Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Aluska 18/07/2020

Boas dicas
Livro com boas dicas e informações para mudança de pensamento sobre as diferentes formas de aprendizado e estudo. Vale a pena.

Doug 13/07/2020

Manual da inteligência
O autor exerce uma excelente didática ao demonstrar a forma correta de aprender!

Cris 05/07/2020

Livro de fácil compreensão, ideal ao público que está cursando ensino fundamental a médio, pois o mesmo ensina de fato a aprender, memorizar a otimizar os conteúdos! Quanto mais novo o leitor maior seu aprendizado. Tem vídeos do professor Pier maravilhosos no foi tube.

Ruivinha_dos_livros 04/07/2020

Livro super importante, recomendo a todos que me acompanham aqui.
VAtor.0 04/07/2020minha estante
Tem uma palestra dele no YouTube

William 04/07/2020

Quase 5 estrelas...
Leitura rápida, leve e interessante. De início o autor expõe a deficiência de ensino brasileiro, mostrando que os alunos crescem com a ideia de que devem estudar para passar nas provas. De fato, poucos se preocupam com o real aprendizado, com o conhecimento que levarão por toda a vida e que as tornarão mais inteligentes. Por isso que é muito comum ter pessoas com diversos diplomas, mas que não possuem a inteligência para resolver problemas, propor grandes ideias, etc.
Foi ensinado formas de se aprender inteligência e hábitos que nos fará atingir este objetivos e hábitos que irão atrapalhar muito.
A única coisa que tornaria este livro completo é um aprofundamento sobre o que estudar após a aula, se seria a matéria passada, complementos, exercícios, leitura ou outra coisa. Um "Como estudar" mais completo. O autor também criticou o estudo onde o computador é utilizado como recurso para digitação de resumos e outras anotações. Vejo a tecnologia muito importante, principalmente com recursos como mapas mentais e conceituais que ajudam o aluno no aprendizado e que são formas diferentes de fazer um resumo.

Recomendo a leitura! Pena que li depois de adulto...

sara 03/07/2020

Muito bom para quem está procurando por dicas para aprimorar os estudos, independente de qual ensino educacional esteja. Porém, acho que o autor não deveria ter se apegado tanto a estereótipos sociais!

Isis.Miguel 27/06/2020

Aprendendo inteligência
Eu li este livro a primeira vez quando eu tinha 17 anos, minha irmã pediu para eu fazer um trabalho da faculdade dela que consistia em uma resenha haha

Na época, eu estudava para o Enem e este livro me abriu os olhos sobre a forma que eu estudava e contribuiu muito para minha aprovação naquele ano.

Anos depois, me senti um pouco perdida e com insegurança sobre minha forma de estudo e decidi ler novamente.

Sei lá, o Prof. Pier me passa uma paz em seus ensinamentos.

É um livro que indico para todos, traz bons esclarecimentos.

Gleicy | @gleicymonjardim 15/06/2020

Recomendo a leitura. Linguagem fácil e bem interativa. O conteúdo do livro é voltado para o estudante, mas na minha opinião deve ser consumido por todos, já que estamos o tempo inteiro aprendendo.

Paula1735 04/06/2020

Manual de como ser mais inteligente (ou deixar de ser burro)
O livro"Aprendendo Inteligência", lançado em 2014 pelo professor italiano Pierluigi Piazzi, é um verdadeiro manual de instruções sobre como aprender e alcançar a tão sonhada inteligência.
A obra é dividida em quatro seções: i) por que estudar?, ii) quando estudar?, iii) quanto estudar?, iv) como estudar? e v), como se tornar mais inteligente. A ideia central do livro consiste em criticar a maneira como as crianças, jovens e adolescentes brasileiros são doutrinados a lidar com o conteúdo que lhes é apresentado na escola, como algo necessário para que eles passem em provas e, com boas notas, obtenham um diploma, além de apresentar a alternativa correta de estudar e absorver conhecimento.
Desse modo, prof. Pier adverte que a inteligência adquirida pelos estudos será o fator decisivo na corrida de alcançar dignidade no século XXI, bem como de uma vida minimamente confortável.
Quanto aos passos práticos, a maneira mais correta de estudar é logo após uma aula, independente que esta ocorra de manhã, à tarde ou à noite. É imprescindível que o conteúdo seja revisado antes de uma noite de sono, pois é o período onde nosso cérebro "apaga" as informações irrelevantes, como a memória RAM de um computador. O estudo, para Pier, só existe quando individualizado: o momento da aula serve somente como o ponto de esclarecimento. Após esse primeiro contato, o aluno deve, individualmente, produzir o seu conhecimento: escrevendo à mão, fazendo exercícios, criando resumos... E para o autor, esse momento não deve ser muito extenso: estudando pouco, mas todos os dias (em blocos de trinta minutos de estudo para dez minutos de descanso), a aprendizagem é confirmada não apenas para a prova, mas para o uso durante toda a sua vida.
Além disso, Pier dá alguns passos essenciais para se tornar cada vez mais inteligente. Eles são: evitar drogas (lícitas ou não), games e televisão; fazer bom uso doa informação disponível na internet, e não usá-la para fazer fofoca em redes sociais, e ler, ler muito!
Para mim, "Aprendendo Inteligência" é um livro que deveria ser não somente indicado para todos que, independente da idade, tenham interesse em serem menos burros, diferentes da média: essa obra deveria ser ESTUDADA em sala de aula, tida como referência. Com uma linguagem simples, direta e até divertida, o italiano consegue nos ensinar, em poucas páginas, que o ninguém procura nos ensinar (talvez porque não pouca gente saiba!) sobre aprendizagem e inteligência: de que essas coisas podem ser alcançadas por todos, já que não dependem do ponto de partida da pessoa, mas de seus sacrifícios para chegar ao destino final.
Uma das minhas frases favoritas do livro é de um provérbio chinês, que diz: "Todo prazer vem associado a uma dor. O verdadeiro prazer é aquele no qual a dor vem antes."

Pierluigi Piazzi foi um professor italiano naturalizado brasileiro. Além de ter escrito inúmeros livros a respeito do desenvolvimento da inteligência, é um dos nomes mais influentes da ficção científica no Brasil e foi cofundador da editora Aleph. Pier faleceu em 2015, mas suas contribuições para a educação são certamente atemporais, embora, de modo contraditória, nunca tenham sido tão urgentes quanto nos dias atuais.
Leitura e . 04/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Felipe Felix 19/05/2020

Após assistir uma palestra do professor pier, precisei lê-lo
"Uma vez peguei um táxi na esquina da escola em que lecionava, e o motorista, um jovem rapaz, que já havia me transportado antes, perguntou: Professor, na sua escola, à noite, existe um cursinho que prepare para o exame da ordem da OAB? Fiquei curioso e perguntei por que ele estava à procura desse tipo de cursinho. - Sabe o que é, professor - respondeu o rapaz -, é que meus colegas normalmente terminam o curso e fazem o cursinho no ano seguinte, podendo obter a carteira de advogado, passarem no exame, apenas um ano depois de formados. Eu pretendo fazer o cursinho junto com o último ano da faculdade. Assim, eu tenho chance de passar no exame logo que me formar. - Formar em quê? - perguntei, fazendo-me de ingênuo. - Ué! Em direito! - E nesse curso de direito que você está fazendo - continuei me fazendo ainda mais de ingênuo - Você aprende receitas de culinárias vegetariana? - Claro que não, professor! - Twlbbes você esteja aprendendo como calcular uma viga de concreto para que ela aguente um determinado esforço estrutural... - Não, professor - respondeu o jovem, cada vez mais intrigado. - Bem, então o que você estuda nesse tal curso de direito que está fazendo? - Direito, ora bolas! - E no tal exame da OAB cai que matéria? - retruquei levantando a voz. - Direito - disse ele baixinho, quase sussurrando. Aí eu completei: - Será que você não percebeu que o curso de direito É UM CURSINHO PARA O EXAME DA OAB COM DURACAO DE 5 ANOS?! Não, não tinha percebido. E quase nenhum de seus colegas também."

Achei a parte mais ácida do livro, e melhor, é claro kk.

No todo, é um livro simples com uma abordagem direta e nada mirabolante, mas essencial.

Leonardo 15/05/2020

Didático e Motivador
Prof. Pier cutuca a ferida do aluno desleixado!
Essa obra, acompanhada dos vídeos das palestras do prof., mudaram a forma como vejo o estudo.

Lucinelly 12/05/2020

Fabuloso, todo estudande e pais deveriam ler
Uma leitura, divertida, de fácil compreensão em um assunto bem abrangente. Profº Pier explica como o cérebro funciona no processo da aprendizagem e desta maneira orienta a forma correta de estudar. Em palavras do próprio, o fato do Brasil estar péssimo no Ranking mundial na educação, entre diversos problemas, é: "O Brasil possui muitos ALUNOS, mas poucos ESTUDANTES". Ao ler estas palavras, a pergunta que vem a mente é: Aluno e Estudante, não são a mesma coisa? Nesta leitura, demonstrará que exite uma diferença fundamental entre os dois. Outras questões, importantíssimas, levantadas pelo Livro são: Por que estudar? Quando estudar? Quanto estudar? Como estudar? Estas 4 perguntas fundamentais, serão os guias da maneira correta de estudar. Ou seja, apontará a direção para aprender Inteligência. Livro "recomendadíssimo" para aqueles que querem entender sobre Nero-aprendizagem ou buscam uma melhor maneira de estudar ou, simplesmente, adquirir mais inteligência.

Priuli 09/05/2020

Todos precisam ler
Esse livro realmente nos ensina a ser-mos inteligente.
Estou começando a ser um leitor. Quero criar esse hábito maravilhoso. E esse livro nos ensina coisas extraordinárias. Lendo ele você entende que estudou errado sua vida toda. Se o que ensinado no livro for colocado em prática, você será uma pessoa melhor.