Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Ana Carol 24/01/2024

Nunca fui muito fan de livros sobre guerra, os cenários horripilantes que são mostrados sempre mexeram muito comigo, mas quando comecei Toda a Luz Que Não Podemos ver fiquei totalmente envolvida.
A escrita de Anthony Doerr é tão rica e delicada que inspira esperança no final das contas.
Marie é uma personagem incrível e toda sua curiosidade e desenvolvimento.
Werner é um menino órfã que foi arrastado para guerra e muitas vezes via inocência em seu comportamento...
O momento em que a vida dos dois se entrelaça no livro é de um empolgação tremenda, mal pude conter a emoção.
E falando em emoção, o final do livro me arrancou lágrimas e me supreendeu a todo momento... O retrato fiel de um pós guerra e a consequências eternas que trazem para as pessoas.
Livro incrível e escrita mais incrível ainda!

Lu Labella 23/01/2024

Uma menina cega tenta sobreviver a guerra mundial na Alemanha de Hitler cheia de sonhos e medos longe de seu pai q sempre
Foi seu Porto Seguro.

MellNavarro 20/01/2024

Já estou para ler esse livro há muitos anos porque adoro livros que sao situados em ambientes de guerra, mas acabava que nunca entrava nas minhas metas do ano. Com o lançamento da série baseada, resolvi ler
E o livro não é nada do que eu imaginava e amei ser surpreendida!
É um livro que é muito visual, mesmo sem ter muita descrição
Os personagens secundários, como o tio Etienne são tão interessantes, que tornam história muito rica
Em uma narrativa que mistura passado com presente e futuro, somos inseridos na história de duas crianças/adolescentes que cresceram no ambiente da segunda guerra mundial, uma francesa e outra alemã
E tudo isso ocorrendo paralelo a um enredo envolvendo um raro diamante com mistérios que o rodeiam
Não é um livro de romance romântico, mas sim um livro sobre amor
Sobre memória
Sobre afeto
Sobre coragem, mesmo nos momentos de fraqueza

Lais.Souza 19/01/2024

Histórias e estórias sobre a segunda guerra são sempre um baque. Um dos períodos mais sórdidos da humanidade possui um fonte inesgotável de reflexões sobre a vida.ambos os lados foram afetados. E em algum ponto esse sofrimento converge.

Esse livro tem um ar de "a menina que roubava livros" "o menino do pijama listrado" e "Jojo Rabbit"

Em alguns pontos achei arrastado. a metáfora entre 20 mil léguas submarinas e a luta dos rebeldes é um ponto muito interessante.

AnieleVicentin 17/01/2024

O livro gira em torno de dois personagens principais: uma garota cega e um menino órfão, na época da segunda guerra mundial. Enquanto ela vive em Paris, ele passa a estudar em uma escola nazista, e torna-se um membro importante na guerra.
O desenvolvimento da historia dos dois personagens principais é bem gostoso de ler, porém, é um livro totalmente descritivo, torna a leitura maçante, não leria novamente.

Cassiane.Schultz 17/01/2024

Tinha tudo pra ser bom
Confesso que fiquei muito decepcionada, estava com muita expectativa nesse livro, e não estou dizendo que o livro é ruim, só não foi pra mim. Quem sabe em algum outro momento faça mais sentindo.

A premissa é muito boa, mas a escrita, meu Deus que pesadelo é extremamente descritiva e olha que eu gosto muito de livros lentos e com bastante descrição, mas esse não deu pra mim.

Teve momentos que eu estava só lendo, nada mais, não tinha emoção alguma, as vezes um parágrafo passava e eu nem absorvia o que li. Não me importei com o final, mesmo sendo triste e esse é o maior sinal de que não gostei da leitura.

matty0 16/01/2024

Me lasquei, como eu queria
Ok, se você for ler este livro procurando efetivamente um ROMANCE, casal, beijos e declarações
esqueça. você provavelmente vai se frustrar

há muito tempo eu procuro um livro como esse (desde que eu li o circo da noite, especificamente) com uma narrativa detalhada, lenta, e sensível, e eu encontrei! encontrei novamente, e finalmente. É claro que, por esse motivo, também há um preço a se pagar, e que pode ser diferente para cada leitor: leitura lenta, densa, cansativa. você também pode ficar confuso em alguns pontos, pela linha do tempo que oscila e pelo excesso de informações. Pode se deparar com uma desconexão da história, por, de novo, repito : excesso, excesso e ondulação de narrativa

porém, pra mim, é um dos fatores da nota alta ksksk o autor não se entrega, não resume, nem apela para finais amenos ou alternativas mais fáceis, é o que é : cru, denso, lento, triste, verdadeiro, e cruel.

além de tudo, eu gosto muito dos personagens, principalmente e particularmente do Werner, o que me fez sofrer bastante, inclusive

(agora vou ver a série, na verdade, já vi um episódio, e as impressões não foram das melhores. a estética está bonita e fiel, mas os personagens, não. a história não vai ser contada da forma que merece, e eu entendo que possa ser necessário de fato uma ADAPTAÇÃO para funcionar em formato áudio visual, mas...não sei se eles vão conseguir, realmente não sei)

Baragandaia 14/01/2024

FICÇÃO! SERÁ?
Acabei de finalizar a leitura do Livro. Uma história muito boa. Do início ao fim fiquei curioso com o destino dos personagens. Apesar de que o de um deles me deixou meio chateado, mas né, faz parte. Uma costura muito bem feita. Histórias que se cruzam de forma muito bem construída. Personagens fictícios que, muito bem, poderiam ter existido na realidade.... e será que não existiram mesmo? Jamais saberemos...

Vale à pena se deixar levar pelas palavras do autor, rever a Guerra por olhares pouco convencionais, talvez deixar alguns preconceitos para trás, talvez retomar a esperança de que, mesmo em tempos de Guerra, a bondade a inda pode sobressair.

pslover_ 13/01/2024

Leituras com vivências de guerras me pegam muito, eu sofro mais eu amo! Não tenho palavras para expressar o que foi a experiência dessa leitura, que livro lindo, que história, que escrita, que riqueza de detalhes.

Cyn | @booksdacyn 12/01/2024

Toda luz que não podemos ver
Esse foi um dos livros que eu mais arrastei em 2023. Tenho ele desde 2016 e já era um livro bem comentado, peguei ele justamente por causa da série da Netflix e confesso que fiquei meio desapontada, esperei a todo momento todo o encanto e emoção QUE ME PROMETERAM, risos.

A minha experiência não foi tão extraordinária, primeiro que o que a sinopse entrega, você fica tão empolgado para quando começar a leitura perceber que é um trajeto tão lento e cansativo.

O autor narra em cada capítulo o que Werner e a Marie estão passando em determinada situação e depois vem o corte seco e vc fica ali esperando a ligação e o elo chegar e parece que nunca chega. Além do mistério descrito no início e se perde do meio para o fim, sem sentido nenhum.

Na verdade foi somente um livro que poderia muito bem ter menos página, porém um roteiro com bastante conteúdo para uma versão nas telas, espero que a série consiga passar um pouco mais do que o livro não conseguiu no meu ponto de vista.

Grazi Lu 11/01/2024

Depressão e outras coisas...
Esse livro foi simplesmente o mais incrível que já li. Apesar de ser um pouco pesado pra quem não está acostumado com escritas muito descritivas, o livro encanta do início ao fim. Os personagens, a construção da história (que muda entre passado e presente), os ambientes (que são muito bem escritos e te trazem para dentro do livro), tudo nele é perfeito. Fui influenciada pela série da Netflix baseada nele e acabei sofrendo bastante no final. Mas a história em si é muito melhor do que a contada na série (que na minha opinião aparenta ser uma outra história e não a contada no livro por conta de tudo o que eles tiraram e mudaram).

Eu recomendo MUITO essa obra prima, mas só aviso uma coisa, do meio para o final leia com uma caixa de lenços do lado!

Neide22 08/01/2024

Me interessei por essa história por causa da minissérie da Netflix. Fiquei feliz de ver muitas resenhas positivas e gostei muito do livro no início. Os capítulos curtos me deram gás pra avançar na leitura.
Mas depois comecei a achar a leitura arrastada... Não sei se era o meu momento, ou se criei expectativa demais... Enfim, não gostei o tanto que achei que gostaria.
Agora é assistir a minissérie!

Babi 08/01/2024

Incrível!
Um livro denso, cheio de detalhes que fazem você se sentir ainda mais dentro da história. Assim como todas as narrativas que se passam na segunda guerra, esse livro traz momentos onde a gente precisa parar e respirar antes de continuar a leitura. Esperava chororô durante toda a leitura e, apesar de só ter chorado lá pro finalzinho, senti muita tensão quase que o tempo inteiro.
História emocionante, com diálogos intensos, e às vezes até divertidos.
Me surpreendeu bastante.

arthurisco 07/01/2024

Dor, depressão, tristeza, e todos os sinônimos.
Foi incrível lê essa obra. Não consigo nem externar o que senti em cada página. Um exemplo de construção de enredo, personagens e ambientação. Você literalmente entra na Segunda Guerra Mundial. Além disso, o livro traz muitas discussões sobre aspectos éticos, sociais, culturais e econômicos (com certeza tem mais âmbitos).