A Joia

A Joia Amy Ewing

Resenhas - A Joia

Carla Rosa 12/04/2020

É Bom para se distrair
É Legal, mas tem ocasiões que parece uma fanfic

Julya 09/04/2020

Isso não é um livro sobre garotas e vestidos!
Qualquer semelhança com a Seleção fica na capa.
Em A Joia acompanhamos a história de Violet, uma menina que é especial mas não sabe o por quê. Um livro que te prende do começo ao fim, te instiga e te faz sofrer com os personagens.
Devorei cada página em menos de dois dias.

@mirandaletras 06/04/2020

Gostei bastante
? A Jóia é a própria realeza, mas para garotas como Violet Lasting, a Jóia quer dizer uma vida de servidão. Por ser fértil, ela é considerada especial, e foi tirada do Pântano, lugar onde nasceu e cresceu, sendo afastada de sua família, para que treinasse durante anos a fim de servir aos membros da realeza. Embora esse não seja o seu desejo, ela é obrigada.

? Violet tem apenas 16 anos e parece bem certa das coisas que quer, e o que ela não quer é ser uma substituta. As substitutas são mulheres que geram os filhos para as pessoas da realeza, e elas têm uma espécie de poder chamado Presságio que lhe permitem alterar cores, formas e tamanhos. Porém, sem opção de escolha, ela é leiloada e vendida, assim como uma propriedade.

A resenha estará completa no meu IG @senhoritaerudita
Lilyan Sotnas 08/04/2020minha estante
Também gostei dele. Porém, desde que terminei o 2° livro estou com preguiça de ler o último da trilogia ? Vai continuar a série?

@mirandaletras 08/04/2020minha estante
Estou lendo o segundo e quero muito continuar com o terceiro. Estou gostando bastante. Agora, parece que o terceiro só tem em português baixando online

Ellen 01/04/2020

A Joia
É um livro peculiar, a história é diferente, leve e bem fluida. Na resenha fala que é para leitores da série a Seleção, entretanto o único vínculo que podemos dizer que tem com a série são os vestidos bonitos e o luxo. O que me fez ler esse livro foi a curiosidade e é ela que está me fazendo ler o segundo. Gosto do fato de o livro ser mais focado no enredo ao invés do romance, porque o romance deixou um pouco a desejar. A autora poderia ter se aprofundado mais, todavia ficou algo superficial e nem um pouco especial.

rckmisa 30/03/2020

Um livro totalmente "ok"
Comecei o livro já com um grande preconceito, devido ao vídeo do GF hshshs. No fundo eu até tinha esperança que fosse legal, mas meu preconceito estava certo lkkjk.
É uma história que rouba muita coisa de outros livros, mistura e cria um universo um tanto confuso e raso. Os personagens são legais, mas não são bem explorados.
Sem contar que esse romance foi muito mal feito, nada cativante e super automático.
Apesar disso o livro tem uma escrita leve e rápida. Um bom livro para passar o tempo. Não é totalmente ruim, é ok.

Erica_Lopes 26/03/2020

Uma boa distopia com mistura de fantasia, época e bailes.. bem diferente das outras que li..conta a história de Violet, uma das substitutas que a realeza compra me leilões pra que tenham seus filhos, já que elas tem dons que podem escolher como seus filhos vão nascer. Boa leitura pra distrair.

Jessyca 23/03/2020

Mais um comentário
Minha opinião sobre....leitura simples e fluida....esse primeiro livro mais parece uma apresentação da estória em si...quando eu li disseram que parecia a seleção....não se iluda...nada a ver!Boa leitura.

Lilyan Sotnas 23/03/2020

Surpresa deliciosa!
Terminei o 1° livro da trilogia de Cidade Solitária e estou abismada com o quanto foi bom me jogar nesse livro quase que de paraquedas! Tava querendo um livro estilo A Seleção da Kiera Cass (reli esses dias pela 3° vez ?) quando uma girl de um grupo literário me recomendou este livro que parece tanto com A Seleção quanto com A Rainha Vermelha de Victoria Aveyard (outra série que amo e que li 2 vezes, falando nisso, louca para ler pela 3° vez!). Enfim, comecei a ler e de uma vez só devorei mais da metade do livro. Leitura muito fluida e rápida! Ou pelo menos tive essa sensação. Não conseguia parar de ler. Entrei em frenesi e li em 48 hr. Hehehe ??
Adorei o livro! A semelhança que tem com A Seleção acho que deve ser pelo fato da protagonista plebéia ir parar no castelo como uma das selecionadas para ser a substituta - substituta é o nome dado para as moças que são arrancadas das suas famílias para gerar filhos dos nobre da realeza que por causa de algum problema genético não conseguem gerar bebês. Eu acho bem louca a história. Não consigo explicar direito, mas gostei! Hehehe
E tem a semelhança com A Rainha Vermelha por causa da protagonista ser mantida na realeza contra sua vontade, sendo manipulada e participando dos jogos da corte, intrigas e mortes. Há também o temperamento rebelde da protagonista Violet Lasting que parece muito com o da Mare Barrow. Além de que as substitutas tem poderes que são chamados de Presságios. Porém, fora essas semelhanças O LIVRO É ÚNICO. Quando você pensa que vai acontecer uma coisa, acontece outra totalmente diferente. Acho que foi isso que me fez ler logo. Tava ansiosa pelo que ia acontecer com a Violet.
Uma reclamação que faço é com o romance. O romance acontece lá pra depois do meio do livro e é um romance proibido. Só que acontece de forma tão fácil e se desenrola tão rápido que chega a ser meio decadente. Esperei mais, porém não veio. Aí acabei sem gostar muito do mocinho, o Ash. Espero que no segundo livro dê pra conhecer melhor ele. Que a história de romance dos dois seja mais construída para combinar mais com o ritmo da história, agitada e contagiante.
Minha nota foi 4 estrelas por conta desse romance água com açúcar, dos eventos da realeza que achei que foram repetitivos e, por causa da falta de cenas fortes. Acho que por estar acostumada a ler livros fortes como Trono De Vidro, A Rainha Vermelha e etc..., estou sempre esperando que o livro traga uma cena forte de violência, de tragédias e tals. Mas apenas no final é que vimos uma morte chocante. Chega reli muitass vezes pq foi inesperada. E, bem... acho que isso justifica a nota 4. De resto eu realmente gostei. A Violet é forte e determinada. Gosto de protagonistas assim.
E sobre o final... que final foi aquele, Braseeeeellll!? ?
Louca pra começar o segundo livro!!!!
Finalizando, eu indico super esse livro!

Lanny 08/02/2020

A Seleção???
Amo ?A Seleção ? e quando li várias resenhas dizendo que esse livro lembrava essa série, minha curiosidade venceu e adquiri. Acabei de ler e não sei a qual seleção as outras resenhas se referiam, mas a da Kiera Cass, a meu ver, não tem nenhuma semelhança com essa.

Tudo bem que a questão da divisão da sociedade é similar, mas também é a divisão da sociedade em Jogos Vorazes, Divergente, Legend e tantas outras distopias. Na verdade, essa divisão de classes é uma característica típica de livros distópicos, o que não os torna semelhante em nada.

Enfim, gostei da história, mas sinto que poderia ter um pouco mais. Um pouco mais de como é porque essa sociedade foi criada. Por que as substitutas existem? Por que os Presságios? E esse romance de Violet e Ash saiu do nada. Ele poderia ter aparecido mais cedo e os dois conversado um pouco mais antes.

Espero que os outros tragam respostas.

Daniela 01/02/2020

Não subestime esse livro
Eu tinha lido esse livro há muito tempo e acho não tinha me dado conta de quão boa essa história é até reler esse livro. É uma história que tem tudo meeesmo, ficção, fantasia, romance, conflito entre classes, política, crítica social... enfiiiim, um pacote completo.
O livro se passa na Cidade Solitária onde a sociedade se divide em círculos de acordo com a posição social das pessoas. No centro temos a Jóia que é onde os nobres vivem, depois o Banco (comérciantes), a Fazenda (agricultores), a Fumaça (indústrias) e o Pântano que é onde os mais pobres vivem.
O grande problema dessa cidade e a temática principal do livro é que ao passar dos anos as mulheres da Jóia acabaram se tornando inférteis, e para continuar com a sua linhagem "pura" elas recorreram às substitutas. Essas garotas são dotadas de habilidades especiais chamadas Presságios e tal característica só é encontrada no Pântano.
Violet, a personagem principal, é uma substituta que acaba de ser selecionada para ser "leiloada" para uma família nobre. É uma vida que ela nunca desejou para si mesma, e seu descontentamento e seu coração podem se tornar um risco á sua própria vida.
Vamos ás considerações. Eu nunca tinha visto um livro com o tema gravidez e fiquei com um pé atrás quando comecei a ler, mas ele é muito bem desenvolvido e traz uma discussão muito legal sobre como o corpo da mulher é visto.
Além das substitutas existem outros em situação de exploração dentro da Jóia com quwm a Violet constrói um relacionamento muito interessante.
Esse primeiro livro é bem introdutório mas deixa um gostinho de "quero mais" em cada página. O final é avassalador. É uma leitura que vale muito á pena. A escrita da Amy é muito gostosa e ela realmente sabe como deixar o leitor no chão.

Laura.42 12/12/2019

Um mundo tão diferente do nosso, e ao mesmo tempo tão parecido
A Joia é um ótimo exemplo de fantasia distópica que nos faz questionar até onde as injustiças e a desigualdade social podem chegar. Numa sociedade rigidamente organizada entre classes, a dignidade é pra poucos, e o luxo, pra menos ainda. Violet é uma personagem forte que não se conforma em aceitar tudo de boca fechada, atraindo ondas de problemas aonde quer que vá. Enquanto se debate em meio ao caos da sociedade, ela encontra inúmeras personagens carismáticas que podem ou não estar ao seu lado, cabendo somente à ela desvendar quem está por trás das máscaras.

Iesmin 29/08/2019

MEU DEUS QUE LIVRO FOI ESSE! É uma mistura de jogos vorazes, com a elite, rainha vermelha e The handmaid's tale. Sensacional!
Bia 16/10/2019minha estante
Ainda estou lendo, mas me lembra mesmo Jogos Vorazes e O conto da aia (somente vi os filmes destes, mas as histórias se assemelham). Também lembrei da série 3%.

Mih 16/06/2019

A história tem tudo para ser legal, mas acho que no meio da história tudo acaba acontecendo muito rápido principalmente o "romance" que foi mal desenvolvido

Letícia Lopes 24/12/2018

Assim né....
A proposta do livro é ótima, tem tudo para ser uma história incrível, mas esperava bem mais. A escrita da autora é ótima e super fluída, acho que ela poderia ter aprofundado mais no universo incrível que ela criou, ter explorado mais os personagens.
O romance não me prendeu nem um pouco, achei bem romance fanfic, eles se conheceram e já tavam falando eu te amo. Achei tudo muito corrido, acho que deveria ter mais páginas para deixar a história mais completa . Mas de geral é um livro ok, espero que a sequência seja melhor.