Nós

Nós David Nicholls

Resenhas - Nós

camsszy 10/04/2020

nós
aaaaa esse livro é muito gostoso, o senso de humor do Douglas é maravilhoso, ri demais com as piadas dele e a história é incrível de acompanhar, recomendo bastante

Mari 04/04/2020

Desnecessário..
O livro tem uma leitura bem fácil, a história e muito arrastada, e detestei a forma que o escritor tenta manipular o leitor em relação à outros personagens, a história em si e interessante, a perda da personalidade ( essência) como indivíduo em um casamento por causa do cotidiano estressante, a forma difícil de criar e entender os filhos em analogia ao que se projeta comparado com a forma que fomos criados, as necessidades humanas de se agarrar no outro e forçar relações destruídas apenas por medo do novo e de recomeçar, enfim o livro tem muitas indagações e reflexões sobre problemas cotidianos da vida humana porém não achei que foram bem trabalhados neste livro, os assuntos ficam vagos sem uma boa amarração, o que deixou a leitura pra mim um tanto desnecessária.

Marina.Bonaldo 22/03/2020

O problema de se esforçar pra ser aceito
Douglas quer salvar um casamento que, quando colocado em retrospecto, estava fadado ao fracasso desde que começou.
Este livro mostra que relacionamentos não dão certo por razões que normalmente não culpamos: nós mesmos. Temos o hábito de colocar a culpa na rotina, no cansaço, nas derrotas, nos acontecimentos impactantes da vida. Mas a verdade é que o fracasso dos relacionamentos está em coisas simples e que ignoramos no dia a dia: as diferenças. Douglas e a esposa, desde o início, demonstravam que era diferentes em tudo: gostos, lazer, interesses, comida, cinema, arte, mas, principalmente, princípios. A esposa dele não cresceu, era imatura e continuou sendo até a meia idade. Douglas sempre tentando se encaixar e se moldar pra agradar o gosto dela, ser o que ela queria.
Particularmente, me identifiquei mais com o Douglas, apesar dele ser "careta". Com aquela mulher infantil e que não tinha um pingo de preocupação com nada, inclusive em criar o filho pra ser um ser humano decente, o Douglas foi obrigado a assumir o papel de chato. A esposa e o filho criticavam o jeito dele ser, a profissão dele, a seriedade que ele levava a carreira, mas ao mesmo tempo adoravam usufruir do dinheiro que ele ganhava. Apenas uma mãe e filho hipócritas.

Fernanda 18/02/2020

Como encontrar o equilíbrio entre Douglas e Connie?
Confesso que, apesar de Um Dia ter uma história "melhor", eu gostei mais de Nós. Narrado em primeira pessoa, por Douglas, muito centrado e metódico, podendo tornar a leitura chata, monótona e cansativa. Mas eu me vi em Douglas e em todas suas razões.
É um livro com personagens completamente distintos, onde vc vai se identificar com um deles. Mas talvez seha a hora de ceder um bocadinho e se tronsr um pouco como o outro?
Uma história pra pensar sobre relações.

Patty 17/02/2020

É uma leitura razoável, no início a leitura é muito arrastada devido a quantidade de detalhes que achei um tanto que desnecessário, mas tem um ótimo final.

Thaís 08/02/2020

A questão é quando...
Crônicas me assustam. Aquele sentimento de que podia ser eu ali, ou algum conhecido. Aquela sensação de realidade que incomoda. Nós, de David Nicholls é assim, assustadoramente real.

Paula 04/02/2020

Nós
Um livro engraçado, envolvente e divertido. Confesso que esperava mais, vindo do autor de Um Dia, mas gostei... A cada passagem, não tem como não querer descobrir como o Douglas vai se sair...
Tali 28/01/2022minha estante
Esperei até o final por uma tragédia kkk

João 15/01/2020

Adorei o livro, confesso que achei o começo um pouco cansativo e arrastado, mas é muito bom ler a narrativa do Douglas, suas memórias dos acontecimentos e seu humor, no meio do livro pra frente eu comecei a achar a história mais interessante e na perspectiva do Douglas eu comecei a achar a Connie e o Albie um pouco irritantes, não pelo fato de Douglas assumir isso, mas porque a postura dele era diferente das dos outros, foi bem legal que no final do livro Douglas tenta mostrar a perspectivas da Connie e do Albie pro leitor entender que eles são pessoas normais, com gostos e qualidades diferentes. Amei o final do livro e acho que vale muito a pena ser lido, fala sobre amor de uma forma mais madura, de como pessoas adultas agem, talvez não seja um livro pra adolescentes

Amanda 12/12/2019

Diferente de Um dia, outro livro do autor, que eu simplesmente amei, achei a história desse meio chata.

É a história de uma família se desfazendo, tanto em relação a separação do casal quanto a relação do pai com o filho. No final, aliás, foi a redescoberta da relação parental o ponto alto do livro pra mim.

O interessante do livro é seu plano de fundo, com a família fazendo uma eurotrip e mostrando um pouco de cada lugar, fiquei com vontade. Para quem gosta de arte então, há várias informações sobre museus e obras.

Amanda 29/10/2019

Em uma noite, antes de uma longa viagem em família, sua mulher Connie vira para ele e diz que quer se separar. Mesmo com a declaração, eles decidem aproveitar as ultimas férias com seu filho Albie. Tentando entender o motivo que levou sua esposa a querer se separar depois de 20 anos de casados, Douglas discorre sobre lembranças do passado, como tudo começou e o presente tentando se reconectar a mulher e ao filho.
Acho que o que eu mais gostei neste livro, foi que ele não enfeitou nem romantizou a historia, trouxe a verdade sobre casamento, família, sobre altos e baixos da vida. Sobre expectativas e realidades, onde mundos diferentes se encontram e se divergem. Assim como na vida real o casamento não são só flores, são espinhos também, e todos temos um pouco a aprender e ensinar e errar também.
Durante o decorrer do livro, existem momentos que não consegui deixar de sentir pena do protagonista, sentir por ele. Ele comete erros, mas acima de tudo mostra que o que ele mais deseja é o melhor para sua mulher e seu filho, apesar de muitas vezes não conseguir deixar isso claro.

Meyre 30/09/2019

Começo arrastado, mas recomendo continuar a leitura
Até a página 80 estava muuuito arrastado, até pensei que fosse me arrepender do livro, mas a história foi ficando mais engraçada e acontecendo, relativamente, mais rápida. Recomendo a leitura, muito bom!

Raquel Comunale 30/07/2019

A história é narrada por Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos casado com Connie. Depois de 25 anos de casamento e com o filho Albie indo para a faculdade Connie pede o divórcio no meio da madrugada. Com uma viagem planejada para a Europa a família decide seguir em frente mesmo mesmo com o divórcio eminente. Douglas vê na viagem uma chance de salvar o casamento, Connie decide se deixar levar e Albie aproveita para reclamar durante toda a viagem como qualquer jovem que preferia estar passando as férias com os amigos.

Bem, a narrativa é muito rica. Conseguimos acompanhar cada parte da viagem com descrições detalhadas de cada local que a família visita e toda a arte envolvida em uma viagem pela Europa. A escrita de David Nicholls é conhecida exatamente por ser tão descritiva mas confesso que no meio do livro já estava um pouco cansada de ler tantos detalhes sobre uma pintura específica ao invés de saber o que raios aconteceria com os personagens.

O capítulo 39 particularmente eu achei maravilhoso! Assim como a maneira humana como todos os persongens são contruídos. É fácil ter empatia por Douglas, Connie e até mesmo por Albie (chatinho) conforme a história vai sendo explicada e entendemos os motivos dos conflitos internos de cada personagem. A leitura vale muito a pena.

site: https://desencontre.blogspot.com/