A costureira de Dachau

A costureira de Dachau Mary Chamberlain
Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Glauce 18/04/2021

Mary Chamberlain equilibrou perfeitamente fatos e personagens reais à história da costureira Ada Vaughan, personagem fictício que conta as mazelas da vida como prisioneira durante a Segunda Guerra Mundial.
Recomendo demais!

Karinabparaujo 04/05/2021

Apesar de ser uma história fictícia nos faz imaginar quantos tantos outros horrores seres humanos não foram sujeitos a passar por coisas assim e até piores.
Chorei em vários pontos no livro, mas o final me entristeceu.
O tipo de livro que vale a pena ser lido, porém uma única vez!

Lidiane.Febras 22/11/2021

Por um simples vacilo, Ada teve consequências irreparáveis. Uma história que nos faz refletir como que cada decisão pode mudar uma vida inteira. Um livro impressionante.

patriciasortsac 01/02/2022

Intenso, prende a atenção. Uma narrativa de dor e sofrimento em busca da liberdade. Gostei bastante. O final surpreende. Recomendo.

Roberta.Rozin 14/05/2022

Fora da zona de conforto
Foi uma leitura densa, triste, pesada e me manteve grudada no livro até o final da história.
A autora conta a trajetória de Ada uma menina que aos 19 anos se encanta por um homem mais velho, traiçoeiro e manipulador.
Ela deixa para trás sua família humilde para viver um sonho de conhecer Paris.
Mas no meio do sonho a Segunda Guerra estoura.
Daí pra frente, meus amigos, começa todo o desenrolar da guerra, muita desgraça, tudo muito desumano e cruel.
Aí o coração vai para na boca e não consegui deixar a Ada sozinha.
É tanta situação feia que em muitas páginas o nó na minha garganta não se desfazia de maneira nenhuma.
Achei que seria uma leitura lenta mas foi o contrário, li em dois dias.
Para quem for ler o meu conselho é, preparem o coração e o estômago.
Fui retirada da minha zona de conforto.

Ana 18/07/2022

Tendo a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo deste romance, as histórias e as personalidades dos personagens são fictícias, mas poderiam não ter sido, são fatos muito factíveis de terem ocorrido, tão bem formada é a estória. Foi um livro fácil de ler, fácil de se aproximar da personagem e sentir as suas angústias e sofrimentos. Em vários momentos me senti angustiada junto com Ada, ela facilmente parece alguém próximo, conhecido de um conhecido. O final simplesmente acabou com meu psicológico.

mariahlemos 03/08/2022

Impactante!
Que livro impactante! Nada de romance, mas muita realidade cruel do ponto de vista de uma mulher. Muito sofrimento e uma voz não ouvida. É assim que Ada Voughan retrata a sua história. Um livro de muito aprendizado e lições. Eu amei!

Larissa2888 26/11/2022

Amor e guerra
Comecei esse livro apreensiva, por todo o contexto de guerra. Obviamente que sofri com a personagem? mas me apaixonei por esse livro e se tornou um dos meus favoritos com base em cenário da 3ª guerra. Ada é uma personagem forte, guerreira, ambiciosa e que apesar de todas as dificuldades, nunca desistiu de chegar em seus objetivos.
Fiquei surpresa com o final, (na verdade acho que já imaginava o que iria acontecer, só não queria acreditar), mas diante de todo o contexto, foi uma bela história.

Gomor 12/03/2023

Ada Vaughan era uma moça inglesa com muito talento para a costura, que sonhava em ter seu ateliê. Ela conhece Stanislaus e se apaixona por ele. Faz a moça abandonar sua família e ir com ele a Paris, porém a Segunda Grande Guerra se inicia e ela não consegue voltar para a Inglaterra. E a partir de então, ela passa por muitos perrengues. Já li livros melhores, mas vale pela escrita.

Rebeca.Bueno 13/03/2023

Surpreendentemente
Uma mulher traída e abandonada que precisa sobreviver em meio ao caos da maior guerra do mundo. Dos encantos de Paris para o campos de concentração.

Chenara 27/07/2023

Personagens imperfeitos
É estranho quando a história não termina como gostaríamos, esse livro nos faz pensar como agiríamos em tempo de guerra, como eu seria sob a pressão de uma guerra e comandos nazistas? E bem fácil imaginar sentada no sofá confortável, imagino que so quem viveu uma guerra ou sofreu por ela possa responder. Ada e a personagem mais humana que eu vi, tem ambições, quer mais da vida, por que não??! E tenta de todos os modos alcançar isso, em uma época em que mulheres eram diminuídas ao extremo, sem voz, sem poder, sem razão, e com o advento da guerra mesmo depois de acabada lida com todas as cicatrizes e feridas que muitas vezes não se fecham.

Lissa 14/10/2023

Leitura impactante
Inicialmente pensei que fosse um simpes romance, mas o livro me pegou realmente de surpresa. A personagem principal, Ada, é uma jovem ingênua e cheia de sonhos, acaba se relacionando com um homem sem caráter. O decorrer da história chega a ser pesado, em determinados momentos conseguir me sentir no lugar de Ada. É uma leitura fluida, mas com muitos detalhes, a única coisa achei mais arrastada foi o final, me pareceu que a autora não soube exatamente o que queria e acabou tentando mudar um pouco o foco, mas não saiu completamente de contexto.

Marga Maciel 25/02/2024

Escolhas
Ada Valgan encontra o "amor" de sua vida.

Durante a leitura eu as vezes sentia vontade de dar uns tapas nela, para ver se acordava para a realidade enquanto ainda havia tempo, depois essa ira se transformou em compaixão. As vezes nos colocamos em situações que poderiam ser evitadas se déssemos ouvidos às pessoas que nos amam e nos cercam.
Ao final da história fiquei me perguntando se fosse um homem no lugar dela, teria o mesmo destino? Teria sido julgado por lutar como pode por sua sobrevivência? Ela só fez a escolha errada no passado.