Pequenas grandes mentiras

Pequenas grandes mentiras Liane Moriarty

Resenhas - Pequenas grandes mentiras

CamilaOsterne 02/08/2022

Que livro, meus amigos!
Esse livro pra mim foi uma experiência incrível. Fui sem esperar nada e ele entregou absolutamente tudo.
Com clima de fofoca, humor sarcástico e personagens interessantes, esse livro nos faz viajar e refletir sobre temas de extrema relevância.
Recomendo a todos. A escrita da autora é maravilhosa. Pretendo ler suas outras obras.

Marília 02/08/2022

Surpreendente
O resumo do livro me prometeu uma coisa e me entregou outra, tô apaixonada.

Que livro sensacional, maravilhoso mesmo, com temas necessários e muito bem escritos, espero que a série seja tão boa quanto.

O título combina muito com a trama.

Bruna 01/08/2022

Um livro sobre os problemas de mulheres ricas que é uma delicinha de ler e ainda aborda questões super importantes em relação à violência contra mulher. A forma como os personagens são construídos e são conectados me faz gostar muito de todos - exceto aquele que se você leu sabe quem é - até porque todos acabam sendo pessoas muito complexas e reais.
Tenho que admitir que as minhas partes preferidas do livro provavelmente foram os finais de capítulo em que eram adicionados trechos dos depoimentos que foram dados para a polícia por várias pessoas de fora do núcleo principal, porque quebravam tanto a sequência séria da história com narrativas tão fora da casinha que me faziam rir quase toda vez.
Assisti a série - anos antes - de ler o livro e ela é uma das minhas séries preferidas, então esse acaba sendo um detalhe importante pra definir o quanto eu gostei do livro, porque o final da série me deixou muito mais satisfeita do que o do livro. Não que o final do livro seja ruim, mas é que na minha cabeça no fim ficou aquela sensação de "a série terminou melhor" (falando da primeira temporada em específico, já que a segunda temporada não tem nada do livro). Quase dei um 4,5 pro livro por conta disso, mas eu acho que o meu problema com o livro é mais essa comparação que eu fiz na minha cabeça do que alguma questão com ele por si só.
brunarsou 01/08/2022minha estante
eu devorei esse livro quando li, amei tantooooo

Bruna 01/08/2022minha estante
é muito bom aff, assiste a série tambéem

brunarsou 01/08/2022minha estante
eu assisti depois de ler o livro, na época lembro de ter gostado mais da experiência lendo, acho que pelo suspense ter sido maior, mas a série tbm é incrível

Rita 26/07/2022

Esse é mais um livro da Liane em que ela expõe os problemas de famílias de classe média.

O livro relata a história de três mulheres e suas respectivas famílias. As três estão presentes em uma festa à fantasia que não acaba nada bem.

A autora expõe os problemas das famílias de cada uma dessas mulheres com maestria. Famílias que parecem perfeitas, mas que escondem grandes segrendos. O plost é realmente surpreendente, e os personagens são cativantes, principalmente as crianças.

Fer 23/07/2022

Mentiras, mentirinhas???
Uma reunião de pais na escola nem sempre é uma boa pedida, não é mesmo? hahaha

Agora, imagine quando o evento é regado à bebidas, intrigas, discussões e com personagens como as 3 mulheres aguerridas, cada uma a seu modo.

Vejamos um pouquinho de cada uma delas:

??? Madeline: forte, decidida, engraçada, irônica e apaixonada. Em seu 2º casamento se vê num dilema em que sua filha primogênita quer morar com o pai e a madrasta e, como se não bastasse, a caçula estuda com a filha do seu ex. Isso mesmo, e ainda na mesma sala!!

?? Celeste: a gata da turma. Uma mulher elegante, rica, mãe de gêmeos e com um casamento que parece perfeito aos olhos de todos.

?? Jane: a mãe solteira recém chegada à cidade, são vezes confundida com uma babá por ser tão novinha. É mãe de Ziggy, o menino acusado de praticar bullying com as outras crianças.

Tenso não é? Acrescente a isso o fato de que alguém cai da varanda onde estão reunidos e morre. Isso mesmo! Uma morte aconteceu. Será que foi um assassinato, um acidente, um erro fatídico???

Pois bem, nessa trama genial só conhecemos o que realmente aconteceu no final da estória, a qual é brilhantemente narrada voltando no tempo.

É realmente incrível como as coisas vão se encaixando.

Grata Dani por me apresentar a essa escrita genial que Liane tem em mais uma de nossas leituras no @clubedealgodao

E vc, já leu Pequenas, grandes mentiras?

Assistiu à série? Eu ainda não vi, mas quero!

Quais outros livros da autora você já leu??

Gabriella453 23/07/2022

Adorei!
O plot twist nos capítulos finais me deixou impactada. Amei ler este livro e entender o lado de cada personagem. Leitura gostosa e necessária

Rackelina 23/07/2022

Que livro...
Gostei bastante. Prende a gente do começo ao fim. São três história que se intercalam e suas "protagonistas" não vivem um conto de fadas. Achei muito bom.

L M 18/07/2022

Comecei a ler com muita expectativa e me decepcionei um pouco. A história é um amontoado de narrativas sobre os persongens que cansa. Apesar de tratar temáticas importantes, não consegui engatar mto bem na leitura...demorei muito pra ler. Mas o final, pelo menos salvou a história.

Patricia.Rezende 18/07/2022

Um livro de fofoca
O livro se passa em uma pequena cidade a beira mar chamada Pirriwee, como toda cidade pequena acontece todo tipo de fofoca e o livro todo é contanto assim, nesse tom de fofoca que eu particularmente amo! Comecei a me sentir amiga das personagens e me importar muito com elas, em alguns momentos me pegava pensando "nossa, mas sério que ela fez isso?", como se fosse uma amiga que tava me contando uma fofoca das boas.
A história me passou uma vibe meio Desperate Housewives, quem gosta da série com certeza vai gostar do livro também.

Lais.Sousa 18/07/2022

Não é bom, mas tbm não é ruim, achei o tema meio chato e a história é meio arrastada, mas gostei do estilo de escrita da autora

Anselmo Mendo 12/07/2022

Trama ingênua
O texto de Liane é fluido, mas os malabarismos que ela precisa fazer, o tempo todo, pra tentar justificar as motivações das personagens chega a constranger. De qualquer forma, as mulheres da trama são carismáticas e os muitos capítulos, que não acrescentam nada ao enredo, pelo menos são curtos. As angustias humanas retratadas são honestas e unicamente conectadas ao mundo de mulheres brancas, de classe média e ocidentais.

Carla 08/07/2022

Contém gatilhos!
Segundo livro que leio dessa autora. O primeiro foi ?Até que a culpa nos separe?. A sensação que eu tive lendo esse livro foi o mesmo lendo os livros do Dan Brown (código da Vinci), leu um, leu todos!
A história é muito boa, mas não aproveitei tanto porque houve gatilhos, principalmente na história de uma das personagens.

@livrosdalita 06/07/2022

Eu gostei!!!
Me tirou da ressaca literária então ganhou meu coração.
A trama é interessante e com vários pontos pra refletir.
Pra a violência doméstica sofrida por uma das personagens foi o mais triste.

jovemliterario_ 06/07/2022

Pequenas Grandes Mentiras cria uma teia onde tudo se liga!
Pequenas grandes mentiras já me ganhou com a capa bem original e com a autora, claro. Sabia que Liane Moriarty não me decepcionaria e não me decepcionou. É um livro tão fácil de ler que até assusta. Liane escreve de uma forma que nos faz mergulhar nos pensamentos das personagens e nos faz viver seus dilemas e conflitos pessoais. Gosto da escolha da autora de criar três histórias completamente diferentes, três personagens únicas que se envolvem de alguma forma durante a narrativa. Liane criou Madeline, Celeste e Jane, personalidades tão diferentes e originais. Para alguns autores, é difícil conciliar três histórias diferentes dessa maneira, mas Liane conseguiu com simplicidade.

Liane Moriarty cria protagonistas muito bem trabalhados, eles não perdem sua essência ao longo da história. Ainda, são vários os personagens, suas histórias nunca são vividas por poucos nomes. A princípio, parece que vamos nos perder com tantas personalidades diferentes, mas a autora consegue fazer tudo se encaixar, tudo faz sentido. Não demora até estarmos familiarizados com todos os nomes, eles criam vida rapidamente.

O livro é dividido em capítulos curtos, o que faz a leitura fluir bem mais rapidamente. Em nenhum momento a narrativa se torna cansativa ou frustrante, passar as páginas é divertido é natural. Liane Moriarty consegue entreter o leitor com maestria. Apesar de a narrativa não ter reviravoltas muito expressivas até o final e se tratar de assuntos familiares, é impossível largar o livro. A história se baseia em banalidades. São três mães tentando se virar para criar seus filhos, para se dar bem nos relacionamentos pessoais e lidar com conflitos pessoais totalmente humanos e reais. Os pensamentos de cada uma são totalmente plausíveis e fáceis de fazer o leitor se identificar. E, mesmo narrando vidas cotidianas normais, a história entretém e prende até a última página. É como se estivéssemos na mente das personagens e fossemos sugados por suas personalidades. Até os pensamentos mais monótonos sobre coisas aparentemente sem relevância se tornam reflexões para as personagens de Liane.

Ao começo ou final de cada capítulo, temos os testemunhos de pessoas que se envolveram de alguma forma com as protagonistas. São trechos de depoimentos para a polícia que investiga o caso de assassinato. Cada depoimento está relacionado ao espaço de tempo tratado no capítulo, completa ou intriga de alguma forma. É como se as testemunhas comentassem o que foi contado. A cada capítulo surge uma nova dúvida a respeito das três principais mulheres, a cada pensamento surge uma nova suspeita.
O livro trata de assuntos sérios de forma descontraída, mas acaba levando a algumas reflexões. Aas protagonistas precisam lidar com problemas particulares mais sérios relacionados ao bullying e à violência doméstica por exemplo. É uma leitura para diferentes idades e personalidades.

A leitura é tão gostosa que me senti assistindo a uma série de televisão. O leitor se torna expectador de três histórias que se encaixam perfeitamente, sem pontas soltas. Me apaixonei mais uma vez pelo talento de Liane Moriarty e por sua escrita incrível. Pequenas grandes mentiras poderia facilmente ser real. Sabia que Liane Moriarty não me decepcionaria e não me decepcionou. Com personagens divertidas, escrita fluida e narrativa inteligente, me encantei por outra de suas histórias e com certeza vou guardá-la num cantinho bem especial da minha estante.

moana071 05/07/2022

Ai calamidade!
Eu amei. Crianças cativantes e adorei as relações dos pais ao redor delas. Fiquei satisfeita com o final do livro e achei muito bem escrito. Quero ver a série.