Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Thamyres 17/02/2024

Não deu
Ainda não sei li esse livro em um momento errado ou eu realmente não iria gostar tanto dele.

Não acredito que isso tenha acontecido por causa do assunto ou escrita, mas sim pela montagem que o autor escolheu fazer da história.

O que mais me incomodou foram os capítulos muito curtos que rapidamente me tiravam de um cenário para outro. Pior ainda quando apareceram mais personagens/povs.

Me interesso por ficções históricas mas mesmo com uma escrita muito boa, não consegui me apegar e nem me entreter com a história. Haviam momentos bem bons mas que se finalizavam rapidamente.

Também acho que o livro se estendeu muito além do que precisava. Infelizmente não foi pra mim.

Tatiane Vietmeier Engers 16/02/2024

Uma guerra que revela as verdadeiras deficiências da humanidade: falta de amor e caráter, excesso de maldade e ganância.

Caroline860 15/02/2024

Assim como era de se esperar não é um livro com final feliz. O final de todos personagens foi muito próximo de uma possível realidade e isso me impactou demais, fiquei muito tempo esperando que o Werner tivesse como sair do cenário que estava, criei um carinho especial por todos personagens e meu coração ficou partido por como algumas coisas simplesmente não aconteceram

Francielle 15/02/2024

Livros de guerra no geral tem um conteúdo bem saturado, mas esse é diferente de todo que eu já li, talvez o mais parecido seja Paris é para sempre. Nesse livro o foco não está nos campos de concentração, nas batalhas ou nos grandes eventos. O grande holofote, é a vida cotidiana, como a guerra destruiu sonhos e famílias durante a ocupação alemã na França e como crianças e adolescentes alemães que não pediram a guerra e nem a entendiam, foram arrastados para serem engrenagens nessa máquina de terror.

Do lado alemão acompanhamos a história de Werner, orfão com um grande talento para consertar rádios. Aos 14 anos, por causa desse talento, é enviado para a melhor escola hitlerista da Alemanha, e sua esperança era se tornar engenheiro.

Do lado Francês a história é de Marie-Laure, uma garota que ficou cega quando criança, que vive seu dias no museu de ciências onde seu pai é chaveiro e que aprendeu a enxergar o mundo de outra forma. Quando os alemães invadem Paris, são obrigados a fugir de casa, vão para casa de um tio afim de cumprir uma missão dada pelo museu.

Acomoanhamos a história de ambos, como Werner não consegue realizar seu sonho e não entende quem é e suas ações. Marie-Laure vai perdendo todas as pessoas que ama e amadurecendo durante a gurrra, até que o destino dos dois se cruzam, através do rádio e da ciência. É um livro sobre esperança mesmo em tempo sombrios porque há coisas que nem mesmo a guerra consegue evitar.

Thaina.Gonçalves 14/02/2024

Muito melhor que a série
Não percam tempo assistindo a série baseada no livro. O livro é sensacional e relata bem como as coisas funcionavam nos períodos de guerra.

Jonscythe 14/02/2024

4.5 🌟
Cara, é impressionante como eu fiquei torcendo pelos personagens, pra que desse tudo certo, pra que algo os salvasse, mas..... não é um livro bobo que nem os filmes da sessão da tarde.
Terminei o livro com um vazio.
Duas crianças no meio de uma guerra de líderes lunáticos.
Vemos pelos logos de uma garota francesa cega, somos seus olhos e sentimos suas dores, tanto quanto sua luz na escudirão. Seu pai sendo um pai incrível, seu tio, a madame Manec. Só de pensar fico abalado.
Werner, um menino alemão que cresceu num orfanato porque perdeu o pai na produção de carvão para a "pátria amada". Morrer pela pátria, né?
Inteligente, gentil, Werner era um garoto muito especial. Uma alma boa.
É tudo muito doloroso sua história.

Um livro extremamente detalhado, detalhando até coisas desnecessárias. Por isso, uma leitura muiiito demorada. Parece que você não sai do lugar. Peca no excesso de detalhes.
Porém, a história é tristemente boa e merece reconhecimento.
Um ótimo livro que deixa um oco na gente.
"Abram seus olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre."

P.S têm um série da netflix inspirada no livo!

Nicki 06/02/2024

Com certeza é um dos livros que deixa a maior ?reflexão? sobre a vida, as pessoas, a bondade e os acontecimentos da história. Confesso que achei a leitura um pouco cansativa, por conta do estilo detalhado da escrita, e demorei mais tempo do que eu esperava para ler, mas acho que é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida.

icryoverbooks 05/02/2024

Todo o *tédio* que não podemos ver
Esse livro foi um verdadeiro mártir! Desnecessariamente longo e incrivelmente monótono. Talvez o único ponto positivo é que a escrita de Anthony Doerr é muito fluida e bonita, isso torna o livro um pouco mais suportável.
A história poderia ser resumida sem perder seu sentido, é como se o autor tivesse escrito tudo isso apenas para ter um volume maior de páginas.
Aliás, ao ler a sinopse, temos a impressão de que os protagonistas se encontram e vivem uma grande aventura de guerra, mas isso não acontece... Eles se cruzam e nunca chegam a se conhecer de fato.
Foi uma decepção, realmente... Queria muito ter gostado.
Se você procura um livro cuja leitura irá fluir apenas nas últimas 50 páginas, este é perfeito.

Deby Guedes 03/02/2024

Lindo e sensível
No inicio do livro eu fiquei bem confusa, ate me adaptar com a escrita do autor e me ambientar ali na trama dos dois personagens principais que sao Marie-Laure e o Werner. Eles foram muito bem construídos e desperta nosso coração para um sentimento unico de empatia... achei que eu sofreria mais com o cenario de guerra, mas para mim isso só foi um detalhe, pois eu fiquei extremamente absorta na vida dos personagens e em como eles conseguiriam se conectar no final... linda historia! Amei de verdade. Estou muuuito curiosa para a mini-serie.

Vanêssa 04/02/2024minha estante
Acho q o Frederick tomou tanta porrada q acabou ficando com problema psicológico.
Tb não entendi pq não rendeu mais conversa entre Jutta e Marie, fiquei um pouco decepcionada. Dava pra ter explorado um pouco mais.
Creio q o Mar de Chamas ela tenha jogado no canil antigo, onde ficava os caramujos, assim entendi

Sanara.Luiza 05/02/2024minha estante
Sim, o que eu não entendi do Frederick foi que no final do livro parece que ele entendeu algo, do nada. Não entendi aquela cena dele com a mãe no telhado.
Sobre o Mar de Chamas, ela tirou da casinha antes de deixar no canil? Achei que ela tinha deixado lá dentro da casinha. Daí estranhei que o Werner recuperou a casa mas a pedra não.

Vanêssa 05/02/2024minha estante
Estranha acena de Frederick com a mãe msm.
Pelo q entendi, ela tirou o Mar de Chamas de dentro da casinha já no canil e jogou lá

Leticia 30/01/2024

Triste
Não tem como o livro ser feliz em outro contexto se passando nesse cenário
O livro é bonito não tem nada de romance em si como o filme mostra

@loop.literario 29/01/2024

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr - 2015 / 528 páginas - Intrínseca Ltda
Marie-Laure é uma adolescente francesa cega, que mora com o pai, Daniel LeBlanc, o chaveiro responsável pelo Museu de História Natural de Paris. A ocupação nazista obriga pai e filha a sairem de Paris em direção ao litoral, onde seu tio mora. Daniel precisa levar consigo um diamante valioso, que carrega consigo uma lenda, uma maldição.

Por outro lado, acompanhamos a história do órfão alemão, Werner. Criado em um orfanato com sua irmã e com uma habilidade ímpar para consertar rádios, ele acaba sendo recrutado pelo exército alemão ainda muito jovem. Depois de um longo treinamento ele é enviado a Saint-Malo para interceptar transmissões da resistência francesa.

Numa dessas interceptações, acaba cruzando o caminho de Marie-Laure, pois ela usava uma frequência familiar a ele desde a sua infância. A vida dos dois se entrelaça e Werner vai tentar a todo custo proteger Marie-Laure.

A construção dos personagens desse livro é simplesmente fascinante. A narrativa é em 3ª pessoa, mas as linhas temporais não são lineares. Isso pode trazer certa lentidão para a leitura. Além disso, a escrita lírica do autor, assim como o uso de símbolos e analogias também faz desse livro um livro mais lento. Em contrapartida, os capítulos são curtos, e a história traz muito realismo dentro do cenário de segunda guerra.

Os temas abordados trazem além dos clássicos de livros de guerra a temática do poder da tecnologia e das telecomunicações e explora muito as escolhas individuais independente das coletivas.

O livro foi adaptado pela Netflix e a série está disponível. Como série eu adorei a adaptação. Os personagens, o cenário, a fotografia foram perfeitos e funciona muito bem para quem não pretende ler o livro. Mas confesso que o final da série foi um pouco frustrante em relação ao livro e trouxe um elemento que para mim destoou muito do livro.

steplopes 29/01/2024

A realidade hostil de uma guerra por dois lados.
?Abram os olhos?, conclui o homem, ?e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre?.

O livro te conecta e impulsiona desde o princípio, de forma naturalmente assustadora você se pega torcendo por lados em uma guerra que nem mesmo estava vivo para presenciar.

Os personagens, cada um, com seu desenvolvimento foram construídos de forma maravilhosamente bem e sincera. Todos são realisticamente bem montados.

A história que conecta passado, presente e futuro lhe dá a oportunidade de sentir todos os sentimentos possíveis. Lendo este livro senti ânsia, ansiedade, angústia, tristeza, felicidade e mais uma cacetada de coisas que só foram possíveis diante de uma escrita bem elaborada e compreensiva. O autor, de fato, pesquisou muito para este livro e, portanto, me deu gosto em ler cada capítulo com seus detalhes incríveis.

Acompanhar os personagens do início ao fim, me fez ter uma paz ao saber o que aconteceu com cada um no final. E a sensação que fica ao ler este livro é que de fato uma guerra acabou.

Muito bom, incrível e gostoso de ler! Fico contente de ter escolhido este livro e com lágrimas nos olhos após ter chorado bastante com ele, digo, que definitivamente o irei guardar na memória com muito carinho.

Juliany.Meneghel 28/01/2024

Preparem os lencinhos
QUE LIVRÃO!
Sensível, imaginativo, devastador. Impossível não se envolver na trama dos personagens e não sofrer junto com eles.
A narrativa é cheia de detalhes e tudo muito bem amarrado. Traz uma leveza na ingenuidade dos personagens ao mesmo tempo que nos rasga por dentro em um cenário quase impossível de um final feliz.
Enfim, é uma história belíssima e instigante, porém muito triste também, estejam preparados, rs.