Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Lore.dossn 07/05/2024

O exilado na terra de dois sóis
"Viver aqui, me envolver nesse mundinho, com seus pequenos dramas? Tem sido esclarecedor"

Excelente leitura, pensando na perspectiva do Obi-Wan, sem saber como anda o resto da galáxia parado agora no mundinho desértico, tentando lidar com o que aconteceu... e apesar de querer passar despercebido, se envolvendo nas lutas locais. Muito boa a leitura nesse sentido, o plot também foi bem interessante, mas acho que o livro suavizou muito as atrocidades cometidas pelo povo da areia, que poxa, vivem de matar e sequestrar pessoas, por isso dei menos estrelas.

anakingif 04/05/2024

Emocionante.
Kenobi mergulha profundamente no universo de Star Wars, proporcionando aos fãs uma visão íntima do lendário Mestre Jedi após os eventos de tragédias de "A Vingança dos Sith". Também é interessante destacar que Jackson Miller captura a essência do personagem de Obi-Wan enquanto ele tenta se adaptar à sua nova vida no deserto de Tatooine, protegendo Luke Skywalker de ameaças desconhecidas. Todos os confrontos são emocionantes, pois Obi-Wan sempre está pronto para lidar com os perigos que espreitam nas areias de Tatooine. E a caminhada de Obi-Wan para encontrar a paz dentro de sua mente após sua luta com Anakin, pois cada pensamento que ele tem sobre Anakin revela suas emoções mais profundas - sua dor, culpa e perda o perseguem.

O final do livro é particularmente cativante, sem revelar spoilers, é um momento que ressoa com a dualidade do personagem - seu desejo de paz e seu compromisso com a proteção de Luke Skywalker. Satisfatória quanto comovente, dando mais ênfase ao legado de Kenobi como um dos heróis mais icônicos do cinema.

E "Haunted" de Taylor Swift foi feita para Obi-Wan Kenobi!

Dani 16/04/2024

O melhor de Star Wars
Esse livro é incrível, uma ótima indicação para todo fã de Star Wars. Nela vemos os pensamentos mais profundos de Obi, que tenta viver em "tatooine" discretamente, mas acaba se metendo e ajudando a família de Anileen. É muito bom! O plot no final vale a pena! Além de nos fazer refletir além do livro sobre as diferenças culturais/ver a outra moeda do outro povo. Amei!!

Holecramh 03/04/2024

Uma ótima história de uma galáxia muito muito distante
Esse é mais um daqueles livros que você leva muito tempo pra ler, mas quando lê adora ele do começo ao fim. A história se passa algum tempo após a queda da república, quando Obi leva Luke para Tatooine e fica de guarda. É uma história leve no bom estilo velho oeste, que não se propõe a ser grandiosa mas preenche lacunas na história do período que não sabemos o que aconteceu. Infelizmente a história foi classificada como Legends por um mero diálogo que cita um Sith não canônico. E digo mais, essa seria uma ótima trama para servir como uma suposta primeira temporada da série do Obi Wan. Mais a mais vale a pena conferir essa leitura como um passa tempo.

Allan236 25/01/2024

O livro não é sobre Kenobi
O livro promete entregar respostas para o período em que Kenobi esteve residente no planeta Tatooine, zelando pelo recém nascido Luke, porém entrega apenas uma curta aventura do mesmo junto aos residentes locais.

Kenobi nada mais é do que um plano de fundo para uma história que dá mais ênfase a personagens locais. Os dramas do Jedi são deixados de lado e o enfoque é direcionado quase que totalmente para personagens "secundários". Pode-se mencionar também que Kenobi se perde de sua missão no planeta, passando mais tempo envolvido com questões pouco conexas ao seu objetivo principal.

O sentimento de frustração pelo descumprimento da promessa tende a se sobressair aos pontos positivos da história, que apesar de existirem, ficam em segundo plano. Esse sentimento de frustração seria eliminado se a obra não tentasse se passar por aquilo que ela não é.

Lara Tine 24/01/2024

Kenobi
Eu pensei que ia demorar pra terminar esse livro. Comprei o ano passado entre outros livros de Star Wars, li o primeiro capitulo pra ter o gostinho de inicio, mas terminei outros livroa antes. Peguei ele esses dias pra ler e devorei ele em alguns dias!
Que leitura gostosa, como nosso Kenobi é querido, como é maravilhoso ter um livro sobre ele nesse meio tempo em Tattooine!
Como disse o seu dublador de voz francesa, é como um faroest, o ambiente e a propria presença misteriosa, silenciosa não constante na historia. Os outros personagens que movimentam a história são marcantes e a gente fica envolvidos com todos.

Foi um prazer acompanhar sua história com Annileen...

Marcelo.Araújo 10/10/2023

Um mero amigo da vizinhança
Sempre fui daqueles que se perguntava o que o velho Ben Kenobi andou fazendo durante 20 anos no deserto. Com grande expectativa adquiri este livro, e confesso que a minha curiosidade passou longe de ser sanada. Não que a história seja ruim, mas porque compreende apenas poucos meses após queda da República, não se estendendo em acontecimentos posteriores.

Como quem preza por seu disfarce, Obi-Wan se esforça para manter-se livre das confusões, e também dos encantos de uma linda mercadora local. Mas como em toda boa aventura, as circunstâncias perseguem o herói, forçando-o a entrar em ação. O plano de fundo é o onipresente medo e escassez vividos pelos habitantes de Pika Oasis. Para quem tiver curiosidade sobre os Tusken (o povo da Areia), será um prato cheio, chegando inclusive a comentar sobre Sharad Hett, o Jedi que deixou a Ordem para se tornar Tusken, e criou família, vindo a ter um filho sensitivo na Força.

Curiosamente é abordado o massacre de Anakin sobre o clã que raptou sua mãe, e suas consequências imprevisíveis na economia da região.

A essa altura Luke Skywalker não passava de um bebê, então não espere nada que relembre Uma Nova Esperança. Tatooine é tão isolada e esquecida, que as pessoas mal sabem o nome do Chanceler (novamente a incômoda desconexão com o resto da galáxia).

Por fim, nada tão profundo quanto um benfeitor de última hora tentando resolver problemas pontuais sem revelar sua identidade. A introspecção se dá pelos revoltosos autoflagelos de Obi-Wan por ter falhado com seu padawan (falhado em educá-lo, ou em matá-lo?), e os momentos de meditação (diálogos unilaterais com Qui-Gon) também adicionam uma reflexão sobre a fé contrastada com a insegurança. A vontade nata de ajudar, e o medo por se expor. O desejo de se envolver em amor, contrastado ao receio de comprometer a missão.

Pela miséria que vivia em Tatooine, e todo o luxo do qual abriu mão, compreendemos que a devoção de Obi-Wan ao seu objetivo é, na verdade, algo mais profundo do que um simples exílio por sobrevivência: É uma linda história de redenção.

site: https://maharaujoescritor.blogspot.com/2022/02/livro-kenobi.html

Marcos 21/09/2023

A essência de um Jedi
Após a queda da República e a ascensão do Império, Obi-Wan Kenobi se vê recluso em Tatooine para cuidar do jovem Luke Skywalker.

Obi-Wan é obrigado a se ?misturar? e se manter discreto, entretanto, o Jedi não tem um dia de paz.

?É um longo caminho de volta, Qui-Gon. Que a Força esteja com você.?

A leitura de Kenobi é fluida, mas certos personagens de Tatooine deixam a leitura um pouco arrastada.

Orrin, seus filhos, e outros personagens recorrentes, são um verdadeiro pé no saco.

Já nosso querido Obi-Wan brilha! Personagem amargurado após os acontecimentos de a Vingança dos Sith. Recluso, sozinho? o único objetivo de vida que resta para Obi-Wan é proteger Luke e tentar contato com seu mestre.

É uma história interessante para quem gosta de Star Wars! Eu recomendo a leitura para os fãs.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

A República sucumbiu e agora a galáxia é governada por Lordes Sith. O mestre Jedi Obi-Wan Kenobi perdeu tudo? menos a esperança.

No mundo desértico e inóspito de Tatooine ? um lugar improvável para se encontrar um Mestre Jedi escondido ou um menino órfão em cujos pequenos ombros repousa o futuro de uma galáxia ?, um estrangeiro barbudo e encapuzado, conhecido pelos habitantes locais apenas como ?Ben?, é um indivíduo estranho e enigmático que vive sozinho, não compartilha nada sobre seu passado e se esforça para permanecer um forasteiro. Mas, conforme as tensões aumentam entre os fazendeiros locais e uma tribo do Povo da Areia liderada por um implacável chefe de guerra, Ben se vê envolvido no conflito, arriscando a própria missão que o trouxe a Tatooine.

Ben ? Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi, herói das Guerras Clônicas, traidor do Império e guardião da última esperança da galáxia ? é incapaz de dar as costas ao mal tanto quanto de rejeitar seu treinamento Jedi. E quando sangue é derramado injustamente, vidas inocentes são ameaçadas e um oponente implacável é desmascarado, ele não tem escolha a não ser invocar a sabedoria dos Jedi ? e o formidável poder da Força ? em sua luta interminável por justiça.

Natália 04/06/2023

Obi-Wan! ?
Vocês devem estar pensando "uma amante de Star Wars e eu nunca tinha visto um livro de Star Wars por aqui?" Pois é, demorei mais comecei! ? E se você é como eu, recomendo a leitura dos livros do universo expandido! É muito bom ler algo que você conhece, mas com uma história nova, uma "continuação" daquilo que já vimos muitas vezes e conhecemos muito bem! Eu amei a experiência e com certeza vou ler muito outros ainda (pois acreditem, existem MUITOS)

Mas vamos lá, você já se perguntou como foi no começo para Obi-Wan? Depois do que aconteceu com Anakin? Como foi para se adaptar a estar sozinho, e abandonar tudo para se esconder? Pois é exatamente isso que vemos nessa história, o momento em que ele se muda para Tatooine, e tem que se adaptar as pessoas que moram ali, sem que seja identificado como Jedi.

Mas Obi-Wan é um cavaleiro Jedi, e claro que diante de um problema que ele sabe que pode resolver, ou de uma injustiça, ele não consegue deixar de lado, nem a atitude honrada de ajudar ou o uso da força. Mas o que ele não contava era ter que lidar com seus sentimentos, já que na Ordem, eles são sempre estimulados a não se envover, por isso fica dividido quanto ao que fazer.

Sabemos que ele é muito ligado a seu passado, e vemos seus momentos de meditação, em tentativas de entrar em contato com seu antigo mestre, onde ele fala muito sobre uma certa culpa sobre o que aconteceu e sobre querer cuidar melhor daqueles que agora o cercam (principalmente os jovens) para que ninguém saia "ferido".

Com a nobre tarefa de cuidar do jovem Luke, ainda bebê recém entregue a sua família, ele se vê tentando dar toda proteção, mas Tatooine tem muios perigos, e ele tenta cuidar dos mais imediatos para depois conseguir pensar em como proteger o garoto.

Então vem embarcar nessa nova aventura de Obi-Wan, onde ele assume sua identidade de Ben Kenobi e resolve os problemas daquele jeitinho que a gente ama!

Sabrina 28/04/2023

Star Wars sempre será um porto seguro pra mim
E com esse livro não é diferente. Fiquei meio apreensiva ao pegar este livro para ler, já que era o mais longo de todos os Star Wars que eu já havia lido. Mas a história flui tão bem que não vi as páginas passarem...
Ben Kenobi mais uma vez me surpreende com o tanto que ele pode carregar. É uma história que agrega a um personagem que já passou por tanto e que ainda se segura aos seus valores, aqueles que ele acredita ser o melhor para destino da galáxia. Não é uma história surpreendente e muito menos cheia de reviravoltas. Mas é uma ótima história para agregar mais ainda a esse universo.

Burity 21/03/2023

Empolgante e muito melhor que a série
A princípio toda a trama mundana e simples pode parecer que não vai empolgar, porém com um background de angústia e culpa do mestre começamos a entender como foi o processo de aceitação de Obi-Wan com relação a perda do amigo e inevitabilidade dos acontecimentos. Fica muito fácil se afetuar cada vez mais pelo mestre que sempre teve um ar mais aristocrata nos filmes e sérias. Seria uma adaptação muito melhor para as telas.

Luis.Libaneo 26/02/2023

Quadro do Obi-Wan na parede como se fosse de Jesus
Os romances de Star Wars são, em geral, leituras muito legais para os fãs da franquia. Kenobi não é diferente. A história não é apenas sobre Obi-Wan nos primeiros dias de exílio em Tatooine e de sua vigia ao Luke Skywalker nenezinho de colo, mas sobre o próprio planeta (ou uma pequena área dele) e seus muitos habitantes e suas relações e conflitos entre si. Numa montagem bem clássica de Star Wars de transpor gêneros "clássicos" para seu universo, Kenobi é basicamente um faroeste, uma história de conflito entre caubóis e índios, e a chegada de um forasteiro que pode colocar um fim no embate. O paralelo é por vezes incômodo quando é estabelecido que os humanos e as outras espécies da cidadela do oásis são parte da civilização e o Povo da Areia, os Tusken, são o povo indígena bárbaro e incompreensível. No entanto, o livro mostra bem os dois lados do conflito com a perspectiva principal humana e a perspectiva de uma personagem Tusken específica, com seus monólogos internos que mostram suas motivações, crenças e costumes. Essa construção acaba sendo muito eficiente quando o Obi-Wan começa a interagir e mediar os conflitos pacificamente.
A série recente do Obi-Wan poderia ter sido algo completamente diferente se tivesse se inspirado mais nesse romance, pois ele é uma aventura totalmente nova que abre mão de elementos nostálgicos e personagens já conhecidos da saga (sem Vader, sem Leia, sem Organa e sem Owen). É realmente apenas o Obi-Wan procurando ser discreto e ajudando as pessoas ao seu redor no momento presente. É um episódio na vida de um personagem que está no meio de seu arco formativo, mas é um vislumbre interessante sobre um homem bom e poderoso, repleto de empatia e respeito pela vida, que não consegue evitar de ajudar quem estiver precisando. Não altera em nada a percepção que temos dele, apenas a deixa ainda mais forte e é uma leitura gostosa sobre um dos personagens mais queridos e simpáticos de Star Wars.