Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently Douglas Adams

Resenhas - Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

prof.vinic 22/12/2016

Inconfundível!
Mesmo que o nome de Douglas Adams não estivesse escrito com letras garrafais e amigáveis na capa(DON'T PANIC), já na primeira página se saberia quem é o autor. Todo o tom irônico/cômico típico de Douglas está presente, inclusive o non sense extremo tão característico em suas outras obras. A história começa um pouco lenta, a apresentação dos personagens é realizada de forma individualizada ... logo, só na metade do livro temos todos devidamente apresentados e enrolados na trama. Dirk Gently é um personagem único, sua cara de pau é tamanha que ficamos sempre na dúvida se estamos falando de um canalha ou um bon vivant. A égua é um aparte, não muda muito o enredo mas é essencial ao mesmo tempo (tão típico!). Infelizmente para mim, o final deixou a desejar. Ficou algo um pouco atropelado, resolvido de forma muito rápida e genérica ... até parece que nem foi nosso amigo Douglas que encerrou o livro! (por isso as 3 estrelas que eu dei, seriam 4 até as 30 últimas páginas) Recomendo a leitura, com certeza. Acho até que vou reler (de novo) o Guia ...

Inlectus 14/12/2016

Legal.
Uma viagem louca e harmoniosa.

Aline 18/10/2016

Uma leitura sobre Dirk Gently, o detetive
Os livros de Douglas Adams são bem interessantes. Ele tem um jeito narrativo bem específico que faz você ler e reler até ter a certeza de que leu aquilo mesmo. Depois da Trilogia de Cinco do Mochileiro das Galáxias, falo sobre outro livro igualmente peculiar de Adams: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently. Leia mais no link.

site: https://ehoradoshow.wordpress.com/2016/07/14/um-leitura-sobre-dirk-gently-o-detetive/

odsh 15/09/2016

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Muito pode ser dito sobre Douglas Adams, mas há uma coisa que não pode deixar de ser dita: o homem era um gênio.
No livro "Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently", mais uma vez, o autor dá mostras de sua genialidade tratando com sutileza, simplicidade e bom humor temas que podem ser, facilmente, classificados como filosóficos, metafísicos e complexos.
O livro é completo e a arte do autor atribui-lhe, como característica especial, a universalidade. Tanto os mais inteligentes e perspicazes leitores, quanto o "idiota da vila" são capazes de se divertir com o livro dada a simplicidade com que Douglas Adams trabalha o complexo.
Recomendo a leitura desse livro como recomendo a leitura de toda obra de Douglas Adams . E se, por acaso, a vida lhe for madrasta e você morrer antes de terminar de ler; relaxe! Holisticamente falando, de alguma forma, sua leitura será concluída !

LAPLACE 25/08/2016

Adams ataca novamente!
Dirk Gently é um detetive que não segue os ritos comuns das investigações, não procura por impressões digitais e coisas do tipo, ele foca na interconexão fundamental de todas as coisas, acreditando, assim, que o misterioso aparecimento de uma égua em um banheiro está interligado ao fato de seu antigo colega de faculdade estar arriscando a própria vida ao escalar um prédio à noite.

Richard Macduff é esse colega, contudo ele não tem nada de suicida, a menos que se esteja tratando de suicídios amorosos. Richard é uma pessoa como outra qualquer, que ganhou muito dinheiro com a brilhante ideia de inserir músicas nos gráficos das planilhas feitas em computadores, contudo é um péssimo namorado.

Se já não fosse ruim o suficiente cometer várias mancadas com sua namorada, torna-se pior quando ela é a irmã do seu chefe. Após dar mais um toco em Susan e deixar uma mensagem em sua caixa eletrônica que irá comprometer tanto seu relacionamento quanto seu emprego, Richard tem a genial ideia de escalar o prédio dela para roubar a fita antes que Susan escute a mensagem.

Como se sua noite já não estivesse sendo emocionante o suficiente, ele ainda é acusado pelo assassinato de Gordon, seu chefe, irmão de sua namorada, que foi encontrado morto com um tiro no peito, e com quem Richard não se dava muito bem.

Querem saber o que acontece? Então corram para ler o livro!

***

Douglas Adams é o mestre do humor ácido e, assim como muitos, tornei-me seu leitor a partir das obras de O Guia do Mochileiro das Galáxias. Fiquei triste com sua morte, não teríamos mais suas histórias hilárias para nos divertir, e quando descobri que ele havia publicado outras obras além das aventuras de Arthur Dent decidi que iria lê-las, e o livro do Dirk Gently foi o primeiro.

A AIHDG segue a tradicional fórmula de Adams: uma história carregada de humor e alfinetadas à sociedade, recheada de personagens excêntricos únicos e fatos tão desconexos, que parecem estar perdidos em meio ao texto, porém que no final convergem para um mesmo final.

Fiquei meio perdido quando os pontos começaram a se ligar, relendo as páginas com expressões do tipo “What?” procurando se eu havia perdido alguma coisa. Essa é uma reação comum diante das obras do Adams, por mais que você se concentre na trama, ficará meio desorientado quando as revelações forem feitas. Não tem como ele não te surpreender, então não estranhe se acontecer o mesmo com você, isso faz parte da genialidade do Adams, e no futuro você verá o quanto o que você leu pareceu o trabalho de um louco no passado e agora é algo incrível.

Senti falta de uma personagem feminina mais ativa no livro, aliás, isso é algo comum que reparei nos livros que li do Douglas. O foco é sempre nos personagens masculinos, as mulheres são fortes e com personalidades marcantes, porém geralmente são deixadas de lado.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a ausência do Dirk em boa parte da trama. Tendo em vista o título da obra e a sinopse, imaginei que nós o teríamos desde o princípio, porém levamos vários capítulos para conhecê-lo. Eu diria até que ele não é o protagonista, sabemos que o Richard é o principal, mas deduzi que o detetive faria par com ele, igual temos Arthur e Ford em o Mochileiro. Ainda assim ele é marcante, alguém completamente irreverente, nunca vi nenhum personagem tão importante em uma obra com uma personalidade como a dele.

Embora o livro seja pequeno, em determinados momentos ele se tornou um pouco cansativo. Explico: como eu disse anteriormente, Adams usa de elementos que transformam cenas e diálogos frívolos em essenciais para o enredo à medida que a história avança. Num primeiro momento parece bobagem e que ele só quis inserir mais palavras para o livro não ficar tão fino, e depois nós constatamos que não. Todavia, ainda assim, há certos diálogos e cenas que, por mais engraçados que possam ser, fazem você se perguntar: precisava mesmo ter estendido tanto essa conversa?

É uma leitura leve, você precisa ficar atento à trama para compreender as reviravoltas no final? Precisa, e como precisa, porém mesmo assim o Douglas certamente conseguirá te deixar perdido, então é um livro para você relaxar após um dia cansativo e estressante, para dar boas risadas e esquecer os problemas. Além de ter o prazer de conferir o trabalho de um gênio da literatura mundial.

Adriana Scarpin 27/07/2016

É uma ficção-científica-espírita (rá!) divertida com o melhor daquele humor ferino que só o Douglas Adams tem, mas achei bem aquém daquela coisa extraordinária que é a série do Guia.

Marcos 15/04/2016

Richard MacDuff e Susan Way namoram. Ele leva uma vida normal: trabalha com engenharia da computação e sempre teve um comportamento muito pacato. Até que um dia ele surta e resolve ligar para a namorada. Como ela não atende, ele deixa um recado muito louco em sua caixa de mensagens, mas em seguida se arrepende do que fez. Ao perceber a mancada, ele resolve escalar o prédio dela e entrar em seu apartamento, pela janela, para apagar a gravação.

Porém, nesse momento Dirk Gently, um detetive particular e amigo de faculdade de Richard, está observando os arredores com seu binóculo. Ao observar a cena ele resolve investigar o que o ex-colega está fazendo ali. Com o desenrolar da história e o aprofundamento das investigações. Dirk começa a fazer conexões entre a mensagem secreta e o assassinato de Gordon Way, irmão de Susan. Logo, Richard se tornará o principal culpado do crime.

Agência de Investigações Dirk Gently é o primeiro livro de uma duologia deixada por Douglas Adams, antes de morrer. O autor é conhecido pela série Guia do Mochileiro das Galáxias e estima-se que ele escreveria novos volumes dessa série posteriormente, o que infelizmente não foi possível. Uma das características das narrativas desse autor está no uso (e abuso) do non-sense e da grande força de comunicação com o público nerd, com grandes referências a este universo.

Sempre tive vontade de ler Guia, mas como sempre gosto de começar um autor pelos livros menos badalados dele, resolvi pegar Dirk Gently para ler. Infelizmente essa não foi uma leitura que me agradou, pelo contrário, pedia a cada página que a leitura se acelerasse e que eu conseguisse terminar o livro o quanto antes.

A escrita de Adams é muito descritiva e arrastada, o que torna a leitura extremamente maçante. Ele usa de poucos diálogos e longos parágrafos para resolver suas cenas. Outro ponto que não me cativou no livro foi o uso do non-sense ou da chamada "literatura do absurdo", gênero em que coisas e situações absurdas podem acontecer a qualquer momento em qualquer cena. Nunca gostei muito desse recurso de escrita dos autores, sempre acho que, com inteligência, é possível passar a mesma mensagem de forma clara, sem precisar de alegorias estapafúrdias. No caso desse livro, Douglas o utiliza no grau máximo, o que acabou fazendo com que eu não me agradasse nem um pouco.

Ainda darei uma nova chance ao autor com Guia dos Mochileiros, ainda quero lê-lo, mas aconselho para quem, assim como eu, não gostar desse estilo de escrita, que esteja preparado antes de começar a leitura.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/03/resenha-agencia-de-investigacoes.html
Nanda 20/11/2016minha estante
undefined

Guilherme.Ballas 28/03/2016

Incrível!
Douglas Adams era incrível... Não tem como achar o contrário.
Assim que eu acabei de ler, não entendi kkkkk pra variar. Fui ler outros livros, depois de dois livros voltei e li esse livro desde a metade até o final para tentar entender e pegar o que eu deixei escapar.
à incrível, sem mais.

Ricardo 16/02/2016

Enfim consegui
Faltavam quatro horas para começar o casamento de alguns amigos da minha família. Meus pais seriam padrinhos, eu cantaria, minha irmã entraria com as flores e mesmo assim eu não tinha nem roupa pra ir. Corri para o shopping, mas como sou indeciso, tive que esperar meu pai chegar lá para conseguir escolher um simples sapato. Enquanto aguardava a chegada do meu velho, passei na livraria e fui olhar as estantes. Primeira coisa que vi foi o livro “Salmão da Duvida” do nosso querido Doug, mas o que realmente me chamou a atenção foi este outro incrível livro e acabei comprando-o.

O livro narra varias situações que você, na verdade, não espera que vá chegar na conclusão que os capítulos finais narram. Todos os desfechos são simples e fáceis de entender e isso torna o livro muito relaxante e gostoso de ler. Douglas Adams fez ótimas referencias ao longo da história e construiu muito bem os personagens.

Li quase metade do livro esperando no shopping, rindo bobamente e totalmente distraído. Este é o livro certo pra você que quer ter uma boa leitura rápida, inteligente, relaxante e divertida.

OBS: saliento que eu estava um tempão (quase 1 ano) sem fazer uma boa e completa leitura, ganhei e comprei ao todo 15 livros nesses últimos 12 meses e nenhum me prendeu, só DUNA de Frank Herbert. Se este é o seu caso também, leia “Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently”!.

Alyne Rosa 15/02/2016

Tipicamente Adams
Não me surpreenderia se descobrisse que Douglas Adams escreveu este livro só com o intuito de chamar Coleridge de drogado e confuso.
Guilherme.Ballas 24/03/2016minha estante
Oi! Tudo bom? Alyne eu li o livro e não consegui entender a parte do poema kkk será que você poderia me explicar o que entendeu? Kkk beijos!

Luz 10/02/2016

Douglas Adams sendo Douglas Adams
Agência de investigações holísticas é um livro que tem a assinatura de Douglas Adams, com explicações malucas e reviravoltas malucas também, mas que no final, diverte e te faz querer mais e mais. Não é um "Guia", mas é uma aquisição que não pode faltar na leitura de quem é fã do autor.

Paulo 24/01/2016

Dirk Gently é Douglas Adams cuspido e escarrado. Se tem alguém que consegue escrever uma história tão sem nexo nexo mas que ao mesmo tempo tem uma narrativa profunda
e intrincada é ele. Esta aí Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently pra provar. Quem nunca leu nada do autor antes, talvez estranhe o começo do livro. A história começa um tanto quanto desconexa, com muitos personagens e situações novas sendo introduzidas ao mesmo tempo, mas NÃO ENTRE EM PÂNICO, pois absolutamente tudo se encaixa no final (estamos falando de holística), e de uma forma tão brilhante que você vai querer reler toda o livro na mesma hora, pra pegar todas as referências perdidas. A história é muito engraçada, cheia de referências, piadas agressivas, questionamentos sutis e não sutis a questões culturalmente enraizadas na sociedade, mais piadas, algumas passagens totalmente sem sentido, e um protagonista muito intrigante que só aparece lá pra página 100. Ah, como eu adoraria ver uma série protagonizada por seus casos.
Enfim, este livro pode não ser tão brilhante quanto o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas todo o humor ácido e as referências bizarras do autor se fazem presentes em sua melhor forma.
ravany 15/12/2016minha estante
Viu que a netflix atendeu seu pedido?

Nath @biscoito.esperto 17/01/2016

Para ser completamente honesta, eu tinha expectativas bem baixas em relação a este livro. Sou fã de carteirinha do Douglas Adams, sou apaixonada pelo Guia mas, além disso, também sou muito fã da pessoa que o Douglas era. Quando li a biografia dele escrita pelo Neil Gaiman (Não Entre em Pânico) e O Salmão da Dúvida, eu tive certeza de que queria ser uma escritora igual a ele: completamente original e criativa, irreverente, com uma vida intensa e interessante e capaz de cativar fãs ao redor do mundo com minhas histórias.

A questão é que eu acredito que existe um limite de espetacularidade que uma pessoa pode alcançar. Se você é um escritor e escreve dez livros, pelo menos um deles tem que ser menos bom (eu não diria RUIM, pois ruim é uma palavra muito forte... vocês entenderam). Mas Douglas Adams, como já era de se esperar, não segue as regras da probabilidade e foi capaz de escrever um livro espetacular mesmo já tendo outros livros espetaculares em dua bibliografia.

A única pessoa capaz de escrever um livro tão sem nexo mas que ao mesmo tempo tem uma história profunda e intrincada é o Douglas Adams, e ele provou isso em Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

O livro conta a história de Richard, um homem completamente normal e com problemas de pessoas completamente normais que, de um dia para o outro, esbarra numa espiral de maluquices envolvendo um Monge Eletrônico de outra dimensão, um investigador maluco que não liga exatamente para resolver um mistério, mas entender todas as FACETAS do mistério, um fantasma em fase de testes, idosos sem noção das coisas e viajem no tempo/espaço. E, é claro, um sofá entalado.

O livro é bem curtinho e não quero dar spoilers, só queria pontuar que a história é MUITO engraçada, você ri praticamente o tempo todo durante a leitura e, a pesar de alguns personagens e acontecimentos parecerem desconexos, absolutamente TUDO se conecta no final (estamos falando de HOLÍSTICA) e você fica de queixo caído! Acho que Dirk Gently daria um excelente seriado, para ser sincera...

Enfim, se você tem medo de que este livro não seja tão bom quanto O Guia, peço gentilmente que NÃO ENTRE EM PÂNICO e aceite que nada vai ser tão bom quanto O Guia. Mas lembre de que este livro foi, afinal, escrito pelo Douglas Adams e é uma obra espetacular, que merece atenção. É divertido, de bugar o cérebro e tem mistério e suspense.

O que mais a gente pode esperar de um livro?

site: www.nathlambert.blogspot.com
Marina516 06/12/2016minha estante
undefined

Raniere 11/01/2016

Todo o humor ácido de Douglas Adams em Agência de Investigação Holística Dirk Gently
“Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” — Douglas Adams

Acharam esta frase exagerada? Pois ela descreve exatamente o livro Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently, de Douglas Adams, o célebre autor do Guia do Mochileiro das Galáxias (se você não conhece esta “trilogia de cinco”, deveria se envergonhar e lê-la o mais rápido possível). Para facilitar a compreensão da descrição de Adams, vamos falar sobre o enredo deste livro (sem spoilers, eu juro! Vou me ater à contracapa do livro):

Nesta comédia extremamente sarcástica, irônica e debochada, Richard MacDuff é um engenheiro de computação excêntrico, que namora Susan Way, a irmã de seu chefe (também excêntrico). Após, tentando consertar um erro que cometeu com sua namorada e salvar seu relacionamento, Richard acaba enviando para secretária eletrônica de Susan uma mensagem que pode piorar sua situação. Ao se dar conta do próprio erro, Richard resolve fazer a coisa mais lógica possível: escalar o apartamento de Susan e roubar a fita com a gravação de sua mensagem. Antigo colega de faculdade de Richard, o detetive vigarista Dirk Gently, acaba avistando-o acidentalmente, enquanto bisbilhotava a vizinhança com um binóculo, e resolve ajudá-lo. Porém, acaba descobrindo uma conexão com a atitude de Richard e o assassinato recente de seu chefe e cunhado, Gordon Way. Os personagens, então, acabam se envolvendo numa trama policial que envolve viagens no tempo, o fantasma de Gordon Way (QUE HORROR!) e o programa de computador criado por Richard, que gera gráficos musicais (e que não tem relevância alguma na história).

Como podem ver: é cômico, musical, romântico, policial, e tem horror, viagens no tempo, fantasma e detetive. Mas por que “colossal épico”? Porque sim!

Assim como no Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams debocha de diversas questões culturalmente enraizadas na sociedade (como a religião), da polícia inglesa, dos títulos ostentados pelas pessoas, das instituições de ensino, etc., em Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently. Com descrições competentes e várias comparações esdrúxulas (como comparar o jeito de andar de um personagem ao de uma “garça ofendida” — como diabos uma garça ofendida anda??? Como diabos uma garça ofendida se parece (além de se parecer com uma garça)??? — Adams escreve um “colossal épico” com personagens bem cativantes (o que esperar do autor que criou Zaphod Beeblebrox e Arthur Dent?), um enredo complexo, com vários pequenos detalhes importantes espalhados por todas as suas páginas, e um humor deliciosamente ácido. Algumas piadas o leitor só consegue entender horas depois da leitura, quando está fazendo alguma coisa qualquer e a lembrança do trecho do livro vem à sua mente. Portanto, você que vai ler este livro, esteja preparado para um ataque de riso aleatório na rua, em uma entrevista de emprego ou em uma reunião com seu chefe.

É desnecessário dizer que Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently é indispensável para todos os fãs de Douglas Adams. É o mesmo que dizer para você, mochileiro, para nunca se esquecer de sua toalha, ou alertá-lo para nunca escutar um poema Vogon (a não ser que você goste de agonizar sofrendo a pior tortura do Universo). Na verdade, este parágrafo inteiro foi desnecessário e inútil, pois eu falei apenas o que não precisava ser dito.

site: encontrosliterarios.com.br