Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

Adriana1161 28/02/2017

Clube do Livro
Muito bom, do jeitinho que eu gosto!
Leitura fácil, surpreendente, que prrende o leitor.
Comecei a assistir a série e resolvi ler o livro. A série é extremamente fiel ao livro.

Tamyres 01/03/2017

"AI, CALAMIDADE" | @umamordelivro
Jane, a jovem mãe solteira mudou-se recentemente com seu filho Ziggy para Pirriwee com um grande segredo sobre o passado.

Madeline, mãe de Chloe é decidida e explosiva, adora uma briga e vive em conflito com o ex-marido. Difícil caracterizar Madeline, ela consegue ser justa e injusta ao mesmo tempo.

Celeste é mãe dos gêmeos, Max e Josh, é linda e chama atenção por onde passa. Dá a impressão de uma vida perfeita, mas sua distração constante pode dizer o contrário.

Três mulheres muito diferentes entre si e cada uma com seu próprio drama. Excentricidades, exageros, bullying, violência doméstica, aparências, segredos e intrigas são assuntos recorrentes em “Pequenas Grandes Mentiras”. No final das contas, as três mulheres se cruzam e acabam se dando bem.

O acontecimento que dá rumo à história é: Alguém morreu. E precisamos saber se foi acidente ou assassinato. Por isso, a história retrocede seis meses o ocorrido. Podemos conhecer cada personagem e nos envolver com cada drama que elas vivenciam, desde os problemas individuais quanto na escola pública de Pirriwee com dezenas de mães e seus filhinhos de cinco anos. O maior deles é quando Ziggy é acusado de praticar bullying, dividindo opiniões e gerando conflitos, gritaria e desconfiança entre os pais.

O tal acidente leva a uma investigação e depoimentos dos envolvidos estrategicamente colocados entre os finais dos capítulos. Isso intriga o leitor e faz parecer com um jogo no qual temos que descobrir quem está mentindo antes do julgamento final, por assim dizer. E isso foi genial, pois foi muito bem escrito e com a característica presente de cada personagem que nos familiarizamos durante esses meses narrados, nos leva a procurar respostas, mas somos surpreendidos no final.

site: https://www.instagram.com/umamordelivro/

ThatiS 10/03/2017

Maravilhoso recomendo
Uma história envolvente, super bem narrada, cheia de mistérios e segredos Pequenas Grandes Mentiras te prende do inicio ao fim.

Aione 15/03/2017

Pequenas Grandes Mentiras é o segundo romance de Liane Moriarty publicado no Brasil pela editora Intrínseca, que recentemente o relançou com a capa da série de TV da HBO baseada na obra e estrelada por Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley nos papéis das protagonistas Madeline, Celeste e Jane, respectivamente.

A história gira em torno dos acontecimentos prévios à morte ocorrida em uma festa oferecida aos pais da escola estadual de Pirriwee, na qual estudam os filhos de Madeline, Celeste e Jane. Pequenas Grandes Mentiras se inicia na fatídica noite, porém sem revelar quem foi a vítima e se sua morte foi acidental ou um homicídio. Então, a história retrocede alguns meses no tempo a fim de construir todos os eventos que desencadearão a morte ao final.

O plot central de Pequenas Grandes Mentiras pode ser o mistério envolvendo o acidente ou homicídio. Porém, ainda que a curiosidade despertada no leitor acerca dessa revelação seja um grande motivador e impulsionador da leitura, é o talento de Liane Moriarty em construir suas personagens e sua forma de abordar questões importantíssimas que verdadeiramente conduz a narrativa. Escritos em terceira pessoa, os capítulos se alternam de acordo com a perspectiva de cada protagonista e carregam suas visões de mundo, principalmente as pequenas mentiras que elas contam a si mesmas – e por isso o leitor deve estar atento para enxergar e refletir além do que é dito por elas.

Durante todo o livro, há trechos de depoimentos dos pais presentes na festa, demonstrando não só os problemas existentes entre eles, como também as inúmeras interpretações errôneas dos fatos. Além de cada questão poder receber diferentes pontos de vista, elas também são alteradas de acordo com a interpretação que recebem e ilustram a força prejudicial de boatos e fofocas, sendo também um bom exemplo de diferentes níveis de maldade inerentes ao ser humano. Afinal, todos compartilhamos de características que, embora diferentes e próprias a cada um, nos torna complexos e imperfeitos (segundo uma visão idealizada), no sentido de carregarmos o bem e o mal em nossa personalidade.

Assim como em O Segredo do Meu Marido, Pequenas Grandes Mentiras é construído por uma escrita despretensiosa, capaz de enganar a respeito do conteúdo do livro. Conforme avançamos na leitura, percebemos o quanto a autora se aprofunda nas complexidades de suas personagens e das temáticas abordadas, sem fazer dela pesada em momento algum. Ao mesmo tempo em que ela cativa o leitor pelo mistério desenvolvido e proporciona a ele um nível de entretenimento, ela também se esbalda no universo feminino, trazendo pontos que exigem discussões e necessitam ser ilustrados para exemplicar o que é afirmado. E Liane Moriarty faz isso com maestria, ao se aprofundar nas personalidades de suas protagonistas, demonstrando seus anseios e receios, seus traumas e dificuldades. Acima de tudo, o livro trata da violência contra a mulher, e foi impossível não me sentir admirada pela sua forma de desenvolver a temática em meio à narrativa. Sobretudo, senti toda a força existida na união feminina, e fiquei exultante com a cena final, na varanda, quando finalmente descrita.

Pequenas Grandes Mentiras está ao lado de O Segredo do Meu Marido como duas das minhas melhores leituras de 2017, mesmo que ainda estejamos no início do ano. Liane Moriarty me ganhou por sua habilidade em construir uma história complexa a partir de acontecimentos completamente rotineiros, e por ser capaz tanto de surpreender, com uma trama envolvente e repleta de mistérios, quanto de nos levar a refletir, principalmente com relação ao universo feminino e às problemáticas diretamente relacionados a ele, sempre por meio de uma narrativa convidativa e despretensiosa. Sem dúvida alguma já a tenho na minha seleção de autores dos quais pretendo ler inclusive suas listas de supermercado.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/03/14/resenha-pequenas-grandes-mentiras-liane-moriarty/

Mari 15/03/2017

"Vou ser bem claro: isso não é um circo. É uma investigação de assassinato."

Madeline é uma mulher que está em seu segundo casamento e possui duas filhas. A mais velha está começando a lhe dar dor de cabeça, uma vez que começa a agir diferente dela e muito mais parecida com a atual esposa de seu pai. A mais nova está prestes a iniciar o jardim de infância e seu maior medo é que ela se aproxime da segunda filha de seu ex e siga o mesmo caminho da primeira filha. Ela é uma personagem cheia de personalidade que tem muito a mostrar.

"Dizem que não é bom guardar ressentimentos, mas sei lá, eu bem que gosto do meu ressentimento. Cuido dele como se fosse um bichinho de estimação."

Jane é uma jovem mãe solteira. Engravidou depois de um caso de uma noite só, não tem contato com o pai de seu filho e tenta lidar sozinha com o peso e as consequências de seus atos. Ela acaba de se mudar para a cidade, por isso não conhece ninguém, mas logo uma pequena ajuda que oferece à Madeline lhe permitirá ficar mais próxima das outras mães. Mesmo que por pouco tempo.

"'As mentiras ficam cada vez mais complicadas, mãe', dissera Jane. Sua mãe não tinha experiência com mentiras."

Celeste é mãe de gêmeos e parece possuir o casamento perfeito. Parece. Ela é muito contida, parece sempre esconder algo, sempre se sentir presa. Ela conhece um lado de sua família que ninguém mais imagina, por isso tenta manter as aparências por mais doloroso que seja.

"Tudo sob controle, era a mensagem que tentavam transmitir."

A narrativa em terceira pessoa da autora é muito envolvente. A cada capítulo somos apresentados a uma nova parte da história dessas protagonistas, de modo que logo nos vemos cada vez mais intrigados com um fato que sabemos que aconteceu logo nas primeiras páginas: um assassinato. É por isso que vamos percorrendo o mesmo caminho que elas, até chegarmos à noite do ocorrido para descobrir quem morreu, quem foi o culpado, quem estava envolvido. Até lá, muita coisa vai acontecer.

"Dizer a verdade é a coisa mais importante que uma testemunha tem que fazer."

Pequenas Grandes Mentiras segredos obscuros, jogos perigosos, impressões diversas e mentiras que trazem o toque de tensão e humor certos. Graças a Liane Moriarty conheceremos, principalmente, três mães com personalidades, filhos e vidas diferentes. Três mulheres que precisam lidar com as diversas consequências de suas decisões diariamente. Três pessoas que estarão ligadas pelos erros e acertos de si mesmas e de pessoas conhecidas. Três protagonistas que mostrarão a dificuldade de lidar com dramas reais.

site: https://www.youtube.com/watch?v=2Mo7E0az5bU

Neiva 16/03/2017

Pequenas grandes verdades
Um livro genial que mostra a verdade por trás de cada vida "perfeita" da elite de uma cidadezinha. Um assunto muito importante abordado com maestria e sem papas na línguas. Vale a pena!

Juliana 17/03/2017

"Isto pode acontecer com qualquer um "
Um livro divertido, bem-humorado, mas provocante, que expõe as verdades ocultas em nossas vidas. Quem nunca? Tão real, tão humano, tão sensível e inquietante. Interessante, muito bem escrito.

Edu_H_ 21/03/2017

Pequena Grande Surpresa
Me interessei por "Pequenas Grandes Mentiras" (Big Little Lies) justamente por causa da nova série da HBO da qual ele foi matéria prima. Ou melhor, por conta do Elenco e diretor de peso envolvidos na adaptação. Pois se Nicole Kidman compra os direitos de um livro para transformá-lo numa mini-série num dos canais de TV mais prestigiados do mundo e ainda consegue trazer Reese Witherspoon, Laura Dern e o diretor de Dallas Buyers Club no processo, isso CERTAMENTE chama a minha atenção. Assim, sem saber quase nada da trama, decidi ler o original antes de assistir aos episódios.

A leitura do livro é fluida, a trama e as personagens, à primeira vista, parecem clichês e estereotipados. A capa colorida, a escrita leve e divertida e a temática aparentemente banal envolvendo intrigas de mães de crianças do jardim de infância passam a impressão de que iremos ler uma versão "crescida" de filmes de high school com mulheres sendo falsas e malvadas umas com as outras.

A verdade é que, a medida que a narrativa prossegue, as protagonistas ganham camadas e tornam-se mais complexas do que imaginávamos. Assim como os temas abordados passam a ser mais ambiciosos. Entre diversos assuntos, a autora tem muito a dizer sobre maternidade, violência doméstica, trauma e sororidade. E faz isso de maneira orgânica, honesta e sem parecer panfletária. Conseguindo, ainda, equilibrar consistentemente a leveza e bom humor presente na maior parte da obra- destaque para os capítulos de Madeline - com os momentos mais sérios, sem trivializar os últimos.

Embora a contagem regressiva para a tragédia que está para ocorrer no "Dia do Concurso de Perguntas" cumpra o seu papel de atiçar a curiosidade do leitor, a "grande revelação" é previsível, mas ao menos é honesta. Não há um plot twist forçado apenas para chocar o leitor. As pistas realmente estavam ao longo da trama e, talvez por isso, desde o meio do livro eu já soubesse qual personagem seria assassinado, embora tenha errado o algoz.
Entretanto isso se torna menos relevante diante do escopo do livro.Pois, se você começa o livro pelo mistério, continua nele por conta das personagens.

marvinlext 03/04/2017

MEU DEUS
Gente, que livro.

A Liane Moriarty tem o dom da escrita, ela te prende de uma forma inacreditável. A jeito que essa mulher te apresenta as personagens é incrível. São personagens tão reais, tão bem construídos psicologicamente, que você consegue ve-los diante dos seus olhos.

A Madeline é aquele tipo de pessoa que fala o que quer, em muitos momentos da minha leitura me peguei rindo com alguma coisa que ela disse.

Celeste e a mulher com "a vida perfeita", a mais desejada da cidade, porém, você consegue sentir, com o decorrer da história, que ela esconde algo, parece que sempre está distraida ou preocupada.

E Jane é a nova moradora da cidade, é mãe solteira e tem seus vinte e poucos anos. Você sabe pouco dá vida de Jane antes de chegar na cidade.

Os personagens em si já são interessantes, porém, não para por aí...

Já no primeiro capítulo você descobre que alguém morreu, mas você não sabe quem foi. Só sabe que foi um assassinato que aconteceu durante uma festa de pais e professores da escola pública loca.
Logo em seguida a história tem um retrocesso de 6 meses. Você conhece as personagens, conhece como eram os relacionamentos delas, e ver com as coisas se desenrolaram até que o dia da festa.(torcendo para que não tenha sido o seu personagem preferido a pessoa que morreu.)

Confesso que comprei ele apenas por conta das capa, não esperava muito da história. Comecei a ler como quem não queria nada, mas assim que me deparei com a história maravilhosa e as personagens fantásticas, o amor começou. Sou fã de Liane Moriarty.

Jo 10/04/2017

Segredos e mentiras.
No final de semana li os dois livros de Liane Moriarty, publicados no Brasil e meu sentimento é um só: quando teremos a oportunidade de ler outros títulos dessa australiana que sabe guardar segredos como ninguém?
Tanto em Pequenas Grandes Mentiras como em O Segredo do Meu Marido, os segredos que rondam os personagens e os envolvem em uma rede de mentiras nos faz acreditar que fazemos parte dá trama.
Liane consegue nos transportar para o problema de cada um, nos fazendo viver a experiencia de nos colocarmos no lugar de cada um deles, opressor, oprimido, e seus amigos e parentes. O leitor se coloca no lugar do outro, inevitavelmente, e acaba.refletindo sobre qual seria sua atitude se aquelas coisas lhe acontecessem.
Vale a pena dar um passeio pela Austrália.

Daiany 12/04/2017

Ufa
Achei que essa treta não tinha como aumentar a tensão. Gostei da história, tudo que a gente pensa saber no começo, muda após uma festa.

Bruna 14/04/2017

superou todas as minhas expectativas!
Comecei sem muita empolgação, mas a história me prendeu logo de cara! Senti a conexão que faltou entre mim e os personagens de O Segredo do Meu Marido, mas em Pequenas Grandes Mentiras, Ziggy, Jane, Celeste, Madeline me ganharam logo que passei a acompanha-los! *-*
o suspense te prende e o Grande segredo que cada personagem leva consigo é como uma peça de quebra cabeça em que vai se encaixando pouco a pouco!
Só posso dizer que amei demais!
Entra em minha lista de favoritos com 5 (merecidas) estrelas!

Leandro Moura 17/04/2017

Este livro é maravilhoso! Liane Moriarty possui um domínio incrível da construção dos personagens e da narrativa. Deu pra ver que ela pesquisou bastante ao escrever a história da Celeste. Foi tudo tão real que vc poderia imaginar qualquer casal de classe média/alta no lugar da Celeste e do Perry. No geral, ela sabe expor mto bem a hipocrisia da sociedade e abordar temas bastante pertinentes. O mistério tbm foi muito bem construído, apesar de alguns clichês aqui e ali. O único defeito que apontaria no livro é algumas passagens repetitivas da metade para o final que não acrescentaram em nada à narrativa, mas de resto, é um livro muito bom!

PS: eu aposto que se a série ia bombar se passasse no Netflix! É uma verdadeira pena, pq é uma história mto boa e com vários temas pertinentes. A HBO tbm é mto burra! Se eles deixassem de lado essa rivalidade estúpida e liberassem suas obras para o Netflix, a audiência e a repercussão das séries deles iriam aumentar horrores!

PS 2: A autora parece ser bem ligada ao mundo das séries. É impressão minha, ou BLL foi um pouco inspirado em Desperate Housewives?

Deborah 19/04/2017

Com uma escrita despretensiosa e fatos do cotidiano, Pequenas Grandes Mentiras de Liane Moriarty, ganhou meu coração.

O Livro conta a história de Madeline, Celeste e Jane, três mulheres com personalidades e estilo de vida diferentes, que se tornam amigas devido seus filhos frequentarem o jardim de infância da mesma escola. Elas estão envolvidas no misterioso assassinato e até chegar à revelação da trama, a autora retrocede no tempo e intercala a narração entre as personagens, além de flash de pequenos depoimentos dos pais.

A leitura retrata casos rotineiros e até polêmicos como bullying e violência domestica, mas de maneira sutil. O livro reúne humor, suspense, drama familiar, segredos e mentiras, me prendeu do começo ao fim.

Este foi o segundo livro que li da Moriarty e adorei os dois, recomendo !!