A costureira de Dachau

Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Kellynha 20/04/2018

Esperava mais da história
Consegui terminar de ler o livro na segunda tentativa... na primeira parte do livro adorei! Sofri cada momento com a Ada, admirada por sua força e fé por tanto sofrimento. Porém na segunda metade, desgostei tanto da narrativa quanto da história, pelo rumo que levou. Mas valeu a leitura!

Deise.Maria 07/06/2018

Revoltante!!
Nao tenho palavras para descrever o final desse livro, alem da pessoa lutar pra sobreviver a uma guerra, a frustração de ser enganada por um homem, perder um filho ainda teve que lidar com as injustiças que o abandono na guerra le trouxe. E muita coisa pra pessoa lidar gente.

Marga Maciel 25/02/2024

Escolhas
Ada Valgan encontra o "amor" de sua vida.

Durante a leitura eu as vezes sentia vontade de dar uns tapas nela, para ver se acordava para a realidade enquanto ainda havia tempo, depois essa ira se transformou em compaixão. As vezes nos colocamos em situações que poderiam ser evitadas se déssemos ouvidos às pessoas que nos amam e nos cercam.
Ao final da história fiquei me perguntando se fosse um homem no lugar dela, teria o mesmo destino? Teria sido julgado por lutar como pode por sua sobrevivência? Ela só fez a escolha errada no passado.

Eliane Maria 07/07/2019

O que achei do romance
Muito bem narrado, prende a atenção do leitor. Dei 5 estrelas, apesar de não ter gostado do final.
Marli.Ramires 29/07/2019minha estante
Acredito que esse final tem uma lógica não romantizada.

Mayara.Siqueira 30/07/2019

Não gostei do livro
Não gostei desse livro, achei que ia gostar por falar da segunda guerra mundial e retratar o que acontecia lá.
Mas a personagem é tão ingênua que irrita, faz coisas erradas como desculpa que não sabia ou que é só por um tempo.
Imaginei tambémque poderia parecer com Tempo entre Costuras, mas não pareceu e eu gostei muito do Tempo entre Costuras.

Patty 16/09/2019

A Costureira de Dachau nos apresenta a jovem inglesa Ada Vaughan de apenas 18 anos que sonha em ser estilista e ter sua própria grife, até que conhece Stanislaus e se apaixona, porém começa a Segunda Guerra Mundial e Ada acaba prisioneira na casa do comandante do campo de concentração em Dachau.
Tanto Ada quanto toda a história é pura ficção, mas a autora usou de alguns fatos reais da Segunda Guerra para se inspirar e criar a narrativa.
O livro demorou um pouco para me prender, mas depois fluiu de forma que eu não queria mais largar.
Mary Chamberlain escreve de uma maneira que tudo poderia ser bem real, nos fazendo pensar que Ada poderia ter existido de fato e vivido tudo aquilo durante a guerra e posteriormente.
Para quem, como eu, está acostumada a ler relatos de sobreviventes da 2a Guerra logo percebe que a coisa toda é fictícia, mas vale pela história em si que soube prender a atenção e nos faz pensar que provavelmente deve ter existido muitas Adas reais, que nunca tiveram suas histórias contadas.

Adri.RMonteiro 29/10/2019

Lindo!
Gostei muito! Dá vontade de largar só quando se encerra a leitura. Lamento muito por todo sofrimento de Ada Vaughan... Ela foi inocente do início ao fim.

Rose @leiturasda_rose 05/01/2020

Que preço você estaria disposta a pagar para realizar um sonho?
Esse livro conta a historia de Ada Vaughan, uma jovem sonhadora de apenas 19 anos de idade. Ada trabalha como costureira, tem um dom natural para costura e sonha em abrir sua própria loja, uma jovem cheia de sonhos e ambições. o que Ada não sabia era que sua vida estava prestes a mudar, porem de uma forma trágica.
Um homem que se diz ser um conde, aparece em sua vida fazendo juras de amor, Stanislau um homem aparentemente rico e sedutor a conquista totalmente e convence ala a passar alguns dias em Paris, mesmo não conhecendo nada sobre a vida de Stanislau aceita o convite e viaja escondido de sua família mesmo com rumores de estourar uma guerra.

Com a Eclosão da Guerra e presa em Paris e com sua vida em risco Ada descobre que foi enganada e iludida pelo homem a qual se apaixonara. E pra completar o terror Stanislaus à abandona em Namur na Bélgica, sozinha e com ameaças de bombas caindo a qualquer momento. Infelizmente ela não tem tempo de ficar chorando, pois precisa sobreviver, consegue abrigo em um convento, onde não permaneceu por muito tempo, pois levada a cativeiro, não em campos de concentração e sim de um soldado cruel que o mantinha presa e obrigava ela a costurar em um quartinho pequeno e escuro. No final da guerra foi resgatada e levada novamente para junto das freiras onde fica ate se recuperar para voltar para Londres, voltar para casa.
Ada ainda movida pelo sonho de ter sua própria loja comete um erro, ou por ambição ou ingenuidade não consegui saber ao certo, pois estar em meio a tanto sofrimento causado por uma guerra e por uma decepção amorosa pode mudar a pessoa.

Na minha opinião Ada era uma mulher sonhadora e ingenua que se deixou levar, o queria era realizar seu sonho de se tornar uma pessoa bem sucedida, porem se não é fácil ser uma mulher independente hoje imagina naquela época. Ada criou um mundo na cabeça que era incompatível com o momento da época.
Se você estiver procurando um rimance no estilo contos de fadas não recomendo esse, mas se você como eu gosta de uma historia com um cenário de fundo a segunda guerra vai gostar.
Essa historia é bem próxima da realidade de muitas mulheres apaixonadas e sonhadoras que são enganadas e destruídas apenas por sonharem com sua independência e liberdade.

site: instagran: @leiturasda_rose

06/04/2020

O final é decepcionante. Descreve a história de uma mulher escravizada pelo regime nazista. Esperava mais.

Abreu24 29/06/2020

Escolhas
Qual o poder das escolhas?
É isso que o livro aborda, tendo como palco a Segunda Guerra Mundial.
Durante a leitura um misto de sentimentos invadiu o meu ser.

Heloisa.Chaim 21/02/2021

Enredo maravilhoso!
O livro usa como plano de fundo a segunda guerra, mas a história em si é ficção. Com muitas reviravoltas, a história te prende de um jeito inimaginável! Acho que nunca li um livro tão rápido na vida (em dois dias), não conseguia larga-lo até saber o que ia acontecer.
Super indico a leitura!

GNV 25/02/2021

Costurando histórias
Como a maioria dos livros que se passam na II Guerra Mundial, é angustiante ver como a história se desenrola e as injustiças cometidas contra a protagonista.

Karinabparaujo 04/05/2021

Apesar de ser uma história fictícia nos faz imaginar quantos tantos outros horrores seres humanos não foram sujeitos a passar por coisas assim e até piores.
Chorei em vários pontos no livro, mas o final me entristeceu.
O tipo de livro que vale a pena ser lido, porém uma única vez!