquê dos acontecimentos. Porém não gostei muito da forma que rolou o romance achei desconexo por simplesmente acontecer do nada, penso que poderia ter rendido mais coisas com os dois, mas a autora me surpreendeu com o final da história que ganhou pontos para que eu continue essa série.

Ana Paula 06/07/2020

Intrigante
A história tem um grande potencial, é bem diferente do que eu esperava, é mais que só romance, o romance pra mim ficou em segundo plano nesse primeiro livro. O contexto da história foi bem surpreendente, a forma como as garotas (substitutas) são tratadas é bem triste e revoltante, acho que faltou um pouco mais de contexto, por exemplo o porquê da realeza não ter filhos e os mais pobres sim (acho que vai ser mais explorado no próximo livro). Esse primeiro livro me deixou com várias dúvidas, o que é bom se autora responder no próximo. O romance é fofo, não foi o que mais me chamou atenção mas ainda vai ter desenvolvimento. O Garnet foi um personagem que me intrigava, não sabia porque mas eu sempre esperava algo mais dele e não estava errada, o final comprovou isso. Eu gostei bastante do livro, é bem diferente do que já li, acho que autora criou um lugar bem intrigante, que prende o leitor, dá vontade de entender como essa sociedade cruel funciona. Espero lê o próximo o mais rápido possível.

iriscarvalho 05/07/2020

Pensar que o que se passa na história é tão triste e tão forte ao mesmo tempo, faz com que você se empolgue na leitura.

Demorei pra começar a gostar da história, mas passado o meio do livro as coisas acontecem sem te dar tempo pra respirar (tipo "eita atrás de eita").
A escrita é simples, suave e bem detalhista em relação a lugares e vestimenta, o que é bom quando se trata de uma ficção desse tipo.
A sensação no término da leitura é que o livro é desses para curar ressaca literária.

Costa 05/07/2020

Intrigante!
Uma mistura de A Seleção com Os Contos da Aia, o livro A Joia abre os olhos para uma realidade em que os ricos tem muito porque os outros não tem nada.

Manoela 03/07/2020

A Joia
Como muitas, quando vi esse livro pela primeira vez me lembrei de ?A Seleção?... mas é completamente diferente! A história é intrigante e bem desenvolvida, mas agora preciso ler o próximo livro para saber o que vai acontecer!

clichesliterarios 27/06/2020

um livro que vai bem além de um romace...
Logo de início esse livro me lembrou de "O Conto da Aia" em relação as mulheres da realeza que não podem ter filhos e as substitutas.
E ao longo da leitura teve um ponto que me chamou muito a atenção. É muito claro que aquela sociedade da Joia é uma sociedade matriarcal, e eu fiquei impressionada. As pessoas mais importantes da Joia são as duquesas e condessas, e não um duque e um conde! Já faz um tempo que eu li o livro mas me lembro de uma passagem que explicita a posição do homem naquela sociedade: nada mais que um acompanhante para manter as aparências. Sério, achei isso sensacional!
Outro ponto que eu achei interessante foi a completa objetificação das substitutas, e isso me lembrou muito de como era a escravidão na América. O leilão seria a venda de escravos, e quanto mais bem dotado a pesso a, mais caro o produto. E durante o livro as mulheres da Joia fazem jantares e eventos apenas para apresentar suas novas "compras". Não sei se foi mesmo a intenção da autora fazer essa relação mas eu gostei muito, por quê por ser um livro narrado em primeira pessoa pela Violet, traz a dura visão crítica daquele que foi objetificado.
leticia.moreira 29/06/2020minha estante
é hot?

clichesliterarios 30/06/2020minha estante
não! o livro tem apenas uma cena que é um pouco mais "quente", mas só

leticia.moreira 30/06/2020minha estante
Ok. Vlw

clichesliterarios 27/06/2020

um livro que vai bem além de um romace...

leticia.moreira 29/06/2020minha estante
é hot?

clichesliterarios 30/06/2020minha estante
não! o livro tem apenas uma cena que é um pouco mais "quente", mas só

leticia.moreira 30/06/2020minha estante
Ok. Vlw

Evelyn 23/06/2020

Citações:
"Amo o nascer do sol, mais ainda que o pôr do sol. Tem algo de muito animador em ver o mundo ganhar vida com mil cores. Me dá esperança."

"E Lily está muito animada, como se houvesse mesmo uma possibilidade de ser objeto de um lance da Eleitora. Ela é só o lote 53.  E eu me odeio assim que penso nisso. Ela não é o lote 53, ela é Lily Deering. Adora chocolate, fofoca, vestidos cor-de-rosa com golas de renda e toca violino. Vem de uma família horrível, e ninguém perceberia, porque ela tem sempre uma palavra boa para dizer sobre todo mundo que conhece."

"É perturbadora a rapidez com que as certezas na minha vida diminuem."

"— Violet!
Ouvir meu nome me impede de continuar falando.
— Raven? — exclamo.
— Violet!
— Raven! — repito em voz alta, atravessando o mar de garotas e tentando me aproximar da voz dela. A ousadia de Raven inspira outras meninas, que começam a gritar vários nomes.
— Fawn! — a menina que procura a irmã grita.
— Scarlet!
— Ginger!"

"O Executor começa a aplaudir. O aplauso ganha força, e logo o barulho é ensurdecedor, mas sinto-me estranhamente distante da situação. As palmas soam abafadas nos meus ouvidos, porque um brilho de ouro atrai meu olhar. Vejo o único rosto que pode me fazer deixar de olhar para o de Ash.
Raven.
Ela se destaca claramente naquele mar de rostos e, com as mãos algemadas apertadas contra o peito, parece feliz, realmente feliz. Nossos olhos se encontram, cruzo dois dedos da mão direita e os coloco sobre o coração, o símbolo de respeito das substitutas do Portão Sul e um sinal de que, independentemente do que acontecer, eu nunca a esquecerei."

Anna.Bettoni 19/06/2020

Tem potencial
Eu comecei a ler esse livro sem nunca ter ouvido nada sobre ele e não fazia ideia do que esperar. O início é lento e não é tão legal e demorei um tempo para me apegar a história e aos personagens. Depois disso eu fiquei muito curiosa, pois esse livro se passa em um mundo bem interessante e a história se torna muito divertida. Apesar disso, algumas coisas me incomodaram bastante. O desenvolvimento do romance da protagonista, por exemplo, acontece muito rápido e com uma intensidade gigantesca, sendo que, a gente nem conhece o personagem ainda, então não faz a menor diferença se eles vão ficar juntos ou não. A personagem principal é meio lerda demais e muito submissa, falta aquele propósito que dá frio na barriga. Além disso, a história tem alguns furos e faltam alguns detalhes que tornariam a leitura melhor. Comecei a ler o segundo livro e está ficando mais interessante.
Ps: essa capa, não sei porque, me deixa levemente agoniada.
Poliana 20/06/2020minha estante

NandaC 17/06/2020

Este livro é simplesmente surpreendente. Você olha a capa e já pensa "deve ser igual A seleção", mas o queixo cai quando você começa a ler e se depara com a realidade a qual ele aborda.

O livro retrata uma cidade, que possui cinco círculos, sendo o mais pobre denominado Pântano, e o mais rico Joia.
As mulheres da joia não podem gerar filhos, enquanto há algumas meninas que habitam no pântano que são férteis e possuem habilidades especiais, estas são identificadas assim que se tornam mulheres, com um exame de sangue, tiradas de suas famílias e levadas a um internato, afim de serem ensinadas e ao completarem 16 anos serem leiloadas às moradoras da joia para gerarem os seus filhos.
Com a leitura, você percebe que o status da joia não passa de uma riqueza forjada, um mundo perfeito que não existe, há sofrimento, por parte das substitutas (as garotas leiloadas) e uma esperança de mudança, fuga e liberdade.

Apenas LEIAM. É surpreendente, e estou ansiosa para ler a continuação. É aquele tipo de livro que te prende até a última página.

Macri 15/06/2020

Tenha persistência
O livro é um tanto lento mas eu gostei bastante larguei ele durante um tempo e voltei a ler ontem e terminei no mesmo dia o final vale muito a pena. Os personagens são muito cativantes e da vontade de ser amiga de Violet, o romance se desenvolve bem rápido mas como já estou no segundo entendo o porque teve que acontecer daquela maneira. Recomendo

m.keury 14/06/2020

Esse livro me lembra outro parecido na mesma temática, O conto de Aia da Margaret Atwood. Achei um pouco arrastado em boa parte do livro, mas tive revelações interessantes a medida que avancei pelos capítulos. É uma obra que recomendaria, apesar da lentidão inicial.

Aguida.Sampaio 14/06/2020

O livro é bom. O universo criado é bem interessante e original, os personagens (pelo menos os principais) bem construídos e que instiga nossa curiosidade; e os acontecimentos nos prende na história.
O único "problema" que me fez tirar 2 estrelas da minha avaliação foi a paixão instantânea de Violet pois, após terminar o livro, pareceu que a autora não encontrou outra alternativa para dar continuidade aos acontecimentos seguintes senão o romance repentino. (Na minha opinião, muito desnecessário. Pelo menos da forma que aconteceu).
Espero que no próximo livro a autora não tenha forçado demais esse relacionamento. Bastou neste primeiro.