Nuvens de Ketchup

Nuvens de Ketchup Annabel Pitcher

Resenhas - Nuvens de Ketchup

De Olivato - @olivatobooks 17/01/2017

Queria que o título fosse uma metáfora super foda.
(Se eu pudesse sentir isso por você, eu sentiria)

Este livro conta a história de uma garota que vamos chamar de Zoe para manter a identidade dela segura, Zoe começa a mandar cartas para Stuart Harris – um preso condenado ao corredor da morte – com o intuito de contar para alguém que possa se sentir tão culpado quanto ela por alguns acontecimentos do passado.

O livro é intercalado de momentos no presente onde a Zoe se sente sufocada pelo que aconteceu e cartas para Stuart contando os motivos do porque se sente assim, o seu segredo mais obscuro e terrível.

( – O som das asas dos pássaros quando eles partem. É um som legal.
– O som da liberdade)

Eu devorei esse livro porque precisava urgentemente saber os motivos para Zoe se sentir desse jeito, não é uma leitura que mudou a minha vida, longe disso, mas me fez pensar em coisas que antes não teriam passado pela minha cabeça. Quero deixar claro que é previsível o que aconteceu, mas a forma como aconteceu é o que pega a gente de surpresa, não estava esperando por isso.

(Não importa que língua você fale ou as roupas que vista. Algumas coisas não mudam. Famílias. Amigos. Amores. São os mesmos em toda cidade de todo país em todo continente do mundo.)

No Skoob, dei 4 estrelas, depois desse livro os pássaros adquiriram um novo significado para mim, recomendo para todos que estão em busca de uma leitura fácil e emocionante.

site: https://www.instagram.com/p/BPH7IysDSnK/

cris.leal 27/06/2017

Equilíbrio perfeito entre humor e tensão...
Zoe é uma menina britânica de 15 anos, que cai de amores pelos irmãos Aaron e Max, formando um triângulo amoroso que terá consequências devastadoras. Por causa disso ela guarda um segredo.

Um dia a garota ouve falar de um criminoso do Texas, Stuart Harris, que encontra-se no corredor da morte por ter assassinado a esposa. Zoe resolve escrever para ele. Nas cartas, ela dá voz ao seu coração e aos seus medos e, assim, detalhes do seu segredo começam a vir à tona.

Em "Nuvens de Ketchup", Annabel Pitcher aborda com habilidade e maravilhosamente a natureza da culpa, além de nos presentear com um romance cativante que equilibra humor e tensão. Recomendo!

site: http://www.newsdacris.com.br/2015/05/eu-li-nuvens-de-ketchup.html

Aleksandra UtriniC 03/07/2020

Melhor livro do ano
Eu ainda não consigo identificar o que me deixou tão extasiada com esse livro. A narrativa, os acontecimentos, tudo nele é fascinante.Você vê os fatos por outro lado e fica fascinado com eles e da forma que são apresentados.
Eu achei o livro de uma forma bem aleatória, mas ele me cativou, e me senti tão perto da Zoe, que parece que ela é minha melhor amiga.
Sério, você precisa lê esse livro!!
Erica 15/09/2020minha estante
sim!!! Também acho que foi a melhor leitura desse ano,ou a segunda melhor. hahaha
me senti presa demais ao enredo e apesar do final, não me senti completamente triste.

Bruly 17/06/2020

Uma leitura muito leve mas com um final bem triste. Eu amei muito esse livro, típico livro que eu gosto que faz você sentir todas as emoções possível

Luci 05/08/2020

Esse livro me destruiu
Eu comecei ele bastante ansiosa para descobrir qual era o segredo que a Zoe escondia, dava para sentir o quanto a vida dela tinha mudado e como isso ainda doía nela, e quando eu descobri meu coração se quebrou. A última carta é impossível ler sem chorar no mínimo 10 minutos seguidos. Eu gostei muito desse livro, ele nos ensina que mesmo que nosso coração tenha vivido a pior do mundo, ainda é possível se libertar e voar de novo. Esse livro ganhou o meu coração.

amanda 07/02/2021

Nuvens de ketchup
Foi minha primeira leitura de 2021, não conhecia absolutamente nada sobre o livro por ele não ser tão conhecido, não esperava muito, mas me surpreendeu, apenas o final que deixou a desejar. Pelo livro ir colocando muita expectativa no leitor, o final é decepcionante...

Karol 12/04/2020

Verdade, verdaderamente. O livro me surpreendeu de uma forma positiva. Embora exista uma tragédia no meio, culpa e assuntos que normalmente me fariam chorar, isso não aconteceu. A linguagem é leve. Gosto muito desse estilo de escrita, com muitas metáforas e comparações. É desse jeito que eu escrevo as vezes. No fim, eu inspirei bastante com a leitura. Lavou minha alma e me fez sentir bem, de alguma forma.
Ps. Quase chorei no final. Me segurei.

Mafê 28/06/2015

Uma surpresa de Annabel Pitcher!
Quando conheci este livro confesso que não me interessei devido ao título que não me agradou,porém durante a leitura esta metáfora que o compõe me fez gostar ainda mais.
O livro é cheio de reviravoltas e a forma como a autora escreve é simples INCRÍVEL!
Ele se passa depois de um acontecimento muito conturbado na vida de Zoe (que é nossa protagonista).Então ela conta todo este trajeto em cartas para um homem no corredor da morte (isso não é spoiler pois é contado nas primeiras páginas).
Achei que por ser em cartas deu mais proximidade dos leitores com os momentos vividos e a cada página me senti mais empolgada com e leitura.
Porém o clímax (do dia 1º de maio) não foi o que eu esperava, mas fora isso foi cinco estrelas!
Recomendo MUITO e espero que todos leiam!

iza 01/02/2022

Resenha de Nuvens de Ketchup
De verdade? não gostei, a autora começa a escrever a história com uma empolgação e desenrolação que é deixada em poucas páginas pra voltar, somente, nas últimas. O final é surpreendente e superou minhas expectativas mas não leria novamente, alias demorei meses pra terminar este livro e cheguei a abandona-lo em um período.

juhodane 30/08/2020

Gostei do livro, ele possui uma leitura bem leve e gostosa. Confesso que me decepcionei um pouco com o final, pois o livro vai te deixando com outras expectativas de como ele seria. Além disso, acabei me envolvendo muito mais com a história da família da Zoe do que a história dela com o Max.

Não virou o meu livro favorito, mas é uma boa leitura, a mensagem que ele passa nas últimas cartas escritas por Zoe é muito linda!

Dani-chan 20/06/2016

Me decepcionou
Comecei a ler o livro instigada pelo Prêmio Edgar Allan Poe de literatura juvenil, o que me deixou bem intrigada e esperando um livro de suspense de tirar o folego, ainda mais com esse título.

“Agora, sr. Harris, não tenho ideia de há quanto tempo o senhor escreve poemas, mas eu quero ser escritora desde que li Os cinco, quando precisei fazer minha primeira avaliação de um livro no ensino fundamental. Dei 4,5 de 5 estrelas, pois a aventura era boa e eles encontraram um tesouro no fim, mas havia uma personagem chamada George, uma menina instável que se vestia como menino e falava o tempo todo com seu cachorro, então
descontei meia estrelinha por não ser realista.”

No livo conhecemos Zoe, uma garota que carrega um peso muito grande em sua vida, então ela resolve se corresponder com um condenado a morte do Texas e contar a ele seu segredo sombrio, logo nas primeiras páginas sabemos que alguém morreu, então vamos sabendo pouco a pouco quem, porque e como morre essa pessoa, e misturado a essa história conhecemos também a família de Zoe, que enfrenta problemas especialmente por algo que aconteceu entre a mãe e o avô paterno há um tempo atrás e que está se tornando uma bola de neve agora que o avô está hospitalizado, e a vida amorosa de Zoe, que se envolve com um garoto problemático, mas está mesmo apaixonada por um misterioso ‘garoto de olhos castanhos’.
O livro começou muito bem, com muito suspense e uma sensação de urgência, ela tem um peso muito grande e precisa desabafar e não tem com quem conversar, e encontra esse condenado a pena de morte em uma lista de presidiários que querem se corresponder e acha que seria uma boa falar para ele, já que ele vai morrer mesmo, o final também é muito bom, o drama se desenrola de uma maneira inexorável e triste, mas ao mesmo tempo temos uma sensação de esperança, de vida que segue.

“– Bonita camiseta – disse eu por fim. – Sinto muito pelo Guy Fawkes.
– Mesmo que ele seja um vilão?
– Guy Fawkes teve seus motivos. Talvez fossem bons.
Os olhos do garoto cintilaram.
– Bons motivos para fazer coisas ruins... Interessante.”

O problema foi o meio, talvez se eu esperasse um romance adolescente boboca focado em um triangulo amoroso com a mocinha entre um bad boy babaca e um príncipe encantado misterioso eu teria gostado do livro, mas eu esperava mais suspense. Outra coisa que me irritou é a falta de verosimilhança nas cartas, quem escreve carta daquele jeito, para que que eu falaria numa cara a outra pessoa que fulano vestia camiseta branca, calças jeans e chinelo. Sei lá se ela estivesse escrevendo um livro de memórias ou coisa que o valha, acho que seria melhor.
Também me incomodou uma coisinha, mas que é birra mina mesmo, que é a forma como ela colocava o nome do Condenado a Morte, se faz isso para mostrar uma certa intimidade, como uma conversa, mas varias vezes parecia esquisito, como se a autora decidisse, isso não está mais parecendo uma carta deixa eu colocar um vocativo aqui, ficava parecendo uma colagem.
Acho que vale a pena para leitores jovens, e eu já passei uns 10 anos da idade, para que gosta de livros adolescentes com um romancinho, mas com um toque mais sombrio, e também para conhecer um pouco das irmãzinhas da Zoe que são umas fofura.
Duda Machado 07/11/2017minha estante
undefined

Bea Oliveira 10/08/2017

RESENHA: NUVENS DE KETCHUP, DE ANNABEL PITCHER | BEA OLIVEIRA.
"Eu fiz uma coisa errada. Não um pouquinho errada. Nem bastante errada. O que eu fiz foi horrível. E você quer saber o pior de tudo? Eu saí impune."

Há quase um ano, Zoe guarda um segredo terrível: um menino morreu, ela o matou. Todos pensam ter sido um acidente, por isso ela escapou impune, e não consegue falar com ninguém sobre isso, até o dia em que uma freira vai a sua escola, com a intenção de explicar sobre o Corredor da morte - local em que alguns prisioneiros condenados a pena de morte aguardam sua execução -, e em meio a palestra ela descobre que alguns prisioneiros do Corredor trocam correspondências, e assim ela escolhe um, que assim como ela matou alguém, alguém que amava, e diferente dela aceitou pagar pelo crime que cometeu. E assim, ela encara o desafio de colocar sua história em cartas e confessar tudo para um estranho que está prestes a morrer.

"Estamos no mesmo barco. Exatamente no mesmo barco. O senho matou alguém que deveria amar, e eu matei alguém que deveria amar, e nós dois entendemos a dor e o medo e a tristeza e a culpa e as centenas de outros sentimentos que não tem nome em nosso idioma."

Toda a narrativa se desenvolve em primeira pessoa, uma vez que o livro é contado pelas cartas escritas por Zoe para Stuart - o prisioneiro -, porém três histórias se desenvolvem ao mesmo tempo, sendo elas:
1 - O presente de Zoe, com ela escrevendo as cartas.
2 - O passado de Zoe, e a história sobre seu crime; e por fim:
3 - A história de Stuart, e o crime que ele cometeu.

Zoe - que não se chama realmente Zoe, mas o utiliza como um pseudônimo para corresponder-se - , é uma adolescente que mora com seus pais, que vivem em pé de guerra, tornando o convívio familiar difícil, e suas duas irmãs mais novas, Dot a caçula, que é deficiente auditiva, e Soph.

Toda a história de seu crime começa cerca de um ano antes, quando o avô de Zoe sofre um derrame, e a garota vai a uma festa. A partir dai Zoe se mete em uma enrascada amorosa, pois começa a sair com Max, mas seu coração bate mais forte por um garoto que conheceu nesta mesma festa. A questão é: quem ela deve escolher? E a questão que sobra para nós é: o que isso tem a ver com assassinato, prisão e culpa?

"Se quer saber minha opinião, ninguém pode riscar um ser humano do mapa, como se tivesse olhado dentro da alma dele e decidido que é mau, mau de verdade, sem nenhum pedacinho bom que valesse a pena salvar."

As introduções de suas cartas, narradas no presente, parecem ser uma tentativa de aproximação com a realidade que ela deveria estar vivendo: a prisão. Durante todo o tempo que escreve a ele, é como se ela pudesse compartilhar da pena dele; acompanhando seu sofrimento em uma cela, sozinho em algum lugar do Texas, enquanto ela escreve em um barracão, também sozinha, no meio da noite. É possível perceber a evolução dessa caminhada “rumo à morte” por todo o livro, até em seu desfecho.
Stuart matou sua amada e esta pagando por este crime, Zoe matou sue amado e esta livre e presa ao mesmo tempo.

"Essa é a parte mais difícil de todas - saber que ele está embaixo da terra. Com os olhos arregalados. Os olhos castanhos que eu conheço tão bem, encarando o mundo que não podem mais alcançar. A boca muito aberta, como se gritasse a verdade, mas ninguém pudesse ouvir. As vezes até vejo as unhas dele, sangrando e arrancadas, porque ele arranhava na tampa do caixão uma longa explicação do que aconteceu no dia 1º de maio, enterrado sete palmos abaixo da terra, de forma que ninguém jamais lerá.
Mas talvez as cartas ajudem, sr. Harris. Talvez, quanto mais e mais eu conte a história para o senhor, a história aos poucos desapareça do caixão, até sumir por completo."

Annabel Pitcher escreveu um livro com uma linguagem tão jovem, e com toques de suspense e mistério colocados de forma tão perfeita que me envolveu até o fim. E o que me conquisto logo de cara neste livro foi o titulo nada convencional. Sabe aquela frase "julgar um livro pela capa"? Eu julguei este pelo titulo.

"Dot misturava ketchup no purê, fazia bolotas com elas e as colocava ao redor do prato.
- Pare de brincar com a comida!- gesticulou minha mãe.
- São nuvens. - Dot sinalizou.
- Nuves não são vermelhas.
- Estão no nascer do sol."

Acredito que o maior mérito da autora foi ter contado uma historia tão palpável, que me senti lendo cartas reais, sobre coisas que realmente acontecera. Através das cartas de Zoe, pude perceber que a garota desabafava não apenas a culpa pelo que aconteceu, mas também toda a pressão sobre a qual vivia dentro de sua casa. Está foi a forma que ela encontrou para aliviar sua tensão, como se estivesse conversando uma melhor amiga, e é notável isso pelo tratamento que ela tem com o prisioneiro, chamando ele a principio de sr. Harris, e no decorrer apenas por Stu, mostrando o vinculo que é criado entre eles, mesmo que as cartas nunca tenham respostas (por medidas de segurança ela deu nome e endereço falso na carta), a ligação deles se mostra tão profunda que em dado momento vemos Zoe confortando Stuart, afirmando que ele merece uma segunda chande, fazendo de tudo ao seu alcance para mudar o destino dele.

"...Sentamos um ao lado do outro para ver o sol se pôr [...] e nós nos abraçamos embaixo das nuvens de Ketchup."

Vale a pena a leitura!

site: http://biblioteca-r.blogspot.com.br/2016/12/resenha-nuvens-de-ketchup-de-annabel.html

Vanessa 07/09/2015

Não imaginava
Fui pela capa. Confesso! #soudessas Mas me surpreendeu mesmo. Vale a pena.

Amanda.Machado 27/02/2022

Um bom livro para ler.
Gostei do livro e o que ofereceu na trama principal. Em algumas partes do livro as situações se desenrolaram muito rápido e de uma forma corrida.

Houve alguns pontos levantados que não tiveram um desfecho. E eram assuntos legais a serem abordados e seria muito interessante como trama secundária.

De qualquer forma, li esse livro em 2015, e novamente em 2022.
Talvez em 2029 eu leia novamente.