Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Alanzão 23/08/2017

Kenobi - o Cara
Que aventura...primeiros dias de Obi-Wan em TAtooine, umahistória muiot boa, com o conflito de não se envolver ou se envolver nos acontecimentos locais..e explicando de forma simples e que eu comprei...o porque de se esconder e trocar o nome apenas (de OBI-WAN para BEN) e manter o sobrenome.. coisa que confesso sempre me incomodou em Star Wars..

Gostei demais e recomendo

Pablito 01/08/2017

Não sou muito fã do universo expandido de Star Wars,
por isso demorei pra começar essa leitura, motivo do livro ter ficado anos na estante. As séries animadas e manuais fizeram minha mente mudar um pouco, e acabei começando o primeiro livro de Star Wars que comprei, e me arrependi por ter demorando tanto!

O livro mostra bem a vida dos habitantes de Tatooine fora das cidades que conhecemos e do covil de Jabba, mostrando pessoas que conseguiram adaptar aos rigores e perigos desse mundo, e me fazendo conhecer melhor fazendeiros cuja "criação" consiste de extrair água dos céus com seus vaporizadores.

Depois a melhor parte é ver o "Ben Maluco", alguém que cresceu tendo os recursos da Ordem Jedi e da República sempre disponíveis, se ajudando à uma vida limitada, se esforçando pra aceitar sua missão, enquanto resiste ao impulso de ajudar quem precisa, pra não chamar atenção desnecessária.

Wes Janson 02/07/2017

Um livro incrível, para um personagem incrível!
No universo de Star Wars, Obi-Wan Kenobi talvez seja das figuras mais proeminentes, desde a Trilogia Clássica, responsável pelos primeiros passos de Luke Skywalker na Força, e no passado da história, sendo o mestre e melhor amigo de Anakin. Sempre foi para mim, um fã ardoroso de Star Wars, o personagem mais admirado.

E esse livro faz jus à altura desse personagem! Um livro excelente, com um um enredo que remonta ao velho oeste americano, uma trama com ação, intriga, e muita emoção. O autor procura mostrar a personalidade de Kenobi, e o drama pessoal que vive, tendo participado dos grandes eventos da Galáxia como protagonista, e por causa disso e de seu sentimento de fracasso, se recolhendo a um planeta distante para cumprir uma (talvez) última missão que possa servir como redenção pessoal.

Traz muito mais respeito também, por mostrar do que o homem Obi-Wan Kenobi sempre, em toda sua vida, teve que abrir mão para ser um Jedi, e mais que um mestre, um verdadeiro Cavalheiro no sentido literal da palavra!!

Um livro sem sombra de dúvida essencial para quem gosta de Star Wars, mas mesmo para quem não conhece muito da história, é uma literatura extremamente agradável!!

LP 07/03/2017

Um mergulho em Tatooine
Kenobi é uma inesperada história incrível no universo clássico de Star Wars.

O personagem principal divide os holofotes da atenção do leitor com diversos outros elementos da saga, principalmente com a descoberta a fundo do planeta Tatooine, que se revela muito mais do que um mero deserto sem graça, e com a dinâmica social obscura, intrigante e peculiar do Povo da Areia.

O livro transcorre sem percalços; a leitura é leve, empolgante e mantém um ritmo bom.

Além disso, os fãs da saga conseguem ter uma nova visão sobre o que acontece antes do episódio IV, numa perspectiva mais pessoal sobre Ben e menos "galática", centrada no planeta que se tornou lar de Luke Skywalker.

Imperdível.

Blog MDL 22/12/2016

Após a queda da República e a ascensão do Império dominado pelos Sith, Obi Wan Kenobi vai até Tatooine, um planeta desértico, levar o filho do antigo Anakin Skywalker para ser criado por seus tios, esperando que este um dia se torne a salvação de toda a galáxia. Como provavelmente o último Jedi vivo, o que mais Kenobi procura é não chamar a atenção e viver discretamente, observando como Luke se sairá e protegendo-o de todo e qualquer mal que venha em busca do garoto.

Porém, a busca desse anonimato acaba por água abaixo quando o "Ben malucão", como acabou ficando conhecido pelos moradores da região, se vê envolvido em uma luta pelos habitantes do oásis em busca da sobrevivência e enfrentando o temido Povo da Areia, podendo colocar tudo o que ele foi fazer a perder.

Para começar, recomendo a quem for ler este livro, que tenha um conhecimento prévio dos acontecimentos dos três primeiros episódios da saga, pois é de suma importância para que possa entender os motivos que levaram aos acontecimentos que nele são relatados. A história ocorre logo após da queda da República e da transformação de Anakin Skywalker no Lord Sith Darth Vader. Obi-Wan Kenobi, um dos maiores Cavaleiros Jedi de todos os tempos tem como missão levar o filho de Anakin para algum lugar onde possa protegê-lo e, para que isso aconteça, tem que abrir mão de tudo o que já foi. Claro que isso não é algo muito fácil de se fazer e manter anonimato tendo tanto poder dentro de si pode ser algo extremamente complicado.

Ao entregar Luke aos seus tios em Tatooine, ele tenta manter descrição para vigiar o garoto. Mas, em um lugar onde nada acontece, qualquer novidade causa um turbilhão. E não há nada que Ben (como ele decidiu que se chamaria agora) faça que não atraia a atenção de todos os moradores do oásis, bem como muita confusão junto a chamativa tão temida.

O Lote, armazém praticamente único no meio do oásis, é um local bastante pacífico e sempre freqüentado pelas mesmas pessoas. Lá também é sede do “Chamado dos Colonos”, um serviço de proteção para os fazendeiros de umidade, que são aterrorizados pelos Tuskens, o “Povo da Areia”, o que causa muito reboliço por todo o local. Os personagens desse local são exatamente a grande dificuldade de Ben manter o anonimato, já que sempre acontece algo em que ele tenha que usar a Força para poder salvar a vida ou manter a segurança de alguém.

Apesar de ser um livro de mais de quinhentas páginas, achei seu conteúdo bastante raso. Imaginei que haveria muito mais a ser contado sobre o que aconteceu a Obi-Wan após sair para Tatooine e em como ele se tornaria o velho Ben, ocultando de todos que já foi um Cavaleiro Jedi. Porém, tenho certa expectativa de que o autor vá acrescentar algo a mais futuramente em uma outra obra, apesar que essa possa ser uma idéia remota, diante de todos os acontecimentos relatados no mesmo.

O fato de não revelar muito de um dos personagens mais enigmáticos da saga tem seu lado positivo e negativo. A ânsia por algo que nos faça entender o que ele pretende e como foi mistificando seu ser através dos anos que se passaram até que ele reaparecesse na série, embora que brevemente, é de certo modo angustiante e pode acabar frustrando quem espera muita coisa, assim como eu. Entretando, o que foi relatado é apenas os primeiros meses do que foi uma longa vida, somente uma introdutória do que aconteceu, o que serve de consolo e compreensão.

Têm fatos bastante intrigantes e reveladores, bem como um mistério envolto em torno de toda a trama. Seus personagens principais, antes desconhecidos, são de personalidades bastante fortes e marcantes, dando bastante conteúdo para, como eu havia dito antes, uma história rasa. Isso não desmerece tudo o que foi escrito nesse livro, vindo junto com uma edição maravilhosa. Não acho que seja um dos melhores livros que estão sendo lançados agora, mas me agradou bastante. Traz consigo uma história incrível que deve ser conferida pelos fãs da saga e por aqueles que tem Kenobi como um de seus personagens favoritos, assim como eu. Espero que aproveite essa leitura bastante enigmática e reveladora. Boa leitura!

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/07/resenha-star-wars-kenobi-por-john.html

Thomás 13/11/2016

Amei o livro
Foi o primeiro livro de Star Wars que li. Embora tenha mais de 500 páginas, na verdade o texto dá umas 420... cada capítulo e parte deixam 2 páginas em branco (e são cerd. O texto em si é muito bem escrito, eu me sentia facilmente dentro da história (ainda mais que os filmes também falam de Tatooine, especialmente o 1 e o 4).

Se passa logo depois do filme 3 e são 4 personagens principais além do Obo-Wan (sendo um personagem principal do povo da areia, o que é demais! A forma como pensam é muito interessante), e a narrativa é em terceira pessoa. Tem muitas referências aos filmes e é uma leitura fluída que prende. Embora o começo seja meio lento, não achei cansativo, só me perguntava o que poderia acontecer. O autor constrói os personagens de forma brilhante e o final é épico, terminei encantando.

Resumindo: terminei adorando o Obi-Wan e entendendo melhor o que ele passou após o final do livro 3, quando ele fugiu com Luke para Tatooine. Mas a história não tem foco no Luke, que ainda é um bebê na história, e sim no Obi-Wan e nos demais moradores da região. É um livro para conhecer melhor o personagem e entender melhor o que houve com ele enquanto Luke crescia. Muito bom!

Thamys 30/10/2016

Todo fã de Star Wars deve ler esse livro.
Quando conheci Star Wars, há um tempo aí, nunca imaginaria que viraria uma “monstra caçadora” de coisas sobre a Saga. Foi literalmente amor à primeira vista. E por causa deste amor, me deparei com uma bibliografia do Universo Expandido da Saga. E assim, eu recebi de presente do player 2, o livro Kenobi. Com 528 páginas, a primeira impressão que tive depois de ler Kenobi foi: que livro gostoso! Portanto, não se assuste com a grossura. John Jackson Miller, autor do livro, faz com que a narrativa seja de fácil assimilação e que o leitor consiga se sentir inserido na trama.

Algo que devo esclarecer é que a trama é ambientada entre “A Vingança dos Sith” (2005) e “Uma Nova Esperança” (1977). Não considero necessariamente obrigatório você ver os dois filmes, mas para entender o que se passa em Kenobi, é uma ótima sugestão. Nele conhecemos um Obi-Wan Kenobi mais novo e que ainda está muito assustado com o que aconteceu com seu pupilo, Anakin Skywalker a.k.a. Darth Vader. E agora é alguém que se sente muito responsável pela vida que ele tem nas mãos, um tal de Luke Skywalker, filho desse tal de Anakin e a Rainha Padmé. Dizem por aí que esse bebê é a esperança da Galáxia. ;)

O cenário de Kenobi é a famosa Tattooine, com seus famosos dois sóis. Porém, com o livro eu pude me aprofundar neste planeta desértico, mostrado principalmente no primeiro filme. Obi-Wan transforma-se em Ben, um eremita que ninguém sabe de onde veio e nem para onde vai. Ele tenta ser o mais discreto possível, porém a sua discrição atrai a atenção de um local chamado Pika Oásis. E é neste lugar que a maior parte da trama é concentrada.

Como explicado no começo deste post, Kenobi trata-se do Universo Expandido de Star Wars. Ou seja, todos os personagens, INFELIZMENTE, não existem nos filmes. Eles adicionariam uma carga interessante a obra. Dou destaque a: Annileen Calwell, Orrin Gault, A’Yark, do famoso Povo da Areia, mais conhecido como Olho de Rolha. É neles que a trama é muito bem desenvolvida e John Jackson, o autor, fez com que eu me envolvesse de tal forma, que eu praticamente “devorei” em dias.

Outro ponto legal do livro é ver de certa forma, o amadurecimento do Jedi. No início do livro ele ainda está bastante confuso e triste pela forma como tudo rolou. Ele se sente fracassado por tudo que aconteceu com Anakin a.k.a. Darth Vader, afinal ele era o responsável pelo jovem padawan. Ao decorrer do livro e das aventuras que vive em Pika Oásis, me deu a impressão que ele vai aos poucos, se perdoando e crescendo também na Força. Não é à toa que no quarto filme, ele é alguém bastante experiente.

Mais uma sugestão e prometo que é a última! A galáxia de Star Wars é gigantesca, então por muitas vezes, confesso ter dado umas “googleadas” para saber qual espécie ele estava falando. Algumas eu conhecia de nome, mas a grande maioria eu tive que ler algumas vezes. Eu fiz isso, pois ainda me considero bastante novata, e me ajudou bastante a mergulhar mais ainda na história. E admito que com outros livros da saga – que ganharão resenha aqui no blog também – eu fiz a mesma coisa.

E basicamente foi isso que achei do livro. Novamente, lamento muito que este faça parte apenas da série Legends – ou seja, não é parte do Universo Oficial – porque é uma história que com certeza daria um ótimo filme. Além do protagonista, todos os outros personagens são tão interessantes quanto ele e enriquecem demais a história. Indico muito esse livro a quem acabou de conhecer a saga e também a quem já conhece há bastante tempo.

Vanessa.Brizola 11/02/2018minha estante
Que resenha bem escrita e bem feita. Também achei tudo isso!

Albuquerque 07/09/2016

Cowboy do espaço!
Curti! O Obi-wan de Jackson Miller é um herói clássico, em falta hoje em dia. Com muitos anti-heróis nos livros e cinema, encontrar uma personalidade como a de Kenobi foi uma grata surpresa. O livro tem um ritmo mais lento do que o usual para o universo expandido (isso salta aos olhos principalmente para quem leu a trilogia Thrawn primeiro) mas até isso eu achei pertinente para alguém que está em Tatooine, um local desértico e pouco povoado. Resumindo, eu gostei bastante e recomendo!
Lourdinha 08/09/2016minha estante
A foto está linda amor! Amei!

Luiza 29/08/2016

Dois sóis e dois Kenobis
Um golpe de Estado é instaurado, o Império Galáctico é formado e os Jedis são caçados e mortos até a quase extinção. Anakin está supostamente morto, Leia foi entregue aos cuidados de Bail Organa em Aldeeran e agora resta ao seu antigo mestre, Obi-Wan Kenobi, proteger e esconder o pequeno Luke Skywalker das garras do imperador Palpatine. É nesse contexto que se inicia a história contada em "Kenobi", de John Jackson Miller.
Logo após aos acontecimentos vistos em “Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith”, Obi-Wan foge com Luke para Tatooine com a intenção de entregá-lo aos cuidados de seus tios, Owen e Beru Lars, e de manter a existência dos quatro em segredo. Agora, sob o nome de Ben, Kenobi vê-se dividido entre sua missão Jedi, de manter a criança a salvo, e a missão fundamental dos Jedis, de proteger os mais fracos.
Obrigado a manter distância de Luke e ainda assim vigiá-lo, Ben acaba conhecendo, e salvando, a forte e cativante dona de armazém Annileen Calwell. É a partir desse encontro que a história realmente começa, com Kenobi percebendo-se inserido, de uma hora para a outra, nas atenções do Oásis Pika, vilarejo de Annileen, no momento em que seu maior desejo era passar despercebido. O drama do herói é intensificado quando ele se dá conta que ironicamente e finalmente entendeu o que seu mestre, Qui-Gon Jin, vivia lhe dizendo: concentrar-se na vida que acontece ao redor pode ser muito mais recompensador do que olhar apenas para o quadro mais amplo.
O livro em si tem leitura boa e fluida. Os capítulos, em terceira pessoa, são escritos a partir do ponto de vista de três (inéditos) personagens principais: Annileen, Orrin Gault, fazendeiro de umidade e líder do Chamado dos Colonos, e A'Yark, uma líder Tusken (Povo da Areia). A visão de Ben também é passada através dos capítulos de meditação, nos quais ele conversa com o espírito de Qui-Gon e anseia por uma resposta que nunca chega.
Sob o selo LEGENDS, a história não é considerada integrante ao universo canônico de Star Wars, mas poderia facilmente fazê-lo, uma vez que se passa em um intervalo de poucas semanas, mostrando as primeiras impressões do personagem no planeta e desenvolvendo sua transformação de Obi-Wan, dos episódios I, II e III, para o velho Ben, apresentado em “Uma Nova Esperança”. A mitologia de Tatooine também é bastante explorada, dando ao leitor uma nova perspectiva para os dois sóis e a geografia do planeta, tudo passado sobre o ponto de vista dos Tuskens, povo bastante explorado no enredo.
Apesar do desfecho geral ser totalmente esperado - afinal todos já sabem o que acontece com Ben -, o final é bastante satisfatório, fazendo de Kenobi um excelente livro de desenvolvimento e bastante fiel ao jeito Star Wars de ser, apresentando muita ação em lutas, perseguições, tiroteios, estouro de animais e espírito de Western. Uma boa leitura para fãs, um ótimo passatempo para adoradores de livros e, além disso, uma belíssima capa para os apreciadores de arte e um sensacional marcador de páginas para quem gosta de sabres de luz.

LipeKenobi 19/08/2016

Número 1
O melhor livro de Star Wars que já li até aqui. Já li em ebook e agora comprei o livro pra ler e reler... Me fez descobrir o que aconteceu com um dos meus personagens favoritos da saga. Uma pena ter se tornado legends, até por que a história contada nesse livro não influência a sequência da saga, pelo contrário, além de fazer bastante referência a trilogia mas nova, ainda cria uma pequena ponte entre a trilogia mas antiga. Prefeito. Recomendo.

jugueiroos 08/08/2016

Resenha feita para o Blog Mundo dos Livros

[...] Eu perdi tudo isso enquanto estava correndo para todos os lados a fim de salvar o futuro da galáxia. Deixei de ver que, para muita gente, as lutas menores são tão importantes quanto nossas lutas maiores são para nós. Foi uma ótima lição a se aprender.
Mas ela tem de terminar. Pág. 319

Duda 09/07/2016

O episódio 3,5 de Star Wars
"Kenobi" conta a história de Obi-Wan a partir do final do filme III de Star Wars , no qual ele entrega Luke bebê aos Lars e passa a viver em Tatooine vigiando o garoto . O que deu a entender no filme ser uma vida pacata e sem graça , é cheia de batalhas e reviravoltas no livro .
O livro é esteticamente maravilhoso , com as primeiras páginas ilustrando a galáxia e páginas com desenhos marcando o início dos capítulos . Os seus 40 e poucos capítulos são curtos e bem escritos , o que torna a leitura bem rápida e envolvente .
Devido à sua incrível história e ao seu enredo envolvente , "Kenobi" é um livro excelente para fãs de Star Wars que desejam conhecer o seu universo expandido .

Platina23 07/07/2016

"-Eu tento evitar as palavras 'sempre' e 'nunca' - [..] - Coisas que parecem permanentes, garantidas, podem encontrar um jeito de mudar rapidamente, tornando-se algo que você nem sequer é capaz de reconhecer. E nem toda a mudança é para melhor."
Desde 2014, quando foi anunciada uma nova onda da filmes de Star Wars pela Disney, várias editoras começaram a trazer livros, quadrinhos e diversos outros materiais com o selo da saga. A Darkside veio com a trilogia clássica numa edição linda, a Aleph prometeu trazer os livros da saga cânone e da saga Legends e a Seguinte(selo da Cia. das Letras) ficaria com o setor jovem/infanto-juvenil. Pra quem quer saber mais sobre essa divisão, que eu não vou me prender muito, pode visitar o canal do Who's Geek ou na Wikipédia mesmo, e ver o guia completo do cânone no site da Sociedade Jedi.

Explicado isso vamos para onde o livro se encaixa na linha temporal de Star Wars. Ele fica logo após o terceiro filme("A Vingança dos Sith") e cerca de 19/20 anos antes de quarto filme("Uma Nova Esperança"). Todos localizados? Vai ter spoiler da saga inteira, menos do sétimo filme, ok?. Dito isso, e todos de aviso, finalmente vamos para a resenha.

Depois que a República foi tomada por Palpatine em meio a uma armação política com fachada de unir o Senado e acabar com as Guerras Clônicas, Obi-Wan Kenobi tinha o trabalho de matar Anakin, porém ele não consegue dar o golpe final e o deixa agonizando com queimaduras no planeta infernal de Mustafar. Acreditando que seu ex-padawan e amigo está morto, ele agora tem como missão levar Luke até o antigo planeta natal de Anakin, Tatooine, e deixar o bebê aos cuidados dos "parentes"(Anakin não tem nenhuma relação sanguínea com eles) de seu pai, a família e fazendas de umidade Lars.

Obi-Wan achava que ia conseguir paz e tranquilidade vivendo no deserto em uma cabana qualquer e visitando ocasionalmente Luke. Porém, o perigo e a ação perseguem ele onde quer que ele vá. E agora, toda essa ação tem dois nomes: Orrin Gault e Annileen Calwell.

Orrin Gault é um fazendeiro da região onde Ben está. Ele criou um sistema de defesa contra o povo da areia no qual a própria comunidade se une e protege fazendas atacadas que fazem parte do programa ou montam um ataque aos Tuskens, o "Chamado dos Colonos". Ele é um típico vendedor de Polishop, sempre tentando convencer as pessoas da região a apoiar o fundo para aumentar o limite de ação, o armamento, ou convence as pessoas a comprar um de seus Vaporizadores, que podem produzir a água mais fresca, pura e deliciosa da região. Porém, todas as festas pós-ataque, o armamento e até a garagem onde ficam os veículos utilizados são todos bancados pelo Armazém de uma antigo amigo de Orrin, Dannar Calwell, ex-marido de Annileen.

Annileen, ou Annie, é viúva de Dannar Calwell e atual gerente do Armazém ou Lote de Dannar. Depois de perder o marido e com dois filhos para criar em um ambiente hostil como Tatooine, Annileen teve que tomar as rédeas da situação o mais rápido possível. Começou a gerir o negócio do marido sozinha e não parou de trabalhar desde então. Dona de uma inteligência enorme, corajosa, um humor explosivo, cheia de ironia e sarcasmo como armas para, muitas vezes, esconder suas inseguranças ou tristezas na frente dos outros. Annileen é a única que conhece Orrin o bastante para saber que toda a "pose" de herói é uma artimanha de vendedor. Porém, ela aceita e apoia o fundo com o Armazém sabendo que ele ajuda muito a comunidade local e os negócios também.

A história começa com um ataque de "Olho de Rolha", líder de uma aldeia tusken que está por trás de diversas ações a fazendas nos últimos tempos. Depois de uma missão de defesa bem sucedida, Orrin vai até o Lote para comemorar e, chegando lá, Annie o enfrenta e discute por ele estar levando seu filho, Jabe, junto nas missões sabendo que ele é jovem, inexperiente e não tem a aprovação de Annie para isso. Annie sabe que Jabe está fazendo isso por estar interessado na filha de Orrin, uma rebelde e briguenta garota chamada Veeka. Em meio ao sermão que Annie tentava dar em Jabe, e com meio mundo de gente entrando para comer no Lote, sua outra filha, Kallie Calwell, que cuidava dos animais, resolveu tentar adestrar o Dewback(ou costas-de-orvalho) mais selvagem do Lote.

O resultado dessa tentativa de chamar atenção da mãe foi a perda do controle do animal e uma Annileen desesperada correndo para socorrer a filha no deserto. Nessa tentativa, Kenobi que estava indo para sua casa em sua eopie acaba ajudando Annie no resgate.

"Annileen tentou falar, mas sua voz saiu esganiçada.
-K-Kallie. Você...você...
-Está tudo bem, mãe. Eu estou bem.
-...você está de castigo. - disse Annileen. - Pro resto da vida."

E a partir daí todo o sossego de Kenobi vai por água abaixo e se segue uma aventura IN-CRÍ-VEL e cheia de reviravoltas até a última página. Aliás! Que foi aquela cena perto do final produção? Fora isso, o final foi plenamente satisfatório e bem amarrado.

Agora abram alas pra mim ficar falando do quanto eu amei esse livro por ele ter a melhor personagem feminina do ano(dá pra acreditar que não tem uma fanart dela?? #chateada).

Annileen é uma daquelas personagens que mereciam um filme para ser mostrada ao mundo. Ela é uma mulher mais velha, independente, forte, decidida, carrega um passado enorme com um peso pra profundidade de personagem que eu quase chorei de tão bem feita que ficou. Ela tem emoções, e não só como mãe que enxerga apenas aos filhos e nada mais. Ela tem vários problemas e conflitos não resolvidos que vão ser contados ao longo do livro de uma forma muito bem elaborada. Eu cheguei a pensar que ela era a verdadeira protagonista do livro e que o título dado poderia ter sido uma jogada pra ele realmente vender( muito cruel esse pensamento? conspiratório? nem eu sei dizer). E, assim como a Rey foi nesse sétimo filme, ela não precisou ser o par amoroso de ninguém para ser tão bem explorada, muito pelo contrário! No livro todo ela fica ouvindo dos outros que ela e Orrin precisam se casar, ou tem que se beijar, "Fiquem juntos" e coisas do tipo. E ela diz não. Ela não quer, e não precisa.

"Eu me vi tentado a chamá-la de 'A Intrépida Annileen' neste instante, porque ela parece ser perfeitamente capaz de lidar com qualquer horror que esse planeta possa conceber. É isto o que preciso me tornar: alguém familiarizado com todos os perigos daqui. Ela lida om eles sem se abalar. Não porque não tenha medo, mas porque sabe que tem de seguir em frente, para cuidar de todas as pessoas de sua vida."

John Jackson Miller, parabéns por ter criado Annileen.

Kenobi também não decepciona como um verdadeiro monge começando sua exclusão, mas ainda assim sendo atraído para as aventuras, os problemas dos outros que ele tenta resolver ou mesmo sua vontade de viver em sociedade. Eu já amava o personagem dos filmes e como o Ewan McGregor dá um toque tão bonito e triste pra ele no terceiro filme(além de ser um gato e um do meus crushes da saga ^^d). Pra quem não viu o filme ou assistiu alguns episódios da série das guerras clônicas vai ter que pesquisar personagens e referências porque tem muitas nas partes de introspecção, ou em alguns diálogos onde Ben Kenobi não diz com todas as letras o que ele queria dizer.

Olho de Rolha/A'Yark é um personagem maravilhoso! Eu cheguei na metade do livro louca pelo foco que John tinha dado e no plot twist que a história teve. Foi uma sacada muito boa e também uma criação de personagem brilhante.(Eu tô me segurando pq É SPOILER, e eu realmente queria que vocês lessem e tomassem esse tiro como foi pra mim.)

Tem outros personagens muito bons, mas como Miller bebe muito de star wars, o trio de Annileen, Kenobi e Orrin é o foco principal junto com Olho de Rolha(seria o "vilão"). Esse vai ser meu livro favorito por muito tempo, já tá no meu top 5 do ano e eu recomendo até pra quem quer começar a ler os livros de Star Wars e não sabe por onde: leia Kenobi primeiro e veja se curte o universo nessa mídia. A Trilogia Thrawn eu ainda não li, mas pretendo até o final do livro dar meu parecer sobre o primeiro livro pelo menos, então ainda não sei se recomendo. Só não dei cinco estrelas no skoob/goodreads por questão de birra com o final onde aconteceu uma cena Desnecessaura e (na minha opinião) irrelevante. Eu poderia ficar aqui por mais um monte de linhas enaltecendo a Annie, mas vou parar por aqui e recomendar para fãs de Star Wars ou de Ficção Científica no geral ler esse livro maravilhoso.

site: http://livrosenipon.blogspot.com/2016/07/resenha-kenobi-john-jackson-miller.html

Maru 29/06/2016

As aventuras de Ben, O Maluco.
Finalmente terminei o meu primeiro livro do Universo Expandido de Star Wars, trazido pela excelente editora Aleph. Acabamento impecável e a tradução muito boa.

Bom, não tenho nenhuma experiência com resenhas, mas gostaria de deixar aqui meu feedback desse livro que tanto gostei. Parece que comecei o UE de Star Wars com o pé direito.

A história se passa quando Obi-Wan já está em Tatooine e aos poucos vai montando sua residência por lá. Somos apresentados a personagens novos, tanto do ponto de vista dos humanos quanto do Povo da Areia, os Tuskens. A narrativa navega com a visão desses vários personagens principais e ter um ponto de vista Tusken foi bastante interessante.

Temos Ben, A'Yark - Tusken conhecido como Olho de Rolha, Annileen Calwell e Orrin Gault. (Acho que são só esses).

Annileen é dona do Lote, uma espécie de mercado/bar/restaurante em que se pode encontrar de tudo e Orrin Gault é um velho amigo do falecido marido de Annileen. Orrin é um fazendeiro de humidade e bastante famoso pelas redondezas do Lote. Temos aí o núcleo do Lote, Ben e A'Yark e é em torno desse grupo que a história vai sempre girar.

Não quero me estender ou revelar mais do que isso, mas em geral achei o livro excelente. O começo foi um pouco parado, porque você ainda está se adaptando a tantos núcleos e por vezes vai se perguntar: "por que estou lendo isso? que diferença isso faz pra história?". Apenas continue lendo. Você não vai se arrepender. Quando sua atenção começa a se prender, você não vai mais soltar e o desfecho, então, foi algo que eu não suspeitava pelo menos até a terceira parte da história. Ben se mete em altas confusões (sessão da tarde feelings) e dá vontade de rir do quanto de azar ele pode trazer sempre quando precisa ir ao Lote para comprar suprimentos, etc.

Espero que gostem do livro tanto quanto eu gostei de lê-lo.