Êxtase da Transformação

Êxtase da Transformação Stefan Zweig

Resenhas - Êxtase da Transformação

Vivi 09/09/2020

Além de ter ficado impressionada com o destino do autor Stefan Zweig mais ainda fiquei com sua escrita. Tão profunda do ser quanto a depressão de uma miséria vivida em pós guerra. Onde muitas famílias de grandes posses perderam tudo e passaram a ter uma vida precária . Enquanto outros não foram tão afetados assim. Uma crítica social muito grande. Impressionante a forma que os sentimentos desses dois principais personagens nos é passada. Uma escrita pra lá de reflexiva e forte. E como o ser e um todo desse ser é trabalhado em tantos detalhes. Com certeza vou procurar mais livros desse autor tão profundo.
Marília 30/10/2020minha estante
Confesso que eu também me vi impressionada com o destino do autor, ainda mais quando planejo minha próxima viagem para Petropolis RJ. Eu fiquei :o preciso conhecer a casa onde ele morou, se é que ainda existe.

Inês 05/09/2020

Espetacular! A história que Zweig apresenta propõe questões que ainda ressoam nos dias atuais - com certeza uma leitura imperdível.

Marília 30/10/2020minha estante
Eu também me arrastei bastante na leitura...

Maria 07/08/2020

Um história que começa bem: uma mulher é chamada para um passeio com uma tia. Tem uma volta drástica ali. Sofre uma tragédia e o livro vira uma coisa muito triste, com um final que eu não esperava. Versa um tanto sobre depressão e assuntos delicados. Não leia se não estiver bem!

Mari Pereira 07/08/2020

Quando o paraíso se torna um inferno
Fascinante a trajetória de Christine. O livro é um belo romance, muito envolvente, mas também uma ácida crítica social. Ótima leitura!

Letícia Motta 05/08/2020

ÊXTASE DA TRANSFORMAÇÃO
Christine, uma jovem de 26 anos e funcionária dos correios, vive para o trabalho e para cuidar da mãe doente em um período entre guerras por volta da década de 1920 até que sua tia entra em contato convidado a passar um tempo com ela em um luxuoso hotel nos Alpes suíços, o choque de realidade vivenciado por Christine fica claro assim que ela põe o pé na estação de trem e a partir daquele momento tudo muda em sua vida.

A primeira parte do livro é arrastada, a miséria repetitiva de Christine página por página fica desgastante; quando ela encontra com a tia e com um mundo totalmente diferente a leitura se desenvolve um pouco mais, a transformação e o desenvolvimento são notáveis e você torce para que as coisas melhorem para ela, afinal de contas ela é uma personagem que nos comove.

A volta para a vida antiga é a última parte do livro e o enredo faz parecer que a história perde o brilho, a personagem perde o encanto e a insatisfação só aumenta. Se antes Christine era alguém apática, aceitava a vida que tinha, agora se torna em uma mulher infeliz e desgostosa com a vida.

É uma história maravilhosa, fantasiosa e difícil. Eu demorei meses (é, meses) pra ler esse livro e achei que iria abandoná-lo. A falta de enredo faz com que exista um desânimo muito insistente e a cada página parece que piora. Vale ressaltar também algo que pude perceber, não sei se foi proposital ou não pelo autor, mas fez parecer que a vida só era válida se fosse em meio a luxuosidades e riquezas, hotéis caros e vida boêmia, como se a vida simples não valesse a pena e não fosse boa TAMBÉM, sabe? Ter esse olhar me entristeceu muito e mais ainda por saber que reflete muito a sociedade hoje.

site: https://www.instagram.com/mottabooks

Mano 02/08/2020

Do céu ao inferno, literalmente.
Esse é um daqueles livros que se vai do céu ao inferno em questão de virar uma página e que baque nós sentimos!

É nítido ver a transformação que a personagem Christine sofre nas mãos de Stefan Zweig - com grande maestria, preciso ressaltar! - e acompanhamos isso absortos, apreensivos, ansiosos por ver logo onde isso vai dar.

As consequências do período entreguerras são detalhadamente descritos em cada página, refletidos nos personagens e somos levados de volta ao passado de forma a parar por alguns momentos para refletir sobre um tempo que não vivemos - mas tanto estudamos, ouvimos e decoramos ao longo do nosso período escolar.

Esse é um livro que me supreendeu - e ainda me pego pensando no quanto! - ao mostrar como podemos mudar tanto e nos descobrir tanto. No mais, a leitura é recomendadíssima - ao ponto de, assim como Christine, querer voltar ao luxuoso hotel nos Alpes suíços para sentir tudo novamente.

Há um alerta a se fazer sobre alguns assuntos abordados no livro, como contemplação do suicídio, que podem ser gatilhos para alguns!

Vicente Moragas 29/06/2020

A revolta
Não há como não se revoltar com a trajetória da protagonista. E apoiá-la em todas as suas decisões.

Arisa.RC 21/06/2020

Surpreendente e bem escrito
Iniciei o livro sem muito entusiasmo e não gostei de algumas perspectivas com que o autor trazia os pensamentos da protagonista. Mas a história é muito bem escrita e envolvente, então continuei. A sequência da primeira parte, parece um novo livro, é mais profundo, mais sério, mas do mesmo modo envolvente. Culmina em um final, podemos dizer, surpreendente... recomendo a leitura!

Hugo 09/06/2020

Êxtase da transformação
O que achei interessante sobre a história é como ela reflete o autor durante a criação do romance, como os diferentes períodos (pós primeira guerra e pré segunda e guerra mundial) influenciam o desenrolar da história.

mariaclara.pb 08/06/2020

Surpreendida
O que acontece quando uma gerac?a?o e? marcada por uma guerra?
Na obra escrita por Stefan Zweig acompanhamos a jovem Christine, durante a de?cada de 1920-conhecida como Belle E?poque. O livro, no entanto, demonstra que nem todos desfrutaram do luxo e beleza que tanto marcou o peri?odo. A protagonista vive numa pacata cidade no interior da A?ustria e trabalha no correio local. Uma rotina mono?tona acentuada pelo cuidado dispensado a? ma?e.
Tudo muda quando ela recebe o convite de sua tia para passar fe?rias nos Alpes Suic?os.Ela larga sua vida misera?vel e encontra o parai?so na terra. Ao chegar na Sui?c?a se depara com as paisagens mais bonitas, com as roupas de tecidos mais finos que caem perfeitamente em seu corpo, a variedade de comida e bebida a deleitam, pois em casa e? preciso racionar comida, a presenc?a de mu?sica em todas as refeic?o?es faz com que Christine almeje a vida daqueles que possuem dinheiro.
O contato com a alta classe faz com que ela passe por uma gloriosa transformac?a?o e inclusive, desabroche para a vida, a qual ela descobre nunca ter vivido. Ela se torna, ao conviver naquele espac?o social, quem ela deveria ter sido se na?o fosse pela Guerra e os infortu?nios trazidos. Mas ciu?mes e medo fazem com que Christine seja expulsa desse sonho antes do prazo estabelecido por sua tia.
Dessa forma, ela retorna a? A?ustria e sua misera?vel vida. Pore?m, seu retorno e? marcado por raiva e o?dio daqueles que tem o que ela tambe?m deveria ter. Com o passar do tempo, Christine encontra Ferdinand, um homem que sofreu diretamente com a Guerra e, juntos eles buscam justic?a visto que, ambos acreditam merecer uma vida melhor.

Oi,tenho um perfil literário no Instagram @/livrosdemaria. Sintam-se bem-vindos ???

Frank 24/05/2020

O que é pior: ter algo e perder? ou nunca ter tido esse algo?
Como prega o budismo, o sofrimento é causado pelo desejo.
Chtistine era uma pacata funcionária pública dos correios na Áustria (ser funcionário público só é bom no Brasil). Vivia com pouco, se contentava com isso. Até o momento em que recebeu uma carta de sua tia, um convite para a alta sociedade.
Esse foi seu fim, o início do sofrimento. Ao experimentar uma mundo de luxo e prazer, foi ao céu. Por ciúmes e intriga, foi puxada de volta, e esse seu mundo antigo e sem luz, agora parecia o inferno.
O livro trata dessa transformação e o efeito psicológico a qual a personagem passa ao longo desse processo.

Lise 23/05/2020

Maravilhoso e difícil (em muitos sentidos)
?Sei que eles são pobres-diabos, e não são estúpidos, fazem o melhor que podem: conformam-se.?

Ah, que livro difícil! Maravilhoso e difícil.
O texto é sobre Christine, uma assistente postal de uma cidade pequena vivendo as dificuldades do pós-guerra que descobre a existência de um mundo grandioso e cheio de facilidades quando uma tia rica a convida para passar as férias com ela em um hotel. Depois da experiência, Christine não consegue mais olhar o cenário anterior, tão comum para ela, com os mesmos olhos.

Eu gostei bastante desse livro pelo motivo maior que sempre me faz gostar de um livro: mexeu muito comigo, me deixou desconfortável. Este, em especial, coloca em papel muitas ideias já antes questionadas por mim; de alguma forma, me identifiquei com a personagem e algumas de suas ideias. Ao terminar de ler o livro, fica claro que ele é dividido em 2 partes, antes e depois da viagem; também para um leitor mais atento fica clara a diferença de ritmo e humor do texto e essa edição com a nota do editor traz um pouco da história do autor, explicando que o livro foi escrito em duas épocas diferentes, tornando a experiência de leitura riquíssima. É uma obra que acaba sendo um pouco obscura, abordando temas como depressão e suicídio.
Em relação o ao estilo, eu não o diria que é difícil de ler, mas também não é muito fluída a história. Apesar de recheada de acontecimentos, algumas descrições e diálogos de cunho filosófico deixam a leitura mais vagarosa, embora não diminua em nada o valor da obra. Por fim, sinto-ome na obrigação o de avisar que o final é aberto. Se não gostar, fuja!

Ingrid Bays 19/05/2020

Sentindo efeitos
Enquanto estamos na nossa zona de ?conforto? o impacto nem sempre é tão grande. Mas e quando nos abrem os olhos para toda uma vasta imensidão de possibilidade até então inalcançáveis? E quando, logo após nos encherem de prazer, nos retiram e nos jogam para nossa mesquinharia novamente? Como lidar com isso?

Quanta angústia, Christine.
Leitura e . 19/05/2020minha estante
Oi, tudo bem? Bom dia ??
Criei um Instagram Literário e estou quase com 1000 seguidores, se puder me ajudar a chegar nessa marca será muito bem vindx!
To sorteando um volume do ?Um lugar bem longe daqui? para os seguidores...
Obrigado.. ?

@leituraeponto