Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

gonagonfaya 26/02/2024

"Nós retornamos na grama. Nas flores. Na música."
Começo dizendo que talvez esse seja o tipo de livro que eu não goste de ler. A segunda guerra é um assunto que, pessoalmente, não gosto quando escrevem com ficção, mas claro que o modo de escrita de Doerr foi sensacional.

As partes descritivas, na maioria das vezes, quase me fizeram largar o livro, e algumas vezes, me fizeram submergir tão profundamente que foi como se eu estivesse lá. Foi uma leitura (pra mim) pesada. A tradução foi impecável, mas a escrita na língua materna foi ridiculamente difícil pra mim.

A história em si é ótima, apesar de eu particularmente não gostar de histórias que vão e voltam no tempo. Eu leria outra vez apenas pra tentar colocar na linha do tempo se ele não se perdeu. Não leria novamente, apesar de o final me ter me deixado mais confortável e o que fez aumentar a nota que dei pro livro consideravelmente.

Boa leitura, amigos :)
Até a próxima.

virgomari4 25/02/2024

Uma obra de arte!
Que grande história! A trajetória do Werner, o relacionamento da Marie com o pai, com o tio avô, com a madame, todos os sentimentos que no final a guerra acabou tranformando em traição, absolutamente tudo dentro dessa história me prendeu até o final. Apesar de um pouco insatisfeita com as últimas páginas, não consegui ficar exatamente decepcionada, pois a história me tocou muito e vejo muita beleza em finais "realistas", realmente me atraem bastante! Há também a riqueza em detalhes, outro aspecto que me prende bastante em livros porque te faz sentir como conhecido próximo dos personagens, tornando o final em algo muito maior!
Em resumo, uma história oito ou oitenta, ou você desiste da leitura logo no começo, ou se vê presa desde as primeiras páginas, felizmente me vejo na segunda opção, e sinto que foi mais uma leitura que valeu muito a pena!

Brnprado 24/02/2024

??
Eu estava muito curiosa para ler esse livro, e mesmo tendo gostado muito, foi bem arrastado pra mim.

mari 23/02/2024

Lindo!!!!
?a cada hora, pensa ela, alguém para que a guerra era uma memória deixa este mundo. nós retornamos na grama. nas flores. na música.?

Bassuncao_ 20/02/2024

Abram os olhos e vejam o máximo que puderem?
?antes que eles se fechem para sempre.
Que perfeição de história! Um livro bem diferente sobre a guerra, com ensinamentos muito profundos. Ter a visão de uma francesa e de um alemão ao mesmo tempo fez a história ter um diferencial enorme, com um enfoque no lado humano e na força de cada um. É uma leitura lenta, uma história meio parada, mas é justamente esse ritmo que me fez apaixonar pelos personagens. Queria cada vez mais entender melhor a forma como eles viam o mundo e as lutas que tinham que enfrentar.
Fiquei um pouco confusa no início com as idas e vindas tempo várias vezes, mas depois que acostumei achei que foi um diferencial bom também.
É um livro que vale a pena ser lido, com calma, pra aproveitar ao máximo cada momento dessa história.

Thamyres 17/02/2024

Não deu
Ainda não sei li esse livro em um momento errado ou eu realmente não iria gostar tanto dele.

Não acredito que isso tenha acontecido por causa do assunto ou escrita, mas sim pela montagem que o autor escolheu fazer da história.

O que mais me incomodou foram os capítulos muito curtos que rapidamente me tiravam de um cenário para outro. Pior ainda quando apareceram mais personagens/povs.

Me interesso por ficções históricas mas mesmo com uma escrita muito boa, não consegui me apegar e nem me entreter com a história. Haviam momentos bem bons mas que se finalizavam rapidamente.

Também acho que o livro se estendeu muito além do que precisava. Infelizmente não foi pra mim.

Tatiane Vietmeier Engers 16/02/2024

Uma guerra que revela as verdadeiras deficiências da humanidade: falta de amor e caráter, excesso de maldade e ganância.

Caroline860 15/02/2024

Assim como era de se esperar não é um livro com final feliz. O final de todos personagens foi muito próximo de uma possível realidade e isso me impactou demais, fiquei muito tempo esperando que o Werner tivesse como sair do cenário que estava, criei um carinho especial por todos personagens e meu coração ficou partido por como algumas coisas simplesmente não aconteceram

Francielle 15/02/2024

Livros de guerra no geral tem um conteúdo bem saturado, mas esse é diferente de todo que eu já li, talvez o mais parecido seja Paris é para sempre. Nesse livro o foco não está nos campos de concentração, nas batalhas ou nos grandes eventos. O grande holofote, é a vida cotidiana, como a guerra destruiu sonhos e famílias durante a ocupação alemã na França e como crianças e adolescentes alemães que não pediram a guerra e nem a entendiam, foram arrastados para serem engrenagens nessa máquina de terror.

Do lado alemão acompanhamos a história de Werner, orfão com um grande talento para consertar rádios. Aos 14 anos, por causa desse talento, é enviado para a melhor escola hitlerista da Alemanha, e sua esperança era se tornar engenheiro.

Do lado Francês a história é de Marie-Laure, uma garota que ficou cega quando criança, que vive seu dias no museu de ciências onde seu pai é chaveiro e que aprendeu a enxergar o mundo de outra forma. Quando os alemães invadem Paris, são obrigados a fugir de casa, vão para casa de um tio afim de cumprir uma missão dada pelo museu.

Acomoanhamos a história de ambos, como Werner não consegue realizar seu sonho e não entende quem é e suas ações. Marie-Laure vai perdendo todas as pessoas que ama e amadurecendo durante a gurrra, até que o destino dos dois se cruzam, através do rádio e da ciência. É um livro sobre esperança mesmo em tempo sombrios porque há coisas que nem mesmo a guerra consegue evitar.

Thaina.Gonçalves 14/02/2024

Muito melhor que a série
Não percam tempo assistindo a série baseada no livro. O livro é sensacional e relata bem como as coisas funcionavam nos períodos de guerra.

Jonscythe 14/02/2024

4.5 🌟
Cara, é impressionante como eu fiquei torcendo pelos personagens, pra que desse tudo certo, pra que algo os salvasse, mas..... não é um livro bobo que nem os filmes da sessão da tarde.
Terminei o livro com um vazio.
Duas crianças no meio de uma guerra de líderes lunáticos.
Vemos pelos logos de uma garota francesa cega, somos seus olhos e sentimos suas dores, tanto quanto sua luz na escudirão. Seu pai sendo um pai incrível, seu tio, a madame Manec. Só de pensar fico abalado.
Werner, um menino alemão que cresceu num orfanato porque perdeu o pai na produção de carvão para a "pátria amada". Morrer pela pátria, né?
Inteligente, gentil, Werner era um garoto muito especial. Uma alma boa.
É tudo muito doloroso sua história.

Um livro extremamente detalhado, detalhando até coisas desnecessárias. Por isso, uma leitura muiiito demorada. Parece que você não sai do lugar. Peca no excesso de detalhes.
Porém, a história é tristemente boa e merece reconhecimento.
Um ótimo livro que deixa um oco na gente.
"Abram seus olhos e vejam o máximo que puderem antes que eles se fechem para sempre."

P.S têm um série da netflix inspirada no livo!

Nicki 06/02/2024

Com certeza é um dos livros que deixa a maior ?reflexão? sobre a vida, as pessoas, a bondade e os acontecimentos da história. Confesso que achei a leitura um pouco cansativa, por conta do estilo detalhado da escrita, e demorei mais tempo do que eu esperava para ler, mas acho que é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida.

icryoverbooks 05/02/2024

Todo o *tédio* que não podemos ver
Esse livro foi um verdadeiro mártir! Desnecessariamente longo e incrivelmente monótono. Talvez o único ponto positivo é que a escrita de Anthony Doerr é muito fluida e bonita, isso torna o livro um pouco mais suportável.
A história poderia ser resumida sem perder seu sentido, é como se o autor tivesse escrito tudo isso apenas para ter um volume maior de páginas.
Aliás, ao ler a sinopse, temos a impressão de que os protagonistas se encontram e vivem uma grande aventura de guerra, mas isso não acontece... Eles se cruzam e nunca chegam a se conhecer de fato.
Foi uma decepção, realmente... Queria muito ter gostado.
Se você procura um livro cuja leitura irá fluir apenas nas últimas 50 páginas, este é perfeito.