Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Thata 31/05/2015

ótimo livro para os fãs! Com personagens bem construídos e cenários fantásticos, sem falar nos aliens. A qualidade do material também esta excelente. Só faltou um mapa no livro para que os leitores se situassem no decorrer da história. Recomendo aos que gostam de Star Wars.

Luciano Bernardo 27/05/2015

Decepção.
História totalmente desinteressante, mesmo tendo um grande personagem nas mãos (alias, se perceber bem, ele nem é verdadeiramente o protagonista do livro).

Não funciona como fantasia, nem como ficção científica e muito menos como western .

A história se passa no deserto de Tatooine e o livro é parecido com isso: um deserto chato e sem graça.

Só li até o final pois tinha certeza que Jar Jar Binks iria aparecer e gritar "Rááááá pegadinha do Malandro".

gabriel 16/05/2015

Star Wars Kenobi
O livro ao contrario do que você pensa de inicio pelo titulo - pelo menos eu - que seria o Obi-Wan, cuidando do Luke ao decorrer dos anos, mas ele irá contar a vida de uma comunidade de fazendeiros que moram perto de onde o Obi-Wan irá morar, e ao decorrer dos primeiros capítulos você nem irá perceber do que a historia parecia para você, já que os personagens desse livro são tão carismáticos que ti conquistam com facilidade e você acaba que só quer saber o que irá acontecer naquela comunidade em Tatooine.

Na comunidade de Oasis Pika, temos Annileen Calwell, dona de uma loja, e uma das personagens principais do livro, ela tinha uma vida pode-se assim dizer monótona antes da Chegada de Obi-Wan, que lá atende pelo nome Kenobi, ela terá uma paixonite por ele, e os dois terão varias aventuras juntos.

No livro também temos os Tunskens ou povo da areia, que são comandados por A'Yark, no ponto de vista dela iremos conhecer um pouco melhor o modo de vida desse povo, suas dificuldades de sobrevivência e sua luta contra os humanos.

E os problemas irão acompanhar Obi-Wan, por onde ele passa, é claro não intencionalmente, mas estarão muito presentes no livro desde ataques do povo da areia até a volta de um personagem da serie de filmes clássica.

"Com um ritmo mais calmo e de fácil compreensão, temos o livro Kenobi, que trará com a chegada de um desconhecido a uma pequena comunidade de fazendeiros vários problemas que não estavam em seus planos. O livro posso dizer é muito bom, viciante e que me rendeu também vários risos durante a leitura, podemos ver um lado mais humano de Obi-Wan, e ver a luta dele de como foi ensinado para ser de um jeito e agora está tendo sensações que nunca foram possíveis e elas poderiam afetar o seu julgamento? Pois isso tudo é Kenobi, um dos melhores livros do selo Legends, e lançado agora em uma super edição pela Aleph."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/2015/05/resenha-star-wars-kenobi.html

Café & Espadas 12/05/2015

Resenha Kenobi
Como alguns já ousam mencionar: esse ano é o ano de Star Wars. São tantos lançamentos editoriais enchendo as prateleiras das livrarias, que os fãs só têm mesmo o que comemorar. E tem mais coisa vindo por aí.

A Editora Aleph já está em seu terceiro lançamento esse ano – Provação, do autor Troy Denning que já se encontra a venda. Mas hoje vamos falar do segundo lançamento feito pela editora em 2015, Kenobi de John Jackson Miller, que apresenta mais um trabalho gráfico impecável da editora, e já adiantando, é um ótimo exemplo de como dar uma roupagem diferente e ousada para grandes sagas já consolidadas.

A escuridão caiu sobre a Galáxia. O Império obteve sucesso na sua empreitada em destruir a República Galáctica e após o Grande Purgo Jedi, os pouquíssimos sobreviventes se refugiam nos planetas mais remotos. Um deles foi Kenobi, amigo e ex-mentor de Anakin Skywalker, que agora é conhecido como Darth Vader. A esperança reside no filho de Anakin, Luke Skywalker, que foi entregue aos cuidados de Obi-Wan, que agora se vê obrigado a viver o seu exílio em Tatooine, vigiando à distância o crescimento do pequeno Luke junto à família Lars.

Tatooine, como todo fã deve saber, não é lá um dos planetas mais aprazíveis para se viver. Kenobi descobre isso quando se envolve com uma pequena comunidade de colonos, formada em sua maioria por fazendeiros de umidade, e com duas famílias que administram um próspero armazém e uma espécie de milícia que protege os fazendeiros dos ataques violentos promovidos pelo Povo da Areia, mais conhecidos como Tuskens.

As confusões parecem persegui-lo, mas logo ele irá perceber que há algo muito maior por trás de tudo e que segredos sujos, mais cedo ou mais tarde, acabam vindo à tona. Mesmo havendo problemas em escalas infinitamente maiores para um Jedi se preocupar, Tatooine tem situações emergenciais que precisam do seu auxílio.

A proposta inicial de Kenobi – como o leitor pode ler na nota de introdução da edição – trouxe um desafio para John Jackson: narrar uma história de Star Wars tendo como protagonista um dos melhores personagens da saga, mas com uma ambientação mais firmada no western. Algo que os fãs já podem até estar acostumados, mas talvez, não esperem ver em um livro. Ainda mais se esse leitor estiver vindo da leitura de Herdeiros do Império, primeiro livro publicado pela Aleph esse ano.

As comparações entre essas duas obras podem ser inevitáveis, mas o que podemos constatar é que esses livros possuem intenções e focos divergentes: enquanto Herdeiros foca na aventura, Kenobi foca nos personagens – mas sem deixar a ação completamente à parte.

Esta obra possui um tom mais calmo assim como a personalidade do seu protagonista. A história se desenrola com mais parcimônia e sutileza. A proposta de referência as histórias de Velho Oeste americanas é entregue de forma impecável.

John Jackson usa sua escrita ágil e prazerosa para fazer descrições precisas do modo de vida dos colonos, narrar as aflições dos confrontos constantes contra os Tuskens (emulando os antigos combates entre os primeiros colonos americanos e os índios nativos) e até mesmo a visão que o Povo da Areia tem a cerca dos humanos - parasitas do seu planeta, do seu lar.

Talvez esta última característica seja a mais interessante de toda obra. Esse livro expõe com mais detalhes a cultura dos Tuskens, e debate um assunto muito pertinente nos dias atuais: as divergências culturais. É muito proveitoso ver um universo puramente fictício e maravilhoso como o de Star Wars ser utilizado dessa forma, para propor uma reflexão sobre a nossa sociedade real.

O livro remete também a histórias antecedentes que ocorreram dentro de Tatooine e envolveram cavaleiros Jedi. A trajetória de Shared Hett e seu filho que se tornou um poderoso Sith - sendo derrotado anos antes pelo próprio Kenobi – é uma delas, e a forma como ela é usada pelo autor instiga o leitor é procurar saber mais sobre estes outros personagens pertencentes ao universo expandido de Star Wars.

Kenobi é uma obra que aposta em seus personagens, em seus dramas pessoais, suas relações familiares, suas difíceis escolhas e principalmente na difícil missão de Obi-Wan e em todo o seu remorso para com Anakin. As tramas estão bem trabalhadas, outros personagens famosos da série dão o ar de sua graça por leves instantes e, apesar de longínquo, Tatooine já está começando a sofrer as interferências da mão do Império.

Mesmo que as verdadeiras intenções de alguns personagens sejam um tanto previsíveis, este livro é um deleite para qualquer leitor que esteja vivenciando esse hype fervoroso de Star Wars e queira ter contato com algo mais diferenciado desse universo. Kenobi pode até não ser uma história cânon, mas que ela merece ser, com certeza merece.

site: http://cafeespadas.com/?p=2974

Henrique 08/05/2015

resenha completa:

confiram! ;)

TamiresCipriano 05/05/2015

Excelente livro! Amei
Tanto a editora quando o autor são maravilhosos e arrasaram na capa, diagramação, tudo! Vamos começar? Que a força esteja com vocês...

"Eu perdi tudo isso enquanto estava correndo para todos os lados a fim de salvar a galáxia. Deixei de ver que, para muita gente, as lutas menores são tão importantes quanto nossas lutas maiores são para nós. Foi uma ótima lição a se aprender." Pág 319.

Eu assisti diversas vezes todos os episódios depois que conheci o livro Herdeiro do império, para quem também assistiu e é fã de Star Wars, não pode mesmo deixar de ler este livro que preenche a lacuna do que ocorreu com o Jedi Obi-Wan Kenobi, quando ele foi à Tatooine.

Para quem acompanhou, este livro é entre o episódio III e IV onde o Kenobi busca refúgio no desértico planeta juntamente com o Luke Skywalker que ainda é um bebê, assim, ele pode acompanhar o crescimento da criança até que ele saiba sua verdadeira missão.

O Luke é entregue aos Lars, e o Kenobi fica em solidão no meio deserto o protegendo. A morte dos Padawans, perda de Anakin Skywalker para o lado negro da força e a Republica, foram motivos dele ter que sair com um dos últimos Jedis e protegê-lo, não podia falhar novamente.

Neste lugar muito quente, temos o povo da areia, os Tusken que é um povo selvagem fedorento, cobrem-se de bandagens por causa do sol. Ainda temos os Jawas que vendem peças e ferros para sobreviver e ainda, alguns humanos em colônias que arriscam-se a sobreviver no calor intenso do planeta, mas, eles acham a solução com uma poderosa tecnologia que consegue o bem mais precioso do planeta desértico, a água.

Orrin é dono do novo negócio para atacar e espantar o povo da areia, que chama-se Chamado dos colonos, ele consegue manter de pé com contratos dos fazendeiros ali perto para manter sua renda e tudo em ordem, mas não pensem que é tão bom assim...

"- Uma vida que parece pequena por fora pode ser infinita por dentro. Até mesmo alguém vivendo no lugar mais remoto do universo pode se preocupar com centenas de pessoas. Ou com toda a galáxia." Pág 344.

Ainda conhecemos a personagem bem legal, dona de si e que se da muito bem, ela é uma personificação de mãe a todos que vivem por perto e se enfornam em seu armazém, só não imaginava que tentando salvar sua filha ia conhecer o "Ben maluco" e muito menos, que alguém em Tatooine do sexo masculino fosse tão bom assim.

A questão é que parece que sempre onde ele está, há problemas locais, em Tatooine por exemplo, o povo da areia ataca os colonos locais, e como ele sentia-se culpado pela morte dos inocentes, novamente ele deixa-se levar pelo coração e faz de tudo para que resolva esta questão.

Os Tusken tinham uma que governava, A'Yark, uma grande líder que me cativou ao longo da história com sua forma de pensar e liderar.

O início é um pouco monótono, por contar como a republica havia se disseminando e sobre como ele estava lhe dando sozinho no planeta desértico de Tatooine, mas não se preocupem! A história fica interessante rapidinho e flui de tal maneira que você realmente, não consegue mesmo desgrudar.

Como disse, Obi-Wan Kenobi, o nosso Ben Maluco, é um grande personagem e este livro é essencial a todos que queiram saber o que ocorreu após sua ida à solidão, além disso, conseguimos conceituar melhor a história e sentirmos um pouco mais leves sabendo o que ocorreu. Junto com o seu mestre, resgataram um garoto antes, mas desta vez o está escondendo, cuidando para que chegue a hora certa de saber sua missão.

Annilen é dona do armazém e eu gostei bastante do jeito dela ser, não levava desaforos e protegia com "garras" os que amava e claro, Ben deu um empurrãozinho para que a história desenvolvesse muito bem interligando Colonos e Tuskens.

Ficaram curiosos? Saibam que a estreia do filme será em dezembro deste ano e até lá, desejo que a força esteja com vocês.

Saiba mais no blog:

site: http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/2015/05/resenha-star-wars-kenobi.html

Bruno Baketa 24/04/2015

Sensacional
528 páginas, capítulos curtos, leitura ótima, leve e que te prende. Assim que é Kenobi, um western futurista que preenche algumas lacunas da história desse personagem clássico. Recomendo.