Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Um Conto Sombrio dos Grimm

Jubisjuli 13/03/2024

Gratificante
Li ano passado, e me recordei dele agora. Utilizei ele para apresentar um seminário, onde falei sobre a real face dos contos de fada. A narrativa é bem diferente do que estou acostumada a ler,ao mesmo tempo que tem um toque infantil, traz aspectos macabros que com toda certeza uma criança sentiria medo. É realmente uma leitura rápida mas divertida de ler, no começo pensei muito se apresentaria o seminário com esse livro, mas fui a fundo e com certeza foi um dos trabalhos mais divertidos que já apresentei!

Caroline762 16/12/2022

Bem mediana
A história foi bem mediana, peguei no colégio. Achei que tem muita parte sangrenta do nada, tbm fiquei impressionada o quanto essas crianças conseguem se virar sozinhas.
Enfim não é ruim, mas também não é bom.

Ester 05/03/2022

Perfeito amei esse livro é tão diferente da história de João e Maria amei as partes que o narrador para a história pra interagir com os leitores. E sim a história é sombria então se você não gosta de ver pessoas sendo decapitadas então não leia esse livro??

Patty Lima 24/02/2022

Quem conta um conto...
"Continue lendo se tiver coragem", essa é a nota que introduz a narrativa e instiga os mais audaciosos ou talvez mais curiosos... E o texto segue, ora cômico ora trágico, às vezes, um tanto macabro. Forças malignas. Aventuras fascinantes do bem contra o mal. Narrativas surpreendentes, que empolgam e fazem com que fiquemos vidrados na leitura. Vontade era ler de um fôlego só. Esse não é bem aquele João dos contos de nossa infância, nem essa a Maria que deixou um rastro de migalhas devoradas pelos passarinhos. Aqui, apesar ainda serem crianças, tiveram que lutar contra bruxas, demônios e dragões... Mas o fim...ah, esse, eu deixo pra quando você tiver coragem de continuar a leitura...

Bia 14/11/2021

Gostei
Tem uma escrita leve, rápida, e a fonte da impressão é bem grande, então essas quase 300 páginas não dariam nem 200 em um tamanho normal.
A narrativa é um pouquinho assustadora, talvez uma criança pequena fique um pouquinho impressionada, mas não muito.
A melhor parte é o narrador, irônico e trágico, que lembra um pouco o Percy ou o Apolo de Rick Riordan.

skuser02844 15/05/2023

Que senso de humor único
Fantástico, espetacular, nunca pensei que gostaria tanto de um livro que li para trabalho de escola. Li bem rápido porque não conseguia parar, a ironia do narrador deixa a história ainda melhor. Como todo livro de fantasia, a história não faz muito sentido no começo, mas depois que você compreende os absurdos que acontecem, a leitura flui. Adorei, 5 estrelas.

Gveen 24/01/2023

Terror
Incrível como ao decorrer do livro, o autor conversa com o leitor, conta realmente partes mais reais, e nos tira daquele conto de fadas com "felizes para sempre".

llaarys 29/09/2022

Eu não poderia amar mais, mas se pudesse, amaria.
PERFEITO!

Amei ler a história, os contos são maravilhosos, bem conectados.
A escrita do autor é muito agradável, fácil, fluida. Original no que se propõe: aparecer na história para ler com você, comentar a história e palpitar. Foi uma experiência MARAVILHOSA, parecia que eu estava lendo com alguém ali. E de fato estava.

Sem falar sobre O MEU AMOR POR CONTOS DE FADAS, MEU AMOR PELOS IRMÃOS GRIMM.
Os contos de fadas desenharam a parte mais bonita do meu coração e sou eternamente GRATA por ter conhecido esse pedaço tão mágico e inestimável do mundo.

Obrigada pela companhia na leitura, Adam Gidwitz!

Fernanda 03/11/2022

O livro mas chatoo do anoo mas com um final legal ?
Eu ñ tenho dana a falar além de que eu odiei o livro achei ele meio chato entediante um livro que eu normalmente levaria 1 semana para termina eu levei 5 mêses .cr muito chatooooo, mas...
Até que o final eu achei legalzinho , e foi o final que salvou o livro pra mim .(traduzindo e atualizando vcs eu odiei, odiei o livro Quase todo mas.... Eu até que gostei do final) e é isso galerinha bjsbjs?

Erica.Donelli 07/08/2020

Um conto de terror
Eu sempre amei conto de fadas e todos os contos que quando se é criança todos escutam. Ler um livro que conta uma das historias que eu mais ouvi, mas de uma maneira tão diferente quanto essa é sensacional e muito significativo para mim

Ro15 25/11/2018

UM LIVRO NECESSÁRIO
Exatamente tudo que eu esperava desse livro maravilhoso ...humor negro e o sinistro bem contado?

Gabriel.Moreira 28/11/2022

Pesado...quero mais
Deisde João indo ao inferno até Maria se automutilando e cortando o próprio dedo esse livro é um prato cheio para crianças que não querem dormir por algumas semanas.
A premissa do livro é recontar o clássico "João e Maria" de um jeito tenebroso e apesar de ter momentos sombrios estes são quebrados pelos comentários aleatórios e o humor ácido do narrador as vezes(o que na minha opinião só melhora a experiência).
Acho que a cena que mas mexeu comigo foi a da porta do palacio da Montanha Cristal mais acho que muitas pessoas se incomodaram mais com o capítulo dos 3 fios dourados.
Não recomendo para crianças pequenas, leia se ousar!

Bruna 06/07/2020

DICA DE LEITURA
Resenha, com foto, postada no meu Instagram: @brunamhg
"É a história de duas crianças descobrindo o significado das coisas." – p.: 11
Você conhece a verdadeira história de João e Maria? Acho que não... 😏
🙋🏼‍♀️ O que seria uma leitura super tensa, torna-se algo divertido e inesperado!
Nunca li algo que fosse tão autêntico (apesar de ser a reescrita de um clássico).
Nesse maravilhoso livro, Adam Gidwitz nos mostra os verdadeiros contos dos Grimm.
Eles são originalmente divididos em fábulas, com o objetivo de educar as crianças.
Mas os Grimm não eram muito didáticos... então as histórias costumam ser violentas e bastante sangrentas para gerar medo (uma bela forma de educar... Não?).
Agora você se pergunta: "mas Bruna, por que esse livro é tão bom?"
🖤 Adam, ao reescrever os contos, pausa a história com comentários pessoais, onde ele faz alertas para partes assustadoras, ironiza momentos, tenta (inutilmente) alertar personagens sobre algo... E essa é verdadeira mágica do livro!
😉 no meu Instagram, a segunda foto mostra como esses comentários surgem ao longo das fábulas.
O senso de humor do Adam deixa a leitura sensacional e diferente de tudo que você já leu!
Em meio a isso, é bonita a forma como a moral de cada fábula surge. Porque, apesar de estar dentro do gênero da ficção, há proximidade com a realidade 🙃🤯
✒ O livro também possui ilustrações, que são um charme a parte.
O que diz a crítica:
✔ O livro foi considerado melhor do ano pela Publishers Weekly
✔ Foi escolha do editor pelo New York Times.
✔Um conto sombrio dos Grimm também recebeu resenhas positivas da Publishers Weekly e do School Library Journal.
✔"Um audacioso livro de estreia que é tão inteligente quanto engraçado." – Publishers Weekly
✔ Indicação de Bruna Gonzalez (eu, risos)

site: https://www.instagram.com/p/CCRj6vCAL7e/

Rafa Roseno 07/11/2020

Não consegui gostar desse livro. A forma de narrativa me fez lembrar de Desventuras em série (crianças enfrentando vários perigos e mantendo sua união acima de tudo, com um narrador dizendo o quão infeliz e desafortunadas elas eram), mas ao contrário desses 13 livros, esse não foi bem construído. Leitura cansativa e chata.

letty28 30/09/2020

A escrita de Adam Gidwitz é bem leve e fluída. O livro é facilmente lido em uma tarde.