A Mais Pura Verdade

A Mais Pura Verdade Dan Gemeinhart

Resenhas - A mais pura verdade

Gil 22/01/2016

Mark é um garoto curioso e determinado, que sofre e sonha, mas que tem medo também. Ele esta doente e cansou dos tratamentos. Agora ele quer cumprir uma promessa que fez com seu avó, de escalarem uma montanha juntos, mas agora ele teria que fazer isso sozinho, ou melhor, com seu cachorro fofo Beau. Ele foge de casa para chegar a seu destino, passa por várias dificuldades impostas por sua doença, mas ele é inteligente e esperto. A única pessoa que sabe o que ele pretende é sua melhor amiga Jessie, mas até que ponto ela vai guardar seu segredo. Ao longo de sua viagem ele vai aprendendo muitas coisas e confirmando outras e no fim, ele só que chegar a seu destino, antes que sua doença o limite.

A narrativa tem suas nuances de drama e conflito e de leveza e amizade. Mark e Beau formam uma dupla e tanto. Os capítulos são curtos e a capa do livro remete bem a história. O autor mesclou bem os conflitos vividos por Mark, nos deixando comovidos e esperançosos também. Torcendo para que ele chegue bem, para que fique bem, é a mais pura verdade!

site: http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com.br/2016/01/a-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart.html

Bells 24/01/2016

Perfeito
Que livro mais maravilindo. Uma história de amor, amizade, a procura da paz e também sobre a morte.
Ps: estou apaixonada por Beau, o cachorro.

Jorge Henrique 24/01/2016

Um menino frágil, um cachorro e um único sonho

Neste livro, o autor nos apresenta um tema bem forte, nos mostrando de uma maneira bem simples, o câncer, que está sendo bastante comum ver em alguns livros famosos. Conhecemos Mark, um pré-adolescente, que gosta de fotografar e de escrever haicais, que está na luta contra esta doença terrível. Mas isso não o impede de sonhar. Seu maior sonho é escalar um montanha, ele quer muito fazer isso, e mesmo com sua fragilidade, ele não vai desistir.

Mark segue o seu desejo, e parte para a montanha, são 423 quilômetros. E com ele apenas um companheiro, seu cachorro, Beau. Para ninguém descobrir para onde ele está indo, Mark "projetou" um plano, comprou uma passagem para Spokane, e faz todos pensarem que ele está indo para lá, mas seu destino era outro.

No caminho ele passa por vários obstáculos, alguns, fazem ele pensar em desistir, outros incentivam o garoto a continuar. E aí que o leitor se pergunta: "Será que ele vai chegar lá?", "Será que ele vai vencer sua luta contra o câncer?".

Na história temos os capítulos inteiros e os meios capítulos, os inteiros são narrados pelo Mark, e acompanhamos sua trajetória, como descrita anteriormente, e os meios são narrados em terceira pessoa, e acompanhamos Jess, melhor amiga de Mark, e os familiares do garoto, tentando entender e achar Mark.

A Espera é dura.
Imaginar é como se afogar.
Perguntas atormentam e desaparecem.

A escrita do autor é bem simples, de fácil entendimento e instigante, e como o livro é curto, devorei ele rapidinho, mas fiquei com uma vontade imensa de ler novamente, de tanto que a história me comoveu, este é um livro que irei levar para vida toda.

Vale observar também a preocupação do tradutor ao traduzir os haicais que o Mark escreve, é tudo contadinho os números de sílabas, mas como o livro é escrito originalmente na língua inglesa, as quantidades de sílabas não batem com as palavras em português, e dá para perceber que houve uma preocupação na tradução, mesmo ainda não dando para assimilar ao haicai.

O livro está mais que recomendado, se você já leu, deixe sua opinião aí nos comentários, e se você ainda não leu, corre lá para comprar, que você não vai se arrepender, valeu pessoal, até mais!

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mais-pura-verdade-novoconceito.html

ainda me livro 29/01/2016

Diferencial
Com uma escrita simples e envolvente seremos apresentados a Doug, um garoto apaixonado por montanhismo/escala, mas que carrega uma doença que o impede de fazer seu esporte favorito e qualquer outra coisa.
A diferença entre este tema e tantos livros que abordam esta mesma doença é o foco. A trama é toda focada na jornada que Doug enfrentará juntamente com seu cachorro, Beau.
Um livro que te envolverá desde as primeiras páginas. Ele conta com um final arrasador e emocionante.
Para conhecer mais o livro, leia a resenha: http://aindamelivro.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mais-pura-verdade.html

Livro e Neblina 31/01/2016

[LIVRO] A mais pura verdade - Dan Gemeinhart - Editora Novo Conceito
O que falar de uma obra como A mais pura verdade?

Adorável é o adjetivo que se fixou em minha mente quando me coloco a pensar sobre a obra.

A mais pura verdade é um livro tocante. Simples assim.

Quem leu as minhas primeiras impressões sobre a obra já deve ter percebido quanto eu me envolvi com a história.

O pequeno Beau e seu amigo Mark realmente tiveram uma jornada de aventuras, como nos foi prometido.

Para alguns pode parecer bobo, mas para quem busca uma leitura que vá de encontro a seu lado emotivo e te faça pensar, não pode haver livro melhor.

Eu não sou a maior fã do mundo de cachorros, todos que me conhecem sabem disso, mas confesso que com Beau minha relação foi diferente.

Se meus pais já não tivessem cachorros, eu cogitaria adotar um após a leitura de A mais pura verdade.
Agora você me pergunta, mas por que, Bruna?

Porque a amizade que nos é demonstrada enquanto acompanhamos através da leitura as aventuras de Beau e Mark, é a amizade que todo ser humano procura. Posso até dizer que é a amizade idealizada, pois raramente encontraremos um amigo tão gentil, fiel e empático conosco quanto Beau é para com esse menino adoentado e valente.

Após o trecho onde parei a leitura na última vez que escrevi sobre a obra para vocês, acontecem coisas mais intensas no livro. Cenas com ação de verdade e em vários momentos arfei por medo de que algo de mal acontecesse com meus queridos personagens, chorei emocionada com a bravura de um pequeno garoto com grandes sonhos e temi pela vida de meu cachorro preferido ( sim, Beau, sempre será meu cão literário favorito. Tenho plena certeza disso) e garanto a vocês, meus caros fãs do Livro e Neblina, o trecho final vai prender vocês.

Confidencio a vocês que busquei terminar o livro em um fim de noite e só o soltei por volta das 04h:00 da manhã quando a obra havia se findado.

Confessarei também que esperava bem mais da personagem Jéssica. Ela e seus medos me irritaram durante a leitura.

Algo que me agradou em demasia foi a gama de personagens que foram vivendo a trajetória do protagonista com ele, conforme iam passando momentaneamente em seu caminho.

É como a vida é, meus queridos. As pessoas são momentâneas, mas isso não faz delas menos importantes ou gloriosas. Você faz seu momento e cada um enxerga a sua trajetória de vida como deseja.

Identifiquei-me demais com a mania do protagonista de fotografar tudo que o marca. Eu faço isso o tempo todo. As pessoas importantes ganham músicas e a vida ganha fotografias, para ter sua cena registrada eternamente. A vida é feita disso. Cenas, atos, passos que podem seguir um longo caminho em sincronia ou girar radicalmente e mudar tudo na próxima curva.

Não falei que A mais pura verdade é um livro que me faz pensar? Eu considero a obra verdadeiramente inspiradora!

Sabe o que mais ela inspirou em mim? A vontade de escrever Haicais. Quem sabe não descubro um novo talento, huh?
Vocês é que me dirão se sou boa, pois tudo que eu fizer, compartilharei por aqui com todos.

Eu creio que a obra não terá continuação, mas eu desejava profundamente – assim como desejam as crianças que seu desejo pedido a estrela cadente se realize – que tivesse.
Eu sinto que o personagem ainda tem tanto a nos dizer, a nos ensinar!

Para vocês, queridos leitores, apenas termino essa resenha informando que a mais pura verdade é que a obra de Dan Gemmeinhart vale a pena.

Até a minha próxima inspiração!

XoXo.

site: http://www.livroeneblina.com/2015/04/a-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart.html

Thiago.Almeida 25/02/2016

Emocionante
Sabe quando você vê aquela pessoa que tem certa deficiência física fazendo coisas inacreditáveis? E aquele sentimento que você fica "como pode ele fazer isso e tantas pessoas saudáveis não consegue fazer metade". É assim que me senti lendo A MAIS PURA VERDADE, só que no caso o menino têm uma doença ( SEMPRE O MALDITO CÂNCER) e consou de tudo, dos tratamentos e foge com seu melhor amigo o cachorrinho Beau para cumprir uma promessa que fez ao avô de escalar a montanha.

O carisma dos personagens é tão forte que agente se sente perdido o que poderia mesmo fazer diante de situações tão comoventes. Como reagir diante de um garoto sonhaddor e ao mesmo tempo protege-lo das dores?

Beau é um cachorrinho pra lá de amigo, vc fica apaixonado por ele logo de cara e no final se você não tem um cachorro vai querer ter um.

Se você gosta de livros que tenham doenças, amizade, sonhos, esperança e fé, esse livro é ideal.

Escritora por um Acaso 25/02/2016

[Resenha] A Mais Pura Verdade
Mark é um menino de 11 anos que vive em uma cidadezinha pequena no interior dos Estados Unidos.
Ele tem um sonho, uma doença, uma amiga, um cãozinho (muito simpático, inclusive) e uma promessa, e muita, muita força de vontade.

Quando seu avô, um grande alpinista, morreu, pediu para que Mark cumprisse a promessa que fez de um dia escala o Monte Rainier. Mark se interessou pelo assunto, ele até que estava muito melhor em relação a sua doença e começou a arquitetar um plano perfeito.

Mark sai em busca de sua promessa, o livro é basicamente mesclado entre Mark, em primeira pessoa, contando sua história e, em terceira pessoa, a vida de sua melhor amiga, Jessie e seus pais, enquanto Mark estava fora.

O livro é muito recomendável. É muito bom. Com toda certeza 5/5 estrelas e 1/1 coraçãozinho.

O final é simplesmente o que nós queremos ler, mas não posso dizer mais nada, se não vou acabar estragando sua complexidade e, ao mesmo tempo, toda a simplicidade de pequenos momentos com seu cachorrinho, o Beau.

É um livro incrível. Esta é a mais pura verdade.

site: http://escritoraporumacaso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-mais-pura-verdade.html

bru 27/02/2016

Perfeito
O livro me surpreendeu demais e me apeguei com o protagonista. Linda história...

Ianara Caleffi 04/03/2016

Emocionante.
Leitura de dois dias.
Uma história de amizade e companheirismo, fidelidade e amor ao próximo.
Gostaria muito que tivesse uma continuação.
Recomendo

Paraíso das Ideias 08/03/2016

Olá Galerinha, tudo bem?

Duvido que vocês já não tenham visto sobre o novo lançamento da Novo Conceito:

A Mais Pura Verdade do autor Dan Gemeinhart. Pois é, o livro está sendo muito comentado ultimamente pela blogosfera, muitos blogs receberão uma amostra, e postaram suas primeiras impressões. Estava tão ansiosa para recebê-lo na integra, que quando chegou deixei minha atual leitura de lado e me aventurei junto com Mark e Beau.

Mark é um garoto de 12 anos, que tem o melhor cachorro do mundo Beau, uma melhor amiga Jess, pais amorosos, ama fotos e tem um sonho: escalar uma montanha.
Tudo isso seria perfeito se não fosse um fato: Mark tem uma grave doença. Após anos de tratamento Mark descobre que o câncer voltou, e decidido a viver intensamente, ele resolve fugir de casa, levando Beau, uma câmera fotográfica, uma mochila, um caderno e uma caneta.
Sozinho, estou deixando meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora.
Após um plano muito bem arquitetado Mark está a caminho das montanhas, no caminho acontecem muitas coisas, ele encontra pessoas boas que tentam ajudá-lo e também encontra pessoas ruins.
A Vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?
Dan Gemeinhart foi genial e conseguiu passar para nós leitores cada uma das sensações vividas por Mark, meu coração se desesperava a cada página, eu vibrava a cada conquista e chorava a cada obstáculo.

Escalar a montanha nesse livro, está além do sentido literal da palavra. Escalar é enfrentar, lutar. Me mostrou que o impossível é apenas uma questão de escolha, me ensinou a ser mais forte e não desistir NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA.
"(...) Talvez ele queira ser o herói, ao menos uma vez. Talvez ele tenha perdido tudo. Os amigos. A família. O futuro. Todas as coisas que ele queria fazer. Sua vida. Então talvez tudo o que tenha sobrado para ele seja a própria morte. É tudo o que ele tem. Então ele quer isso".
A revisão está impecável, e a diagramação continua linda, os capítulos são divididos em capítulos inteiros, narrados em primeira pessoa por Mark, onde vamos conhecendo as aventuradas dele e do seu cãozinho e capítulos fracionados, narrados em terceira pessoa, acompanhamos a vida dos pais e da melhor amiga de Mark, Jessie, como já havia mencionado nas primeiras impressões.

Sobre o desfecho, que desfecho foi esse meu DEUS? Sabe aqueles finais que você espera de tudo, que te dá uma agonia ler, que você lê algumas linhas e pensa "não isso não!" aí se resolve, e após mas algumas linhas uma nova agonia. Eu confesso que parei de ler em alguns momentos com medo do que está por vim. E simplesmente foi algo inesperado. Super recomendo esse livro, não é apenas mais um livro sobre câncer, com um jovem como protagonista e uma capa azul, essa é a história do Guerreiro Mark, e eu sinto uma imensa vontade de abraça-lo.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Um Rascunho a Mais 10/03/2016

Uma história emocionante
Quando iniciei a leitura do livro “A mais pura verdade” eu evitei ler resenhas ou saber algumas informações prévias do livro. Iniciar a leitura sem grandes expectativas me possibilitou ter uma leitura leve e me aproximar mais do seu protagonista. A princípio eu não compreendia a ideia de Mark largar tudo e ir atrás de uma aventura na condição em que se encontrava, como isso o ajudaria, porém no decorrer do livro a minha visão foi ampliando e pude me aproximar mais do protagonista.
Mark é um garoto que quer viver uma grande aventura escalar uma montanha sozinho, mas para isso ele precisa fugir. Ele foi diagnosticado com câncer aos cinco anos de idade, desde então sua infância se transformou, ora estava no hospital e ora tinha uma melhora clínica. Sete anos havia se passado desde o diagnostico e mais uma vez o câncer havia voltado, decidido a realizar sua grande aventura ele traça um plano que o levará até a montanha. Junto com o seu cachorro Beau ele começa a sua aventura, deixando pra trás seus pais e sua melhor amiga Jess.
O livro é narrado da perspectiva do garoto, porém traz algumas passagens que mostram como seus pais e Jess reagiram a sua fuga. Seus pais não fazem ideia para onde Mark foi, mas Jess sabe. Eles tinham um código, se comunicavam por meio de haicais (poema de origem japonesa) e Mark deixou um bilhete em haicai de despedida no qual Jess entendeu qual era o destino do seu amigo. O grande dilema de Jess é se conta para onde Mark foi ou guarda o segredo do amigo.

“Sozinho, estou deixando o meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora.”

O caminho percorrido por Mark não é fácil, ele encontra diversas adversidades e carrega consigo a raiva, o peso da doença e tudo isso não permite que ele compreenda bem o que ele está fazendo. A cabeça de um pré-adolescente já é confusa, imagina a cabeça de um com câncer, sem dúvidas é uma bagunça. É difícil organizar os pensamentos, compreender tudo que ele está vivendo e se perdoar. É através da sua aventura que Mark poderá ter uma compreensão e aliviar da culpa que ele carrega por ter câncer, se libertar do seu medo e da sua raiva.
Essa é uma história de aventura, coragem, amor, amizade e perdão. Mark conhece o sofrimento dos seus pais, que tentam parecer fortes para ele, o amor incondicional que sentem por ele e toda a luta que passaram ao longo dos anos. Jess sua melhor amiga também o ama e quer o seu melhor, por isso se questiona se deve mesmo guardar o segredo. Seu companheiro de aventura Beau esteve todo o tempo protegendo-o, mesmo sendo apenas um cãozinho pequeno e frágil. Quem tem cachorro sabe que o amor de seu animal de estimação é enorme e o livro tem todo um cuidado ao demonstrar esse sentimento, o quão forte é a amizade de um cãozinho e seu dono.
A história do livro é comovente, nos permite entender os sentimentos de uma criança que passa sua infância inteira lutando contra o câncer, mas que está disposta a correr atrás dos seus sonhos, encontrando forças onde menos espera. Não acredito que a grande lição do livro seja buscar seus sonhos custe o que custa, mas a busca interior, a compreensão dos eventos da sua vida, se permitir viver, aproveitar todo o seu tempo, sentir o amor a sua volta e se perdoar. A jornada de Mark não é só uma aventura é uma compreensão de tudo o que ele passou e tudo que ainda irá passar.
O livro é classificado como infanto-juvenil mas não vejo limite de idade para lê-lo. A leitura é bem simples e você pode se surpreender. Eu gostei bastante do livro e essa é a mais pura verdade.

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/03/resenha-mais-pura-verdade.html

Bruna 24/03/2016

"Magnífico"
"A Mais Pura Verdade" é um livro surpreendente. Conta a história de um menino (Mark) que sofre de câncer, e como seu ultimo desejo, ele decide escalar uma montanha. Seu amigo, companheiro e fiel escudeiro Beau o acompanha nessa fantástica e emocionante viagem até a montanha. Uma amizade entre um menino e um cachorro que nos deixa completamente sem palavras, que nos faz afirmar que o cachorro é realmente o melhor amigo do homem. "A Mais Pura Verdade" é um livro que me deixou sem palavras, com lágrimas nos olhos e um amor muito grande pelos personagens Mark e Beau.
Amei, amei, amei, amei, amei, amei,amei, amei, amei, amei, amei,amei, amei, amei, amei, amei,amei, amei, amei, amei, amei,amei, amei, amei, amei, amei...

Gu Faggiani 25/03/2016

Nem tudo é como parece ser
A mais pura verdade narra a história de um personagem chamado Beau.

Ele é um cachorro vira-lata, preto e marrom, com um olho de cada cor.

Tem cinco anos de idade e pertence a Mark, um garoto de doze anos, frágil, portador de uma séria doença, daquelas que algumas pessoas nunca se recuperam.

Beau é um cão muito inteligente, dócil e carinhoso, sempre pronto a servir seu mestre. É um verdadeiro anjo na vida do menino.

Mark tem um plano, e quando decide deixar sorrateiramente seus pais e sua melhor amiga, Jesse, para trás em busca de uma última aventura, Beau logicamente o acompanha, se mostrando mais uma vez um bom amigo fiel.

Mark está cansado da vida limitada que leva e se sente fraco diante dos tratamentos excruciantes a que vive se submetendo. Diante desta perspectiva angustiante, pretende escalar o topo do Monte Rainier, o maior da América do Norte, em busca de redenção. Pretende subir pra nunca mais descer.

As descobertas que Mark faz durante a escalada ao monte faz com que reavalie todas as suas conclusões sobre sua vida e questione sua atitude, porém, talvez seja tarde demais para desistir de seu plano.

É uma história "fofinha", porém eu resolvi resenhá-la do ponto de vista do cachorro, pois esse pareceu pra mim o personagem mais original dela.

Eu tenho uma opinião bem formada sobre histórias em que o autor inclui um personagem com este tipo de doença. Acho EXTREMAMENTE apelativo, como se estivesse pedindo "likes" no facebook.

A narrativa é muito boa, simples, fácil e gostei bastante, mas Dan Gemeinhart foi apenas mais um daqueles autores que criam histórias forçadas em um anseio por aceitação.

Alessandra825 19/06/2016

Uma história tão pura e simples que encanta a todo leitor que o ler. Essa é A Mais Pura Verdade.
"Não existe esta de solidão. Essa é a mais pura verdade."
"Há mais de um tipo de verdade. Existe a verdade que você pode medir, a verdade dos mapas, dos gráficos e dos livros de história. E talvez, nesse tipo de verdade, Mark não tenha chegado ao topo. Talvez ele nem tenha chegado perto. Talvez, neste tipo de verdade, ele tenha se perdido e saído da trilha, e não tenha ficado nem perto de chegar a lugar algum.
Mas no outro tipo de verdade, o tipo de verdade que você sente de uma maneira mais profunda, nesse tipo de verdade os mapas não têm importância. Nesse tipo de verdade, o garoto careca e magricela, com uma doença que o devorara por dentro, e o cachorrinho marrom, com um olho verde e outro marrom, chegaram mais longe que qualquer um jamais chegou. Eles foram mais longe que seus corações podiam imaginar
Nesse tipo de verdade, Mark conseguiu chegar até ao fim. Ele chegou ao topo de todas as montanhas."

ferrarezi.l 07/07/2016

#NJL - A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart
Mark está partindo para a maior aventura de sua vida, ele vai escalar o topo de uma montanha. Levando em sua mala apenas: máquina fotográfica; caderno e caneta; equipamentos de alpinismo; remédios; uma passagem de trem e é claro seu cachorro e melhor amigo Beau.

Essa não é uma história como as outras, nem Mark é como as outras crianças. Ele está doente, muito doente. O maior sonho dele é escalar uma montanha, mas não é qualquer montanha, é o Monte Rainier. Para isso ele precisa deixar para trás sua melhor amiga, Jessie e os seus pais. Era seu maior sonho... Essa é a mais pura verdade.

Ele estava cansado dos incansáveis tratamentos médicos, sempre era a mesma coisa, ficar longe da escola, dos seus amigos e da Jessie. Estava cansado dos hospitais. Estava cansado dos remédios. Estava cansado... Essa é a mais pura verdade.

Mark precisava fugir... Precisava. A montanha estava chamando. Ele precisava ir. Nem que essa seja a ultima coisa que ele faça. Nem que ele nunca mais pudesse ver a Jessie, nem seus pais. Ele precisava ir... Essa é a mais pura verdade.

Um livro simples, delicado e espontâneo. Com sua história emocionante e cativante, te faz querer seguir junto com Mark em sua jornada. Os detalhes e as sutilezas utilizadas pelo escritor deixa o enredo transcorrer tão perfeitamente que faz você ler interminavelmente.

Foi um livro que me tocou bastante, tanto pela história quanto pela visão de Mark; com os seus poemas, as suas fotografias e sua amizade inabalável com seu fiel cachorro Beau, são questões que mesmo simples te fazem pensar... Essa é a mais pura verdade.

site: www.facebook.com/naojulgueolivro/