Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently Douglas Adams

Resenhas - Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Maiara254 02/03/2021

O detetive carismático e arrogante
Richard que é um engenheiro da computação estava em um jantar com antigos professores, enquanto ele estava nesse jantar seu chefe foi assassinado de maneira inesperada e Richard acaba sendo um dos suspeitos. Após o jantar Richard resolve escalar o prédio da sua namorada Susan, para apagar uma mensagem que ele deixou na secretaria eletrônica, e nesse momento ele conhece o detetive Dirk Gently's. E no decorrer da história os personagens vão se conectando. Gostei muito do livro, tem uma série na Netflix inspirada no livro, mas as histórias tem algumas diferenças, começo que gostei mais da série.

hiohana trissia 10/02/2021

"O Monge Eletrônico era um utensílio feito para poupar trabalho, como um lava-louça ou um videocassete. O primeiro se encarrega da tediosa tarefa de lavar pratos, poupando a pessoa de executá-la com as próprias mãos; o segundo tem a chata função de ver TV, poupando o indivíduo do trabalho de olhar para ela com os próprios olhos; Monges Eletrônicos acreditam nas coisas por você, livrando-o daquela que vinha se tornando uma tarefa cada vez mais árdua: acreditar em todas as coisas em que o mundo espera que você acredite."

Totalmente diferente da série, porém o Dirk continua sendo ele mesmo, excêntrico e super cômico.

acarolfeliz 09/02/2021

Douglas adams é um dos meus autores favoritos. Tem humor, diálogos loucos, histórias que prendem e naturalidade. Ficção científica nem era um gênero que eu me importava, até conhecer ele. Primeiro livro que leio com o personagem Dirk e já estou ansiosa para ler o próximo.

MizukaYoshino 03/02/2021

Quem conhece Douglas Adams sabe que não é tão simples resumir ou explicar seus livros sem que pareça que um monte coisas absurdas saíram de sua boca.
No entanto, é sempre divertido e gratificante ter um de seus livros em mãos. De alguma forma eles criam um vórtex capaz de tornar qualquer dia em uma sexta à noite.
Mas vamos lá. O livro é sobre um monge eletrônico, um professor estranho, um detetive holístico, um crânio da computação com um sofá preso na escada e uma égua cansada.
Tudo está conectado.

Raquel 13/01/2021

O mundo é realmente um lugar misterioso
Um monge eletrônico aparece do absoluto nada na Inglaterra montado em sua égua, um empresário com muito a falar e poucos amigos desaparece também do absoluto nada, um sofá entalou na curva da escada de um prédio e parece não haver modo de movê-lo nem para cima nem para baixo, um professor universitário apresenta uma estranha propensão a fazer mágicas nas mesas de reunião e um programador tem plena convicção de que entender o que sua namorada espera dele é, esse sim, o maior mistério da humanidade.

No meio dessa confusão, aparece Dirk Gently, um investigador exótico que acredita que todos os fatos do universo estão conectados, inclusive os listados acima.

Infelizmente não há como descrever mais o enredo sem dar spoilers astronômicos, então deixo aqui a minha impressão de que, mais uma vez, Douglas Adams nos presenteou com uma história fantástica. Esse pequeno romance, de apenas 240 páginas e 24 horas de desenvolvimento, foi impossível de parar de ler até chegar ao final e me fez rir alto sozinha na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê.

Se você está procurando um livro de humor afiado, crítico e sempre atual, este título vai lhe servir como uma luva!

Mestre Jedi 24/12/2020

Para os amantes da ficção
Um livro feito para quem gosta da ficção científica. Envolve viagens no tempo, seres de outras dimensões, máquinas do tempo, detetives excêntricos. Talvez o andar dos acontecimentos deixem todos um pouco perdidos na história, mas não deixa de ser um bom livro.

Thiago Donato 27/11/2020

DOUGLAS ADAMS, SEMPRE DOUGLAS ADAMS
A ironia nos diálogos criados pelo autor são sem dúvida uma característica única, já a história cria conexões entre várias "historias paralelas" de uma maneira genial, por conter muitos elementos, a história tende a ser um tanto confusa, não é do nível do Guia do Mochileiro, mas, mesmo assim, tem aquela assinatura desse autor que tanto amamos

Marcos 23/10/2020

Agência de genialidades Holísticas Douglas Adams
Se fosse possível definir Douglas Adams em duas palavras, elas seriam Genial e Hilário.

A ficção de Douglas é de uma perspicácia assustadora. O seu legítimo humor britânico tem como alicerce os absurdos cotidianos e os cotidianos que, sob a ótica de seus escritos, se tornam absurdos. Foi assim em sua ficção mais famosa e celebrada, o Guia do Mochileiro das Galáxias, e é assim em sua menos conhecida mas não menos célebre ficção-detetivesta-nonsense-musical-filosófica, Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

A forma como Douglas manipula conceitos e os deforma comicamente (A própria noção de um investigador que não liga para as provas de uma cena de crime é absurdamente hilária) constrói uma narrativa que, ainda que salte um pouco entre pontos-de-vista e acabe cortando o ritmo de algumas sequências, diverte a cada linha e a cada piada de timing perfeito. Os personagens são vívidos: O próprio Dirk, com sua perspicácia pouquíssimo ortodoxa e o Richard MacDuff, com seu ceticismo fortemente opositor, são os pontos mais altos, mas sem deixar-se levar pelos hilariantes capítulos envolvendo Gordon Way e o professor Chronotis.

Apesar de tudo, porém, "Dirk Gently..." talvez sofra de um espécie de diluição de enredo. Apesar de ser incrivelmente divertido, o livro não prende o leitor brincando com a vontade deste de descobrir para onde a história vai -- As linhas só se chocam depois do terceiro ato, e o personagem título só aparece depois de quase 1/4 das páginas --, e sim fazendo com que este queira saber qual o próximo acontecimento absurdo descrito com destreza por Douglas. Isso faz com que a obra pareça um conto esticado em questão de enredo.

De qualquer maneira, "Dirk Gently..." é diversão pura. É difícil deixar de lê-lo quando se começa, e a vontade que se tem é recomeçar assim que se termina, para avaliar como as linhas se desenvolvem até chegarem no estágio final do enredo. Impossível não recomendar -- Não só esse, mas também toda ficção do Douglas Adams.

Leiam. Não irão se arrepender.

Até mais, e obrigado pelos peixes!

Vitória Paesi 02/10/2020

Um clássico Douglas Adams
Comecei a ler sem saber ao certo o que esperar, mas já sabia que seria bom de qualquer maneira.
O livro é confuso e intrigante... Como eu disse "um clássico Douglas Adams".
O final é simples e rápido, e a trama te prende pelo simples fato de saber que no final tudo aquilo vai fazer sentido e no momento você não entende como isso é possível.
Quem não leu O Guia do Mochileiro, o livro do Dirk pode parecer meio bobo, pq na verdade ele é bobo mesmo, mas é um bobo inteligente.

Karolina 31/07/2020

não é tão bom como o guia do mochileiro, mas gostei bastante. tem um ritmo legal

Roberta 30/07/2020

Douglas Adams
Só de ser escrito por Douglas Adams a maluquice já está explicada. Um livro que te faz rir muito e por mais sem sentido que possa parecer, se explica de acordo com que a história vai passando das formas mais absurdas, o que é simplesmente incrível. Li de uma só vez porque não da vontade de largar nunca, é super leve e vale a pena demaaaais ler.

Alice 20/07/2020

Conheci o livro através da série da Netflix (Dirk Gently) mas admito que é bem diferente do que eu esperava. A série acrescentou muita coisa que não tem no livro, de uma forma agradável a meu ver.
Resumindo, a ideia da obra é interessantíssima, mas acho que poderia ter sido feita de uma forma um pouco diferente. Apesar disso, a leitura é rápida e fluída, além de ser também agradável, mesmo não atendendo as experiências que eu tinha ao iniciar a ler a obra.

Laize Massaro 28/05/2020

Inteligente
O primeiro volume da série Dirk Gently é cheio de detalhes, que se não entendidos no início da leitura serão explicados ao finaliza-la. Douglas Adams é um grande contador de histórias!