A costureira de Dachau

Mary Chamberlain

Resenhas - A Costureira de Dachau

Lu Schiavon 31/12/2019

Último livro de 2019
A Costureira de Dachau, de Mary Chamberlein, conta a história de Ada Vaughan, uma jovem inglesa com muitos sonhos. É apaixonada pela costura e pelo mundo da moda. Entretanto, o peso de suas escolhas, a traição e o abandono que sofreu, a fizeram passar por diversas situações de muito sofrimento. Acredito que, para a personagem, a guerra que a deixou com mais cicatrizes foi a guerra que vivia com os fantasmas de seu passado e as escolhas que deveria ter feito e não o fez. A narrativa é incrível, não é possível parar de ler o livro. Ada é uma personagem incrivelmente real, cheia de sonhos, e que busca, durante toda a sua história, seguir em frente, sempre com esperança. O final do livro é chocante pois mostra o reflexo das injustiças que Ada sofreu. Um livro que, ao terminar de lê-lo, um monte de sentimentos inundam a nossa mente. Vale a pena a leitura!

Rose @leiturasda_rose 05/01/2020

Que preço você estaria disposta a pagar para realizar um sonho?
Esse livro conta a historia de Ada Vaughan, uma jovem sonhadora de apenas 19 anos de idade. Ada trabalha como costureira, tem um dom natural para costura e sonha em abrir sua própria loja, uma jovem cheia de sonhos e ambições. o que Ada não sabia era que sua vida estava prestes a mudar, porem de uma forma trágica.
Um homem que se diz ser um conde, aparece em sua vida fazendo juras de amor, Stanislau um homem aparentemente rico e sedutor a conquista totalmente e convence ala a passar alguns dias em Paris, mesmo não conhecendo nada sobre a vida de Stanislau aceita o convite e viaja escondido de sua família mesmo com rumores de estourar uma guerra.

Com a Eclosão da Guerra e presa em Paris e com sua vida em risco Ada descobre que foi enganada e iludida pelo homem a qual se apaixonara. E pra completar o terror Stanislaus à abandona em Namur na Bélgica, sozinha e com ameaças de bombas caindo a qualquer momento. Infelizmente ela não tem tempo de ficar chorando, pois precisa sobreviver, consegue abrigo em um convento, onde não permaneceu por muito tempo, pois levada a cativeiro, não em campos de concentração e sim de um soldado cruel que o mantinha presa e obrigava ela a costurar em um quartinho pequeno e escuro. No final da guerra foi resgatada e levada novamente para junto das freiras onde fica ate se recuperar para voltar para Londres, voltar para casa.
Ada ainda movida pelo sonho de ter sua própria loja comete um erro, ou por ambição ou ingenuidade não consegui saber ao certo, pois estar em meio a tanto sofrimento causado por uma guerra e por uma decepção amorosa pode mudar a pessoa.

Na minha opinião Ada era uma mulher sonhadora e ingenua que se deixou levar, o queria era realizar seu sonho de se tornar uma pessoa bem sucedida, porem se não é fácil ser uma mulher independente hoje imagina naquela época. Ada criou um mundo na cabeça que era incompatível com o momento da época.
Se você estiver procurando um rimance no estilo contos de fadas não recomendo esse, mas se você como eu gosta de uma historia com um cenário de fundo a segunda guerra vai gostar.
Essa historia é bem próxima da realidade de muitas mulheres apaixonadas e sonhadoras que são enganadas e destruídas apenas por sonharem com sua independência e liberdade.

site: instagran: @leiturasda_rose

06/04/2020

O final é decepcionante. Descreve a história de uma mulher escravizada pelo regime nazista. Esperava mais.

Abreu24 29/06/2020

Escolhas
Qual o poder das escolhas?
É isso que o livro aborda, tendo como palco a Segunda Guerra Mundial.
Durante a leitura um misto de sentimentos invadiu o meu ser.

Val 09/08/2020

Recomendo.
Mais uma história do tempo de guerra. Uma luta pela sobrevivência e esperança. Vale a leitura.

Go vegan 17/01/2021

Legalzinho...
O livro até consegue prender a atenção, mas cobra caro por isso, não sei se vale a pena

Heloisa.Chaim 21/02/2021

Enredo maravilhoso!
O livro usa como plano de fundo a segunda guerra, mas a história em si é ficção. Com muitas reviravoltas, a história te prende de um jeito inimaginável! Acho que nunca li um livro tão rápido na vida (em dois dias), não conseguia larga-lo até saber o que ia acontecer.
Super indico a leitura!

GNV 25/02/2021

Costurando histórias
Como a maioria dos livros que se passam na II Guerra Mundial, é angustiante ver como a história se desenrola e as injustiças cometidas contra a protagonista.

Karinabparaujo 04/05/2021

Apesar de ser uma história fictícia nos faz imaginar quantos tantos outros horrores seres humanos não foram sujeitos a passar por coisas assim e até piores.
Chorei em vários pontos no livro, mas o final me entristeceu.
O tipo de livro que vale a pena ser lido, porém uma única vez!

Lidiane.Febras 22/11/2021

Por um simples vacilo, Ada teve consequências irreparáveis. Uma história que nos faz refletir como que cada decisão pode mudar uma vida inteira. Um livro impressionante.

patriciasortsac 01/02/2022

Intenso, prende a atenção. Uma narrativa de dor e sofrimento em busca da liberdade. Gostei bastante. O final surpreende. Recomendo.

Roberta.Rozin 14/05/2022

Fora da zona de conforto
Foi uma leitura densa, triste, pesada e me manteve grudada no livro até o final da história.
A autora conta a trajetória de Ada uma menina que aos 19 anos se encanta por um homem mais velho, traiçoeiro e manipulador.
Ela deixa para trás sua família humilde para viver um sonho de conhecer Paris.
Mas no meio do sonho a Segunda Guerra estoura.
Daí pra frente, meus amigos, começa todo o desenrolar da guerra, muita desgraça, tudo muito desumano e cruel.
Aí o coração vai para na boca e não consegui deixar a Ada sozinha.
É tanta situação feia que em muitas páginas o nó na minha garganta não se desfazia de maneira nenhuma.
Achei que seria uma leitura lenta mas foi o contrário, li em dois dias.
Para quem for ler o meu conselho é, preparem o coração e o estômago.
Fui retirada da minha zona de conforto.

Ana 18/07/2022

Tendo a Segunda Guerra Mundial como pano de fundo deste romance, as histórias e as personalidades dos personagens são fictícias, mas poderiam não ter sido, são fatos muito factíveis de terem ocorrido, tão bem formada é a estória. Foi um livro fácil de ler, fácil de se aproximar da personagem e sentir as suas angústias e sofrimentos. Em vários momentos me senti angustiada junto com Ada, ela facilmente parece alguém próximo, conhecido de um conhecido. O final simplesmente acabou com meu psicológico.

mariahlemos 03/08/2022

Impactante!
Que livro impactante! Nada de romance, mas muita realidade cruel do ponto de vista de uma mulher. Muito sofrimento e uma voz não ouvida. É assim que Ada Voughan retrata a sua história. Um livro de muito aprendizado e lições. Eu amei!