Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Andreia Guida 27/03/2024

"Algumas vezes, eu me apanho encarando o mar e me esqueço de minhas tarefas. Parece grande o suficiente para conter qualquer coisa que as pessoas possam sentir..."
Lindo, triste, de se indignar em algumas cenas - uma constante quando se trata de guerra - de se encantar com algumas passagens, singelo em alguns momentos, genial em outros. Livro belíssimo.

Aria 26/03/2024

O peso do vazio.
Livros sobre a Segunda Guerra sempre mexem comigo. Como uma espiral de sentimentos, girando até o fundo, talvez sentimentos não dessa vida, talvez sejam luzes que não podemos ver.

É uma leitura muito delicada. Não é objetiva, o sentimento precisa ser sentido para deixar a história te tocar. E, agora que terminei, consigo ver os detalhes.

"O mar de chamas", talvez seja uma maldição real, talvez não seja. Mas o autor fez pequenas referências à ela, e se agarrou à mesma para a vida de Marie. Talvez uma metáfora dolorosa, mas o suficiente para nos fazer sentir.

As mortes não me assustaram, mas sim a crueldade dela com a vida. Tão encrustrada e podre dentro dos alemães, capazes de ferir a alma do outro por tão pouco. A parte difícil é entender que é apenas ficção, e que na vida real a crueldade ultrapassa tudo que a mente humana é capaz de criar na arte. Mas Anthonny conseguiu, sutilmente, cavando fundo na parte mais delicada da guerra: as vidas comuns.

Que o espírito dos torturados se cure.

Jeniffer.Mainardes 22/03/2024

Que livro incrível. A história foi muito vem escrita. Acompanhar a vida dos personagens desde antes da guerra até o final foi emocionante. Depois que a guerra termina cada personagens tem o seu desfecho, que me deixou em lágrimas. A cada momento torci pelos personagens e chorei por eles quando não acontecia coisas boas. Fui totalmente surpreendida pelo final, pois não esperava o desenrolar que teve. De certa forma não é uma história feliz, mas é uma história que trouxe muitos aspectos da realidade, que nós que apenas lemos histórias sobre a segunda guerra não conseguiríamos imaginar como seria viver nela.

miristrindade 20/03/2024

??????
?Algumas vezes, eu me apanho encarando o mar e me esqueço de minhas tarefas. Parece grande o suficiente para conter qualquer coisa que as pessoas possam sentir.?

Daniele543 19/03/2024

Estilo de narrativa
O livro tem um estilo de narrativa que começa com um recorte no presente, e volta no passado contando a história, ficando em um vai e vem (presente e passado) até que a história se fecha.

Ela tbem se divide em recortes contando a história de cada personagem e/ou grupo.

Essa forma de narrativa me cansa um pouco, por gostar de uma continuidade maior nas narrativas.

Mas a leitura compensa pela perspectiva das várias formar que o mundo pode ser explorado, e de que não existe limites, a não ser os impostos por nós mesmos.

E de como pessoas comuns fora levadas a participarem dos jogos dos senhores dos castelos.

Karol 18/03/2024

Eu tinha grandes expectativas com o livro, mas achei ele beeem morno até lá pros 70%, quando começa a ficar bom. Talvez por conta disso eu tenha demorado bem quase uns 3 meses para avançar na leitura. Dava pra ser mais enxuto e, logo, mais atraente. Agora quero ver se a série ficou boa :)

Mari 14/03/2024

Amei!
Marie-Laure LeBlanc e Werner Pfenning são os protagonistas dessa história.
Ela é uma garota cega que mora com seu pai em Paris, um chaveiro que trabalha no Museu Nacional de História.
Ele, um alemão órfão recrutado pela Juventude Hitlerista e enviado para lutar na guerra.

O caminho desses dois jovens se cruzam quando Werner busca abrigo na casa onde Marie-Laure está.

Um livro lindo com uma narrativa diferente da que estamos acostumados em livros que falam sobre a segunda guerra mundial.
De um lado uma francesa que nos mostra seu amor, do outro um alemão que nos mostra sua força.

O desenrolar é lento, é suave e triste. Porém em contrapartida vai falar sobre amizade, sobrevivência e esperança.

Um livro que vale muito a pena ser lido.

Desejo a todos boas experiências literárias!

Louise.Rosado 11/03/2024minha estante
Adorei sua resenha. Muito bem escrita

Maria.Thereza 10/03/2024

Coração partido. achei lindo e triste ao mesmo tempo, pensei que o final pudesse ser mais otimista , mas é um livro sobre a 2 GM , entao dificil um final feliz. O livro é mto detalhista e enrola demaais pra chegar nos desfechos.. o que pode cansar mais a leitura! Mas de qualquer forma : achei incrivel , lindo, triste, mas retrata diversas facetas de quem viveu a guerra. Comecei a ver a serie mas ja nao gostei pq adaptaram MUITA coisa do livro ?

Amanda3913 08/03/2024

Detalhista e... Cansativo?
Sendo bem sincera, eu ainda estou decidindo se gostei ou odiei. É um livro um pouco cansativo, muito cheio de detalhes e que precisa ser lido com calma, MUITA calma. Começa bem, é muito bem escrito, se torna maçante no meio, de maneira que eu possa abrir qualquer página e nada acontece, não tomo spoiler nem fico perdida, entretanto, vai se encaminhando para o final e fica bom novamente, com uma carga dramática e grande tensão, nesse momento fiquei feliz de não tê-lo abandonado.

A construção dos personagens é boa, bem detalhista como disse, uma pessoa já habituada a ler narrativas no contexto de guerras com certeza gostaria, como atestei lendo as resenhas desse livro. Têm que ser lido com tempo e paciência.

Natalia.Castro 05/03/2024

Me decepcionou
Tive um hype enorme no livro mas não me apeguei. Achei muita discrição e pouco desenvolvimento dos personagens. Muito cansativo, por ser um livro muito grande, e não ter esse apego à história.
Decepcionadinha ?

I.am.naib 04/03/2024

Leitura difícil, mas vale a pena
Demorei um ano tentando ler esse livro, mas ele é muito bom. Apesar de palavras difíceis e um formato diário que não me agrada muito, o enredo é ótimo, muito interessante e te prende. Me emocionei, é claro, valeu muito a pena.

Bruna 02/03/2024

Incrível!
?Algumas tristezas nunca deixam de existir?
Saber da existência de fatos é uma coisa, sentir a cada página como se estivesse presente em cada situação é outra. Anthony Doerr traz neste livro uma incrível narrativa com direito há muitos detalhes? em alguns momentos detalhes o bastante para você se sentir sufocando junto às atrocidades e lutas travadas em um período em que ninguém gostaria de ter vivido. Não há como esquecer, não há como entender?