A Mais Pura Verdade

A Mais Pura Verdade Dan Gemeinhart

Resenhas - A mais pura verdade

Irene Moreira 18/03/2015

Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida.
A Mais Pura Verdade do autor Dan Gemeinhart me conquistou desde a leitura dos seis primeiros capítulos que recebi da Editora Novo Conceito. Apenas uma prova para deixar aquele gostinho de quero mais de uma história de extrema sensibilidade. Ler o exemplar completo foi uma tempestade de sentimentos que deixou meu coração em pedaços.

Como já citei nas primeiras impressões Mark é o nosso herói, um menino que lutou contra o câncer desde criança e recebe a notícia de que ele voltou. Cansado disso tudo decide fugir de casa junto com Beau, seu cachorro e fiel companheiro. Seguia rumo às montanhas para chegar ao topo do Monte Rainier. Para ele é uma viagem sem volta.

Leiam a resenha completa na Saleta de Leitura

Carol D. Torre 08/03/2015

Assim que eu recebi apenas os primeiros capítulos de A Mais Pura Verdade eu já sabia que iria amar, então é claro que quando os lançamentos da Novo Conceito chegaram eu passei ele correndo na frente de todos os outros livros. E, apesar de trazer aquela sensibilidade e emoção que eu amo, o autor conseguiu criar um livro único.

Mark é garoto comum, tem um cãozinho inseparável, Beau, uma melhor amiga com quem divide tudo e é apaixonado por fotografia e haicais. Mas luta desde pequeno contra o câncer. Cansado de perder as esperanças para todas as suas recaídas, Mark decide cumprir a promessa que vez para o seu avó: escalar o Monte Rainier. Só que ele não planeja mais voltar. Então o garoto arruma todas as coisas que acha necessário, pega a sua câmera e Beau, e sobe em um trem sem olhar para trás.

Apesar de ser muito fã desse tipo de livro não posso negar de que já estou ficando um pouco saturada de livros que possuem personagens que lidam com algum tipo de doença, sendo o câncer a mais comum deles. Mas Dan Gemeinhart conseguiu criar uma estória que fala muito, mas muito pouco mesmo, da doença do seu personagem e enfoca nas consequências que lutar contra essa doença trouxe para a sua vida, seja no sei jeito de olhar para o mundo, nas relações que constrói e na sua determinação. Eu simplesmente amei como ele conseguiu abordar o tema de uma maneira diferente, sem soar em nenhum momento apelativo e sem colocar a doença como centro da estória.

Outra coisa muito legar de A Mais Pura Verdade é que o livro é realmente voltado para a idade que é escrito. Apesar de ter adorado e achar que qualquer pessoa mais velha vai gostar tanto quanto eu, eu sinto que crianças da mesma faixa etária que o protagonista vão conseguir se relacionar muito com o livro. Seja pela sua narrativa fácil, pelas aventuras pelas quais Mark passa e - por que não? - pela relação especial entre ele e o seu cãozinho. Eu acho incrível livros que são feitos para jovens e que realmente sabem dialogar com eles sobre assuntos delicados, porém importantes.

Falando nisso, a jornada de Mark não é fácil. Na verdade é como se simplesmente tudo de errado que poderia acontecer acabou acontecendo. Mas o autor contou tudo isso de uma forma muito delicada e sensível, sem causar choque, mas sim fazendo com que os leitor se emocione com a força, determinação e coragem do Mark e do Beau. Porque é simplesmente lindo ver a relação entre esses dois e tudo o que move o Mark a continuar perseguindo seu desejo.

O livro é dividido em dois pontos de vista, o de Mark e o da sua melhor amiga, Jessie, que conta o lado da família e dos amigos depois que ele foge. E a escrita do Dan Gemeinhart é super fácil e fluída, fazendo a estória simplesmente voar. A narrativa é tão gostosa e o enredo tão intrigante que eu não consegui parar e li o livro todo em umas duas horas e meia.

Mas preciso apontar dois pontos não tão positivos para mim. Em vários momentos do livro Mark utiliza a frase que dá nome ao livro. Eu até achei a ideia interessante no começo, mas depois começou a ficar um pouco cansativo e repetitivo demais. E a minha segunda crítica é sobre o fim (literalmente, o último parágrafo). Aquilo ficou um pouco clichê para mim, não tinha necessidade.

Mas, mesmo com as minhas poucas ressalvas, eu gostei muito de A Mais Pura Verdade. Um livro sensível, emocionante e único. Aquele tipo de leitura que é rápida, mas que vai te marcar para sempre.

"Isto é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que as faz lembrar de que suas vidas estão indo embora."

"- É como se, sei lá, eu levasse um pedaço de vida comigo. Todas essas coisas acontecem, todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora. Então você vai embora. - Inspirei profundamente e expirei no vidro da janela. - Mas, quando você tira uma foto, aquele momento não passa. Você o prende. É seu. Você pode guardá-lo."

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

Paula Juliana 10/03/2015

Resenha: A Mais Pura Verdade - Nunca é tarde demais para viver a maior aventura da nossa vida - Dan Gemeinhart http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mais-pura-verdade-nunca-e-tarde.html

''Quanto mais alto você chega no mundo, mais difícil vai ficando para respirar. Essa é a mais pura verdade.''

''Pressionei o botão e tirei a foto da morte.''

A mais pura verdade é que tem coisas que são inexplicáveis nessa vida, e descrever como essa obra é arrebatadora é uma dessas!
Poderia ter começado essa resenha de inúmeras formas, falando como esse simples livro me fez chorar rios simplesmente com frases verdadeiras e soltas em meio a descrições de sentimentos, ações e uma triste realidade! Poderia começar falando que é a história de um menino doente e de seu cão fiel, mas na verdade a doença no livro não é o enredo, é somente um fato, uma virgula triste na história, e o cachorrinho fiel e companheiro é a representação de muito mais que qualquer leitor que não está por dentro da história possa imaginar! A grande verdade mesmo, que tem que ser dita nesse começo de resenha é que A Mais pura Verdade é uma leitura indispensável capaz de conquistar QUALQUER tipo de pessoa! Há tantos tipos de verdade! Qual é a sua?

''É como um segredo - ele continuou, ainda chorando. - Não consigo guardá-lo, Jess. É muito para mim. Posso chorar com você? Você guarda o meu segredo?''

Um garoto! Uma missão!
A aventura de sua vida!
Mark não é um garoto normal, ele tem um bagagem muito mais pesada do que sua simples mochila, que contém... caderno e caneta, máquina fotográfica, remédios, equipagem para escalar, passagem só de ida e o mais importante... O MELHOR CÃO DO MUNDO! Beau! Um ser lindo de olhos coloridos!
Até aí seria uma fofa e eletrizante aventura, se Mark não fosse doente, não estivesse muito debilitado e não fosse realizar a meta de sua vida, sua grande promessa, escalar a montanha mais gelada, em meio a uma grande tempestade e claro! Deixando TUDO para trás!
Inclusive pais desesperados, uma melhor amiga que vale por um milhão e grandes pessoas e experiencias que encontra no caminho para seu destino!

''Pensei no meu avô, que costumava me envergonhar sempre que me chamava de seu herói. Ele havia me dado aquele relógio de bolso de prata e eu o levava para todo o lugar. Eu o adorava - até que as coisas começaram a piorar, e o som do tique-taque mais parecia passos sombrios que se aproximavam de mim. Eu amava o relógio, até começar a odiar o tempo. E como ele ia embora.''

Bem... chorar e sorrir, rir é basicamente um sentimento de felicidade, né Mark?! Durante a leitura a emoção é uma constante! Como leitora, essa foi uma história completa, foi marcante, daquelas que vou lembrar por muitos e muitos anos, foi aquele tipo de histórias que apesar de simples, vou me pegar olhando para a capinha do livro e sorrindo, vou sentir um aperto no coração e uma vontade de abraçar, só por lembrar da simples, bonita e forte história!

''De vez em quando, mesmo as respostas certas parecem erradas, se você não gosta da pergunta. Essa é a mais pura verdade.''

Mark tem um dom, que provavelmente nunca percebeu, ele consegue capitar os sentimentos das coisas, das pessoas, das situações! Ele usa a fotografia e a escrita para isso e é um prato cheio para o leitor. A escrita do livro é tão viciante que não tem meios de parar de ler para fazer outra coisa, a não ser por obrigação! Degustei cada parte da obra, cada palavra, cada cena, cada momento triste e cada gota de felicidade! Amei Mark e sua amizade com Jess, seu modo de ver a vida, mesmo quando não conseguia enxergar no meio de sua raiva, amei o cão Beau, me tocou profundamente o modo verdadeiro e tão palpável que essa relação representa na história! Beau é lindo! Mark é forte, um guerreiro, um lutador! Essa é a mais pura verdade!

Comecei a história com o coração na mão e terminei com ele na boca! A intensidade é demasiadamente grande e profunda em uma obra simples e pura!

'' Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam.''

RAIVA... Paz, AMOR, SENTIDO E SER COMPREENDIDO!
A mais PURA verdade fala de raiva... Raiva pelo que não é justo, e o que não tem explicação, pelas coisas ruins que simplesmente acontecem e você tem que lidar com elas!
Sobre amor, amor simples e puro, amizade, o carinho e atenção que você doa sem pedir nada em troca! Fala sobre paz e verdade! Sobre um sentido para uma vida, afinal... para que viver se já está morto!??! E compreensão, pois nem tudo é o que parece, nada é só uma simples coisa, não era só subir uma montanha! Era muito mais que isso, era encontrar a sua mais pura verdade!

''Não dá de guardar um segredo em uma mochila.''
''Mas, de onde ela estava, só se podiam ver nuvens, negras como ternos de um funeral.''
''Não existe essa de solidão. Essa é a mais pura verdade.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Aline 10/03/2015

Emocionante!
Se você pensa que esse é mais um livro sobre um adolescente com uma grave doença, está muito enganado. A Mais Pura Verdade vai além. A doença é somente o pano de fundo da história.

Mark é um menino de 12 anos, que luta contra o câncer desde muito cedo, tem um cãozinho, Beau, e uma melhor amiga, Jessie. É apaixonado por fotografia e Haicais. Depois de uma melhora após muitos tratamentos, medicamentos e internações, o câncer acaba voltando. Por conta disso, acaba tomando a decisão de ir atrás de seu sonho: escalar o Monte Rainier. Acontece que esse não é apenas seu sonho e sim uma promessa que ele fez para o avô, que foi quem lhe apresentou e ensinou tudo sobre montanhas e escaladas. Se ele vai conseguir? Não importa, para ele é conseguir ou morrer tentando. Afinal o que é melhor: ficar à mercê de sua doença ou correr atrás de seu sonho? Ele só queria chegar lá, a qualquer custo. Então ele vai sem saber se voltará, levando apenas uma mochila, máquina fotográfica, caderno, caneta, equipamento de alpinismo e seu cachorro Beau, seu companheiro inseparável. Deixando para trás seus pais e Jessie.

"Isto é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que as faz lembra de que suas vidas estão indo embora." Pág. 11

O livro mostra tudo que Mark passa até chegar ao seu destino. E olha que não é pouca coisa. Em diversos momentos minha vontade era entrar na história e cuidar dele. Mas corajoso e determinado, ele supera todos os obstáculos, se levanta e segue em frente.

Ao longo da história, percebemos a importância que subir o Monte tem para ele e todos os seus motivos. Ele não embarcou nessa aventura apenas pela promessa que fez, e sim por si próprio. Talvez ele quisesse ser o herói de sua história, ou talvez quisesse simplesmente desaparecer.

Mas a determinação e motivação que o movem é tão grande, que apesar de todos os contratempos pelos quais ele passou, torci muito para que ele chegasse lá, apoiando sua decisão.

Algo que me encantou na história foi a amizade de Mark e Jessie. Sempre ao seu lado e guardando seus segredos desde pequenos, ela sabia para onde Mark tinha ido e o tempo todo travou uma luta interna sobre contar ou não para os pais dele. É visível sua aflição e indecisão à respeito do que fazer.

"Mesmo a muitos quilômetros de distância, um amigo ainda pode segurar sua mão e estar ao seu lado." Pág. 27

"(...) Ela podia sentir para onde ele estava indo, e seu corpo estremecia só de pensar naquilo. Ela falava com ele, mesmo através da distância e da tempestade, que molhava e agitava sua janela; conversava por meio do amor que sentia pelo amigo, que estava vagueando só Deus sabe por onde. Ela podia até sentí-lo. Esse era o tipo de amizade que tinham. Ela sentia a dor dele." Pág. 51

"Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?" Pág. 87

A escrita do autor é simples e a leitura flui. O autor nos instiga cada vez mais e, sem que a gente perceba, terminamos o livro. Apesar do tema "câncer" o autor nos apesenta uma história diferente do que estamos acostumados. Com certeza vale a pena ser lida! É sem dúvida uma leitura cativante e emocionante.

O companheirismo e instinto protetor de Beau, me emocionaram. O cãozinho nunca abandona o seu dono, o ajudando nas mais diversas situações, e sempre o acompanhando, mesmo nos mais difíceis momentos.

A Mais Pura Verdade é um livro singelo e ao mesmo tempo, intenso, que nos mostra como nossa determinação e persistência pode nos levar aonde queremos.

Narrado em primeira pessoa por Mark, intercalando com alguns capítulos em terceira pessoa, que mostram o que está acontecendo com seus pais e Jessie, e como eles estão reagindo e lidando com seu sumiço.

O final da história me surpreendeu. Eu estava esperando um final marcante, mas o autor nos presentou com um final simples, porém não menos intenso do que o restante do livro. E foi essa simplicidade que me encantou.

A capa tem tudo a ver com a história. Quem quiser descobri o porquê, tem que ler para saber. ;)
Ótima diagramação, fonte e espaçamento em bom tamanho, folhas amareladas propiciando uma agradável leitura. Ótimo trabalho da Novo Conceito!

Determinação, coragem, amizade, superação, persistência e amor incondicional fazem da história de Mark um livro encantador... Essa é a mais pura verdade!

Mais do que recomendado!

site: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart.html

amanda.antonia. 10/03/2015

``O Mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento.`` (Pág: 204)
Estou aqui na frente do computador pensando já à alguns minutos como devo iniciar essa resenha, já apaguei e refiz o início várias vezes, pois a tanta coisa que eu gostaria de falar e compartilhar com Vocês em relação A Mark e seus motivos e tudo que esse Livro conseguiu despertar, entretanto ao mesmo tempo não encontro palavras que consigam descrever o que estou sentindo!

Já começamos o Livro com Mark fugindo de casa acompanhado de seu cachorro Beau em uma aventura louca, no príncipio não fica claro o porquê que ele está fazendo isso, mas no decorrer das páginas iremos passar a entende-ló melhor e conhecer suas lembraças, de tudo que ele viveu até seus 12 anos.

Os sentimentos passam a não ser apenas dele, mas sim algo que o leitor sente também, a torcida para que ele consiga escalar a montanha cresce a cada página, o desespero e o medo em algumas situações durante a viagem de Mark foram sufocantes, me deixando com lágrimas nos olhos mas ao mesmo tempo com a certeza que eu não devia chorar, por motivos que só quem ler o Livro irá entender.

A história de um Garoto e de seus sonhos que deve ser lida por todos, indepedente da idade. Leia e conheça Mark e sua família e o compreenda!

site: https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/2015/03/10/resenha-a-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart/

Meu Vício em Livros 11/03/2015

Inspirador e Verdadeiro
Mark, de 12 anos, tem câncer e seu último desejo é escalar o Monte Rainer. Com um pouco de dinheiro, máquina fotográfica e uma mochila em que ele esconde seu cão Beau, ele parte de trem rumo a Seattle. Ele está muito longe quando seus pais percebem que ele está desaparecido. E, como ele está doente, a polícia logo começa a busca dele e do cão. Apenas sua melhor amiga Jessie sabe onde ele está e a mesma está determinada a manter seu segredo, mesmo sabendo o quanto seus pais estão sofrendo.
"Isto é uma coisa que eu não entendo: por que desistir sempre parece bom até que você o faça."
Um livro comovente e inspirador. Como Mark escolhe lidar com a sua doença e suas recaídas é o tema desta bela estória de amizade, amor, perda, verdade e descoberta. Ser corajoso para tomar a decisão de agir não é fácil. O livro é escrito em capítulos e capítulos e meio, alternando entre os pontos de vista de Mark e Jessie, o que torna a estória bem mais completa.

Se você é um amante de cães como eu, não pode deixar de ler, aliás, foi isso que me deixou mais curiosa para começar esta leitura. Um menino doente que mostra que qualquer um pode ter o espírito de um herói. O diferencial dele é que não foca na doença, não é uma estória sobre a morte é sobre a vida. Como não gostar de uma estória sobre um menino e seu cão em uma aventura? Este único livro fala sobre a sobrevivência e coragem através de um enredo interessante. Eu recomendo a leitura! Será aproveitada por adultos e crianças.

site: http://meuvicioemlivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mais-pura-verdade-de-dan.html

Leila 11/03/2015

Emocionante
Na semana passada, tive uma grata surpresa ao receber da Editora Novo Conceito uma prévia com os primeiros capítulos do livro "A Mais Pura Verdade", que será lançado em março. Vencida pela curiosidade, comecei a ler imediatamente, sem nem ler a sinopse primeiro.

Fui surpreendida de cara. Por causa da capa, imaginei que o livro contava uma história infantil. Não é nada disso. O protagonista é uma criança, mas sua história é bem profunda, para todas as idades.

O livro começa com Mark, um menino de 12 anos, fugindo de casa com seu cão Beau. É impressionante como o garoto arquitetou um plano de fuga inteligente para despistar a todos.

No começo da leitura, me perguntei: "Por que um menino que tem pais amorosos e uma amiga adorável foge de casa?" Fica um certo suspense até descobrirmos o motivo da fuga do garoto e o local para onde pretende ir: as montanhas.

Em sua jornada, Mark encontra vários tipos de pessoas e vive uma experiência diferente com cada uma. A história é emocionante. Vivenciamos cada acontecimento junto com o garoto. Vários sentimentos se misturam: raiva, tristeza, alegria...

Uma personagem que me chamou atenção foi Jessie, a melhor amiga de Mark. É uma menina doce e muito madura para a idade. Parece ser a única pessoa que o compreende verdadeiramente. Beau também me cativou por sua fidelidade e companheirismo.

Não sei como termina a jornada de Mark, mas tenho certeza de que vou me emocionar mais ainda lendo a continuação da história.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

kit kat 14/03/2015

"Todo mundo deveria ter um cão. Os cães nos ensinam a amar e ser carinhosos. Eles nos fazem lembrar das coisas que realmente importam."

Tem vezes que a esperança parece partir para não voltar mais. Vezes que a vida se torna tão escura e insuficiente que o melhor seria perseguir um último objetivo como prova de que se ainda tem controle sobre a sua existência. Esse objetivo pode ser a morte; o fim do sofrimento. Ou pode ser escalar uma montanha; cumprir uma promessa. Para Mark, não faz muita diferença, e essa é A Mais Pura Verdade.

Mark é um menino com câncer, cuja doença voltou após o último tratamento. Desanimado e cansado de ter que voltar a rotina de remédios e terapias, Mark decide deixar tudo para trás e viver uma última aventura: escalar o Monte Rainier (Washington, EUA). Ele bola um plano para despistar os pais e a polícia; deixa um bilhete de despedida para a melhor amiga, Jess; e leva na mochila apenas os suprimentos, um caderno, uma máquina fotográfica e seu inseparável cachorro Beau.

O problema é que Mark não contava com os imprevistos da jornada e são esses imprevistos que dão o toque de agonia e ousadia ao livro que, aliás, tem um formato bem curioso. Os capítulos são demarcados pela quantidade de quilômetros que faltam até a montanha e a todos eles é acrescida uma meia parte (ex.: capitulo 1½) que é narrada por Jess, acompanhando o seu dilema de contar ou não para os pais dele aonde o Mark foi. Além disso, frases fortes de reflexão são seguidas sempre pela máxima que dá nome à história: essa é a mais pura verdade.

Pela narrativa de Mark, dá para ver como ele é uma criança inteligente e determinada, e seu cachorro Beau é a singela prova de como ainda existe beleza e lealdade no mundo. Sua jornada se inicia de forma bem esperta, mas depois toma rumos inesperados e perigosos. Sofri com o Mark e o Beau desprotegidos nas ruas escuras de Seattle ao mesmo tempo que me emocionei com a coragem deles.

Ainda assim, torcer para dar tudo certo significava aceitar o que Mark planejara para ele mesmo e, nesse ponto, eu me senti muito como a Jess, como se vivesse um dilema de ter nas mãos a vida e morte, ambas se confundindo. Nesse ponto, o autor Dan Gemeinhart soube conduzir sua história muito bem e de forma a transmitir a sua mensagem a favor da vida.

A Mais Pura Verdade, então, é um livro sobre amizade, piedade, dificuldade e as pequenas coisas que importam. É uma leitura bastante rápida e fácil, sem enfeites poéticos, metalinguísticos ou longas descrições. Mas tem emoção, e me peguei sorrindo com o final. Às vezes a gente só precisa dar o primeiro passo em uma viagem para voltar para casa com outro pensamento. Essa é a mais pura verdade.

Fotos no link :)

site: http://www.bibliophiliarium.com/2015/03/resenha-mais-pura-verdade.html

Alberto 15/03/2015

Uma obra ainda não lançada
Numa sexta-feira de fevereiro, que por sinal foi uma sexta-feira 13, tive uma agradável surpresa ao chegar em casa. Um envelope pardo me aguardava. Ao abri-lo, a surpresa: um livro de capa azul, como um caderno, com 96 páginas e um convite a uma aventura. O melhor ainda estava por vir. Ao abrir o livro, me deparo com a mais pura verdade: “NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DE NOSSA VIDA“. E, logo a seguir, leio:

“Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.

Mas, em certo sentido – um sentido muito importante – , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.

Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.

A MAIS PURA VERDADE é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.“

Logo abaixo, há algumas palavras sobre o autor, Dan Gemeinhart, de quem logo mais falarei. Na página seguinte, toda negra, uma estrada ladeada por alguns pinheiros como podem ver na fotografia abaixo.

Todos os blogueiros que escreveram sobre esta amostra (pelo menos os 5 ou 6 que li) disseram que a amostra tem seis capítulos mas, na verdade, ela tem 11 capítulos pois, entre cada capítulo existe outro, numerado com o número do anterior acrescido de ½, isto é, capitulo 1½, 2½, 3½, etc. Nestes capítulos assim numerados, o autor usa para narrar o que ocorre na casa de Mark após sua fuga. É outro cenário. O livro se desenrola em dois cenários distintos: o que cerca Mark na sua aventura e o que ele deixou pra trás.

Na capa há um depoimento de uma atriz norte-americana, Holy Goldberg Sloan, e autora de um best seller – “Counting by 7 s” – que assim se expressa sobre o livro: “Uma história comovente que vai fazer você querer abraçar bem forte o protagonista.”

A mais pura verdade é uma tradução de Leonardo Castilhone que, aparentemente, fez um bom trabalho. Não li a versão original norte-americana para avaliar mas, a julgar pelo enredo lógico e bem escrito, ele caprichou na tradução.

Na contracapa, que é verde, está o que Mark deve lervar na sua aventura, assim como também, o que ele vai deixar pra trás. Tem também a mesma estrada e os pinheiros mencionados antes, como vocês podem ver na foto ao lado. Ao final, há um retângulo que não aparece na foto onde existe a seguinte informação – “Neste livro você encontra: drama, ½aventura, suspense.”

Uma coisa interessante é que cada capítulo de valores inteiros (1, 2, 3, etc.), se inicia com uma folha negra que o antecede com o número do capítulo escrito em uma mancha branca e, na parte negra, em letras brancas, a quantidade de quilômetros que separam Mark do seu sonho. Já nos capítulos intermediários, de valores fracionários (1½, 2½, 3½, etc.), se iniciam com uma folha branca que o antecede com o número do capítulo escrito em uma mancha negra e nada mais. Veja as imagens abaixo. Em contraste, como um complemento um do outro. Tal qual ele e Jessie. Ou Beau, que é a síntese dos dois. Tem um olho verde como os de Mark e outro castanho como os de Jessie, e o pelo marrom, como o cabelo de Mark e preto como o de Jessie.

(...)

Este é o primeiro livro de Dan Gemeinhart, que vive com sua esposa e três filhas, numa cidadezinha bem no meio do Estado de Washington. Além de professor, é também bibliotecário de uma escola primária. Para as crianças encantadoras daquela escola, ele conta sobre histórias incríveis que elas encontrarão nos livros fantásticos que poderão encontrar na biblioteca. Entre os seus hobbies prediletos estão, acampar, cozinhar e viajar. Dan também toca violão e lê o tempo todo. Sua casa, como a minha, é sempre uma bagunça mas, ele, como eu, é muito feliz.

O livro será lançado no dia 23 de março e não me contenho de ansiedade para ler o desenrolar desta história fantástica.

Para ler a resenha completa acesse meu blog Verdades de um Ser no link oferecido.

site: http://verdadesdeumser.com.br/2015/02/15/uma-agradavel-surpresa-a-mais-pura-verdade/

Fernanda 16/03/2015

A Mais Pura Verdade da Verdade de cada um
Mesmo a muitos quilômetros de distância,
um amigo ainda pode segurar a mão
e estar ao seu lado

Este é apenas um dos haicais que recheiam o livro A Mais Pura Verdade, de Dan Gemeinhart, que será lançado em 23 de março, pela Editora Novo Conceito.

Eu confesso que não sabia muito sobre haicais – apenas que eram poemas curtos, compostos de 3 linhas – e com o Mark, personagem central do livro, aprendi que além de 3 linhas, as sentenças são formadas em uma mesma sequência: 5 sílabas na primeira, 7 na segunda e novamente 5 na terceira.

Mas a estrutura dos haicais não foram o único ensinamento que o livro me trouxe. Ele também fala de coragem e covardia, em geral, duas faces de uma mesma moeda. A história é sobre Mark, um pré-adolescente normal, que tem um cachorro, uma melhor amiga, o sonho de escalar uma montanha e uma doença incurável que o acompanha há alguns anos.

Nesse pano de fundo, mais do que lutar contra a doença, Mark luta para realizar o seu sonho de ver o mundo do alto do Monte Rainier, como o seu avô fez um dia. Para isso, foge de casa, deixando todos à beira de um colapso nervoso. E no caminho para a sua realização, se envolve em situações perigosas, desafia a vida e faz amigos. Aliás, mesmo de longe, a presença de sua amiga Jesse e a companhia de seu cachorro Beau são as forças que o impulsionam a seguir em frente. Ao mesmo tempo, essa coragem de partir rumo ao desconhecido esconde o medo de conviver com que se ama quando a doença está dominando.

Uma história encantadora e emocionante, sobre o valor das amizades e a importância de se apostar (às vezes bem alto) em nossos sonhos, e que fará você sentir vontade de abraçar bem forte o protagonista – como afirmou Holly Goldberg Sloan, autora de Couting by 7s, sobre o livro.

site: https://shareforthefuture.wordpress.com/2015/02/23/resenha-a-mais-pura-verdade/

TamiresCipriano 16/03/2015

A mais pura verdade - Impressões
A mais pura verdade é um livro fofo, lindo, triste, e é sim, a mais pura verdade!

De início dou um enorme parabéns a editora Novo Conceito que enviou a prova do livro para todos que se inscreveram para parceria, eu amei mas não me contentei mesmo com apenas noventa e cinco páginas de prova, eu quero muito mais, quero saber como termina, se o Mark conseguirá ou não realizar seu sonho antes de quem sabe, partir...

"A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?" Pag 31.

Mark é um garoto incomum, não pelo o que ele têm de doença, mas sim pela forma de ser. Falei de doença certo? Mas antes, contarei um pouco sobre como ele teve a ideia de viajar, fugir de casa, para escalar uma montanha mesmo sabendo que talvez, não possa chegar lá no topo.

Sua vida passou a cuidados, amizades que não saíram nunca de seu coração. Boné que era proibido usar na escola, mas ele podia. Pais que pelo jeito, ele considerava irritantes pela proteção. Cãozinho que ele mais considerava, seu grande e maior amigo, além das famosas pílulas que ele tomava para a terrível dor de cabeça, mesmo dando ânsia de vômito.

"As vezes, chorar é mais fácil quando alguém chora com você. Mas outras vezes só torna a situação ainda pior." Pág 67.

Mark simplesmente percebeu que não partiria sem realizar um sonho: Escalar a montanha e foi disso que ele correu atrás, levando sua câmera fotográfica, um pouco de dinheiro, mochila, algumas pílulas e claro, Beau, seu cachorro para participar desta "caminhada".

A história é dividida entre acontecimentos/lembranças de Mark, nosso protagonista e Jessie, sua melhor amiga que ao longo da história, compreendemos que Beau era colorido igual aos dois, o que os unia e era muito mais que um simples cão para ele.

Ficamos de início ao fim torcendo pelo personagem, se ele conseguiria ou não, e ao mesmo tempo, aprendemos com ele. Em apenas 96 páginas desta prova, ele abre os olhos a qualquer leitor sobre a dura realidade da vida, sobre as pessoas e apresenta o coração puro, verdadeiro, a imagem que faz de tudo é real e as pessoas simplesmente não se atentam a isso.

Foi porque seu avô disse da montanha que foi atrás, foi por ter câncer e já estar em uma fase muito difícil da doença que decidiu seguir este rumo que não haveria volta, foi por estes motivos que fugiu de casa...

"A partir de agora eu teria que aguentar a dor. Ela não me mataria. Bem, mataria, mas esse era o objetivo. Essa é a mais pura verdade." Pág 90.

O livro é lindo, maravilhoso e quero logo saber como termina, seja triste ou feliz, a verdade é que me encantei logo de início pelo personagem, ele é bem maduro pela idade dele e o Beau foi outro que me encantou. Ficamos sempre torcendo por Mark, ele passa por provações, mas continua seguindo em frente, sempre nos mostrando a mais pura verdade.

"-É como se, sei lá, eu levasse um pedaço de vida comigo. Todas essas coisas acontecem, todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora. Então você vai embora. - Inspirei profundamente e expirei no vidro da janela. - Mas, quando você tira uma foto, aquele momento não passa. Você o prende. É seu. Você pode guardá-lo." Pág 71

Mark nos mostra a realidade, a vida dura e fria... Nos mostra a grande e a mais pura verdade!

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2015/03/minhas-primeiras-impressoes-sobre-o.html

Silvana 17/03/2015

Mark é um garoto de doze anos, que tem uma doença terminal. Quando recebe uma noticia perturbadora dos médicos, ele decide partir para a maior aventura de sua vida: escalar o Monte Rainer. Ele tem tudo planejado, faz sua lista de coisas para levar na viagem, compra as passagens pela internet, tudo escondido de seus pais, e num dia como todos os outros, ele chama seu inseparável cachorro Beau e partem rumo a essa aventura. Antes de ir, ele deixa um bilhete escondido para sua melhor amiga Jessie, que quando descobre da sua fuga e encontra o bilhete, fica entre a cruz e a espada, sem saber se apoia seu amigo em sua decisão ou se conta a sua família o que sabe.

"O que uma amiga deveria fazer?
Como ajudar quando ajudar e ferir são a mesma coisa?"

Ele esconde Beau dentro da mochila e parte para a estação. Quando chega lá compra duas passagens de ônibus para Spokane, mas em vez de entrar no ônibus, ele vai para a plataforma de trem, se livra das passagens, do boné e da jaqueta que ele estava usando quando comprou as passagens e entra no trem, que era sua intenção desde o começo. Quando ele senta no trem, a dor da culpa e da saudade, bate forte em seu peito, mas ele se mantem firme, pois é o que ele tem que fazer, então pega seu caderno e escreve um hacai para marcar o momento. Ele sabe que logo a policia estará atras dele.

Mas essa aventura não será nada fácil para um garoto sozinho e doente. Ele chega em Seattle a noite e procura um lugar para comer. Mas quando está no restaurante, ele olha para a tv ligada e vê o alerta de criança desaparecida. Logo em seguida aparece uma foto sua. Ele torce para que a garçonete não tenha visto. Enquanto espera a comida, ele toma seus comprimidos, que são muito fortes e logo depois de comer, ele vai ao banheiro e devolve tudo o que comeu. Mas isso não é o pior, quando sai do restaurante, ele é agredido por um grupo de meninos que roubam o dinheiro que ele tinha para a viagem. Agora sem dinheiro e todo machucado, ele só terá a ajuda de Beau para conseguir terminar sua viagem. Acompanhe Mark nessa aventura, tenho certeza de que você irá se apaixonar por ele. Essa é a mais pura verdade!

"Talvez ele esteja cansado de ser tratado como 'esse pobre garoto doente' (...) Talvez ele tenha perdido tudo. Os amigos. A família. O futuro. Todas as coisas que ele queria fazer. Sua vida. Então, talvez tudo o que tenha sobrado para ele seja a própria morte. É tudo o que ele tem. Então ele quer isso"

Já falei sobre esse livro em uma outra postagem, em como eu tinha me apaixonado por Mark e assim que ele chegou aqui em casa corri para terminá-lo. O livro é dividido por capítulos e meio capítulos. Os capítulos são narrados por Mark onde acompanhamos a sua aventura e os capítulos e meio por Jessie, onde acompanhamos a sua angustia em fazer o que é certo, ou ficar ao lado do amigo. A história apesar de ser um drama, foi escrito de forma muito leve, a doença de Mark não sobressai e sim sua determinação e sua personalidade marcante. Sabemos sim que ele está doente, mas conseguimos ver além disso. Por conta disso, a leitura flui e dá para ler o livro muito rapidamente.

Nossos três protagonistas são cativantes. Jessie, é a amiga que todo mundo queria ter. E não estou me baseando somente no fato dela ter ficado ao lado dele e respeitado a sua vontade, mas sim é o que vemos nos flashback, em que podemos ver varias passagens de sua infância e de sua longa e sincera amizade com o Mark. Beau, o outro melhor amigo de Mark, é um amor só. Acho que até quem não gosta de cachorros vai se apaixonar por ele. Até esquecia que ele era um animal de tanto que gostei dele. E Mark, o que dizer do Mark? Sinto que esse é um personagem, do qual eu nunca vou me esquecer. Me apaixonei por ele de uma forma, que queria muito que não fosse apenas uma ficção. Como dizia na capa, quero abraçar ele bem forte.

Terminei o livro em meio as lágrimas. Quase não consegui ler o último capítulo de tanto que eu chorei. E depois fiquei um tempo chorando. Aliás, estou com os olhos cheios de lágrimas enquanto escrevo essa resenha. Mas não é de tristeza. É de emoção por ter lido uma história tão linda quanto essa. É de ver que ainda existe amor e que ele é demonstrado quando menos esperamos e da forma que não imaginamos. As vezes na lealdade de um animal de estimação. Que ainda existe pessoas que passam pela nossa vida mas que marcam por pequenos gestos. É claro que recomendo que você leia o livro agora. Um livro que não vai ser apenas mais um na sua vida. Que debaixo de uma capa perfeita, existe uma história mais perfeita ainda.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart.html

Cabine de Leitura 17/03/2015

Quando comecei a ver as "primeiras impressões" deste livro em alguns blogs eu fiquei encantada e com muita vontade de ler A Mais Pura Verdade. Então tive o privilégio de receber o livro da Editora Novo Conceito.
O que a princípio era uma vontade incontrolável de ler se tornou em medo, devido a responsabilidade em fazer a resenha. Mas tudo mudou quando li o primeiro capítulo e não parei mais. O resultado foi
terminar o livro em um único dia.

Agora com o coração tranquilho e completamente apaixonada por este livro, está é a mais pura verdade, trago a vocês um pouquinho desta grande leitura.

O livro começa com a narração de Mark, um garoto de 12 anos, saindo de casa para aquela que seria a grande, única e talvez última aventura de sua vida.
Com o intuito de cumprir a promessa que fizera a seu falecido avô, Mark, que sofre de uma doença degenerativa, tem tudo planejado para escalar o Monte Rainier, deixando para trás seus pais e a melhor amiga, Jessie. Mark só leva consigo uma mochila, com o que ele acredita ser o necessário para sua aventura, o relógio de bolso que pertencerá a seu avô, sua máquina fotográfica e seu fiel escudeiro, o cachorro Beau.

Com raiva da vida e do tempo que se esgotava para ele, o garoto quebra seu relógio e levá apenas a recordação em uma foto tirada dos destroços do relógio.

Por que as pessoas gostam de levar consigo uma coisa que faz lembrar de que suas vidas estão indo embora. -Página 11

Longe de sua casa e faminto, Mark desfrutará por alguns momento da luz em meio a escuridão. Alimentado, mas não seguro, o garoto sofrerá as dores da agressão por desconhecidos, que mesmo em meio a um ato cruel se sensibilizam com a doença do pobre menino. E o que o pobre garoto doente mais odiava era esse sentimento de dó, de pena da sua situação, nada doía mais que isso.
Mark ouve os anjos cantando e chega a pensar que é hora de voltar para casa, mas desistir não estava em seus planos e seu amigo Beau o lembra disso.

Isto é uma coisa que eu não entendo: Por que desistir sempre parece bom até que você o faça. - Página 63

Mais determinado que antes, a viajem para Mark continua e no ônibus com destino a Elbe, uma cidade onde ele pegaria o ônibus para o paraíso, ele conhece a pequena Shelby com quem teve a raiva partilhada e despertou no garoto tanto o sorriso, como a culpa por sua atitudes. Culpa está que não foi o suficiente para para-lo.

Mas eu não tinha que me sentir bem por causa disso. -Página 80

De forma clandestina e em meio a chuva, o menino embarca no que seria o último transporte que o levaria a sua montanha, mas imprevistos acontecem e a necessidade de um abrigo contra a chuva o coloca em um perigo maior do que tudo que tenha vivido até o presente momento desta aventura.

Está é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas sempre acham que podem fazer alguma coisa só porque querem. -Página 111

Mesmo em meio a tanta tristeza, a determinação não deixou Mark interromper a sua jornada e o jeito era seguir viagem estrada acima. A ajuda vem de um completo desconhecido, e ás vezes temos que reconhecer que precisamos dela.
Ignorando tudo que tinha aprendido, o garoto aceita essa ajuda.

Um estranho é só um amigo que você ainda não conheceu. - Página 136

Finalmente na montanha, Mark e Beau, enfrentarão o abismo da morte cara a cara, e precisarão da ajuda um do outro para conseguir chegar ao seus objetivos.

Tudo aquilo era só a escuridão, só a tempestade. E eu me perdi nelas. Mas sempre há o outro lado da tempestade. E as pessoas que levam você até lá. - Página 204

Agora recomendo que leia o livro para saber o que a montanha reserva para Mark e Beau. Garanto que você irá amar este livro, assim como aconteceu comigo.
O livro tem o diferencial de trazer nos capítulos e meios (1/2) o que está se passando longe dos olhos do narrador, lá entre a família e amiga de Mark, Jess, que tem a difícil tarefa de revelar ou não, o paradeiro do amigo.

A diagramação é esplendida, minuciosa em cada detalhe que ilustra de forma majestosa a aventura do livro. Uma produção gráfica impecável. O trabalho de tradução esclarece de maneira sucinta o jogo de palavras dos poemas haicais.

O autor estreia no universo literário, com estra obra impecável, digna de aclamação, que tem o poder de te arrebatar em meio a sorrisos e lágrimas.
Um livro maravilhoso, que nos mostra um novo significado para a vida e também para a morte. O real valor de nossas promessas, o que tentamos provar ao mundo, deve ser antes provados a nós mesmos.
Com essa leitura percebi como é maravilhoso poder se encontrar quando se está perdido, ir aonde seu coração imagina e chegar ao topo de todas as montanhas que impomos a nós mesmos, essa é a mais pura verdade.
Uma leitura magnífica e valiosa para todas as idades.

site: http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mais-pura-verdade.html#more

Luan 18/03/2015

Resenha: A Mais Pura Verdade – Dan Gemeinhart
Vamos a resenha:

“A montanha estava me chamando. Eu tinha que fugir. E como tinha...”

A história começa com Mark, um garoto de 12 anos, que possui uma doença que, para os médicos, não há muitas chances de cura, portanto não podendo levar uma vida normal, como os outros meninos de sua idade.

Ao saber dessa notícia, sobre sua doença, Mark resolve fazer uma aventura, tendo assim que fugir de casa e leva consigo uma maquina fotográfica, que ganhou de seu avô, alguns remédios, uma passagem de trem(só de ida), equipamento de alpinismo, um caderno e uma caneta e o seu cachorro, Beau. Começando assim uma inacreditável aventura em busca de seu objetivo, que é: escalar o Monte Rainier, nem que seja a última coisa que faça!

Comentários:

''Sozinho, estou deixando meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada."

Este livro é ótimo! Essa é a mais pura verdade! Digo isso porque o livro tem uma narrativa tocante, não é só porque o pequeno Mark está doente, mas é o fato da superação, da garra e da coragem de Mark. Consegui enxergar o que ele sente, toda sua raiva, agonia, tristeza e sua força de vontade.

O autor conseguiu criar uma história envolvente, única e nada clichê, foi algo novo para mim. Uma história que mexe com o emocional do leitor, principalmente em algumas cenas de Mark com seu cachorrinho.

"Beau era um cão pequeno. Mas tamanho não é
documento quando o assunto é defender seu dono."

A narrativa estava carregada no suspense, teve momentos da história que me peguei preocupado e com raiva, teve outros que me peguei com pena, mas teve outros que fiquei de boca aberta, impressionado com a coragem e força do Mark.

Fiquei com muita pena da Jess, essa menina foi uma guerreira e que conseguiu segurar a barra, pois se fosse eu, com certeza já teria aberto a boca e falado tudo que sabia sobre o desaparecimento, essa é uma amiga de verdade! Essa é a mais pura verdade!

"A vida é um saco. Essa é a mais pura verdade."

Os personagens foram muito envolvente, consegui senti a essência de cada um, o autor mostrou o interior de cada um, mostrando como pessoas reais se sentem nessas situações difíceis que a vida nós impõem. Os cenários foram muito bem descritos e consegui imaginar-lós muito bem.

A edição é linda, muito bem trabalhada. Os capítulos são separados de uma forma diferente e nova, a diagramação está perfeita e a fonte tem um tamanho ótimo para leitura. Perfeito!

Uma aventura em busca da verdade.

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2015/03/resenha-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart.html

Katia 18/03/2015

Não Me Condene - [Resenha] A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Recentemente fiz um post sobre as minhas primeiras impressões sobre “A Mais Pura Verdade”, lançamento da Novo Conceito, na qual havia recebido uma prévia com os primeiros capítulos. Foi impossível não gostar dos personagens principais. Quando terminei essa degustação, fiquei doida por mais!

“Isto é uma coisa que eu não entendo: por que as pessoas pessoas gostam de levar
consigo uma coisa que as faz lembrar de que suas vidas estão indo embora.”

A Mais Pura Verdade trás a história do corajoso Mark, um garoto de doze anos e do seu cachorro, Beau. Mark foge de casa motivado a viver uma difícil aventura de escalar uma montanha, o Monte Rainer, levando junto com ele, o Beau, que para ele era o melhor cachorro do mundo, uma máquina fotográfica, caderno, caneta, remédios, dinheiro, corda e outras coisas básicas, mas toda essa aventura viveria só, deixando para trás todo resto, literalmente, nada de pai, mãe e amigos.
Ao se darem conta do sumiço de Mark seus pais ficam desesperados e o assunto logo vira noticia.

“Sozinho, estou deixando meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora.”

Jessie, sua melhor amiga e confidente era a única que sabia do seu real paradeiro, mesmo que no inicio fosse relutante e difícil de acreditar para onde seu amigo tinha ido, as evidencias mostravam que estava certa, ficando sobre ela a grande responsabilidade de revelar ou não, as reais intenções de Mark, a maior preocupação de todos é a saúde dele, pois está doente e essa jornada fora de casa pode prejudica-lo fatalmente.

“Mesmo a muitos quilômetros de distância,
um amigo ainda pode segurar a sua mão
e estar ao seu lado.”

A MAIS PURA VERDADE_Capa.indd Mark vive as mais diversas situações para alcançar a montanha, logo de cara, ele passa por uma que pensei “pronto, já era”, mas ele não é um garoto qualquer, mesmo com tudo contra, faz da fraqueza sua força, faz um esforço tremendo para alcançar seu objetivo.

O desenrolar da aventura é ótima e como previa, tiveram momentos de cortar o coração. Se eu gostei? Ameeei! Super indicado para todas as idades e a todos que gostam de aventura, isso sem dúvida não falta no livro. Ele é bem diferente do que costumo ler.

A determinação de Mark é impactante, o amor e companheirismo de seu cachorro é muito forte e cativante, sem falar na grande e sincera amizade de Jessie e o final… genial! Mark também possui um gosto em escrever um tipo de poema, haicai, poema de origem japonesa que é sempre em três linhas, e as linhas possuem sempre o mesmo número de sílabas. Sempre que vinha algo em mente corria para anotar em seu caderno. Adorei o autor, Dan Gemeinhart e quero ler mais coisas dele em breve, por favor! rs

site: http://naomecondene.com.br/resenha-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart/