Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Grey.reads 10/01/2023

Melhor do que eu esperava, com toda certeza.
Acompanhamos Obi-wan Kenobi após a queda da República e ascensão do Império.
"Ben" após entregar o bebê Luke aos Lars tenta iniciar uma vida pacata e solitária em Tatooine, mas ao tentar se afastar de todos, se aproxima da comunidade de um oásis próximo.

Matheus 08/01/2023

Perfeição
Esse livro é,sem sombra de dúvidas,um dos melhores livros que eu já li,com certeza é um dos meus livros favoritos, porque pega um dos melhores personagens de Star Wars e faz uma história muito boa,muito envolvente,muito imersiva, que faz você ficar com vontade de ler o tempo inteiro, e o final é de cair o queixo, muito bom!!! Leitura obrigatória pra qualquer fã de Star Wars que gosta de ler.

Gui382 10/10/2022

Ultimamente estou escolhendo só livros incríveis
"Lá em cima eles estão seguros. Aqui em baixo, Luke está seguro.
E eu estarei... bem.
É um longo caminho de volta, Qui-Gon. Que a força esteja com você.
Para mim, é hora de voltar para casa."

Leandro.Lombardi 26/09/2022

Cansativo
O livro mais cansativo que li do Universo Star Wars. Não por ele ser extenso, mas porque apesar de um começo agitado, a trama vai ficando rasa e com pouca motivação.

Cachamorra 27/08/2022

Fantástico
Que livro maravilhoso. E era tudo que eu esperava de um livro do Kenobi. O livro tem uma pegada velho oeste Jedi, mas toda a essência de Star Wars está aqui.s narrativa deixa você apreensiva por conta dessa sombra que é o Império e que a qualquer momento irá aparecer.

É uma leitura de tirar o fôlego.

Yngrid 26/08/2022

Melhor jedi, sim!
Esse livro é fantástico e muito bem escrito, um dos melhores livros de Star Wars que já li. Amo como o Obi-Wan é focado em sua missão, que é proteger Luke, ele simplesmente não se deixar levar por emoções e ocasiões que acontece com ele. Gostei muito da Annileen, amei o final dela, a personagem merecia. Recomendo demais pra quem quer começar a ler os livros da saga.
Leo 26/08/2022minha estante
Assistiu a série amg? Qual você acha melhor, tendo lido o livro agora?

Yngrid 26/08/2022minha estante
Só assisti 3 episódios, tenho que terminar. Mas no momento os dois pra mim estão empatados no nível de qualidade.

Matheus656 12/08/2022

O novo Ben Kenobi
A saga de Obi-Wan, na verdade Ben Kenobi, consegue ser dinâmica e épica em um cenário que eu devo chamar "limitado".
O conto é repleto de reviravoltas e pontos de vistas que não só aproximam o leitor do Velho jedi, como também de criaturas e seres que, nas Precles e filmes, eram... odiosas.
"Kenobi" é uma leitura sensacional e muito boa para todos que desejam começar a se aprofundar no universo expandido de Star Wars.
O fato do livro ainda ser um "legends" é um pouco triste, agora que cheguei ao fim. Essa história poderia ser facilmente canonizada na linha do tempo oficial, por sua maestria em manter os pés no chão.
Acredito que, na forma como a Lucas filmes está desenvolvendo o universo expandido, esse livro seria uma ótima adaptação numa segunda temporada da série "Obi-Wan Kenobi". Espero um dia ver uma produção baseada nesse livro e a faixa "legends" sumindo.

Maria Júlia 26/07/2022

Gostei bastante, acho que essas obras que não tratam diretamente dos Skywalker só tem a acrescentar ao universo Star Wars. É muito interessante ver o obi wan de forma mais humana, cotidiana, e não só através da linguagem "épica" dos filmes. Ele tem dúvidas, perguntas, questionamentos até sobre o código dos Jedi... Bem bacana!

Achei que os últimos capítulos resolvem tudo meio rápido. Digo, por um lado precisa ser rápido pois há uma urgência, mas quando digo rápido quero dizer que elas se resolvem muito facilmente, e tem muita cara daquelas conveniências de roteiro. Claro, quando você para pra pensar que o Obi Wan é um Jedi (e que isso facilita algumas coisas), fica mais fácil engolir isso. Mas, de fato, algumas coisas se resolvem fácil demais. Eu também li o final totalmente eletrizada, pode ter aumentado essa sensação de rapidez rs.

Vale muito a leitura, é super gostoso e rapidinho de ler.

Ps: não fosse o código Jedi, diria que obi wan é pra casar ?

Carlos531 18/06/2022

Um livro que recomecei
Eu comecei a ler este livro alguns anos atrás, mas acabei não continuando por ter acabado muito lento e, até mesmo, chato.

Porém, resolvi dar uma outra chance para ele e realmente valeu a pena! Gostei mais da narrativa desta vez, o jeito como os personagens são apresentados, a trama, tudo é bem trabalhado. Tanto o Obi-Wan, quanto os outros personagens tem suas motivações explicadas e expostas no momento certo, o que deixa em vários momentos, um pouco de mistério.

Se você gosta de Star Wars, e quer ler uma boa aventura, ação, romance e drama. É tudo muito bem trabalho neste livro, e realmente recomendo que você leia, pois alguns pontos mostrados no livro podem ser usados na série Obi-Wan Kenobi!

Aproveite e assistam a minha resenha sobre o livro no YouTube. Segue o link https://youtu.be/52L8FAtk5sY.

Boas leituras para nós e até a próxima!

Yuka 17/05/2022

Após os eventos de sua luta com Anakin, Obi-wan fica incumbido de proteger e esconder um de seus filhos. Por ironia do destino, ele volta a Tatooine, onde anos atrás levava um garotinho com grande potencial de fazer coisas grandes, embora não acabasse sendo boas... e agora trazia de volta a esperança em um bebê que um dia poderia salvar o universo.
Enquanto deixa o bebê,  Obi-wan se esconde o mais longe possível dele para evitar que sejam descobertos e tenta viver uma vida simples e sem chamar atenção.
Mas é Tatooine e algo está sempre acontecendo por ali e por mais que tente ser discreto, ele chama mais a atenção ainda.
Ele conhece Annileen e sua família, quando um dia salva ela e sua filha Kallie e por gratidão ela o convida a ir até o armazém que ela administra. Lá ele conhece o outro filho dela Jabe que desde o início não gosta de Ben.
Ele tenta ser discreto e não se envolver muito com essas pessoas, mas Annileen não é do tipo que deixa quieto alguém interessante para trás e procura descobrir coisas sobre ele. Kallie acaba descobrindo seu sobrenome Kenobi e apesar dos riscos, Ben fica aliviado por esse ser um nome bastante comum então seu segredo ainda está seguro, por hora.
Orrin é um dos amigos antigos de Annileen, na verdade ele era amigo de seu falecido marido, que depois de sua morte, a ajudou com o armazém e a criar seus filhos. Mas, a ganância de Orrin acabou o levando a perdição e causando grandes estragos a comunidade em que viviam. E embora tenha tentado colocar a culpa em Ben, ele sofreu as consequências.

Pensei que não fosse gostar tanto dessa história, porque o início era bem parado e a filha de Annileen era muito chata.
Mas para o final foi ficando bem interessante até. Essa parte da vida de Obi-wan até que foi curiosa. Não da para imaginar ele tentando ter uma vida normal sabendo que ele é um Jedi. No mínimo vivendo discretamente esperando Luke crescer.
Claro que como Jedi, achei que ele era bem mais poderoso, teve uns erros dele que achei inadmissível hahaha mas é o Obi-wan e eu sempre vou imaginá-lo como Ewan McGregor o interpretando.
Sinto pena da Annileen, que se apaixonou por ele. E no fim, embora ela tenha realizado seu sonho, ainda foi meio triste a separação deles.
Não espere lutas com os sabres e os poderes de Kenobi, como ele está se escondendo, evita ao máximo usar qualquer poder que pode revelar quem realmente é, embora duas pessoas tenham descoberto hahaha
Apesar da lentidão dos acontecimentos e da vida chata em Tatooine, foi até que uma grande aventura com Ben.

maria21423 16/05/2022

Eu simplesmente não sei o que falar sobre esse livro, achei a escrita muito boa, mesmo que no início a narrativa tenha sido confusa depois você acostuma e lê a história em um piscar de olhos.

A história se passa depois de "a vingança dos sith" então temos o obi-wan todo depressivo e tentando focar na sua missão de proteger o luke, mas, como o velho não tem paz nem no meio do deserto, vários outros problemas surgem.

Gostei do fato de terem introduzido novos personagens e que mesmo sendo um livro com o selo legend, eu consigo facilmente imaginar o obi-wan lidando com os problemas daquela mesma forma e espero que a série seja tão boa (ou melhor) que esse livro.

Dalmo 13/05/2022

Um Jedi no exílio
Após a queda da República, a destruição da Ordem Jedi e a criação do Primeiro Império Galáctico, eventos que aconteceram durante o filme Star Wars: A Vingança dos Sith, Obi-Wan se autoexila no inóspito planeta Tatooine com a missão de proteger Luke Skywalker, filho de seu ex-padawan e agora inimigo, Anakin Skywalker (Darth Vader).

Deixado aos cuidados do fazendeiro Owen Lars e sua esposa, Luke foi adotado como um filho pelo casal. Meio-irmão de Anakin, Lars acreditava que Skywalker havia morrido por causa do seu papel como cavaleiro Jedi, e então, para evitar que Luke tivesse o mesmo destino, decidiu proibir Kenobi de visitar ou treinar o menino. Para não desobedecer a vontade de Lars, e ao mesmo tempo assegurar que Luke estaria em segurança e longe do alcance do Império e de Darth Vader, Kenobi procura se instalar longe o suficiente da fazenda para não ser visto, mas perto o suficiente para poder acompanhar o crescimento do menino e garantir sua segurança. E é nesse ponto que a trama do livro se desenrola.

(leia o restante da resenha em redumbrella.com.br)

site: https://www.redumbrella.com.br/noticia/kenobi-john-jackson-miller

Dayana116 08/05/2022

Conclui minha segunda leitura temática antes do lançamento da séria do Obi-Wan no final de maio.

Quantas oscilações de humor durante a leitura desse livro! Primeiro tivemos um prólogo frenético que me fez acreditar que aquele seria o tom da narrativa, porém depois somos arrastados por quatro longos capítulos onde nos são apresentados as outras personagens que ajudarão a contar a história desse livro: A’Yard, líder uma tribo do povo da areia, Annileen Calwell, dona do armazém local e Orrin Gault, fazendeiro de umidade e líder e empreendedor do “chamado dos colonos”.

Embora estes primeiros capítulos não sejam tão empolgantes (especialmente porque nosso protagonista não dá as caras) são capítulos importantes e preparatórios para o desenvolvimento enredo. A partir daí nosso Jedi exilado é introduzido na comunidade local após salvar a filha de Annileen de um acidente envolvendo costas carvalhos desgovernados e um ameaçador poço de Sarlac. Obi Wan não consegue evitar ajudar alguém em perigo (os Jedi não conseguem evitar!), porém isso também acaba colocando a sua missão em Tatooine em perigo visto que ele deve se manter o mais discreto possível para não chamar a atenção do Império, Mas aos poucos ele vai conduzido os eventos de modo que ele consegue sair apenas como o “Ben louco” e ainda assim salvar a família Calwell, os demais colonos e o povo da areia.

Por falar em povo da areia me surpreendi porque já nesta época (o livro foi lançado originalmente em 2013) o universo expandido já trabalhava para “humanizar” o povo da areia. Não é algo tão recente assim como eu imaginava (por conta das séries do Mandaloriano e Boba Fett), mas algo que já vinha sendo construído bem antes. Inclusive, A’Yard foi a personagem mais interessantes de todos os personagens do livro. Desde o capítulo um minha antipatia estava voltada para os colonos, especialmente para Orrin Gault e minha intuição estava correta quanto a este personagem.
Entre os altos e baixos do livro devo confessar que o pseudo romance de Annileen e Ben Kenobi está entre os pontos mais baixos do livro, desnecessário e por vezes irritante. Entre os pontos altos do livro, eu apontaria os momentos de meditação de Obi-Wan. O livro é narrado em terceira pessoa e sabemos bem pouco do que se passa na mente de Obi-Wan ao longo da narrativa, exceto pelos momentos de meditação (narrados em primeira pessoa) onde Obi-Wan tenta contato com seu mestre Quin-Gon Jinn através da força. Nesses breves momentos conhecemos suas reflexões sobre os eventos atuais, aqueles que o levaram ali, sua missão em Tatooine e até, por exemplo, o motivo por trás da escolha do nome Ben (era como Satine o chamava).

No final, depois de tantos momentos intensos de interação com os colonos, Kenobi entende que ele realmente precisa ficar mais recluso. Ele já não é mais o Obi-Wan Kenobi, agora é Ben Kenobi. Ele tem uma missão.

Andrezinn 26/04/2022

Kenobi
O livro aborda o início da chegada de Obi Wan Kenobi em Tatooine e os perrengues pelos quais ele teve de passar.

Uma das melhores coisas do livro foram as Meditações, que mostraram os sentimentos de Ben Kenobi e como ele convivia com o sentimento de culpa por não conseguir ter salvo seu Padawan das garras de Darth Sidious. E houveram referências a Guerra dos Clones, algo que não esperava.

Outro ponto de destaque do livro é o aprofundamento dos nômades tusken, o povo da areia, com amostras de como eram sua organização social e o misticismo em que acreditavam. Um dos focos narrativos do livro se encontra em uma líder de guerra tusken e me surpreendeu muito positivamente.

Essa mudança de foco narrativo trouxe uma riqueza pro Livro, permitiu conhecermos ainda mais os habitantes de Tatooine e ver como eles viam determinadas situações.

Li em preparo para a Série que estreiará daqui a pouco e foi uma das melhores leituras de Star Wars que já tive.