Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Mari 14/03/2024

Amei!
Marie-Laure LeBlanc e Werner Pfenning são os protagonistas dessa história.
Ela é uma garota cega que mora com seu pai em Paris, um chaveiro que trabalha no Museu Nacional de História.
Ele, um alemão órfão recrutado pela Juventude Hitlerista e enviado para lutar na guerra.

O caminho desses dois jovens se cruzam quando Werner busca abrigo na casa onde Marie-Laure está.

Um livro lindo com uma narrativa diferente da que estamos acostumados em livros que falam sobre a segunda guerra mundial.
De um lado uma francesa que nos mostra seu amor, do outro um alemão que nos mostra sua força.

O desenrolar é lento, é suave e triste. Porém em contrapartida vai falar sobre amizade, sobrevivência e esperança.

Um livro que vale muito a pena ser lido.

Desejo a todos boas experiências literárias!

Louise.Rosado 11/03/2024minha estante
Adorei sua resenha. Muito bem escrita

Maria.Thereza 10/03/2024

Coração partido. achei lindo e triste ao mesmo tempo, pensei que o final pudesse ser mais otimista , mas é um livro sobre a 2 GM , entao dificil um final feliz. O livro é mto detalhista e enrola demaais pra chegar nos desfechos.. o que pode cansar mais a leitura! Mas de qualquer forma : achei incrivel , lindo, triste, mas retrata diversas facetas de quem viveu a guerra. Comecei a ver a serie mas ja nao gostei pq adaptaram MUITA coisa do livro ?

Amanda3913 08/03/2024

Detalhista e... Cansativo?
Sendo bem sincera, eu ainda estou decidindo se gostei ou odiei. É um livro um pouco cansativo, muito cheio de detalhes e que precisa ser lido com calma, MUITA calma. Começa bem, é muito bem escrito, se torna maçante no meio, de maneira que eu possa abrir qualquer página e nada acontece, não tomo spoiler nem fico perdida, entretanto, vai se encaminhando para o final e fica bom novamente, com uma carga dramática e grande tensão, nesse momento fiquei feliz de não tê-lo abandonado.

A construção dos personagens é boa, bem detalhista como disse, uma pessoa já habituada a ler narrativas no contexto de guerras com certeza gostaria, como atestei lendo as resenhas desse livro. Têm que ser lido com tempo e paciência.

Natalia.Castro 05/03/2024

Me decepcionou
Tive um hype enorme no livro mas não me apeguei. Achei muita discrição e pouco desenvolvimento dos personagens. Muito cansativo, por ser um livro muito grande, e não ter esse apego à história.
Decepcionadinha ?

I.am.naib 04/03/2024

Leitura difícil, mas vale a pena
Demorei um ano tentando ler esse livro, mas ele é muito bom. Apesar de palavras difíceis e um formato diário que não me agrada muito, o enredo é ótimo, muito interessante e te prende. Me emocionei, é claro, valeu muito a pena.

Bruna 02/03/2024

Incrível!
?Algumas tristezas nunca deixam de existir?
Saber da existência de fatos é uma coisa, sentir a cada página como se estivesse presente em cada situação é outra. Anthony Doerr traz neste livro uma incrível narrativa com direito há muitos detalhes? em alguns momentos detalhes o bastante para você se sentir sufocando junto às atrocidades e lutas travadas em um período em que ninguém gostaria de ter vivido. Não há como esquecer, não há como entender?

gonagonfaya 26/02/2024

"Nós retornamos na grama. Nas flores. Na música."
Começo dizendo que talvez esse seja o tipo de livro que eu não goste de ler. A segunda guerra é um assunto que, pessoalmente, não gosto quando escrevem com ficção, mas claro que o modo de escrita de Doerr foi sensacional.

As partes descritivas, na maioria das vezes, quase me fizeram largar o livro, e algumas vezes, me fizeram submergir tão profundamente que foi como se eu estivesse lá. Foi uma leitura (pra mim) pesada. A tradução foi impecável, mas a escrita na língua materna foi ridiculamente difícil pra mim.

A história em si é ótima, apesar de eu particularmente não gostar de histórias que vão e voltam no tempo. Eu leria outra vez apenas pra tentar colocar na linha do tempo se ele não se perdeu. Não leria novamente, apesar de o final me ter me deixado mais confortável e o que fez aumentar a nota que dei pro livro consideravelmente.

Boa leitura, amigos :)
Até a próxima.

virgomari4 25/02/2024

Uma obra de arte!
Que grande história! A trajetória do Werner, o relacionamento da Marie com o pai, com o tio avô, com a madame, todos os sentimentos que no final a guerra acabou tranformando em traição, absolutamente tudo dentro dessa história me prendeu até o final. Apesar de um pouco insatisfeita com as últimas páginas, não consegui ficar exatamente decepcionada, pois a história me tocou muito e vejo muita beleza em finais "realistas", realmente me atraem bastante! Há também a riqueza em detalhes, outro aspecto que me prende bastante em livros porque te faz sentir como conhecido próximo dos personagens, tornando o final em algo muito maior!
Em resumo, uma história oito ou oitenta, ou você desiste da leitura logo no começo, ou se vê presa desde as primeiras páginas, felizmente me vejo na segunda opção, e sinto que foi mais uma leitura que valeu muito a pena!

Brnprado 24/02/2024

??
Eu estava muito curiosa para ler esse livro, e mesmo tendo gostado muito, foi bem arrastado pra mim.

mari 23/02/2024

Lindo!!!!
?a cada hora, pensa ela, alguém para que a guerra era uma memória deixa este mundo. nós retornamos na grama. nas flores. na música.?

Bassuncao_ 20/02/2024

Abram os olhos e vejam o máximo que puderem?
?antes que eles se fechem para sempre.
Que perfeição de história! Um livro bem diferente sobre a guerra, com ensinamentos muito profundos. Ter a visão de uma francesa e de um alemão ao mesmo tempo fez a história ter um diferencial enorme, com um enfoque no lado humano e na força de cada um. É uma leitura lenta, uma história meio parada, mas é justamente esse ritmo que me fez apaixonar pelos personagens. Queria cada vez mais entender melhor a forma como eles viam o mundo e as lutas que tinham que enfrentar.
Fiquei um pouco confusa no início com as idas e vindas tempo várias vezes, mas depois que acostumei achei que foi um diferencial bom também.
É um livro que vale a pena ser lido, com calma, pra aproveitar ao máximo cada momento dessa história.