Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently Douglas Adams

Resenhas - Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Camila - @darkbookslibrary 26/01/2018

Achei que ia ser o máximo, mas...
Confesso que estava cheia de expectativas para ler esse livro. Li “Shada” logo que foi lançado e meu deus, que livro! De todos os que já li de Doctor Who, e olha que eu li alguns, foi definitivamente o melhor, o mais envolvente, o mais divertido, o mais, simples assim.

“Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently” esteve na minha lista de leituras desde então e como estou tentando ler alguns livros que estão na minha lista a muito tempo pensei “Vamos lá, tá na hora de eu amar você”.

Minha decepção foi enorme.

A dificuldade começa para criar uma sinopse. É impossível resumir uma estória que até sua metade é uma mistura de pequenas tramas que aparentemente não fazem sentido nenhum e que a única coisa que tem em comum é a quantidade de detalhes.

As estórias separadas que o livro conta tem muitos pontos interessantes. A riqueza de detalhes é incrível e fica fácil você visualizar tudo o que o autor escreve. A escrita é fluida, de fácil compreensão e a trama logo se torna irresistível, apesar de alguns pontos parecerem um tanto quanto confusos.

Mas é ai que o trem desanda.

Chegamos a metade do livro e aparentemente a estória ainda parece estar sendo apresentada ou simplesmente empacada. A espera para a convergência das tramas é quase eterna, o que torna o livro cansativo e aparentemente desconexo.

Conforme alcancei a segunda metade do livro não parava de me questionar porque eu estava persistindo na leitura. A impressão que o fim seria insatisfatório só crescia e admitido que pulei algumas páginas descritivas totalmente desnecessárias para o encerramento dos mistérios.

No fim claro que tudo faz sentido, mas o desfecho se tornou desinteressante enquanto a leitura acontecia e tudo que eu queria era termina-la para começar uma nova obra.

Apesar das boas qualificações, o livro não me agradou e sinceramente me desmotivou a ler “O guia do mochileiro das Galáxias”.

site: @garotaintergalatica
Paty 17/02/2018minha estante
Cara, não li esse, mas o Guia é maravilhoso! Eu nunca imaginei que curtiria um negócio tão tresloucado como esse livro, esse autor, esse gênero. Mas, amei muito e o D. Adams virou um dos meus autores do coração.
Leia a série do Guia! Mais do que uma leitura, é um modo inteligente e refrescante de olhar o mundo! ^^

Fernando 18/12/2017

Subestimado.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é bom até o terceiro. Mas Douglas Adams não se resume só a ele. Com uma dose de humor mais depressivo Dirk Gently é mais profundo.

Kevin 21/08/2017minha estante
O fantasma e o monge vieram da mesma nave,

Andrea.Coutinho 05/09/2017minha estante
O fantasma possui o monge e o faz matar um dos personagens.
O fantasma era o alien.

Rafael José 11/03/2019minha estante
Spoilers nos comentários abaixo...
(tem como marcar spoiler aqui nos comentários, n?)

Isis Tomie 09/08/2017

Uma investigação de outro mundo.
O livro começa falando sobre o surgimento da Terra. Depois nos apresenta um Monge Eletrônico defeituoso. Monges Eletrônicos foram feitos para acreditar em algo que todos acreditam por você. No caso, como o processamento de dados desse defeituoso falhou, ele começou a acreditar em coisas aleatórias.
Por esse motivo, esse Monge Eletrônico defeituoso foi fadado a reclusão, ao invés de ter sua placa-mãe trocada.
Depois disso, somos apresentados a Reg, professor de Cronologia e tutor (conselheiro) de Richard (personagem principal da trama).
Richard está envolto de familiaridades estranhas e complexas. Ele trabalha para Gordon, namora a sua irmã Suzan e tem de conviver com Suzan (a secretária de Gordon). Gordon é dono de uma revista e de uma empresa de tecnologia.
Diante dessas várias situações distintas, somos levados a mais um capítulo diferente: o assassinato de Gordon.
Ele estava na rodovia, dirigindo para seu chalé e é assassinado com um tiro a queima roupa por alguém desconhecido. Gordon tinha a estranha mania de deixar gravado seus pensamentos em secretárias eletrônicas, e no momento que foi assassinado, ele estava falando com Suzan (sua irmã). Na fita pode-se escutar o tiro e a tentativa de Gordon em sobreviver.
E Gordon, teoricamente, sobrevive! Sua alma sai do corpo e tenta contatar tanto Richard quanto Suzan, para que eles entendam o motivo de sua morte. Porém, sem sucesso, já que ninguém consegue vê-lo ou escutá-lo.
Nesse mesmo dia, Richard esquece de seu encontro com Suzan pois estava na faculdade conversando com Reg. Ao conseguir sair dessa conversa, ele também deixa um recado na secretária eletrônica. Porém, se arrepende e escala o prédio de Suzan, pelo lado de fora, para tentar tirar a fita gravada.
Richard está sendo observado por Dirk Gently e após a retirada da fita (que também continha o assassinato de Gordon), ele começa a surtar de leve. Com essa paranoia de estar sendo observado, Richard vai atrás de Dirk para saber o que ele deseja. Ao chegar em sua agência de investigações holísticas, descobre que Gordon fora assassinado e que ele poderia ser o principal suspeito.
Nada é por acaso nesse mundo, Dirk e Richard estudaram na mesma faculdade. E após esse encontro, Dirk começa a ver provas de que Richard estava longe no momento do assassinato de Gordon. Para tentar isso tudo, eles vão até a faculdade encontrar Reg e dai muita começa a desenrolar.
Isso foi só uma “pincelada” do que virá a acontecer. Ainda é incluído no enredo: tipos de alienígenas, almas que podem incorporar em humanos, hipnose, o ex-dono da revista que Gordon adquiriu, devaneios de Reg, viagens no tempo e assim vai!

site: https://www.elefantevoador.com/2017/05/11/agencia-de-investigacoes-holisticas-dirk-gently-douglas-adams-resenha/

Ariane 26/07/2017

A sagacidade e história mirabolante estão sempre presentas nos livroa de Douglas Adams e nesse livro não foi diferente. Porém, quem se encantou com a série do guia do Mochileiro das Galáxias e (assim como eu) esperava o mesmo tipo de narrativa viciante, irônica e inteligente de mesma proporção, vai se decepcionar. Bem, eu me decepcionei. A história é interessante, porém arrastada demais. Eu senti que a história mesmo só começou no meio do livro, e que todo o começo foi uma longa, exaustiva e desnecessária introdução.
Não é um livro ruim. A leitura é leve e as piadas são sempre boas. Porém, não tem a profundidade (que eu senti com a série do Guia) que esperava achar.

Cheiro de Livro 04/05/2017

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Douglas Adams, para mim, é sempre sinônimo de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. Quando vi que a editora Arqueiro estava lançando “Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently” corri para garantir o meu. Tenho que confessar que não li todos os livros da série mais conhecida de Adams, na verdade, li apenas o primeiro livro e fiquei encantada com o humor, nesse livro não senti tanto esse traço, mas o estilo de Adams está lá e é inconfundível.

Fantasmas, um sofá preso, um monge eletrônico, um assassinato e um detetive que crê que todos esses elementos estão relacionados é o que move a narrativa desse livro de Adams. A história é contada em pequenos pedaços, pulando da visão de um personagem para o de outro e cada pequeno detalhe é importante para o todo. Parece meio confuso, e em alguns momentos é mesmo, mas no final tudo faz sentido.

Richard é abordado por um antigo amigo, Dirk Gently, depois que escala o prédio de sua namorada para apagar uma mensagem que deixou na secretaria eletrônica dela. Richard é um programador que está desenvolvendo um programa que transforma tabelas orçamentarias em musica e tentando entender como seu sofá ficou preso no vão da escada. É essa dupla, Dirk e Richard, que nos conduz pela maioria da historia. Richard é o incrédulo, Dirk o detetive que diz estar tudo relacionado.

O humor típico dos textos de Adams deixam a leitura leve que, em alguns momentos torna-se complexa. A historia dá tantas voltas e Dirk, nosso principal guia nos mistérios encontrados, é tão confuso e lacônico que chega a confundir o leitor. Mesmo em meio a uma historia tão cheia de reviravoltas, com debates de física quântica, a leitura é ótima. Me fez ter um pouco de vergonha na cara e colocar no topo da pilha para ler o restante da série do “Guia do Mochileiro das Galáxias”. Douglas Adams é mesmo um mestre com um estilo único e envolvente.

site: http://cheirodelivro.com/agencia-de-investigacoes-holisticas-dirk-gently/

Heliene.Maia 11/04/2017

Primeira impressão: Muito louco e engraçado!
Segunda: confuso
Terceira: de onde ele tira essas idéias?
Quarta: inteligente!
Quinta: preciso me esforçar pra não perder nada!
Quinta: continua louco e engraçado!
Sexta: muito bom!
Sétima: AFINAL, O ACONTECEU COM O GORDON?????
Paty 17/02/2018minha estante
Tirando a última, que é mais específica, acho que essas são as impressões gerais ao ler algo dele. Eu acrescentaria "qual o problema dele?!", que é o que sempre penso antes de "de onde ele tira essas ideias?!"

Deborah 19/02/2017

Este é um livro para virar sua cabeça de ponta-cabeça. Absolutamente insano e divertido, como não poderia deixar de ser sendo um livro de Douglas Adams.
A descrição exata do autor foi “Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” e essa é a melhor descrição possível, pois sim, o livro trata de todos estes assuntos em suas 240 páginas.
Além do grande mistério a ser resolvido, o livro ainda está cheio de um humor crítico próprio de Adams, que as vezes é extremamente sutil ao criticar nosso mundo e sociedade, e em outras o faz da forma mais cômica e explícita possível.
Um livro muito bom, e muito insano.

Rotina Agridoce 14/02/2017

ok
O que dizer de uma narrativa bem confusa que te deixa à deriva no início até seu desfecho? Mas como tudo na vida é assim, um emaranhado de confusão, mesclado a uma dose de curiosidade pessoal, com sutis pitadas de frustrações cotidianas resolvi terminar o livro e dar uma chance para a história. Acho que a grande beleza dessa obra consiste simplesmente em recomeçar, ou seja, se você não entender bulhufas, dá pra voltar e ler tudo novamente. Te convenci a ler?

O protagonista da história se chama Richard MacDuff, um engenheiro da computação, um cara inteligente e bem sucedido que levava uma vida normal e enfadonha. Ele namora Susan, irmã de Gordon Way, o dono de uma das mais importantes companhias de computação da Inglaterra, que coincidentemente também é seu autoritário chefe. Richard não morre de amores por Gordon, que por sua vez é assassinado no inicio da história e terá como principal suspeito o próprio Richard.

Completamente tomado por suas obrigações no trabalho ele acaba dando uma mancada com Susan e deixa um recado inconsequente na secretária eletrônica de sua namorada na noite do assassinato. Ele se arrepende e acaba em uma situação mais do que inusitada quando precisa recuperar a fita da secretária eletrônica. Quando ele está tentando invadir o apartamento de Susan, escalando suas paredes quando é flagrado pelo seu antigo amigo e detetive Dirk Gently. O detetive muito curioso com o ocorrido resolve intervir ligando para o número do apartamento de Susan mostrando uma série de erros na estratégia de arrombamento de Richard.

Logo no outro dia, Richard começa a ser procurado pela polícia como suspeito número um do assassinato de Gordon, afinal, ele teria grandes benefícios com sua morte. Richard resolve pedir ajuda a Dirk Gently e as investigações começam. Dirk é assombrosamente excêntrico, curti uma pizza e suas investigações se interligam até com viagem no tempo.

Uma leitura muito complexa e acabei demorei muito para me encaixar no estilo singular de Adams. Foi somente quando compreendi que o livro não era pra fazer muito sentido assim, foi que relaxei e consegui fisgar o humor sutil de Douglas Adams. Espero que a resenha não tenha deixado você mais confuso, mas posso garantir que se você for persistente tudo fará sentido no fim da narrativa.

site: http://www.lostgirlygirl.com/2016/12/resenha-1127-agencia-de-investigacoes.html
Arthur 28/02/2017minha estante
undefined

Marina Garcia ( 07/02/2017

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently por Douglas Adams (Disponível no blog Um Reino Muito Distante)
Sempre imaginei que meu primeiro contato com Douglas Adams seria através da famosa série O Mochileiro das Galáxias. Contudo, após me deparar com a lista de lançamentos do mês de abril da Editora Arqueiro, não pensei duas vezes antes de solicitar um exemplar de Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

Publicado originalmente em 1987, Dirk Gently's Holistic Detective Agency é, conforme as próprias palavras do autor, "Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives". Pronto, agora respira, ah... Isso, quase havia me esquecido dessa parte, lembre-se antes de abrir esse livro: respire fundo e abra bem a sua mente.

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently é uma história nonsense, você tem que estar preparado para acreditar em tudo que o autor está lhe passando.

"Dessa vez, era apenas a terra morta, o estrondo de um trovão e o começo daquela garoa incessante que parece acompanhar tanto dos acontecimentos mais solenes do mundo."

Um engenheiro de computação, um empresário assassinado, uma namorada que levou um bolo, um monge eletrônico, uma égua no banheiro, um cronista com mais de duzentos anos, gatos desaparecidos, fantasmas e viagens no tempo. Se você não entendeu a interconexão de tais fatos, Dirky Gently está preparado para oferecer seus serviços investigativos através de minuciosas observações e ainda, sem custos adicionais, salvar a humanidade da extinção.

O que me chamou atenção na obra, além dos elementos aparentemente desconexos, foi a narrativa de Douglas Adams que se compõe de um jogo de palavras extremamente sagaz e bem construído. Era como se ele fosse capaz de me hipnotizar logo na primeira página, mesmo me deixando confusa em duas ou três passagens, mas senti que foi proposital a estranheza momentânea. Tanto que ao fechar o livro e escrever essa resenha, venho relembrando de algumas partes que somente depois de parar para pensar um pouquinho mais começaram a fazer sentido.

Adorei a história e não vejo a hora de conferir mais uma aventura do Sr. Dirk Gently. Já contei para vocês que Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently faz parte de uma duologia? Que foi adaptada para uma série de TV em 2010? Bom, agora vocês já sabem.

site: http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/2015/05/agencia-de-investigacoes-holisticas.html

CuraLeitura 31/01/2017

A resenha é sobre livro Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, cujo personagem principal não é Dirk Gently, também conhecido com Dirk Cjelli, ou Svlad Cjelli... Enfim!
O livro gira em torno, a princípio, do assassinato de Gordon Way, chefe de Richard McDuff. Ao desenrolar da história, e da investigação, obviamente (que supostamente é do assassinato de Gordon), percebemos que, na verdade, não é nada disso! Complicado, né?
Eu diria que o livro é um misto de diversas coisas não impossíveis, mas improváveis, afinal:

"- [...] Em um nível quântico, todos os acontecimentos são regidos por probabilidades...
- Em um nível quântico e, por conseguinte, em todos os níveis - interrompeu Dirk. - Embora, em qualquer nível acima do subatômico, o efeito cumulativo dessas probabilidades seja, no desenrolar normal dos acontecimentos, indistinguível do efeito das leis físicas rígidas. Prossiga."

Voltando ao assassinato de Gordon Way - que é viciado em trabalho e enche a secretária eletrônica dos outros com mensagens que ele acha que mais tarde considerará importantes -, Richard é levado a crer que é o principal suspeito e que a polícia está atrás dele.. Ele vai então até a agência de Dirk que é, como posso dizer, um verdadeiro charlatão! Mesmo ele tendo razão em tudo o que diz! Aliás, foi Dirk que deixou Richard paranóico com a história de que ele era suspeito de ter assassinado o chato do Gordon.

"AGÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES HOLÍSTICAS
DIRK GENTLY

Solucionamos qualquer crime
Encontramos qualquer pessoa
Ligue hoje mesmo para obter qualquer solução para qualquer problema
(Especializados em gatos desaparecidos e divórcios complicados)
Peckender St., 33a, Londres N1 01-354 9112"

Com o passar da história, que acontece em menos de dois dias, vamos descobrindo algumas coisas estranhas... E percebemos que não é um caso comum de assassinato. Apesar de não ser isso o que Dirk investiga. O espertalhão é egoísta, mas incontestavelmente inteligente. Enquanto Richard pensa que Dirk o está ajudando com o caso de Gordon, o "investigador" está na verdade investigando coisas não impossíveis, mas improváveis de acontecer.
E depois percebemos que tudo está interligado: o Monge Eletrônico, o patético Michael Wenton-Weakes, o falecido Coleridge, Richard, Dirk, Sarah - a menininha que aparece no começo do livro -, e Reg.
Esqueci de falar de Reg. Ele é muito importante, afinal ele é o "dono" da máquina do tempo! Querem saber mais? Vão ter que descobrir lendo o livro.

Confesso que o começo do livro é bastante chato e cansativo. Não tem aquele mistério todo que te faz querer virar a página. Pelo menos não comigo. Mas tudo é bastante importante para o desenrolar da história. Da metade do livro em diante o livro começa a ficar bom. Se bem me lembro é quando Dirk entra na história. Gostei dele! Um personagem bem montado, inteligente e muito, muito louco.
O final do livro é bem legal.. Gostei muito! Gostei do desenrolar da história, do enredo, dos personagens...
Vi comentários de pessoas que o acharam super engraçado. Eu particularmente não vi essa graça toda. Talvez seja meu humor fora do normal. Mas é um livro que tem uma leitura bastante leve. Gostei muito das partes de Richard, gostei muito do personagem também.
Mas, a pergunta que não quer calar: o que aconteceu com o fantasma de Gordon?
Acho que vocês vão gostar do livro. Eu recomendo!
Abaixo, segue a fatura revisada com todos os gastos:

"Detecção e triangulação dos vetores de interconexão de todas as coisas: 150 libras. [...] Seguir as coordenadas resultantes até uma praia nas Bahamas, deslocamento e hospedagem... Meras 1.500 libras. As acomodações eram, é claro, penosamente modestas. [...] Sofrimento face ao ceticismo desolador infligido pelo cliente + bebidas: 327,50 libras.
[...]
Serviço: salvar a humanidade da extinção total - sem custos adicionais"

site: www.curaleitura.com.br

Pablo 09/01/2017

O retrato de uma mente loucamente criativa...
É absolutamente impossível descrever esse livro de maneira adequada, mas vamos tentar.
O livro, entre milhões de outras coisas, conta a história de Richard MacDuff, um engenheiro de computação que sempre foi perfeitamente normal. Arrependido de ter mandado uma mensagem para a namorada na secretária eletrônica, age da maneira mais comum possível. Como? Escala o prédio da namorada e invade seu apartamento apenas para roubar a fita com a gravação da mensagem. (Quem nunca, né?)
Dirk Gently, vigiando a vizinhança, avista-o fazendo isso e oferece seus serviços de detetive porque acredita que a ação estranha do engenheiro tem conexão com o assassinato de Gordon Way, padrão de Richard e irmão de sua namorada. E óbvio, por uma soma de fatores improváveis e absurdos, Richard acaba se tornando suspeito do assassinato.

Até quase a metade do livro, a história se passa em vários núcleos diferentes e nenhum deles parece ter qualquer conexão. Apesar disso tornar o livro muito confuso, o humor ácido e inteligente do autor está presente em acontecimentos bizarros e extremamente engraçados que na verdade são críticas sagazes à cultura e à sociedade.
Quando a história começa a se juntar, o livro muda completamente. As histórias que já eram mirabolantes ficam ainda mais, e o que eu imaginava que não faria nenhum sentido começa a se relacionar, e no fim tudo se resolve de maneira coerente.
Coerente, óbvio, quando você aceita uma história de viagens no tempo, monges eletrônicos, éguas em banheiros, aves extintas e fantasmas.
Vale muito a leitura pra quem gosta de histórias engraçadas e, principalmente, de ficção científica.

AmadosLivros 28/12/2016

Resenha do Blog Amados Livros
Algum fã de Douglas Adams na área (além de mim, é claro)? Depois de ler O Guia do mochileiro das galáxias, fiquei encantada com a engenhosidade e criatividade do autor. O seu senso de humor rebuscado é o ponto alto de suas obras, e neste primeiro livro do intrépido Dirk Gently podemos ver o mesmo brilhantismo que encontramos em sua série mais famosa.
Minha felicidade começou já na hora que o livro chegou. Como falei mais em cima, este livro eu solicitei graças a parceria que o blog possui com a Editora Arqueiro, e bem, ele veio em uma embalagem especial, arredondada. Eu fiquei louca sem saber como seria, até abrir o papel.

(Continue a ler no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/05/tv-amados-livros-resenha-do-livro.html