Atenção Plena - Mindfulness

Atenção Plena - Mindfulness J. Mark G. Williams
Danny Penman

Resenhas - Atenção plena

Livia1405 17/02/2023

Já tem um tempo que eu prático meditação, mas nunca tinha lido nada aprofundado sobre o tema. Foi realmente uma leitura muito interessante e inspiradora para continuar com minha prática e conseguir ser uma pessoa mais centrada, com um pouco mais de controle emocional.

Livrônica 02/06/2023

Um livro que vai na mesma linha dos dois best-sellers de Eckart Tolle, mas com um linguajar bem mais técnico.
Um livro que nos ensina a meditar, a estarmos atentos ao tempo presente, que é o momento no qual a vida se desenrola.

guidix3 18/09/2023

Como psicoterapeuta corporal, esse livro me agregou mais nas partes de explicação sobre atenção plena, e como ela pode ser praticada ao longo do dia desmistificando a nossa ideia de que para meditarmos precisamos ficar sentados de olhos fechados. Foi bom para somar no conhecimento que tenho de mindfulness.

Le_deleitura 02/10/2023

O livro é um guia de como dar início a meditação, com orientar a mente e ter compaixão consigo mesmo. Ele traz um programa prático de 8 semanas para nos guiar na busca da atenção plena, fundamentando e explicando o propósito de cada prática sugerida. Nos momento de maior dificuldade e desconexão consigo mesmo, esse livro nos traz de volta para a realidade, para o presente. Aprimorando a concentração e o autoconhecimento.

No meu perfil do Instagram (@le_deleitura) posto mais sobre minhas leituras.

Diego 28/10/2023

Esta leitura foi importante para mim
Faz três anos que eu venho me tratando/curando/perdoando. Após essa leitura, sinto-me 99% curado. A maturidade, o perdão e as demais habilidades que formam um humano em paz consigo mesmo e com o mundo não estão contidas aqui, pois a experiência tem um papel único e necessário em nossas vidas. Porém, por aqui, encontrei uma peça importante no meu quebra cabeça. Irei reler com entusiasmo.

Emerson 14/07/2019

Ótimo
Excelente para melhorar sua rotina é viver uma vida mais autêntica

Tatyana Casarino 02/10/2019

Atenção, concentração e resiliência.
Os cidadãos do mundo moderno frequentemente estão estressados e podem ter crises de fúria e nervosismo caso seus anseios não sejam ouvidos. Pensando nisso, sugiro o livro "Atenção Plena" que traz um maravilhoso estudo sobre a importância de viver melhor a partir de alguns elementos como: concentração, atenção, meditação e serenidade no cotidiano. O livro sugere a vitória sobre o ritmo de vida estressante através da atenção plena em cada momento do dia -- até mesmo na hora das refeições.
Esta obra inclui exercícios de meditação e um CD com áudios de meditação guiada. Alguns dos exercícios de atenção plena dos sentidos envolve saborear uva passa e chocolate, checando cada mínimo detalhe das sensações provocadas no paladar (um detalhe curioso e delicioso). Recomendo este livro a todos que buscam mais paz interior e almejam preparar o seu psicológico no rumo da resiliência.

site: https://tatycasarino.blogspot.com/

Carla.Zuqueti 07/10/2019

Curso prático
O mundo cada vez mais frenético, tentamos dar conta de muitas coisas e sofremos cada vez mais de ansiedade e frustrações. Sentimentos ruins tomam conta da nossa mente por situações que não sairiam como esperávamos e reações contrárias à nossa vontade.
??????????????????
Para controlar o stress e a ansiedade do dia a dia, os doutores Danny Penman e Mark Williams propõem a técnica do Mindfulness.
O que é?
??????????????????
Mais que meditação, é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos ou críticas e identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e provoquem sensações negativas de stress, ansiedade e frustrações.
??????????????????
É um livro bem interessante, um curso prático de 8 semanas que ajuda à iniciação de práticas de Mindfulness.
??????????????????
Importante saber que força de vontade é muito importante, pois em nossa aceleração do dia a dia, a meditação não é uma prática fácil.
Pontos importantes:
??????????????????
1. Seus pensamentos são pensamentos. São seus servidores. Não são seu chefe. Não dão ordens que precisam ser obedecidas. Isso o faz tomar decisões mais sábias.
2. Atenção Plena não é desligamento. E aceitação: compreender como as coisas realmente são. Aceitação é uma pausa, um período para deixar se ver como uma visão clara.
3. A mente está sempre procurando entender o mundo ao redor e o faz a partir de fragmentos do que acumula. Acabamos manipulando as informações para adequar ao que conhecemos. A meditação nos liberta da armadilha da generalidade excessiva.
??????????????????
Sua mente pode ser uma grande aliada ou uma enorme sabotadora. Ter equilíbrio é fundamental para conseguir alcançar os objetivos e usufruir da satisfação que isso nos dá.
??????????????????
Achei ótimo. Vamos tentar praticar um pouco agora ?.
adijobs 25/12/2019minha estante
Boa dica para quem está encerrando um ciclo (fim de ano) e iniciando outro. Estou no início e me identificando em cada parágrafo.

Sabryelle Torres 31/12/2019

O livro possui muitas práticas interessantes para inserirmos no nosso cotidiano, entendermos como vivenciar nossas emoções, inclusive sem fugir daquelas que não são tão boas assim. É bastante didático, acompanha o link do site da editora para as meditações guiadas.

Poli 20/05/2020

Procurando a paz
Gostei da leitura. Preferi ler o livro todo para poder praticar as técnicas de meditações que propõe. A teoria explica os diversos benefícios que a atenção plena traz para a saúde, reequilibrando o equilíbrio físico, mental e emocional. Indico para quem tem curiosidade em experimentar.

Sabrina758 31/12/2020

Interessante!
Me ajudou muito em alguns pontos.

gabstone 27/04/2024

Gostei, tem muitos ensinamentos valiosos sobre as bases da prática de meditação, instiga a curiosidade para com a consciência e estimula a compaixão com a mente, corpo e sentimentos como eles são. leria de novo e super faria as 8 semanas!

Priscila Furtado 18/03/2021

Atenção Plena - Mindfulness - Mark Williams, Danny Penman
Eu sempre tive muito preconceito com relação a meditação e a atenção plena. Foram necessários enfrentar os piores períodos de streess e ansiedade para me abrir para dar uma oportunidade de conhecer.

Aprendi que a técnica de meditação de atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência do momento presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas e observar o momento com curiosidade e empatia.

Só de alcançar esse conhecimento já se quebraram enormes barreiras que haviam em mim, então fui cada vez mais me abrir para aprender que nos faz capaz de aproveitar o melhor momento das nossas vidas - o momento presente.

O livro contém um programa de oito semanas com práticas simples de atenção plena que fazem o leitor focar no momento presente com técnicas que levam a atenção para objetos corriqueiros do dia a dia como gostos, sensações do corpo, cores e até a simples respiração. Retornar ao objeto de concentração, prestar atenção com gentileza.

Além disso ensina estratégias para reagir melhor quando está sendo esmagado pelo stress e exaustão pelo excesso de tarefas do trabalho e do dia a dia e ensina a cultivar a gentileza para consigo mesmo.

Eu ainda não fiz o programa de oito semanas conforme orienta o livro, mas pretendo fazê-lo em breve numa releitura.

Luh 02/12/2021

Muito aprendizado
Leitura interessante, aprendi bastante sobre atenção plena. Bem como trás exercícios para que possamos praticar.

Estante Atípica 03/12/2021

A leitura nos leva a analisar o quão no automático nós vivemos. Fazemos coisas diariamente sem realmente prestar atenção ao que estamos fazendo. Mas a partir dessa leitura torna-se possível desligar o piloto automático e ter consciência de nossas ações das mais simples até aquelas de maior importância.