A Costureira de Dachau

A Costureira de Dachau Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

GNV 25/02/2021

Costurando histórias
Como a maioria dos livros que se passam na II Guerra Mundial, é angustiante ver como a história se desenrola e as injustiças cometidas contra a protagonista.

Heloisa.Chaim 21/02/2021

Enredo maravilhoso!
O livro usa como plano de fundo a segunda guerra, mas a história em si é ficção. Com muitas reviravoltas, a história de prende de um jeito inimaginável! Acho que nunca li um livro tão rápido na vida (em dois dias), não conseguia larga-lo até saber o que ia acontecer.
Super indico a leitura!

Anaise 10/02/2021

Emocionante
Não tem como não se emocionar com a história de Ada, uma mulher sonhadora que é obrigada a amadurecer após se relacionar com Stanislau e se ver prisioneira na Guerra.

Ada é uma personagem muito humana, ao ler o livro você sente as dores da perda, rejeição junto com ela, as angústias e medos, e torce até o fim para que Ada consiga seu final merecido!

Todos deveriam conhecer a história de Ada, incrível e inesquecível!

@pelamente.psique 25/01/2021

A costureira de Dachau
Resenha (Livro) A Costureira de Dachau - Mary Chamberlain
?Esta é a história de Ada Vaughan, uma jovem e ambiciosa londrina que aos 18 anos tem o sonho de se tornar uma mulher da alta sociedade.
?Ela é talentosa e está ganhando habilidade costurando para a Madame B. A jovem a admira e inveja sonhando um dia ter dinheiro e prestígio.
?Ada conhece Stanislau, um homem mais velho que se auto intitula um Conde Húngaro e a conquista rapidamente levando-a a jantares em restaurantes sofisticados.
? Stanislau a convida para conhecer Paris e promete que Ada fará dança na cidade francesa. Apesar do alerta de todos sobre as possíveis más intenções do homem e da iminente guerra, Stanislau faz com que ela acredite de que os rumores são infundados e os dois partem rumo à Cidade Luz.
?A Alemanha concretiza a invasão anunciada e Ada conhece rompantes do verdadeiro Stanislau que já não é mais o homem doce e rico que ela conheceu. Com o avanço da guerra , eles fogem para a Bélgica onde o Húngaro a abandona.
?Sem dinheiro, conhecidos e sem falar o idioma local, um convento é o único lugar onde Ada consegue abrigo, mas logo as freiras estrangeiras são levadas pelos nazistas para a Alemanha.
?À princípio sua função e das demais irmãs é cuidar dos doentes e idosos, mas descobrem suas habilidades e Ada é transferida para Dachau e é obrigada a costurar para as mulheres da elite alemã nazista.
?Confesso que a história me decepcionou um pouco, principalmente em seus acontecimentos finais. Custei a acreditar nas escolhas e justificativas apresentadas como desfecho.
?Ainda assim, é um bom livro, a escrita é fluida e a história emocionante. Conta pra mim se você já leu esse livro e se gostou dos títulos que apresentei esse mês que falam sobre a guerra, o Holocausto e suas vítimas.

Go vegan 17/01/2021

Legalzinho...
O livro até consegue prender a atenção, mas cobra caro por isso, não sei se vale a pena

Kleice 16/01/2021

Uma sucessão de péssimas escolhas.
Leitura fluída, rápida e com mt história.

Fernanda.Lima 14/01/2021

A Costureira de Dachau
Esse livro é surpreendente, gostei do início ao fim. Super recomendo.

Janine 22/12/2020

Livro desgraçado!! Acabei de ler e estou com vontade de jogar no mato de tanta raiva. Como pode alguém cometer tantos erros absurdos como essa Ada. Isso não é ser ingênuo, é ser besta demais. O sofrimento dela é autêntico mas ela só se enrola mais em cada pedaço do livro. O final foi a gota de desgraça que coroou uma vida de desgraça. Raiva define o meu sentimento por esse livro!

Raquel 14/12/2020

"Uma aeronave sobrevoando emitiu um zumbido rítmico, como uma vespa gigante. E voou baixo o suficiente para Ada distinguir uma suástica na causa, a cruz na lateral e a forma fantasmagórica do piloto na cabine. Momentos depois houve uma explosão… (…) Ouviu um ruído. Acima dela um prédio estava desabando, um gigante com joelhos estilhaçados, caindo em uma névoa densa de escombros.”

Jéssica | @jehbreda 28/11/2020

Um fantasia muito próxima da realidade
A história deste livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Ada é uma jovem (fictícia) apaixonada pela costura que tem o sonho de ser uma modise. O problema é que com a juventude e a mente sonhadora vem a inocência vê a ingenuidade.

A guerra está longe, não era real. Mas, foi. Foi real e dolorosa. E deixou consequências e marcas que Ada fez de tudo para apagar. Mas, a sociedade, abutre e misógina, disfarçada com seus princípios e falsas morais pode ser mais cruel que Hittler.

Vale a pena se aventurar.

Juliana Esgalha @juesgalha 16/11/2020

Uma história sofrida, triste e cruel assim como é qualquer coisa relacionada a Segunda Guerra Mundial. Esse livro foi citado no grupo literário e eu já tinha ele na minha lista de leitura há muito tempo. Em 2011 quando eu fiz meu mochilão pela Europa e passei por Munique, eu também visitei Dachau. Não estava no meu roteiro de viagem, mas fui mesmo assim e visitar um campo de concentração é uma experiência tão marcante e dolorosa que eu lembro desse dia até hoje.

Dachau foi o primeiro campo de concentração nazista e aprisionava políticos, homossexuais, padres, bispos, ciganos e deficientes. Trabalhos forçados, assassinatos, inanição, torturas e doenças é ainda o “mínimo” a se mencionar sobre o que aconteceu dentro desses campos. 206 mil pessoas passaram por Dachau e segundo registros históricos estimam-se que cerca de 32 mil pessoas morreram ali, mas esse numero pode ser ainda muito maior. Dachau foi libertada pelo Exército dos EUA em abril de 1945.

Embora Ada Vaughn seja uma personagem fictícia, o horror da guerra detalhado é bem real. Ela não viveu diretamente no campo de Dachau, mas sim na casa do comandante do campo o que não quer dizer que isso tenha sido menos sofrido para a personagem e pode-se dizer que Ada sentiu o sofrimento da guerra do primeiro dia, até literalmente o ultimo, sobrevivendo a condições insalubres, cruéis e totalmente desumanas.

O livro é dividido em 2 partes: a primeira na guerra e a segunda quando Ada volta à Londres e começa aos poucos reconstruir a sua vida e, infelizmente, nem de longe isso foi mais fácil pra ela. As coisas vão acontecendo e de repente tomam um rumo que nenhum leitor gostaria ou esperava ler, afinal de contas, depois de tanto o sofrimento a gente sempre espera por uma vida melhor pro personagem, mas como já disse aqui: isso é bem difícil nos livros de Segunda Guerra. Muitas resenhas que li do Skoob, os leitores se queixaram do final e eu também não gostei, eu esperava por outra coisa, mas com o rumo que a história tomou e principalmente pelo que autora explica em uma nota no final do livro, não haveria realmente como ser diferente.

Pra quem se interessa por esse gênero, eu recomendo a leitura.

site: https://shejulis.com/livro-a-costureira-de-dachau/

Aline Kotz 31/10/2020

A Costureira de Dachau :: Mary Chamberlain
Uma sonhadora. Inocente e apaixonada. Essa era Ada Vaughan que viveu os horrores da guerra, por acreditar em uma paixão que na verdade, nunca existiu.

Beatriz 26/08/2020

Um livro de leitura fácil, apesar da autora ser altamente descritiva. Conta a história sofrida de Ada, uma mulher forte que viveu as dores da segunda guerra mundial e a luta por ser mulher em 1940.
Sobre o final, no inicio fiquei um pouco decepcionada mas ele não poderia ser outro.
Dessa 26/08/2020minha estante
Tô com ele aqui pra ler... vou por na minha meta de leitura... Eu li já canções de ninar de auschwtiz e a mulher do oficial nazista muito bom os dois...

Beatriz 26/08/2020minha estante
Esses dois estão aqui também pra ler, vou ler um romance pra dar uma relaxada hahah e depois vou começar um deles! Você vai gostar desse.

Dessa 26/08/2020minha estante
É eu tbm tive q fazer isso... nossa muito triste os livros... mais ensina muita coisa pra gente... dar valor as coisas que temos...tu vai amar os outros 2 tmb...tu comprou aquele que vinha 4 juntos?

Beatriz 26/08/2020minha estante
Sim... apesar de serem triste nos ensina coisa demais! Eu gosto mt de leitura que trata sobre q segunda guerra por isso! Foii, comprei esse combo.